Fies

Como cancelar o Fies?

Como cancelar o FiesComo cancelar o Fies?

Deseja cancelar o Fies? Saiba aqui como! Nesse artigo iremos esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto e te falar suas opções de pagamento ao cancelar o benefício.

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo federal que ajuda muitas pessoas a ingressarem na faculdade desejada. Se você tem um financiamento e não está mais interessado, saiba aqui como cancelar o Fies

Nesse artigo você verá:

  1. Passo a passo de como cancelar o Fies;
  2. O que pode acontecer após cancelar o Fies;
  3. Se pode usar o Fies após o cancelamento. 

Você sabia que o Fies utiliza a nota do Enem? Saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar para ele com o Simulado do Beduka. É grátis!

Passo a passo de como cancelar o Fies

Se você tem um financiamento pelo Fies, mas seus planos mudaram e você quer cancelar o benefício,preste atenção e siga o nosso passo a passo de como cancelar o Fies. Reunimos as principais informações sobre o assunto para te ajudar da melhor forma. Confira:

1. Solicite o cancelamento via internet

A primeira coisa a se fazer para iniciar o processo de cancelamento é acessar o site do SisFies e entrar com seu CPF, senha e código de verificação (digitar o que você vê naquela caixa cheia de letras e números).

Se você nunca acessou o sistema, é necessário fazer cadastramento na mesma página. 

Lembre-se de que o pedido de cancelamento do Fies somente pode ser feito do dia 1º ao dia 15 de cada mês, exceto em junho e dezembro, meses em que o cancelamento antecipado não está disponível no sistema.

A partir do momento em que o acesso foi realizado, você deve procurar no centro da tela o ícone “Aditamentos Disponíveis”. Logo abaixo, haverá a opção “Encerramento”. Ao clicar nesta opção, abaixo de “Referências” aparecerá a tela com o semestre disponível. Clique sobre ele.

2. Escolha como pagar o financiamento

Escolha como pagar o financiamento

Uma vez que você selecionou o semestre, precisa eleger, entre as opções, como pagar o Fies cancelado. Esse é um momento delicado, pois você deve avaliar qual das alternativas cabe melhor em seu bolso.

Se você tiver um fiador peça que ele esteja presente para não errar nessa hora. Entenda o que é cada opção a seguir:

  • Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento:

Essa opção vale somente se você tiver dinheiro em conta. Nessa opção é feito o pagamento integral do financiamento, assim que estiver assinado o Termo de Encerramento do contrato com o banco. Neste caso, uma vez quitado o saldo devedor, seu vínculo com o Fies terá sido encerrado imediatamente.

  • Permanecer na fase de utilização:

Esta é uma boa opção para o bolso e ideal para os estudantes que pretendem continuar na faculdade, mas sem contar com o benefício. Neste caso, a quantia a ser paga respeitará o prazo estabelecido no contrato.

As fases de carência e amortização são mantidas e você deverá pagar as parcelas trimestrais no valor de R$ 50. Após isso, será necessário quitar os 18 meses de carência, cujas parcelas são de R$ 150.

Por fim, restam as parcelas da fase da amortização, que compreendem valores maiores e fixos.

  • Antecipar a fase de carência:

Ao escolher essa opção, você começa a quitar as parcelas trimestrais um mês depois de ter assinado o Termo de Encerramento do Fies.

Trata-se de uma boa alternativa para se livrar mais rápido do saldo devedor, pois não é necessário esperar o período de 18 meses de carência até iniciar o pagamento.

  • Antecipar a fase de amortização:

Essa opção possibilita a você parcelar o valor total do seu contrato do Fies. A principal vantagem é o ganho de prazo para pagamento.

Ao antecipar a fase de amortização, você tem o prazo de 3 vezes o período utilizado no financiamento com o acréscimo de 1 ano. Na prática, um curso com duração de 4 anos pode ter o respectivo contrato quitado em 13 anos.

A conta é assim: 4 anos de curso x 3 + 1 ano = 13 anos.

3. Vá ao banco onde realizou o financiamento

Quando o cancelamento do contrato for confirmado, surgirá na tela do seu computador o prazo para você se dirigir à instituição financeira onde ocorreu a assinatura. Lembre-se de que você e seu fiador têm de ir juntos à agência bancária, para que ele assine o Termo de Encerramento.

Após o cumprimento dessas etapas, seu contrato com o Fies está cancelado. A partir daí, sua faculdade deixará de receber parcelas por meio do programa do governo.

É importante lembrar que se o estudante quiser deixar a faculdade, é necessário entrar com a solicitação de cancelamento da matrícula e seguir os trâmites.

Desligar o Fies não desliga o aluno automaticamente da instituição. Quando o Fies é cancelado a matrícula continua válida, e parcelas no valor integral são geradas mensalmente.

Quer saber os valores das mensalidades das faculdades particulares? Isso é fácil! Acesse o site do Beduka.

O que pode acontecer após o cancelamento do Fies?

Vários motivos levam os estudantes a cancelar o contrato do Fies. Caso você tenha essa intenção, deverá ponderar se essa realmente é a melhor solução, pois o rompimento do contrato pode acarretar uma série de problemas.

O principal é ser retirado do programa e perder uma grande oportunidade de poder estudar sem se preocupar todo mês em pagar a mensalidade, pelo menos até o fim do curso – e ainda com uma série de vantagens para quitar o débito.

Além disso, caso ainda esteja no curso, deverá começar a pagar imediatamente as mensalidades integrais, a menos que sua faculdade lhe conceda algum tipo de desconto.

Posso usar o Fies após o cancelamento?

Posso usar o Fies após o cancelamento?

A resposta é não. Esse tipo de crédito estudantil é válido apenas uma vez. As pessoas que cancelam o contrato estão impedidas de participarem do programa novamente, ainda que queiram começar outro curso.

Mas há outras alternativas que podem ser úteis. A primeira delas é a suspensão do financiamento, que pode ser feita até duas vezes, no próprio site, caso você tenha a intenção de continuar recebendo o benefício.

O pedido de suspensão é válido pelo período de um semestre. Nesse tempo, o Fies não paga suas mensalidades, mas também não aumenta o valor do saldo devedor. Ainda, se você quiser apenas pedir a transferência do seu curso ou de instituição, você também pode transferir o financiamento.

No primeiro caso, a regra é que não tenha sido excedido o tempo de 18 meses entre o início do Fies e o desligamento do curso. Já a transferência de universidade só pode acontecer 1 vez por semestre.

Gostou de saber como cancelar o Fies? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador