ProUni

Nota de corte do Prouni

Nota de corte do ProuniNota de corte do Prouni

A nota de corte do Prouni é a nota do último candidato selecionado. Ainda não entendeu muito bem? Veja abaixo todas as explicações sobre ela e sane todas as dúvidas.

Se você está interessado em conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino privada pelo Programa Universidade Para Todos, então, provavelmente, está preocupado em relação às notas de corte do programa. 

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo para esclarecer as principais dúvidas em relação à nota de corte do Prouni. A partir dele você saberá como funciona essa nota e como ter acesso à ela. 

Está estudando para o Enem? Saiba mais sobre o Exame aqui e aproveite para se preparar com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa de inclusão educacional criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004. O programa tem como objetivo expandir o acesso ao ensino profissional e tecnológico. 

O Prouni concede bolsas integrais – ou seja, 100% de benefício – e parciais – 50% de benefício – em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. O processo de seleção usa a nota do Enem como critério de avaliação. 

Para poder participar do Prouni, o estudante deve deve ter feito a última edição do Enem, ter tido média igual ou superior a 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Além disso, é necessário atender à alguns pré-requisitos. 

Como funciona a nota de corte do Prouni?

Como funciona a nota de corte do Prouni

A nota de corte é a nota do último candidato selecionado. Isso quer dizer que, na hora do processo seletivo, as pessoas que tiveram uma nota maior do que a nota de corte tem chances de conseguirem a bolsa. Apesar de que isso não é uma garantia, já que a nota de corte é atualizada diariamente durante o processo de inscrição. 

É importante lembrar que também há uma nota mínima estipulada pelo programa, já que para participar do Prouni é necessário ter obtido média igual ou superior a 450 pontos. Além disso, outro pré-requisito é não ter zerado a redação. 

No entanto, não significa que quem obteve média de 450 pontos terá uma vaga garantida. Há cursos menos concorridos em que as notas ficam bem próximas disso, mas alguns cursos como Medicina, Direito, Engenharia – os mais concorridos – podem ter a nota de corte beirando os 800 pontos. 

Confira as notas de corte do Prouni dos anos anteriores em nosso buscador de faculdades. Além da nota de corte do Sisu e do Prouni, lá você consegue ver o valor da mensalidade das faculdades, os diferenciais e muito mais!

Como ver a nota de corte do Prouni?

Como ver a nota de corte do Prouni

A nota de corte do Prouni muda de acordo com o número de vagas, o número de candidatos inscritos e as especificidades das opções, como curso, cidade e turno. A nota de corte é atualizada diariamente.

Se a sua nota do Enem for maior do que a nota de corte parcial, você tem grandes chances de conseguir uma vaga. Mas fique atento! É possível que, ao longo do prazo de inscrição, o sistema receba mais candidaturas e consequentemente a nota de corte aumente do primeiro para o último dia.

Isso acontece, pois se muitas pessoas com uma nota muito alta se candidatarem àquela mesma vaga, o último candidato aprovado vai fazer a nota de corte subir.

Lembre-se que é possível cancelar a inscrição em um curso e mudar para outro durante o período de inscrições e, portanto, o ideal é você acessar o sistema todos os dias para ver se sua nota ainda é maior que a nota de corte.

Gostou de saber sobre a nota de corte do Prouni? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Beatriz Gonçalves
Beatriz Gonçalves
Bia é a estudante de jornalismo que não se imagina em nenhuma outra profissão. Adora ler diversos tipos de livros, principalmente trilogias, e ver filmes e séries. Faz parte do time de Marketing do Beduka como redatora.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador