Enem

Como fazer para não pagar o Enem? Passo a passo da isenção da taxa de inscrição!

Como fazer para não pagar o Enem?Como fazer para não pagar o Enem?
Cronograma do que estudar

Quando o Enem surgiu, ele era apenas uma prova para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro. Mas em 2009 com a criação do Sisu, as universidades federais começaram a utilizá-lo como processo seletivo e a participação e a importância do exame aumentaram.

Muitas mudanças ocorreram depois disso, por exemplo, no número de questões e no modo de corrigi-las. Outro componente que não escapou foi a taxa de inscrição. Na primeira edição, em 1998, ela custava apenas R$ 20,00. Atualmente, os participantes precisam desembolsar R$ 85,00 para se inscrever. 

Para algumas pessoas, esse valor pode ser um pouco salgado. Mas existem meios de ficar isento da taxa. Vamos te mostrar todos eles. Continue lendo e descubra como fazer para não pagar o Enem 2024.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Adquira o Cronograma Beduka de estudos e melhore seus resultados.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada e aplicada pelo MEC com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.

Além disso, a nota do Enem também pode ser aplicada para a entrada em universidades públicas por meio do Sisu e para o ingresso em instituições particulares, com a concessão de bolsas (Prouni) e financiamento estudantil (Fies).

Entenda melhor sobre esses programas com nossos artigos:

Agora que você sabe mais sobre o que é o Enem e todas as possibilidades de ingressar em uma universidade utilizando sua nota, entenda como fazer para não pagar o Enem!

Como fazer para não pagar o Enem?

A isenção da taxa de inscrição do Enem é um benefício concedido pelo Inep aos estudantes de escolas públicas e de baixa renda, que podem ser isentos de pagar a taxa de inscrição para realizar a prova.

Veja a seguir quais grupos podem solicitar a gratuidade no Enem:

  • Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
  • Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Os alunos do 3º ano de escola pública recebem isenção automática pelo sistema. 

Qual é o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição sempre ocorre alguns meses antes da abertura das inscrições para o Enem. Então é preciso estar bem atento ao cronograma do exame. Em 2024, as datas mais importantes do Enem são:

  • Isenção da taxa: prevista para abril de 2024
  • Resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição: data ainda não foi confirmada.
  • Recurso da solicitação da taxa de inscrição: data ainda não confirmada.
  • Resultado do recurso da solicitação de isenção: data ainda não confirmada.
  • Inscrições: previstas para junho de 2024
  • Provas: novembro de 2024
  • Divulgação do gabarito: novembro de 2024
  • Resultados: janeiro de 2025

A seguir vamos te explicar o passo a passo de como fazer para não pagar o Enem.

Passo a passo para pedir a isenção da taxa de inscrição e não pagar o Enem

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o estudante deve acessar o Portal do Enem, na Página do Participante.

Embora o processo seja simples, alguns passos podem ser longos e burocráticos. Para te ajudar preparamos este passo a passo:

  1. Acesse a página do participante. A assistente virtual te dará suas opções: entrar com gov.br ou ISENÇÃO. A primeira opção é para quem ainda não fez o cadastro, mas para quem já tem, basta clicar em ISENÇÃO.
  1. Em seguida, a assistente pedirá que selecione a imagem que corresponde ao objeto mencionado e informe o CPF e a data de nascimento. Logo após, clique em INICIAR SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO.
  1. Ao acessar o sistema, você poderá ver a lista dos estudantes que têm direito a isenção da taxa, se for o seu caso, aceite os termos e prossiga.
  1. No próximo passo você deverá confirmar seus dados pessoais: data de nascimento e nome da mãe.
  1. Nesta etapa você deverá informar seu CPF e endereço.
  1. Em seguida, informe sobre sua escolaridade (se já concluiu o ensino médio e que tipo de escola você frequenta/já frequentou).
  1. Logo após, será solicitado o Número de Identificação Social (NIS). Se não souber, consulte no site do CadÚnico.
  1. A assistente pedirá que você verifique e confirme todas as informações preenchidas até o momento. Se algum dado estiver incorreto é possível editá-lo.
  1. O próximo passo é responder um questionário socioeconômico. São 25 perguntas no total sobre sua renda e de sua família.
  1. Informe um email e telefone celular para contato.
  1. Envie uma foto de frente, recente e com fundo branco.
  1. Por fim, confirme seus dados novamente e caso estejam corretos marque a opção “Confirmo meus dados para a solicitação de isenção do Enem” e clique em ENVIAR SOLICITAÇÃO.

Depois de realizar todos esses passos basta aguardar o resultado de sua solicitação. Continue lendo e saiba como ver se seu pedido foi aceito!

Sabemos que são muitos passos, mas se quer saber como fazer para não pagar o Enem. Então esse é o jeito.

Consegui a isenção em 2023, mas não fiz a prova. O que fazer?

Os estudantes que receberam a isenção da taxa do Enem em 2023 e não compareceram nos dias de prova deverão justificar suas ausências, caso queiram aproveitar novamente o benefício em 2024.

Isso pode ser feito na Página do Participante, através de anexação dos documentos exigidos. Em geral, é cobrado algum tipo de documento oficial, como atestado médico ou boletim de ocorrência.

Cronograma de estudos

Quais são as justificativas aceitas?

  • Acidente de Trânsito;
  • Assalto ou furto;
  • Casamento;
  • Morte na família;
  • Acompanhamento de cônjuge;
  • Saúde;
  • Maternidade;
  • Paternidade;
  • Trabalho.

Como saber se meu pedido de isenção foi aceito?

Em 2024, a data do resultado ainda será confirmada. A previsão é que aconte

Para saber se o seu pedido de isenção foi aceito, você deve consultar a Página do Participante, no site do Inep, utilizando a mesma senha cadastrada durante a solicitação de isenção.

Atenção: não adianta saber como fazer para não pagar o Enem se não se inscrever no prazo. Os isentos precisam fazer a inscrição no Enem na data correta, como todos os participantes. Mesmo que você consiga a isenção, se não se inscrever no exame não poderá fazer a prova. 

Minha isenção do Enem foi aceita, ainda preciso me inscrever?

Com certeza sim! Você viu que o processo de isenção e o de inscrição acontecem em períodos diferentes, então exigem cadastros diferentes. Se você conseguiu a isenção, precisa continuar atento às datas.

Quando chegar o momento, o prazo da inscrição abrirá e você deverá se inscrever da mesma forma que todos os interessados em fazer a prova. Se não fizer a inscrição dentro deste prazo, não poderá participar do exame e a isenção deste ano terá sido em vão.

Você pode aproveitar o intervalo entre o pedido de isenção e o de inscrição para continuar estudando. Vamos até te presentear com um Simulado Gratuito, que é personalizável com as matérias que você quiser!

Meu pedido de isenção para não pagar o Enem foi negado, e agora?

Agora que você sabe como fazer para não pagar o Enem, saiba que seu pedido pode ser negado. Você receberá um email ou SMS avisando se isso acontecer. Veja o que fazer nesse caso.

É possível entrar com recurso para tentar garantir o benefício. Para fazer isso, você precisa entrar no site do Enem e anexar os documentos exigidos para a categoria em que se encontra.

Os documentos são:

  • Cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; 
  • cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); 
  • declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola.

Se você foi bolsista, acrescente a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Se mesmo após recurso seu pedido for negado, você terá de pagar a taxa de inscrição.

Para isso, durante o período de recurso, você precisa entrar no site do Enem e anexar os documentos exigidos para a comprovação.

Mas olha, talvez você não precise descobrir como fazer para não pagar o Enem. Isso porque, talvez você não precise fazer o Enem para entrar na faculdade.

Entre na faculdade com o Beduka!

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro.

Conheça o Beduka Bolsas, a plataforma do Beduka disponível 24 horas, onde você pode encontrar bolsas de estudo com até 65% da mensalidade!

Faça a faculdade dos seus sonhos, escolhendo entre mais de 90 opções de cursos em nossas universidades parceiras. 

Descobrir como fazer para não pagar o Enem vai te economizar 80 reais. Com o Beduka Bolsas você economiza mais de 3 mil. 

Siga também o Beduka nas redes sociais! Em nosso Instagram você encontra todos os conteúdos que podem cair no Enem e no Pinterest os melhores resumos sobre todas as matérias cobradas no vestibular. 

É tudo gratuito e pensado em te ajudar a entrar na faculdade!

Obrigada por ler até o final!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.