Fies

O que é o Aditamento do Fies? Saiba como fazer em 2024

Aditamento do FiesAditamento do Fies 2023
Instagram Beduka

Aditamento do Fies é a renovação do benefício, que ocorre periodicamente. Isso serve para confirmar que o estudante continua matriculado na faculdade e ter controle de como está a situação.

Ele precisa ser feito em todos os semestres, mesmo que a matrícula seja anual. Se você esquecer de fazer pode até mesmo ficar sem o benefício.

Como ninguém quer isso, vamos te dizer tudo sobre o aditamento do Fies e como fazê-lo passo a passo em 2024. Continue lendo e descubra como é.

Neste artigo você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Você sabia que o Fies utiliza a nota do Enem? Aproveite para se preparar para ele com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que é o Fies?

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado para facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior. Por isso, oferece financiamentos para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas.

Assim, você estuda e só começa a pagar pelas mensalidades depois de concluir o curso, com a vantagem de não ter juros sobre o empréstimo feito. Legal, né?

Então você não pode correr o risco de perder esse benefício, de jeito nenhum! Mas isso pode acontecer caso você não o renove. Veja abaixo como fazer o aditamento do Fies 2024 no SisFies e garanta sua permanência no programa.

Nós temos um artigo contando tudo sobre o Fies!

O que é o aditamento do Fies?

O aditamento do Fies nada mais é do que a renovação periódica do contrato de financiamento. Basicamente, o aditamento serve para confirmar que o estudante continua matriculado regularmente na instituição de ensino.

Para realizar o aditamento do Fies é necessário fornecer algumas informações sobre o andamento do curso a cada semestre, sempre em paralelo ao período de matrículas. O processo é feito pela internet através do SisFies.

É importante lembrar que se o estudante não fizer o aditamento do Fies no prazo estipulado, ele perde o direito ao financiamento.

Como fazer o aditamento do Fies em 2024?

Se estiver tudo certo em relação ao seu curso e financiamento (contas e documentos em dia), o processo de aditamento do Fies será bem rápido e fácil. Esse processo é feito pela internet através do SisFies.

Como o SisFies é um sistema único e centralizado, todas as informações sobre cada estudante já estão registradas desde a inscrição. Então, basta não perder os prazos e confirmar as suas informações a cada novo semestre.

Prazos do aditamento do Fies 2024

O aditamento do Fies é feito todo semestre, sendo que existem dois prazos distintos a serem cumpridos:

  • Na virada do ano, o prazo costuma se estender de dezembro até março.
  • No meio do ano, os estudantes têm os meses de julho e agosto para fazer o aditamento.

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) solicita que os estudantes acessem o SisFies e confirmem suas informações.

Se as informações estiverem corretas, após a confirmação do estudante, a CPSA emite o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deverá ser retirado pessoalmente.

Existem também os prazos do aditamento extemporâneo, que é destinado aos alunos que por algum motivo perderam o prazo de aditamento e se encontram em situação irregular com o Fies. Em 2024 o aditamento extemporâneo do Fies será provalvemente entre janeiro e fevereiro, mas ainda não foram divulgadas as datas exatas.

Cronograma de estudos

Documentos necessários

Quando tudo corre normalmente, o estudante não precisa se preocupar com nenhum documento além do DRM, emitido ao final do processo. Porém, se houver informações incorretas, será necessário levar o documento até o banco responsável pelo financiamento. 

Neste caso, alguns documentos serão necessários, conforme cada situação individual.

Como você pode perceber, são dois processos diferentes, justamente por isso há até nomes diferentes para cada um.

Aditamento simplificado e não simplificado

Há dois tipos de aditamentos, veja as diferenças entre cada um deles:

  • Aditamento simplificado: É quando o estudante faz o acesso ao SisFies e seus dados estão corretos. Neste caso, basta confirmar as informações e retirar o DRM;
  • Aditamento não simplificado: Quando há um ou mais dados errados no SisFies, o estudante é obrigado a entregar documentos comprobatórios pessoalmente.

O que fazer em caso de problemas no aditamento do Fies?

Um possível problema na hora de fazer o aditamento é ter informações incorretas cadastradas no sistema. Neste caso, será necessário:

  • Rejeitar o aditamento no SisFies;
  • Comunicar a CPSA da sua faculdade;
  • Retirar o DRM (com as informações que deverão ser corrigidas);
  • Comparecer na instituição financeira responsável pelo financiamento.

É nesta última etapa que serão necessários documentos comprobatórios, mas você será informado da necessidade se tiver que passar por isso.

O mais importante é lembrar que este processo presencial de apresentação de documentos pode ser um pouco mais demorado que o online.

Ou seja, procure não deixar para fazer o aditamento Fies na última hora. Faça sempre com antecedência e, se houver problemas, aja rápido. Porque se você perder os prazos por algum motivo, estará fora do programa.

Já saiba que, dependendo do tipo de problema, a presença do fiador pode ser necessária na hora de comparecer ao banco.

Entre na faculdade com descontos!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Acesse o Beduka Bolsas e estude com economia do seu dinheiro

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler até aqui esse artigo sobre o aditamento do Fies 2024.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.