Deseja cancelar o Fies? Saiba aqui como! Nesse artigo iremos esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto e te falar suas opções de pagamento ao cancelar o benefício.
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que ajuda muitas pessoas a ingressarem na faculdade desejada. Se você tem um financiamento e não está mais interessado, saiba aqui como cancelar o Fies.
Nesse artigo você verá:
- Passo a passo de como cancelar o Fies;
- O que pode acontecer após cancelar o Fies;
- Se pode usar o Fies após o cancelamento.
Você sabia que o Fies utiliza a nota do Enem? Saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar para ele com o Simulado do Beduka. É grátis!
Passo a passo de como cancelar o Fies
Se você tem um financiamento pelo Fies, mas seus planos mudaram e você quer cancelar o benefício, preste atenção e siga o nosso passo a passo de como cancelar o Fies. Reunimos as principais informações sobre o assunto para te ajudar da melhor forma. Confira:
1. Solicite o cancelamento via internet
A primeira coisa a se fazer para iniciar o processo de cancelamento é acessar o site do SisFies e entrar com seu CPF, senha e código de verificação (digitar o que você vê naquela caixa cheia de letras e números).
Se você nunca acessou o sistema, é necessário fazer cadastramento na mesma página.
Lembre-se de que o pedido de cancelamento do Fies somente pode ser feito do dia 1º ao dia 15 de cada mês, exceto em junho e dezembro, meses em que o cancelamento antecipado não está disponível no sistema.
A partir do momento em que o acesso foi realizado, você deve procurar no centro da tela o ícone “Aditamentos Disponíveis”. Logo abaixo, haverá a opção “Encerramento”. Ao clicar nesta opção, abaixo de “Referências” aparecerá a tela com o semestre disponível. Clique sobre ele.
2. Escolha como pagar o financiamento

Uma vez que você selecionou o semestre, precisa eleger, entre as opções, como pagar o Fies cancelado. Esse é um momento delicado, pois você deve avaliar qual das alternativas cabe melhor em seu bolso.
Se você tiver um fiador peça que ele esteja presente para não errar nessa hora. Entenda o que é cada opção a seguir:
- Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento:
Essa opção vale somente se você tiver dinheiro em conta. Nessa opção é feito o pagamento integral do financiamento, assim que estiver assinado o Termo de Encerramento do contrato com o banco.
Neste caso, uma vez quitado o saldo devedor, seu vínculo com o Fies terá sido encerrado imediatamente.
- Permanecer na fase de utilização:
Esta é uma boa opção para o bolso e ideal para os estudantes que pretendem continuar na faculdade, mas sem contar com o benefício.
Neste caso, a quantia a ser paga respeitará o prazo estabelecido no contrato.
As fases de carência e amortização são mantidas e você deverá pagar as parcelas trimestrais no valor de R$ 50.
Após isso, será necessário quitar os 18 meses de carência, cujas parcelas são de R$ 150.
Por fim, restam as parcelas da fase da amortização, que compreendem valores maiores e fixos.
- Antecipar a fase de carência:
Ao escolher essa opção, você começa a quitar as parcelas trimestrais um mês depois de ter assinado o Termo de Encerramento do Fies.
Trata-se de uma boa alternativa para se livrar mais rápido do saldo devedor, pois não é necessário esperar o período de 18 meses de carência até iniciar o pagamento.
- Antecipar a fase de amortização:
Essa opção possibilita a você parcelar o valor total do seu contrato do Fies. A principal vantagem é o ganho de prazo para pagamento.
Ao antecipar a fase de amortização, você tem o prazo de 3 vezes o período utilizado no financiamento com o acréscimo de 1 ano. ]
Na prática, um curso com duração de 4 anos pode ter o respectivo contrato quitado em 13 anos.
A conta é assim: 4 anos de curso x 3 + 1 ano = 13 anos.
A partir de 2018 a “fase de carência” deixou de existir. Assim, as novas opções de acordo com a Caixa Econômica são:
- Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento:
Essa opção vale somente se você tiver dinheiro em conta. Nessa opção é feito o pagamento integral do financiamento, assim que estiver assinado o Termo de Encerramento do contrato com o banco.
Neste caso, uma vez quitado o saldo devedor, seu vínculo com o Fies terá sido encerrado imediatamente.
- Permanecer na fase de utilização:
Manter-se na fase de utilização, pagando os encargos. Desde que o estado de estudante matriculado em curso superior esteja confirmado, e depois comece a fase de amortização com o cronograma fechado no início do contrato.
- Antecipar a fase de amortização:
Essa opção possibilita a você parcelar o valor total do seu contrato do Fies. A principal vantagem é o ganho de prazo para pagamento.
Ao antecipar a fase de amortização, você tem o prazo de 3 vezes o período utilizado no financiamento com o acréscimo de 1 ano.
Na prática, um curso com duração de 4 anos pode ter o respectivo contrato quitado em 13 anos.
A conta é assim: 4 anos de curso x 3 + 1 ano = 13 anos.
3. Vá ao banco onde realizou o financiamento
Quando o cancelamento do contrato for confirmado, surgirá na tela do seu computador o prazo para você se dirigir à instituição financeira onde ocorreu a assinatura.
Lembre-se de que você e seu fiador têm de ir juntos à agência bancária, para que ele assine o Termo de Encerramento.
Após o cumprimento dessas etapas, seu contrato com o Fies está cancelado. A partir daí, sua faculdade deixará de receber parcelas por meio do programa do governo.
É importante lembrar que se o estudante quiser deixar a faculdade, é necessário entrar com a solicitação de cancelamento da matrícula e seguir os trâmites.
Desligar o Fies não desliga o aluno automaticamente da instituição. Quando o Fies é cancelado a matrícula continua válida, e parcelas no valor integral são geradas mensalmente.
Quer saber os valores das mensalidades das faculdades particulares? Isso é fácil! Acesse o site do Beduka.
Posso recuperar o FIES?
Pode! Para isso será necessário fazer o aditamento no SisFies. O prazo de 2020 vai até 30 de setembro, de acordo com o FNDE.
Mas preste atenção! Para que o FIES volte a cobrir suas mensalidades você precisa optar por uma suspensão temporária. Aquele que cancelar totalmente o FIES perde esse direito.
O que pode acontecer após o cancelamento do Fies?
Vários motivos levam os estudantes a cancelar o contrato do Fies. Caso você tenha essa intenção, deverá ponderar se essa realmente é a melhor solução, pois o rompimento do contrato pode acarretar uma série de problemas.
O principal é ser retirado do programa e perder uma grande oportunidade de poder estudar sem se preocupar todo mês em pagar a mensalidade, pelo menos até o fim do curso – e ainda com uma série de vantagens para quitar o débito.
Além disso, caso ainda esteja no curso, deverá começar a pagar imediatamente as mensalidades integrais, a menos que sua faculdade lhe conceda algum tipo de desconto.
Posso usar o Fies após o cancelamento?

A resposta é não. Esse tipo de crédito estudantil é válido apenas uma vez.
As pessoas que cancelam o contrato estão impedidas de participarem do programa novamente, ainda que queiram começar outro curso.
Há outras alternativas que podem ser úteis. A primeira delas é a suspensão do financiamento, que pode ser feita até duas vezes, no próprio site, caso você tenha a intenção de continuar recebendo o benefício.
O pedido de suspensão é válido pelo período de um semestre. Nesse tempo, o Fies não paga suas mensalidades, mas também não aumenta o valor do saldo devedor.
Ainda, se você quiser apenas pedir a transferência do seu curso ou de instituição, você também pode transferir o financiamento.
No primeiro caso, a regra é que não tenha sido excedido o tempo de 18 meses entre o início do Fies e o desligamento do curso.
Já a transferência de universidade só pode acontecer 1 vez por semestre.
Gostou de saber como cancelar o Fies? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!