Geografia

Divisão Regional do Brasil

Divisão Regional do BrasilDivisão Regional do Brasil

O Brasil foi dividido de várias formas ao longo de toda a sua história. Atualmente, o Brasil é dividido em cinco regiões que englobam os estados: Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste e Região Sul.

Aprender sobre a Divisão Regional no Brasil é essencial para quem deseja fazer uma prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor esse tema para que você se prepare para a prova.

Confira também o artigo completo sobre Problemas Ambientais no Brasil.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Divisão regional do Brasil;
  • Processo de regionalização do Brasil;
  • Divisão regional do Brasil atual.

Divisão Regional do Brasil

A divisão regional do Brasil é o conjunto de estados e municípios em regiões e tem como objetivo ampliar o conhecimento regional do país e definir uma base territorial para levantamento de dados estatísticos. 

O principal objetivo da divisão regional do Brasil é aumentar a compreensão e perspectiva da organização do território do país, e também auxiliar na implantação e gestão de políticas públicas.

A divisão regional do Brasil é responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No século XX, foram elaboradas diversas divisões regionais que abrangeram os conceitos de:

  • Zonas fisiográficas;
  • Microrregiões e mesorregiões homogêneas;
  • Mesorregiões e microrregiões geográficas.

As divisões regionais se estabeleceram em diversas escalas ao longo do tempo, como veremos mais à frente no processo de regionalização do Brasil. Mas, atualmente, o Brasil é dividido em cinco regiões, que abrangem diversos estados. São elas:

cinco regiões do brasil
  1. Região Norte;
  2. Região Nordeste;
  3. Região Centro-Oeste;
  4. Região Sudeste;
  5. Região Sul.

Aproveite e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre divisão regional do Brasil!

A divisão regional está sujeita a mudanças ao longo do tempo, devido às alterações nos conceitos geográficos, por exemplo. Por esse motivo, o IBGE realizou (e ainda realiza) revisões periódicas em seus modelos de divisão regional

Isso levou ao que chamamos de processo de regionalização do Brasil. Ao longo de sua história, esse processo passou por diversos modelos de divisão regional, até chegar na divisão que conhecemos atualmente.

Processo de Regionalização do Brasil

A primeira divisão regional do Brasil foi realizada através do Tratado de Tordesilhas, em 1494. Nessa divisão, a parte leste do país ficou sob domínio de Portugal, enquanto a parte oeste ficou sob domínio da Espanha.

Em 1534, no período colonial do Brasil, a divisão regional consistia na fragmentação em capitanias, que consistia em quinze partes de terra. Essa divisão ocorreu para que a Coroa Portuguesa conseguisse administrar melhor a colônia. Cada capitania tinha um membro da corte no governo, que deveria promover o desenvolvimento da capitania e respondia diretamente ao rei.

divisao regional em capitanias

A partir da independência do Brasil, nenhum modelo de divisão regional foi estabelecido ao certo. No entanto, em 1913 o país iniciou o processo de regionalização até chegar no modelo atual.

Divisão Regional do Brasil em 1913

divisao do brasil 1913

A primeira proposta surgiu em 1913 para que a Geografia pudesse utilizá-la no ensino. Os critérios adotados para esse modelo de divisão regional foram somente físicos, como clima, vegetação e relevo. O Brasil era dividido em cinco regiões: 

  • Setentrional;
  • Norte Oriental;
  • Oriental;
  • Meridional.

Divisão Regional do Brasil em 1940

O IBGE propôs um novo modelo de divisão em 1940, que considerava os aspectos socioeconômicos além dos físicos. Nessa proposta, o Brasil tinha cinco regiões:

  • Norte: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre;
  • Centro: Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso;
  • Leste: Bahia, Sergipe e Espírito Santo;
  • Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas;
  • Sul: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Divisão Regional do Brasil em 1945

divisao do brasil em 1940

Em 1945, houve um novo modelo de divisão adotado, onde o Brasil possuía sete regiões:

  • Norte;
  • Nordeste Oriental;
  • Nordeste Ocidental;
  • Centro-Oeste;
  • Leste;
  • Setentrional;
  • Leste Meridional;
  • Sul.

Nesse modelo, na porção norte do Amazonas o território de Rio Branco (atual estado de Roraima) foi criado. O estado do Amapá foi criado ao norte do Pará. Os estados de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina foram divididos em diversos territórios, dando origem a outros.

Divisão Regional do Brasil em 1950

Em 1950, os territórios criados foram extintos e os estados do Maranhão e do Piauí começaram a fazer parte da região Nordeste. Nesse modelo, os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro constituíam a região Leste. 

Em 1960, a capital Brasília foi fundada e o Distrito Federal foi transferido para a região Centro-Oeste. Já em 1962, o Acre se tornou um estado independente e o território de Rio Branco se tornou o atual estado de Roraima.

Divisão Regional do Brasil em 1970

O modelo de divisão atual do Brasil surgiu em 1970. Nessa proposta, a região Sudeste, com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo surgiu. Os estados da Bahia e do Sergipe foram integrados à região Nordeste e os estados de Goiás e Mato Grosso (que seria dividido alguns anos depois) formaram a região Centro-Oeste.

Divisão Regional do Brasil em 1990

Divisão Regional do Brasil

Em 1988, devido às mudanças da nova Constituição, a atual divisão regional do Brasil foi definida e permanece até os dias de hoje. O estado do Tocantins foi criado a partir de uma divisão no estado de Goiás e foi incorporado à região Norte. Os estados do Amapá e Rondônia tornaram-se estados independentes e a região de Fernando de Noronha foi integrada a Pernambuco.

Além de aprender sobre a Divisão Regional do Brasil você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador