Fies

Como cancelar o Fies? Descubra em 3 passos simples!

como cancelar o fiesComo cancelar o Fies?
Instagram Beduka

O Fies é um dos programas do governo federal que ajudam estudantes a entrar no ensino superior, financiando diversos cursos pelo Brasil todo.

Mas, por algum motivo, às vezes é preciso cancelar o programa. Seja por que encontramos algo com que nos identificamos mais, seja por alguma dificuldades.

Deseja cancelar o Fies? Saiba aqui como fazer isso! Nesse artigo, iremos esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto e te contar das opções de pagamento ao cancelar o benefício.

Nesse artigo, você encontrará todos os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Você sabia que é possível entrar na faculdade dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Passo a passo de como cancelar o Fies em 2024

Se você tem um financiamento pelo Fies, mas seus planos mudaram e você quer cancelar o benefício, preste atenção e siga o nosso passo a passo de como cancelar o Fies!

Reunimos as principais informações sobre o assunto para te ajudar da melhor forma. Confira:

1. Solicite o cancelamento via internet

A primeira coisa a se fazer para iniciar o cancelamento é acessar o site do SisFies. Entre com o seu CPF, senha e código de verificação (digite o que você vê naquela caixa cheia de letras e números).

Se você nunca acessou o sistema, é necessário fazer cadastramento na mesma página. 

Lembre-se de que o pedido de cancelamento do Fies somente só pode ser feito do dia 1º ao dia 15 de cada mês. Com exceção de junho e dezembro, meses nos quais o cancelamento antecipado não está disponível no sistema.

A partir do momento em que o acesso foi realizado, você deve procurar no centro da tela o ícone “Aditamentos Disponíveis”. Logo abaixo, haverá a opção “Encerramento”. Ao clicar nesta opção, abaixo de “Referências” aparecerá a tela com o semestre disponível. Clique sobre ele.

2. Escolha como pagar o financiamento

Uma vez que você selecionou o semestre, precisa eleger, entre as opções, como pagar o Fies cancelado. Esse é um momento delicado, pois você deve avaliar qual das alternativas cabe melhor em seu bolso.

Se você tiver um fiador, peça que ele esteja presente para não errar nessa hora.

A partir de 2018 a “fase de carência” deixou de existir. Assim, as novas opções de acordo para cancelamento do Fies com a Caixa Econômica são:

Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento

Essa opção vale somente se você tiver dinheiro em conta. Nessa opção é feito o pagamento integral do financiamento, assim que o Termo de Encerramento do contrato com o banco estiver assinado.

Uma vez quitado o saldo devedor, seu vínculo com o Fies terá sido encerrado imediatamente.

Permanecer na fase de utilização

Manter-se na fase de utilização, pagando os encargos. Desde que o estado de estudante matriculado em curso superior esteja confirmado, e depois comece a fase de amortização com o cronograma fechado no início do contrato.

Antecipar a fase de amortização

Essa opção possibilita a você parcelar o valor total do seu contrato do Fies. A principal vantagem é o ganho de prazo para pagamento.

Ao antecipar a fase de amortização, você tem o prazo de 3 vezes o período utilizado no financiamento com o acréscimo de 1 ano.

Na prática, um curso com duração de 4 anos pode ter o respectivo contrato quitado em 13 anos.

A conta é assim: 4 anos de curso x 3 + 1 ano = 13 anos.

3. Vá ao banco onde realizou o financiamento

Quando o cancelamento do contrato for confirmado, surgirá na tela do seu computador o prazo para você se dirigir à instituição financeira onde ocorreu a assinatura.

Lembre-se de que você e seu fiador têm de ir juntos à agência bancária, para que ele assine o Termo de Encerramento.

Importante!

Após o cumprimento dessas etapas, seu contrato com o Fies está cancelado.

Cronograma de estudos

A partir daí, sua faculdade deixará de receber parcelas por meio do programa do governo.

Desligar o Fies não desliga o aluno automaticamente da instituição. Quando o Fies é cancelado a matrícula continua válida, e parcelas no valor integral são geradas mensalmente.

É importante lembrar que se o estudante quiser deixar a faculdade, é necessário entrar com a solicitação de cancelamento da matrícula e seguir os trâmites.

Posso recuperar o FIES em 2024?

Se você mudar de ideia depois de ter cancelado, pode sim! Para isso, será necessário fazer o aditamento no SisFies.

Mas preste atenção!

Isso só é possível para quem optou fazer o cancelamento do tipo “suspensão temporária”. Aquele que cancelar totalmente o FIES perde esse direito.

Posso recomeçar com o Fies após o cancelamento total?

A resposta é não. Esse tipo de crédito estudantil é válido apenas uma vez.

As pessoas que cancelam o contrato estão impedidas de participarem do programa novamente, ainda que queiram começar outro curso.

Há outras alternativas que podem ser úteis. A primeira delas é a suspensão do financiamento, que pode ser feita até duas vezes, no próprio site, caso você tenha a intenção de continuar recebendo o benefício.

O pedido de suspensão é válido pelo período de um semestre. Nesse tempo, o Fies não paga suas mensalidades, mas também não aumenta o valor do saldo devedor.

Ainda, se você quiser apenas pedir a transferência do seu curso ou de instituição, você também pode transferir o financiamento.

No primeiro caso, a regra é que não tenha sido excedido o tempo de 18 meses entre o início do Fies e o desligamento do curso.

Já a transferência de universidade só pode acontecer 1 vez por semestre.

O que pode acontecer após o cancelamento do Fies 2024?

Vários motivos levam os estudantes a cancelar o contrato do Fies. Caso você tenha essa intenção, deverá ponderar se essa realmente é a melhor solução, pois o rompimento do contrato pode acarretar uma série de problemas.

O principal é ser retirado do programa e perder uma grande oportunidade de poder estudar sem se preocupar todo mês em pagar a mensalidade. Claro, considerando até o fim do curso, mais todas as vantagens para quitar o débito como juros zero.

Além disso, caso ainda esteja no curso, deverá começar a pagar imediatamente as mensalidades integrais. A menos que sua faculdade lhe conceda algum tipo de desconto ou que você tente o Prouni.

Você pode contar com nossa ajuda também. Veja abaixo nossa oferta para você.

Gostou de saber como cancelar o Fies? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Conheça outras opções para entrar na faculdade se cancelar o Fies!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Acesse o Beduka Bolsas e estude economizando seu dinheiro

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler até aqui esse artigo sobre como cancelar o Fies.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.