Fies

Fies 2024: requisitos, inscrição, resultados. Conheça o calendário!

Fies 2024 requisitos, inscrição, resultadosFies 2024 requisitos, inscrição, resultados

A história dos financiamentos estudantis iniciou no Brasil em 1975, com a implementação do Programa de Crédito Educativo (CREDUC). De lá para cá, muita coisa mudou.

Em 1999, com uma nova estrutura e nome, surgiu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O programa empresta dinheiro para alunos de cursos de graduação em faculdades privadas em todo o Brasil. Alguns anos depois, em 2001, com a aprovação da Lei 10260, ele foi ampliado.

Vale reforçar que o Fies não é um programa de bolsas de estudo. Trata-se de uma operação bancária em que o estudante deverá pagar os valores acordados ao final do curso, com taxas de juros reduzidas.

As edições do Fies 2024 devem acontecer entre 03 e 15 de março, no primeiro semestre, e em agosto. Entre as exigências, é necessário ter participado de uma das últimas avaliações do Enem. Além disso, outro critério obrigatório é que o candidato deve ter tirado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Por fim, o Fies passou a ter regras mais rígidas de renda. Assim, estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, terão taxa real zero de juros.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender como funciona o Fies 2024, quando serão as duas edições, os critérios de seleção, documentos e outras informações importantes. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Temos ainda uma novidade para você. Em nossa plataforma, é possível pesquisar diversas universidades e cursos e encontrar as melhores bolsas de estudo. Veja como conseguir a sua!

O que é o Fies?

Como comentamos na introdução, o Fies é um programa de financiamento estudantil que concede empréstimo para estudantes. Esta operação bancária tem juros reduzidos e desperta interesse em milhares de brasileiros.

O objetivo principal do programa é facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior. Por isso, estudantes interessados em financiar cursos de graduação em faculdades particulares devem ficar atentos aos prazos de inscrição do Fies 2024.

A ideia do programa é possibilitar que estudantes não paguem de forma integral a mensalidade de uma universidade privada. Contudo, os cursos devem ter avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Durante a fase de utilização do Fies, o estudante pagará uma taxa de correção de juros. Ela é cobrada a cada trimestre. Além disso, o programa prevê a renovação semestral com base nas notas obtidas pelo participante. Falaremos mais sobre isso no tópico de aditamento.

Para que serve o Fies 2024?

Este é um programa de financiamento estudantil que tem um objetivo bem definido: adiar o pagamento das mensalidades universitárias de estudantes carentes. Desta forma, como um crédito, o beneficiário deve pagar as parcelas devidas após a conclusão do seu curso.

É sempre importante reforçar que o Fies não é um programa de bolsas de estudos. Trata-se de uma operação que envolve um agente financeiro (banco) e que deverá ser paga conforme o que estiver combinado em cada contrato.

Fies 2024: como funciona?

Como já comentamos, o programa estudantil sofreu diversas mudanças desde o seu lançamento. Logo, é importante saber como funciona o Fies 2024.

O Fies funciona como uma modalidade de financiamento, similar ao que acontece com um carro ou imóvel. Trata-se de uma operação bancária em que o aluno deve cumprir diversos critérios e uma instituição financeira aprovará ou não o seu crédito.

Na outra ponta desta parceria estão as instituições educacionais. Elas também devem cumprir várias regras para participar do Fies.

Se as três partes envolvidas estiverem de acordo, o contrato será firmado e o estudante iniciará imediatamente os seus estudos.

Do lado do candidato, existe um período de inscrição do Fies 2024. Uma edição ocorre no primeiro semestre e outra na segunda metade do ano. Nesta fase, os interessados devem fazer o seu cadastro de acordo com as vagas disponíveis e acompanhar a classificação final.

Basicamente, você irá usar a sua nota do Enem no site oficial do Fies e fará o seu cadastro. Quando tudo estiver confirmado e averiguado, precisará ver se foi aprovado naquela instituição e curso para firmar o contrato de pagamento de boletos.

Veja mais detalhes sobre o funcionamento do Fies neste link.

Quem pode participar do Fies 2024?

As condições para conseguir um financiamento estudantil mudaram bem desde o início do programa. Para participar do Fies 2024, o interessado deve atender a algumas condições.

A primeira regra é ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e a média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas deve ser igual ou superior a 450. Se você conseguiu essa pontuação, já pode seguir para o próximo passo.

Outro critério eliminatório para participar do Fies são os rendimentos. De acordo com o regulamento do programa, os interessados em conseguir o financiamento estudantil devem ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Se a renda da sua família, por pessoa, for de até 1,5 salário mínimo, não será necessário apresentar fiador para contratar o financiamento do Fies. Neste caso, a taxa de juros será zero para todos os estudantes.

Depois de cumprir os critérios de nota e renda do Fies, a última etapa é a escolha de uma instituição superior que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Após fazer isso, o sistema fará uma classificação diária em que indicará a nota mínima para conseguir o financiamento naquele curso. É preciso ficar atento e promover mudanças se a pontuação estiver abaixo da lista de aprovados para o Fies 2024.

Tipos de financiamento do Fies

O estudante, aprovado em uma das seleções do Fies 2024, tem a opção de financiar 100% da sua graduação e pagar apenas as parcelas de correção de juros ou optar pela contratação de 50% da mensalidade. Nesta segunda opção, ele deverá pagar os valores devidos a cada mês ou se candidatar a uma bolsa de estudos do Prouni.

Financiar apenas a metade da faculdade é uma boa alternativa para aqueles que já têm uma atividade profissional, mas não podem comprometer toda a renda com os gastos com a mensalidade.

O que é a nota de corte do Fies?

Assim como no Sisu e o Prouni, existem muitos alunos querendo os benefícios de um financiamento estudantil por meio do Fies. Porém, a oferta é limitada, o que obriga a criação de uma lista de classificação.

Sendo assim, as melhores pontuações terão direito ao Fies 2024. Para saber a sua classificação, é necessário ficar atento à nota de corte. Trata-se do mínimo necessário para ser chamado na pré-seleção.

Sendo assim, se há 30 vagas, a nota do 30° selecionado será a nota de corte do Fies. Ela te dá uma referência para ver se tem chances ou não de ser chamado naquela opção.

Caso tenha dúvidas sobre a sua pontuação, consulte as notas de corte dos anos anteriores!

Quais são as etapas de seleção do Fies?

A seleção do Fies pode ser dividida em quatro etapas. As duas primeiras são realizadas por meio do sistema online, a terceira é realizada na instituição em que você estuda e a última é feita diretamente no banco do seu financiamento.

Na primeira etapa do Fies 2024, é necessário acessar o site do programa e fazer a inscrição. A partir disso, são pré-selecionados os estudantes que vão receber o benefício.

A cada dia, a nota de corte é atualizada e os interessados podem promover mudanças em suas escolhas até o último dia de inscrições do Fies. Quando o prazo acaba, o sistema divulga a lista de pré-seleção.

A segunda fase é dividida entre os selecionados que vão seguir para a fase física, em que é necessário comprovar o direito ao benefício e aqueles que vão para a lista de espera do Fies. Este último grupo aguarda o surgimento de novas oportunidades e terá convocações em datas pré-definidas.

O que é a pré-seleção do Fies?

Trata-se da segunda fase de inscrição no Fies 2024. Nesta etapa, os estudantes que estiveram dentro da nota de corte, estão dentro do grupo de renda familiar exigida e que optaram por uma universidade parceira do Ministério da Educação (MEC) serão convocados para apresentar os documentos que comprovem tais afirmações.

A partir da entrega dos documentos, a universidade e um agente financeiro vão avaliar o perfil do candidato, vendo se ele pode ou não ter o financiamento aprovado.

Fase de matrícula e contratação do financiamento

Estas duas etapas do Fies 2024 costumam acontecer de forma conjunta. Nelas, o estudante que comprovou estar dentro dos padrões estabelecidos no programa e alcançou a nota mínima deverá formalizar a matrícula no curso escolhido. Ao mesmo tempo, ele também assinará o contrato do financiamento.

Tudo isso deve ser feito com o suporte da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que deverá ajudar o estudante em todo o processo.

Conheça mais detalhes sobre o funcionamento das inscrições do Fies aqui!

Como funciona a lista de espera do Fies?

Em um tópico anterior, falamos sobre a nota de corte e a classificação diária do Fies. Ela serve para definir quem será convocado para as próximas fases do programa.

Supondo que existam 100 financiamentos disponíveis e que 1.500 candidatos estejam inscritos, a lista de classificação vai convocar aqueles de melhor nota para as etapas de comprovação. Os demais ficarão organizados em uma lista de espera.

Conforme os candidatos convocados falhem na aprovação de crédito ou comprovação de documentos, eles serão desclassificados. Assim, a comissão convocará aqueles que estão em seguida na classificação, que estão na lista de espera do Fies 2024. Este processo pode se repetir várias vezes.

Faculdades participantes do Fies

Como o programa possibilita uma redução na evasão escolar e garante o pagamento das mensalidades, são muitas as faculdades que participam do Fies. Assim como o candidato deve cumprir uma série de requisitos, as instituições de ensino também devem respeitar várias regras estabelecidas pelo MEC.

Dentre as normas, a universidade deve ter seu curso reconhecido pelo ministério, seguindo uma série de requisitos para comprovação da sua qualidade.

O que acontece se for selecionado no Fies, mas não formar turma?

Infelizmente, este é um caso que pode ser muito comum em cursos de menor demanda. Contudo, fique tranquilo que o MEC já tem uma forma de resolver isso.

Caso você seja selecionado no Fies 2024, mas o curso escolhido não forme uma turma, sua inscrição será remanejada de acordo com as opções disponíveis. O sistema vai avaliar as condições curso/turno/local de oferta que possuam vaga disponível, sempre respeitando a prioridade indicada no momento da inscrição.

Mas fique atento, os prazos são curtos e de responsabilidade do estudante.

Como é o pagamento no Fies?

Muitos estudantes interessados em conseguir um financiamento através do Fies têm algumas dúvidas em relação ao pagamento.

Nós fizemos um artigo sobre como pagar o boleto do Fies, mas já te adiantamos algumas informações de como o pagamento é disposto.

Utilização

O Fies é uma modalidade de financiamento que exige o pagamento da dívida após a conclusão da graduação escolhida. Contudo, é necessário pagar algumas taxas durante a realização do curso.

Um desses valores é definido por contrato, chamado de encargo operacional. O outro diz respeito à contratação obrigatória de um seguro de vida.

Carência do Fies

O Fies 2024 não conta mais com o período de carência. Isso significa que anteriormente o estudante poderia esperar até 18 meses para iniciar o pagamento. Agora, a fase de amortização começa logo após a conclusão do curso.

O que é amortização do Fies?

Assim que o estudante termina a graduação, ele pode abrir seu próprio negócio ou ser contratado por uma empresa. Caso isso realmente aconteça, o desconto será realizado diretamente na fonte de renda, baseado em um cálculo feito pelo Governo Federal.

Se o aluno não conseguir um emprego, nem iniciar a carreira como proprietário de uma empresa, deverá quitar o financiamento do Fies em prestações mensais.

Seja qual for a forma de amortização praticada, ela sempre será realizada diretamente para a instituição que financiou o curso e o seguro de vida, no prazo máximo de 14 anos.

O que é o aditamento Fies?

O aditamento do Fies é um processo de renovação do benefício. Por meio dele, o governo consegue saber se o aluno continua matriculado na instituição de ensino e se tem interesse em ficar no programa.

Caso queira entender como funciona e quais são os detalhes desta etapa, temos um artigo te ensinando como fazer isso!

Cronograma do Fies 2024

O edital da próxima edição do Fies ainda não saiu, mas as inscrições devem começar no final de fevereiro ou começo de março. Assim que o documento for publicado, vamos atualizar este cronograma:

  • Período de inscrição do Fies 2024: ainda não foi divulgado;
  • Resultado referente a primeira chamada: ainda não foi divulgado;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: ainda não foi divulgado;
  • Divulgação da lista de espera: ainda não foi divulgado;
  • Envio de documentos da lista de espera: ainda não foi divulgado.

Para facilitar a sua vida, após checar as datas do Fies 2024 no calendário acima, vá direto aos tópicos abaixo e conquiste a sua bolsa de estudos.

Quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera.

Como se inscrever no Fies 2024?

Fazer a inscrição de forma correta é essencial. Por isso, temos um artigo completo sobre como se cadastrar no Fies. Lá está bem detalhadinho, mas aqui vamos te dar alguns passos resumidos:

  • O estudante deve acessar o site do Programa;
  • Faça o login ou cadastro;
  • Após esse primeiro contato, o sistema deve enviar um e-mail de validação;
  • Após a validação, o candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e concluir a sua inscrição;
  • O sistema do Fies 2024 deve permitir a escolha de até 3 cursos, em ordem de prioridade;
  • Quem for pré-selecionado precisará acessar o sistema do SisFies em até 5 dias após a divulgação da lista para confirmar as informações;
  • Após a conclusão dos passos no SisFies, o estudante tem o prazo de 10 dias para se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para fazer a validação das informações;
  • O último passo da inscrição do Fies 2024 é a oficialização do financiamento, feita diretamente na unidade bancária escolhida, dentro do prazo de 10 dias.

Quais são os documentos pedidos pelo Fies?

Há muitos documentos exigidos na inscrição do Fies e eles podem mudar de acordo com a modalidade de financiamento escolhida.

O prazo dado para a complementação de informações e entrega de documentos é curto, variando de 3 a 5 dias, dependendo da situação individual.

Alguns dos documentos devem ser entregues para a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies). Outros devem ser entregues diretamente para a universidade ou para a instituição responsável pelo financiamento (banco).

A melhor opção é ficar atento aos prazos e, principalmente, sempre verificar a página oficial do programa, a instituição de ensino e, quando for o caso, a instituição financeira, o mais brevemente possível.

Sem considerar os itens específicos de cada modalidade e instituição, os documentos básicos exigidos no Fies 2024 são:

  • CPF;
  • E-mail;
  • Data de nascimento;
  • RG;
  • Endereço;
  • Raça e sexo;
  • Ano de conclusão do ensino médio e se estudou em escola da rede pública;
  • Renda individual mensal bruta de cada membro do grupo familiar;
  • Dados do curso superior, como estado, município e o conceito do MEC.

Veja aqui nosso texto detalhado sobre os documentos exigidos pelo Fies.

Como acessar o resultado do Fies 2024?

Para ver o resultado do Fies, você tem duas alternativas: A primeira é acessar o próprio SisFies. A segunda é entrar em contato com sua instituição de ensino.

É importante ficar atento à liberação dos resultados do Fies 2024. Após a divulgação dos nomes dos pré-selecionados, você tem apenas alguns dias (em geral, cinco) para realizar a próxima etapa do processo.

Saiba tudo sobre isso no nosso artigo sobre os resultados do Fies!

Como fazer o cancelamento do Fies?

Se você deseja cancelar o seu Fies, temos um artigo te mostrando os 3 passos do cancelamento. Contudo, vale destacar algumas das etapas para fazer o encerramento do contrato. Confira!

Suspensão temporária

O candidato pode solicitar a suspensão temporária do Fies por até dois semestres consecutivos. Para isso, basta acessar o SisFies.

Dessa forma, o candidato não precisará pagar pelo financiamento durante o período em que o contrato estiver suspenso e poderá retomar aos estudos normalmente depois desse período.

Cancelamento definitivo do Fies

Ao decidir por essa opção, ocorre a quebra do contrato e o estudante precisará arcar com o pagamento do período já utilizado e não poderá solicitar o Fies novamente em outra ocasião.

Há dois períodos em que o estudante pode solicitar o cancelamento definitivo do Fies:

  • Até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para financiamentos relativos ao primeiro semestre;
  • Até o 15º dia dos meses de julho a novembro, para os contratos do segundo semestre.

Quer economizar na mensalidade da universidade?

Conheça agora o maior programa de bolsas de estudos do Brasil. Criado pelo Beduka, a nossa plataforma oferece descontos de até 65% nas mensalidades em excelentes faculdades do país. Clique no link e garanta já a sua.

O objetivo do Beduka é te conectar à faculdade e ficamos muito felizes por apresentar este benefício para você. Mas corra, as bolsas são limitadas!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.