Como funcionaFies

Como funcionará o Fies 2022?

Como funciona o FiesComo funciona o Fies?
Simulado Beduka

Você tem interesse em fazer um financiamento e realizar o sonho de cursar o ensino superior? Confira como funciona o Fies 2022 e esclareça suas principais dúvidas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que oferece uma oportunidade aqueles que não têm condições de arcar com a mensalidade de uma faculdade no exato momento.

Ficou interessado? Então esse artigo é para você! Nele você verá todos os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao assunto:

  1. O que é o Fies?
  2. Como funcionará o Fies 2022/1 e quem pode participar?
  3. Cronograma do Fies segunda edição!
  4. Como se inscrever (pré-seleção e seleção)?
  5. Como ver o resultado?
  6. E a política de cancelamento?
  7. Como funcionam os juros?

Você sabia que o Fies utiliza a nota do Enem? Aproveite para se preparar para ele com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1999. Seu objetivo é facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior. Por isso, o Fies oferece financiamentos para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas.

A ideia do programa é possibilitar que estudantes não pague, de forma integral, a mensalidade de uma universidade privada. Assim, o dinheiro é “emprestado” para ele pagar somente uma parte e quitar sua dívida depois de concluir o curso.

O programa passou por algumas mudanças em 2018. Elas criaram um sistema diferente de inscrições, alteraram a maneira com que a cobrança dos juros acontece e muito mais.

Segundo o Edital do Fies 2022, desde o segundo semestre de 2020, o Fies (financiamento sem juros para renda familiar de até 3 salários mínimos) e o P-Fies (financiamento com juros para renda familiar até 5 salários mínimos) possuem regras independentes.

O Fies inclui todos os cursos?

O financiamento oferecido pelo Fies contempla apenas os cursos presenciais que tenham conceito igual ou superior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A lista de cursos e a distribuição de vagas sofre alteração a cada edição do programa.

Apesar disso, durante o período de inscrições, a lista contendo todas as instituições e cursos participantes do Fies fica disponível no portal oficial do programa.

Como será o Fies 2022/1?

Por enquanto, o MEC disponibilizou apenas o Edital para a Primeira Edição.

Faremos uma atualização nesse post assim que obtivermos mais informações!

Quem poderá participar do Fies 2022/1? (Primeira Edição)

Para poder conseguir um financiamento através do Fies a regra tem sido sempre a mesma, igual a dos últimos anos. Isso significa que o estudante deve atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e poderá usar a do Enem 2020;
  • Ter média igual ou superior a 450 no Enem;
  • Ter nota acima de 0 na redação do Enem;
  • Possuir renda familiar bruta per capita mensal de até três salários mínimos.

Os estudantes com processo no Fies anterior, deverão finalizá-lo devidamente (quita a dívida) para iniciar um novo.

Cronograma do Fies 2022/1 (primeiro semestre)

Além de saber como funciona o Fies, é importante estar ciente das datas mais importantes do programa na segunda edição de 2022.

Confira abaixo quais as datas e não perca nenhum prazo!

Inscrição regular

  • 8 a 15 de março – Período de inscrição;
  • 18 de março – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;
  • 21 a 23 de março – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.

Lista de Espera

  • 24 de março a 04 de maio – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera.

Como participar do Fies? (inscrição)

Se quiser se inscrever com sucesso no Fies e estar participando, o candidato precisa ser aprovado nas duas fases: pré-seleção e seleção.

Explicaremos o que são eles logo após o passo a passo da inscrição:

  • O estudante deve acessar o Site do Programa;
  • Faça o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gere uma senha;
  • Após esse primeiro contato, o sistema deve enviar um e-mail de validação;
  • Após a validação, o candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato a sua inscrição;
  • O sistema do FIES 2022 deve permitir a escolha de até 3 cursos,  em ordem de prioridade;
  • Quem for pré-selecionado precisará acessar o sistema do SisFies em até 5 dias após a divulgação da lista para confirmar as informações.
  • Após a conclusão dos passos no SisFies, o estudante tem o prazo de 10 dias para se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para fazer a validação das informações. Cada instituição de ensino superior que adere ao Fies tem uma CPSA própria.
  • O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, feita diretamente na unidade bancária escolhida, dentro do prazo de 10 dias.

O que é a Pré-seleção do Fies?

A pré-seleção é a primeira etapa para quem deseja participar do Fies. É necessário que o estudante manifeste interesse no financiamento no portal oficial do programa.

A partir disso, ele será encaminhado para a etapa de pré-seleção. Nela, um agente financeiro avaliará o perfil do candidato, vendo se ele pode ou não ser posteriormente selecionado.

Para conferir se foi aprovado, o candidato deverá acessar o seu cadastro no portal do programa.

Seleção do Fies

Se o perfil do candidato for pré-selecionado, ele passará para a fase de seleção.

Essa fase tem como critério a nota do Enem, levando em consideração as opções de curso selecionadas pelo estudante. Caso o candidato tenha feito a prova do Enem mais de uma vez desde 2010, a nota mais alta entre as edições prevalecerá na sua inscrição do Fies.

É aqui que a coisa, de fato, começa a acontecer, Você vai vendo como está colocado em relação aos demais concorrentes e todo aquele friozinho na barriga semelhante ao do Sisu mesmo!

Como ver o resultado do Fies?

Como ver o resultado do Fies

No site Fies Seleção o aluno pode conferir se foi selecionado ou as modalidades disponíveis. Além disso, é possível conferir diretamente junto à instituição de ensino em que você se inscreveu.

O candidato que não foi aprovado na primeira etapa será, automaticamente, incluído na lista de espera.

Aditamento Fies

O Aditamento do Fies é, simplesmente, a renovação do benefício. Através do aditamento, o governo consegue saber se o aluno continua matriculado na instituição de ensino e se tem interesse em continuar participando do programa.

Cancelamento do Fies

Se você deseja cancelar o seu Fies, leia, neste tópico, quais são as suas opções:

Suspensão temporária

O candidato pode solicitar a suspensão temporária por até dois semestres consecutivos. Para isso, basta acessar o SisFies.

Dessa forma, o candidato não precisará pagar pelo financiamento durante o período em que o contrato estiver suspenso e poderá retomar aos estudos normalmente depois desse período.

Quer saber os valores das mensalidades das faculdades particulares? Isso é fácil! Acesse o site do Beduka.

Cancelamento definitivo

Ao decidir por essa opção, ocorre a quebra do contrato e o estudante precisará arcar com o pagamento do período já utilizado e não poderá solicitar o Fies novamente em outra ocasião.

Há dois períodos em que o estudante pode solicitar o cancelamento definitivo:

  • Até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para financiamentos relativos ao primeiro semestre;
  • Até o 15º dia dos meses de julho a novembro, para os contratos do segundo semestre.

Juros do Fies

Como funcionam os juros do Fies

Após a reformulação ocorrida no Fies em 2018, o programa passou a oferecer 3 modalidades de financiamento.

A modalidade 2 e 3 fazem parte do P-Fies, ela contempla alunos com até 5 salários mínimos e a taxa de juros varia conforme o banco.

Veja como funciona cada uma delas:

Modalidade I (Fies)

Essa modalidade oferece juros zero para quem tiver renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. O estudante começará a pagar as prestações respeitando seu limite de renda. 

Dessa forma, os encargos a serem pagos diminuem de forma considerável. Nesta modalidade, o financiamento estudantil é oferecido diretamente pelo governo para o estudante. Por isso, o custo é mais baixo.

Modalidade II e III (P-Fies)

A modalidade II e III tornaram-se o P-Fies, porém, esse programa não faz mais parte do MEC e esse tipo de financiamento passou a ser 100% das Faculdades e bancos, assim, cada lugar tem suas condições.

De modo geral, é para alunos com renda familiar de até 5 salários mínimos.

Gostou de saber como funciona o Fies? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador