Prouni 2024

Entenda tudo sobre a Nota de Corte do Prouni! Saiba o que é e como ver

Nota de corte do ProuniNota de corte do Prouni
Instagram Beduka

Se você está interessado em conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino privada, uma das suas opções é o Programa Universidade Para Todos! Provavelmente, deve estar preocupado em saber como usá-lo e olhar as notas de corte, não é?

A nota de corte do Prouni é a nota do último candidato parcialmente selecionado. Ou seja, enquanto o programa estiver com as inscrições aberta, a norte de corte é a nota do último colocado nas vagas.

Ainda não entendeu muito bem? Veja abaixo todas as explicações sobre ela e como ela pode ser útil!

Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo completo para esclarecer as principais dúvidas em relação à nota de corte do Prouni. Clique em um dos tópicos abaixo para ir direto ao seu conteúdo:

Você já tem certeza do curso que deseja fazer? Faça o Teste Vocacional do Beduka, nosso Raio-X que mostra todas as profissões que combinam com sua personalidade.

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004. Ele serve para promover a inclusão social e democratizar o acesso ao ensino superior profissional e tecnológico.

O Prouni concede bolsas integrais (100% de benefício) e parciais (50% de benefício) em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. O processo de seleção usa a nota do Enem e a renda do candidato como critério de avaliação.

Para poder participar do Prouni, o estudante deve deve ter feito a última edição do Enem, ter tido média igual ou superior a 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Além disso, é necessário atender a alguns pré-requisitos. 

Veja quais são eles no nosso artigo com TUDO sobre o Prouni

Mas vale lembrar que a nota mínima de 450 pontos não é a nota de corte. O Beduka te explica abaixo o que é e como funciona a nota de corte do Prouni.

Como funciona a nota de corte do Prouni?

A nota de corte é a nota do último candidato selecionado. Isso quer dizer que, na hora do processo seletivo, as pessoas que tiveram uma nota maior do que a nota de corte tem chances de conseguirem a bolsa.

Ainda assim, isso não é uma garantia. Acontece que a nota de corte é atualizada diariamente durante o processo de inscrição. Então ela pode aumentar de um dia para o outro. Por isso, somente a nota de corte final, ao fim daquela edição, é que nos mostrará algo concreto.

É importante lembrar que ela é diferente da nota mínima estipulada pelo programa. Para se cadastrar no Prouni é necessário ter obtido média igual ou superior a 450 pontos. Mas a nota de corte serve para a opção de curso que você selecionou naquela instituição.

Portanto, não significa que quem obteve média de 450 pontos terá uma vaga garantida.

Cronograma de estudos

Há cursos menos concorridos em que as notas ficam bem próximas disso. Porém, alguns cursos como Medicina, Direito, Engenharia (os mais concorridos) podem ter a nota de corte beirando os 800 pontos.

Como ver a nota de corte do Prouni?

Para ver a nota de corte do Prouni, você precisa acessar a sua página no site oficial e selecionar sua opção de curso. Logo depois, mostrará um escrito “nota de corte da modalidade” e você saberá qual é.

É bom que você volte lá e veja como está todo dia, para acompanhar a atualização do valor da nota de corte. Lembre-se que é possível cancelar a inscrição em um curso e mudar para outro durante o período de inscrições.

Então, se de um dia para o outro você perceber que está ficando abaixo dela, troque a instituição ou o turno para ver onde tem chance!

Confira abaixo todas as datas importantes do Prouni 2024:

Cronograma do Prouni 2024

O Inep já divulgou todas as datas referentes ao Prouni 2024, confira:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 1 de fevereiro
  • Resultado referente a primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 07 de março
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março
  • Envio de documentos da lista de espera: 19 a 27 de março

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. A seguir temos uma oportunidade incrível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar na faculdade sem fazer o Enem? Sim! E o melhor, você pode realizar seu sonho e ainda economizar dinheiro.

Conheça o Beduka Bolsas, o programa do Beduka onde você pode encontrar bolsas de estudo com até 65% da mensalidade!

Faça a faculdade dos seus sonhos, escolhendo entre mais de 90 opções de cursos em nossas universidades parceiras. Temos Direito, Enfermagem, Psicologia e muito mais!

Adquira já sua bolsa de estudos no Beduka Bolsas

Siga nosso Instagram e Pinterest para receber conteúdos e resumos de matérias que caem no Enem e outros vestibulares diariamente e dê um up nos seus estudos!

Obrigada por ler até aqui o artigo do Beduka sobre a nota de corte do Prouni.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.