Prouni 2024

Prouni 2024: requisitos, inscrição, resultados. Conheça o calendário!

Prouni 2024: requisitos, inscrição, resultados. Conheça o calendário!Prouni 2024: requisitos, inscrição, resultados. Conheça o calendário!
Instagram Beduka

Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) concede bolsas de estudo, integrais e parciais, em universidades particulares, para estudantes que ainda não têm um diploma superior. As inscrições acontecem duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo.

O edital do primeiro semestre já foi publicado! Vá até o tópico “Calendário Completo” para conferir todas as datas. Já a segunda edição deve acontecer em julho. Mas há algumas exigências para participar, como ter feito de uma das duas últimas avaliações do Enem. Além disso, outro critério obrigatório é que o candidato deve ter tirado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.

Não tendo que pagar a mensalidade integral, o aluno consegue fazer uma faculdade sem ter seu orçamento comprometido. Muitos conseguem descontos de até 100%.

Vale lembrar que todos os anos centenas de estudantes perdem a chance por não saber como funciona o programa, quais são os pré-requisitos, entre outras coisas, resolvemos te contar todos os detalhes. Este artigo vai te ajudar a entender tudo sobre o Prouni 2024. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Ainda não sabe o que é o Programa Universidade Para Todos? Leia esse guia sobre o Prouni e veja como conquistar uma vaga em um curso superior. Abaixo, explicaremos tudo para você!

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior. Para isso, ele concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas.

O Prouni foi criado em 2004 pela Medida Provisória nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005. É um programa que faz parte das políticas públicas para promover o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior particular.

Assim, o serviço prestado é oferecer bolsas de estudo para graduação (parciais e integrais) para os alunos estudarem em universidades e faculdades privadas. Isso significa que o aluno não tem que pagar o valor total da mensalidade.

As bolsas oferecidas são em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para participar do Prouni 2024 é necessário que os estudantes não tenham diploma de nível superior e tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos dois últimos anos. As instituições participantes do programa recebem em troca a isenção de tributos.

Não confunda o Prouni com o Fies! O primeiro é uma bolsa de estudos que arca com os custos para você. O segundo é um financiamento, ou seja, um empréstimo que deve ser pago depois da conclusão do curso.

Agora que você descobriu o que é o Prouni, é preciso entender como ele funciona, quem pode participar e por aí vai. Nós vamos te contar tudo isso nos próximos tópicos.

Como funciona o Prouni?

O programa tem duas edições ao ano: uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Em cada uma delas são oferecidas bolsas integrais e parciais (50%).

A seleção para o Prouni 2024 será baseada na nota que o aluno tirou no Enem. Para participar do programa é necessário ter obtido no mínimo 450 na média das notas e não ter zerado a redação.

Logo, para ampliar as suas chances de conseguir uma vaga no ensino superior, o nosso conselho é que você estude com a ajuda dos conteúdos do nosso blog e teste seus conhecimentos no Simulado Enem do Beduka. Gratuita, esta ferramenta tem um banco de dados com questões das últimas edições do exame.

Durante as duas edições da seleção, o estudante deve ficar atento à nota de corte. Trata-se de uma pontuação mínima exigida para ingresso em cada curso. Ela pode mudar de acordo com os resultados dos inscritos no Prouni 2024.

Após o término das inscrições, o Prouni divulga uma lista de convocados para matrícula. Se um selecionado não cumprir as exigências, ele será desclassificado e serão feitas novas chamadas com base na lista de espera.

Quem pode participar do Prouni?

Estudantes de todo o Brasil podem participar do Prouni 2024, desde que sejam brasileiros e não tenham diploma de curso superior. Além destes critérios, outras regras devem ser cumpridas por aqueles que desejam uma bolsa de estudos do programa. São eles:

  • ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • ter feito todo o ensino médio em escola da rede privada, com bolsa integral da própria instituição;
  • ter feito parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição privada como bolsista integral da própria escola;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Os alunos que desejam concorrer a bolsa integral no Prouni 2024 precisam ter renda familiar bruta mensal máxima de um salário mínimo e meio por pessoa. Já os interessados em concorrer a bolsa de 50% precisam ter renda familiar bruta mensal máxima de três salários mínimos por pessoa.

Se você não se enquadrar nos critérios acima, não adianta saber tudo sobre o Prouni, muito menos se inscrever. Ah, mas e se eu fizer a minha inscrição só para tentar? Infelizmente, apenas perderá o seu tempo.

Mas nem tudo está perdido se você não se enquadra nessas exigências, no final deste artigo temos uma surpresa: como estudar com bolsa sem depender do Prouni 2024!

Critério socioeconômico do Prouni

Ao pesquisar por informações sobre a inscrição do Prouni, é válido entender todas as regras do programa. Afinal, as bolsas de estudo são direcionadas a um determinado público.

Por isso, abaixo apresentamos outros critérios exigidos pelo programa. Logo, mesmo que você comprove um dos itens acima, como ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública, ainda terá que comprovar sua renda familiar bruta per capita. Não sabe o que é isso? Explicaremos:

  • para concorrer a uma bolsa integral, ou seja, com 100% de desconto, a renda bruta familiar per capita deve ser de até um salário mínimo e meio;
  • para concorrer a uma bolsa de estudo parcial, ou seja, com 50% de desconto, a renda bruta per capita deve ser de até três salários mínimos.

Para participar do Prouni 2024, faça o seguinte cálculo: basta você somar a renda total dos integrantes da família que moram na mesma casa e depois dividir esse valor pelo número de pessoas. O resultado será a renda per capita do estudante.

Quais são as bolsas oferecidas pelo Prouni?

Ao se inscrever no Prouni 2024, você terá que escolher uma das duas opções de bolsas de estudo, cada uma com uma finalidade e requisitos diferentes. Veja mais detalhes sobre elas:

Bolsa integral do Prouni

A bolsa de estudos integral cobre 100% do valor para o estudante, ou seja, não há custo nenhum para quem for contemplado. Ela é válida para todo o período de duração do curso.

Essa bolsa cobre toda a mensalidade e é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa em sua renda familiar.

Bolsa de estudo parcial Prouni

A bolsa parcial oferece 50% de benefício para o selecionado. Ou seja, o estudante tem que arcar com a metade do valor da mensalidade.

Essa modalidade do Prouni 2024 é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, três salários mínimos por pessoa em sua renda familiar.

É importante saber que, mesmo tendo obtido bolsa parcial pelo Prouni, o estudante pode se inscrever no Fies 2024 para tentar o benefício do financiamento da outra parte da mensalidade. Desta forma, o pagamento desse saldo acontecerá após a conclusão da faculdade.

Para isso, o aluno deve comprovar que não tem condições de custear o restante. É necessário consultar as condições atuais do Fies para garantir o financiamento.

Aos professores do ensino público, de pedagogia e licenciatura, também são oferecidas bolsas de estudo de 50% e 100%.

Cotas no Prouni

Um percentual das vagas do Prouni 2024 são destinadas para pessoas com deficiência e para as que se autodeclaram indígenas, pretas ou pardas. Esse número é definido de acordo com o percentual de cidadãos nestas classificações no estado da instituição de ensino em questão.

É importante lembrar que o candidato cotista também tem que se enquadrar nos demais critérios de seleção do programa para ter direito a uma bolsa de estudo. Logo, alcançar uma boa nota no Enem pode ser o seu passaporte para a universidade.

O que é a nota de corte?

Uma forma simples de explicar o que é a nota de corte do Prouni é o seguinte exemplo: é a menor pontuação de classificação dos estudantes matriculados. Ou seja, todos aqueles que tiveram resultado inferior ficaram de fora.

Isso quer dizer que, na hora do processo seletivo, as pessoas que tiveram uma pontuação maior do que a nota de corte têm chances de conseguirem a bolsa de estudos. Fique atento, a nota de corte é atualizada diariamente durante o período de inscrição do Prouni.

Só saberemos a nota de corte final depois que o processo tiver terminado. Assim, as pontuações do ano anterior servem como uma referência para quem está ansioso para saber as deste ano!

Há alguns cursos, como Medicina, em que a competição é maior e a nota de corte pode chegar até perto dos 800 pontos. É importante que o candidato fique de olho na variação da pontuação durante o período de inscrição do Prouni 2024 para saber se tem chances de conseguir uma vaga.

Veja alguns exemplos de notas de corte edições mais recentes do Prouni:

  • Administração: entre 450 e 770
  • Arquitetura e Urbanismo: entre 540 e 770
  • Ciências da Computação: entre 450 e 790
  • Ciências Contábeis: entre 450 e 760
  • Direito: entre 450 e 800
  • Educação Física: entre 450 e 730
  • Enfermagem: entre 540 e 745
  • Engenharia: entre 550 e 770
  • Jornalismo: entre 500 e 720
  • Letras: entre 450 e 705
  • Medicina: entre 735 e 815
  • Nutrição: entre 450 e 730
  • Odontologia: entre 550 e 760
  • Psicologia: entre 450 e 790
  • Relações Internacionais: entre 450 e 760

Segunda chamada do Prouni

Após o resultado do Prouni, os estudantes convocados devem levar os documentos para comprovar os pré-requisitos exigidos. Caso algum deles não compareça no prazo ou algo dê errado na comprovação de informações, a bolsa de estudos vai para a segunda chamada. 

Dessa forma, o Ministério da Educação oferece mais uma chance para os alunos que ficaram logo abaixo da nota de corte e não conseguiram classificação para a primeira chamada.

Assim, novos estudantes são convocados para que eles façam a matrícula dentro do prazo. Da mesma forma que a primeira, devem comprovar as informações na instituição escolhida.

Temos um artigo explicando melhor sobre a segunda chamada do Prouni!

Cronograma de estudos

Critérios de desempate no Prouni

Pode acontecer de as notas de alguns candidatos serem exatamente iguais em um determinado curso. Para esses casos, o Programa Universidade Para Todos possui cinco critérios de desempate baseados na nota do Enem.

Os critérios de desempate do Prouni são:

  • maior nota na Redação;
  • maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências da Natureza (Biologia, Química, Física) e suas Tecnologias;
  • maior nota na prova de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e suas Tecnologias.

Lista de espera Prouni 2024: o que é?

Esta é a última oportunidade que o aluno terá para se candidatar no Prouni durante aquela determinada edição. Para participar da lista de espera, o interessado deve demonstrar interesse na vaga, selecionando esta opção.

O critério para participar é que o candidato não pode ter sido selecionado nas chamadas anteriores ou ter sido rejeitado por falta de turma.

Para ficar de olho nos resultados, você precisa acessar o site do Prouni ou ligar para o telefone 0800-616161 ou ainda falar diretamente com a universidade em que se inscreveu.

Como funciona a lista de espera do Prouni?

Após o período de inscrições do Prouni 2024, o sistema classifica os estudantes e realiza a primeira chamada com os candidatos classificados. Após a primeira chamada, o Programa Universidade Para Todos realiza uma segunda chamada com os candidatos restantes, como comentamos no tópico acima.

Ainda assim, pode acontecer de algumas vagas não serem preenchidas. Dessa forma, surge uma lista de espera com os candidatos classificados e que optaram por uma determinada instituição.

A lista de espera do Prouni é uma das últimas chances que o participante vai ter de conseguir uma bolsa de estudos naquela edição. Ela comporta todas as vagas não preenchidas e fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo.

Os candidatos que tiverem interesse em participar da lista devem se inscrever nela ao final da segunda chamada.

Bolsas remanescentes do Prouni

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas ao longo do processo regular do programa (primeira chamada, segunda chamada e lista de espera).

Para concorrer a uma bolsa Prouni remanescente, você precisa atender a uma das condições abaixo:

  • ser professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério na educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • ter participado da última edição do Enem e ter tirado, em uma mesma edição, média igual ou superior a 450 pontos e nota maior do que zero na redação;
  • não ter sido aprovado no processo seletivo regular do Prouni na edição anterior.

Faculdades que aceitam o Prouni

Durante o período de inscrição, o site oficial do Prouni divulga uma lista com a relação oficial das instituições participantes do programa. São instituições de todo o país.

A cada edição, milhares de universidades são homologadas pelo MEC, desde que os cursos sejam reconhecidos pelo órgão. Fique de olho na aba “faculdades participantes”.

Algumas faculdades que aceitam o Prouni são:

  • Centro Universitário UNIARAGUAIA;
  • Faculdade Cuiabá (FAUC);
  • Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO);
  • Universidade Católica de Brasília (UCB);
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade de Guarulhos (UNG);
  • Universidade Paulista (UNIP).

Veja uma lista completa neste link.

Calendário do Prouni 2024

O edital do Prouni 2024 já foi publicado e as inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Para facilitar a sua vida, após checar as datas do Prouni 2024 no calendário acima, vá direto aos tópicos abaixo e conquiste a sua bolsa de estudos.

Já decidiu qual curso você vai fazer na faculdade? Se ainda restam dúvidas, experimente o nosso teste de personalidade e vocacional, ele é gratuito e muito assertivo. Com ele, é possível descobrir qual área mais combina com sua PERSONALIDADE.

Como fazer a inscrição do Prouni?

As inscrições são feitas de forma gratuita através do site do programa. Para isso, tenha em mãos o seu número do CPF e o número da inscrição do Enem do ano anterior.

Para fazer a sua inscrição no Programa Universidade para Todos, siga estes passos:

  1. acesse o site do Prouni e clique em “Fazer inscrição”;
  2. insira o seu número de CPF, o número da inscrição e senha do Enem anterior;
  3. o sistema vai identificar automaticamente seus resultados no Enem e se você possui a nota necessária para participar do Prouni. Confira os dados e corrija se algo estiver errado;
  4. em seguida, você deverá preencher um questionário socioeconômico sobre a sua situação social e a da sua família;
  5. o próximo passo é escolher duas opções de curso, de acordo com a sua prioridade. Eles podem ser em instituições diferentes. Além disso, você deverá escolher se pretende concorrer pela política de cotas ou pela ampla concorrência;
  6. finalize o cadastro.

É importante lembrar que você pode alterar as suas opções de curso até o último dia de inscrição do Prouni 2024.

Caso você não tenha acesso à internet para realizar a inscrição, o programa assegura o acesso gratuito em todas as instituições participantes.

Vale lembrar que a inscrição do Prouni é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação. Nós temos um artigo mais detalhado explicando sobre cada uma das etapas.

Resultado do Prouni

Se inscreveu no Prouni e não sabe quando ele sai? Já que estamos falando tudo sobre o Prouni, essa informação não pode faltar.

Logo depois do fim do período de inscrições, o Prouni inicia o processo de resultados. Os candidatos são classificados de acordo com a pontuação da prova do Enem, ou seja, a nota mais alta recebe o primeiro lugar na lista de convocação.

O candidato irá concorrer apenas com as pessoas que selecionarem a mesma modalidade que ele selecionou, o mesmo curso e mesma faculdade.

Aqueles que foram selecionados para a primeira opção de curso, não poderão concorrer a segunda opção.

Segunda chamada

A segunda chamada também é uma lista de convocação, porém, com uma quantidade menor de alunos do que na primeira.

Caso o candidato seja selecionado, ele deve realizar a matrícula na faculdade em que foi selecionado dentro do período indicado pelo cronograma no edital. Se ainda sobrarem vagas no Prouni, é aberta uma lista de espera.

Como saber o resultado do Prouni 2024?

Apesar das datas de divulgação do resultado do Prouni serem diferentes a cada ano, o procedimento que o candidato deve realizar para verificar seu resultado é sempre o mesmo.

Já que o Prouni tem duas chamadas e a lista de espera, cada resultado terá seu prazo e local para ser consultado.

Os resultados da primeira Prouni 2024 será divulgado no dia 06 de fevereiro, já o da segunda chamada no dia 07 de fevereiro.

Quais são os documentos pedidos no Prouni?

Se você for aprovado, precisará comprovar todas as informações que forneceu na inscrição do Prouni. Ou seja, deverá entregar uma série de documentos para garantir sua bolsa de estudo na instituição onde foi selecionado.

Mas não se preocupe. Existem prazos que serão informados pela secretaria da instituição, bem como a relação de documentos.

Para você já ir se programando, fizemos uma lista dos documentos geralmente mais pedidos:

  • carteira de Identidade (RG);
  • carteira Nacional de Habilitação (no caso da falta do RG);
  • carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, com fé pública reconhecida por Decreto;
  • identidade Militar;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • passaporte emitido no Brasil;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência;
  • documentos que comprovem sua escolaridade;
  • documentos para professores e pessoas com deficiência;
  • portadores de necessidades especiais devem apresentar o laudo médico.

Também temos um artigo que explica com detalhes sobre esses documentos!

O que fazer depois de ter entregado os documentos para a faculdade?

Após a entrega de toda a documentação necessária, a única coisa a se fazer é esperar. A instituição de ensino irá verificar a veracidade das informações passadas pelo candidato e decidirá se ele foi aprovado ou não.

O resultado da aprovação ou reprovação será registrado no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni).

Nós também fizemos um artigo contando o que fazer quando receber o resultado da aprovação!

Bolsas de estudo em universidades sem Enem?

É possível estudar com bolsa sem ter feito o Enem, sem fazer provas, sem concorrência e ainda por cima começar a estudar imediatamente.

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele te dá descontos de até 65% nas mensalidades em excelentes faculdades do país. Clique no link e garanta já a sua.

O objetivo do Beduka é te conectar à faculdade e ficamos muito felizes de ter conseguido esse desconto para você.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.