O Fies é um dos programas do governo que usam a nota do Enem e dão a oportunidade para milhões de estudantes entrarem na faculdade, mas para participar é muito importante entender como ele funciona.
No caso, é preciso entender como fazer a inscrição, quem pode fazer, quando ela começa entre outras coisinhas.
Você tem interesse em fazer um financiamento e realizar o sonho de cursar o ensino superior? Confira como funciona o Fies 2023 e esclareça suas principais dúvidas.
Ficou interessado? Então esse artigo é para você! Nele você verá todos os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao assunto:
- O que é o Fies?
- Como funciona o Fies 2023/1 e quem pode participar?
- Cronograma do Fies segunda edição!
- Como se inscrever (pré-seleção e seleção)?
- Como ver o resultado?
- E a política de cancelamento?
- Como funcionam os juros?
Você sabia que o Fies utiliza a nota do Enem? Aproveite para se preparar para ele com o Simulado do Beduka. É grátis!
O que é o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo que oferece uma oportunidade aqueles que não têm condições de arcar com a mensalidade de uma faculdade no exato momento.
Ele foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1999. Seu objetivo é facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior, oferecendo financiamentos para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas.
Assim, o dinheiro é “emprestado” para o estudante que terá de quitar sua dívida depois de concluir o curso.
O programa passou por algumas mudanças em 2018. Elas criaram um sistema diferente de inscrições, alteraram a maneira com que a cobrança dos juros acontece e muito mais.
Além disso, desde o segundo semestre de 2020, o Fies (financiamento sem juros para renda familiar de até 3 salários mínimos) e o P-Fies (financiamento com juros para renda familiar até 5 salários mínimos) possuem regras independentes.
O Fies inclui todos os cursos?
O financiamento oferecido pelo Fies contempla apenas os cursos presenciais que tenham conceito igual ou superior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A lista de cursos e a distribuição de vagas sofre alteração a cada edição do programa. E geralmente a preferência é para os cursos da área da saúde.
Apesar disso, durante o período de inscrições, a lista contendo todas as instituições e cursos participantes do Fies fica disponível no portal oficial do programa.
Como será o Fies 2023/1?
Por enquanto, o MEC disponibilizou apenas o Edital para a Primeira Edição.
Faremos uma atualização nesse post assim que obtivermos mais informações!
Quem poderá participar do Fies 2023/1? (Primeira Edição)
Para poder conseguir um financiamento através do Fies a regra tem sido sempre a mesma, igual a dos últimos anos. Isso significa que o estudante deve atender aos seguintes pré-requisitos:
- Ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010;
- Ter média igual ou superior a 450 no Enem;
- Ter nota acima de 0 na redação do Enem;
- Possuir renda familiar bruta per capita mensal de até três salários mínimos.
- Não ter sido beneficiado pelo programa anteriormente.
Sua renda é maior do que a permitida? Calma que tem jeito. Os candidatos que tiverem renda superior a três salários mínimos podem participar do P-Fies, a gente fala sobre ele logo, logo.
Cronograma do Fies 2023/1 (primeiro semestre)
Além de saber como funciona o Fies, é importante estar ciente das datas mais importantes do programa na segunda edição de 2023.
Confira abaixo quais as datas e não perca nenhum prazo!
Inscrição regular
- Período de inscrição: 07 a 10 de março;
- Resultado: 14 de março
- Complementação da inscrição: ainda não foi divulgado
- Lista de espera: ainda não foi divulgado.
Quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera.
Como participar do Fies? (inscrição)
Se quiser se inscrever com sucesso no Fies e estar participando, o candidato precisa ser aprovado nas duas fases: pré-seleção e seleção.
Explicaremos o que são eles logo após o passo a passo da inscrição:
- O estudante deve acessar o Site do Programa;
- Faça o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gere uma senha;
- Após esse primeiro contato, o sistema deve enviar um e-mail de validação;
- Após a validação, o candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato a sua inscrição;
- O sistema do FIES 2023 deve permitir a escolha de até 3 cursos, em ordem de prioridade;
- Quem for pré-selecionado precisará acessar o sistema do SisFies em até 5 dias após a divulgação da lista para confirmar as informações.
- Após a conclusão dos passos no SisFies, o estudante tem o prazo de 10 dias para se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para fazer a validação das informações. Cada instituição de ensino superior que adere ao Fies tem uma CPSA própria.
- O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, feita diretamente na unidade bancária escolhida, dentro do prazo de 10 dias.
O que é a Pré-seleção do Fies?
A pré-seleção é a primeira etapa para quem deseja participar do Fies. É necessário que o estudante manifeste interesse no financiamento no portal oficial do programa.
A partir disso, ele será encaminhado para a etapa de pré-seleção. Nela, um agente financeiro avaliará o perfil do candidato, vendo se ele pode ou não ser posteriormente selecionado.
Para conferir se foi aprovado, o candidato deverá acessar o seu cadastro no portal do programa.
Seleção do Fies
Se o perfil do candidato for pré-selecionado, ele passará para a fase de seleção.
Essa fase tem como critério a nota do Enem, levando em consideração as opções de curso selecionadas pelo estudante. Caso o candidato tenha feito a prova do Enem mais de uma vez desde 2010, a nota mais alta entre as edições prevalecerá na sua inscrição do Fies.
É aqui que a coisa, de fato, começa a acontecer, Você vai vendo como está colocado em relação aos demais concorrentes e todo aquele friozinho na barriga semelhante ao do Sisu mesmo!
Como ver o resultado do Fies 2023?
No site Fies Seleção o aluno pode conferir se foi selecionado ou as modalidades disponíveis. Além disso, é possível conferir diretamente junto à instituição de ensino em que você se inscreveu.
O candidato que não foi aprovado na primeira etapa será, automaticamente, incluído na lista de espera.
Como funciona o aditamento do Fies?
O Aditamento do Fies é, simplesmente, a renovação do benefício. Através do aditamento, o governo consegue saber se o aluno continua matriculado na instituição de ensino e se tem interesse em continuar participando do programa.
Cancelamento do Fies
Se você deseja cancelar o seu Fies, leia, neste tópico, quais são as suas opções:
Suspensão temporária
O candidato pode solicitar a suspensão temporária por até dois semestres consecutivos. Para isso, basta acessar o SisFies.
Dessa forma, o candidato não precisará pagar pelo financiamento durante o período em que o contrato estiver suspenso e poderá retomar aos estudos normalmente depois desse período.
Quer saber os valores das mensalidades das faculdades particulares? Isso é fácil! Acesse o site do Beduka.
Cancelamento definitivo
Ao decidir por essa opção, ocorre a quebra do contrato e o estudante precisará arcar com o pagamento do período já utilizado e não poderá solicitar o Fies novamente em outra ocasião.
Há dois períodos em que o estudante pode solicitar o cancelamento definitivo:
- Até o 15º dia dos meses de janeiro a maio, para financiamentos relativos ao primeiro semestre;
- Até o 15º dia dos meses de julho a novembro, para os contratos do segundo semestre.
Juros do Fies
Após a reformulação ocorrida no Fies em 2018, o programa passou a oferecer 3 modalidades de financiamento.
A modalidade 2 e 3 fazem parte do P-Fies, ela contempla alunos com até 5 salários mínimos e a taxa de juros varia conforme o banco.
Veja como funciona cada uma delas:
Modalidade I (Fies)
Essa modalidade oferece juros zero para quem tiver renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. O estudante começará a pagar as prestações respeitando seu limite de renda.
Dessa forma, os encargos a serem pagos diminuem de forma considerável. Nesta modalidade, o financiamento estudantil é oferecido diretamente pelo governo para o estudante. Por isso, o custo é mais baixo.
Modalidade II e III (P-Fies)
A modalidade II e III tornaram-se o P-Fies, porém, esse programa não faz mais parte do MEC e esse tipo de financiamento passou a ser 100% das Faculdades e bancos, assim, cada lugar tem suas condições.
De modo geral, é para alunos com renda familiar de até 5 salários mínimos.
Nós te conectamos à faculdade
Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular?
É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.
O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades!
São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!
Você não pode perder essa oportunidade.
Obrigado por ter lido nosso artigo sobre como funciona o Fies. Bons estudos!