Fies

Inscrição do Fies 2023: O guia completo e atualizado!

inscrição do fiesinscrição do fies
Mude de vida com Beduka Bolsas

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma oportunidade oferecida pelo governo federal para aqueles que não têm condições de arcar com a mensalidade de uma faculdade.

Com ele você pode financiar os seus estudos e só pagar depois que concluir o curso, com prestações pequenas e sem juros.

Se você está interessado nesse programa, então é melhor saber tudo sobre como funciona a inscrição do Fies 2023.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabia que é possível entrar na faculdade dos seus sonhos sem precisar da nota do ENEM? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

Quem pode se inscrever no Fies?

A inscrição no Fies até pouco tempo era feita em três modalidades, cada uma com um critério de renda e região diferentes. Mas isso mudou e o programa foi dividido em Fies e P-Fies.

Segundo o Edital do Fies, desde o segundo semestre de 2020, o Fies e o P-Fies possuem regras independentes. Por isso, nos limitaremos a falar apenas sobre o Fies neste artigo.

O Fies faz algumas exigências tanto para as pessoas que querem um financiamento quanto para as instituições participantes. Veja quais são elas abaixo!

Para as instituições, é necessário que:

  • A faculdade esteja inscrita no Fies;
  • O curso seja presencial, já que cursos à distância não são aceitos;
  • O curso de graduação tenha conceito igual ou superior a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Já para os candidatos, é necessário que:

  • Tenham feito alguma das edições do Enem a partir do ano de 2010;
  • Tenham obtido média igual ou superior a 450 nas provas e tirado mais de 0 na redação;
  • Tenham renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

As pessoas nas seguintes condições NÃO podem participar do Fies:

  • Já ter sido beneficiado pelo Fies;
  • Quem estiver com a matrícula acadêmica em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Ser beneficiário de bolsa integral através do Prouni;
  • Ser beneficiário de bolsa parcial do Prouni em outro curso que não o da inscrição do Fies;
  • Aquele candidato cuja renda bruta total mensal familiar seja inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado. Essa restrição não se aplica aos bolsistas parciais de 50% do ProUni e aos bolsistas complementares de 25%, pois esse grupo não passa por processo seletivo para obter o Fies – já tem assegurado o financiamento desde que observadas algumas condições;
  • Estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (CREDUC)

Fies 2023 (1a edição)

Além de conferir o passo a passo da inscrição do Fies, é importante estar ciente das datas mais importantes do programa em 2023. Confira abaixo quais as datas mais importantes e não perca nenhum prazo!

  • Inscrições: de 07 a 10 de março
  • Resultado da chamada única: 14 de março
  • Complementação da inscrição: 15 a 17 de março
  • Lista de espera: 21 de março a 18 de maio.

Passo a passo da inscrição do Fies 2023

Passo a passo da inscrição do Fies

Para facilitar para os estudantes interessados no Fies, preparamos um passo a passo de como fazer a inscrição do Fies. Confira:

1º passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies

O primeiro passo para se inscrever no Fies é acessar o Fies Seleção e informar os dados solicitados – CPF, data de nascimento e endereço de e-mail válido – e cadastrar uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema.

Após fornecer os dados necessários, o estudante receberá uma mensagem no e-mail para validação do seu cadastro.

A partir disso, o estudante acessará o Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, os dados do curso e da instituição.

2º passo: Inscrição no SisFies

O estudante pré-selecionado na primeira etapa deverá acessar o SisFies em até cinco dias corridos a contar da data da divulgação de sua pré-seleção, informando os dados do financiamento a ser contratado.

3º passo: Validação das informações

Após concluir a inscrição no SisFies, o candidato deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até dez dias contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição.

A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu fiador, deverão comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Como editar a inscrição do Fies?

Ao acessar o sistema, você poderá ver as opções de curso que selecionou quando fez sua inscrição do Fies. Na mesma página, há também 3 botões de ação:

  • Vermelho: cancelar opção;
  • Verde: alterar opção;
  • Azul: simular financiamento.

Até o prazo final das inscrições, é possível que o candidato altere todas as informações, incluindo as escolhas de cursos e/ou faculdades, quantas vezes quiser, cancelando ou alterando as que havia selecionado.

Você pode selecionar um curso ou faculdade e utilizar o botão “simular financiamento” quantas vezes quiser, trocando as opções até achar a mais adequada ao seu bolso. 

Bdeuka Bolsas de Ano Novo

Quando o período de inscrições for encerrado, não será possível fazer mais nenhuma alteração.

Quais são os documentos necessários para fazer a inscrição do Fies?

Há muitos documentos exigidos na inscrição do Fies e também há algumas variações de acordo com a modalidade de financiamento escolhida.

Essas variações ocorrem pois todas as modalidades são subsidiadas pelo governo, mas financiadas diretamente por uma instituição bancária, ou seja, a relação de documentos varia de acordo com a situação individual de cada candidato

De forma geral, uma vez encerrada a fase de inscrição do Fies, os candidatos habilitados são divulgados no site do programa e é preciso ficar atento para não perder sua oportunidade.

O prazo dado para a complementação de informações e entrega de documentos é curto, variando de 3 a 5 dias, dependendo da situação individual. 

Por esse motivo, é importante ter em mente que cada um dos grupos de informação (cadastro geral, questionário, renda familiar e preferência de cursos), exigirá do candidato documentos diferentes

Alguns dos documentos devem ser entregues para a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies), outros devem ser entregues diretamente para a universidade ou para a instituição responsável pelo financiamento (banco).

A melhor opção é ficar atento aos prazos e, principalmente, sempre verificar a página oficial do programa, a instituição de ensino e, quando for o caso, a instituição financeira, o mais brevemente possível.

Veja aqui nosso texto detalhado sobre os documentos exigidos pelo Fies.

Gostou de saber sobre a inscrição do Fies? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Acesse o Beduka Bolsas agora e saiba mais!

Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler até aqui.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador