Pronatec

Como se inscrever no Pronatec? Saiba como fazer um curso profissionalizante de graça

Como se inscrever no PronatecComo se inscrever no Pronatec?

O Pronatec é um programa do Governo Federal do Brasil criado com o objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de grau técnico e de formação inicial e continuada.

Muita gente não sabe, mas o governo tem um programa especialmente voltado à profissionalização e inserção de brasileiros no mercado de trabalho, o chamado Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São diversas opções para todos os gostos e idades. Descubra agora como se inscrever no Pronatec.

Você precisa saber que esse programa tem como objetivo ampliar o número de vagas em cursos profissionalizantes, capacitando pessoas e contribuindo com o desenvolvimento do país.

O interessado em fazer um curso profissionalizante pode optar por dois tipos de formações por meio do programa. São eles:

  • Técnicos – Esta modalidade é indicada para quem está cursando o ensino médio ou já concluiu, e oferece cursos com duração mínima de um ano
  • Formação inicial ou Continuada/ Qualificação Profissional – Neste segmento os cursos são recomendados para quem já está no mercado de trabalho e os cursos duram no mínimo de dois meses, mas a maioria tem duração média de três a seis meses

Os cursos profissionalizantes do Pronatec são oferecidos de maneira gratuita pelo governo. Eles são realizados em escolas públicas federais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Também participam do programa instituições de caráter profissionalizante, como SENAI, SENAC, SENAR e SENAT.

Quem pode participar do Pronatec?

As vagas são preferencialmente distribuídas para estudantes da rede pública de ensino ou que cursaram o programa do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Porém, cada instituição tem sua exigência, sendo necessário consultar o programa oferecido.

Se você achou interessante o programa e quer saber como se inscrever no Pronatec, veja aqui uma lista completa dos cursos oferecidos.

Mas como se inscrever no Pronatec?

O legal deste programa é que ele é muito acessível e não existe um processo seletivo. A oferta de vagas é feita pelas próprias instituições estaduais ou federais.

É necessário acessar o site do Pronatec com frequência para não perder a sua oportunidade de conseguir uma formação técnica.

Se você quer saber como se inscrever no Pronatec, primeiro acesse o site acima, selecione o estado e a cidade, depois informe a sua escolaridade para então ver os cursos oferecidos.

Depois, você terá que informar os seus dados para confirmar a sua inscrição. Depois deverá aguardar o recebimento de um e-mail por parte da instituição escolhida.

Que tipo de cursos vou encontrar no Pronatec?

As opções do Pronatec são bem variadas e englobam grande parte do mercado de trabalho, que vão desde o ensino de línguas até a área de gestão de negócios. Existem cursos de segurança, meio ambiente, design, alimentos e muitos outros variados. No site do MEC é possível conhecer a lista completa de todas as oportunidades.

Agora que você já conhece um pouco do programa e já explicamos como se inscrever no Pronatec, é importante entender as etapas que deverá seguir.

Para se matricular no Pronatec os interessados deverão estar atentos às instituições de ensino que participam do programa. Isso porque não existe um cadastramento único no país. Cada região possui cursos e ofertas diferentes, ficando à cargo da instituição apresentar os programas e requisitos de participação.

As matrículas podem ser feitas durante todo o ano, dependendo somente da data de início ou término de cada curso. Por tanto é bom ficar de olho e não perder essa chance.

Se você entrar no site do Pronatec e não encontrar nenhuma opção de curso na sua cidade, poderá então cadastrar para receber alertas quando novas vagas forem abertas. Basta acessar o site e preencher o formulário.

Uma novidade do programa é que algumas vagas oferecidas são presenciais e outras são na modalidade a distância. A modalidade online foi criada para que estudantes e trabalhadores tenham acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional pela internet e possam participar do programa.

Formação técnica ampla pelo Pronatec

Estudantes que desejam participar de cursos maiores podem participar da seleção de bolsa formação do programa. Por meio dela é possível ter acesso às vagas gratuitas de educação profissional e tecnológica, em instituições privadas. Existem duas modalidades:

  • Bolsa formação estudante – Oferece cursos técnicos com uma duração maior, 800 horas-aula, concomitantes ou subsequentes
  • Bolsa formação trabalhador – Oferece cursos profissionalizantes de curta duração, com 160 horas-aula ou mais, para os beneficiários dos programas de inclusão produtiva do governo federal e aqueles que estão recebendo o seguro-desemprego

Aproveite as dicas do Beduka

Ao longo do ano, preparamos diversos textos para ajudar jovens e adultos que desejam expandir os conhecimentos e também seguir na formação acadêmica. Já explicamos aqui os detalhes sobre a prova do Encceja, ensinamos o que é o Enade e também revelamos os segredos da redação perfeita do ENEM.

Separamos aqui uma série de resumos de livros importantes que são exigidos nos mais diversos vestibulares do país. Por exemplo:

O Beduka é um buscador de universidades que surgiu em 2017 e que você pode consultar para descobrir quais são as melhores instituições para o curso escolhido de acordo com a avaliação do MEC. Além de explicar como se inscrever no Pronatec, temos um simulador com questões do ENEM para você testar os seus conhecimentos. É gratuito. Experimente!

Informamos a você todos os detalhes sobre como se inscrever no Pronatec e também já mostramos como pedir isenção da taxa do ENEM, além de mostrar como é o curso de pedagogia e explicar quem pode participar do ProUni.

E aí, conseguiu compreender como se inscrever no Pronatec? Existe algum tema que te deixa curioso? Explique para nós nos comentários que produziremos novos conteúdos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador