Geografia

Quais são os Problemas Ambientais no Brasil? Lista com os 6 principais!

Problemas Ambientais no BrasilProblemas Ambientais no Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os principais problemas ambientais no Brasil são: queimadas, poluição da água, ar e do solo, desmatamento, depósito e de lixo em locais inadequados, desperdício de alimentos e recursos naturais, assoreamento de rios e aquecimento global. Há outros no mundo, mas estes são os principais no nosso país.

Neste artigo sobre os problemas ambientais, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:

Treinando para as provas? Conheça O melhor Simulado do Brasil! Ele pode ser personalizado com as matérias que você mais precisa!

Aprender sobre os Problemas Ambientais no Brasil é essencial para quem deseja fazer uma prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor esse tema para que você se prepare para todos os vestibulares.

Quais são os principais Problemas Ambientais no Brasil?

O Brasil enfrenta inúmeras ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais.

Os principais problemas ambientais no Brasil são:

  • Queimadas
  • Desmatamentos
  • Assoreamentos de rios
  • Poluição da água
  • Poluição do solo
  • Poluição atmosférica

Agora vamos explicar de forma mais detalhada sobre cada uma das questões ambientais citadas.

1. Queimadas

As queimadas podem ser determinadas como o processo de queima da vegetação e podem acontecer ou não através da ação do ser humano.

Essa técnica é bastante empregada na agropecuária com o objetivo de renovar pastagens, limpar uma área e até facilitar a colheita de alguns alimentos, como a cana-de-açúcar.

As queimadas são altamente prejudiciais para o meio ambiente, porque liberam vários gases na atmosfera, entre eles o gás carbônico, que está associado à intensificação do efeito estufa.

Saiba mais sobre o que é o efeito estufa.

2. Desmatamentos

desmatamentos são mais comuns como problemas ambientais no Brasil

O desmatamento consiste na retirada total ou parcial da vegetação de uma área, normalmente para exploração de madeira, ampliação da área de plantações, criação de gado, construção de estradas e ampliação de cidades.

O desmatamento pode ser utilizado para o desenvolvimento da cidade e para que se construam as casas e as ruas, afinal, onde hoje cada um de nós moramos, já foi uma floresta.

O problema ambiental consiste em desmatar e não replantar ou desmatar reservas fundamentais ao ecossistema.

Esse processo pode ser prejudicial ao meio ambiente, afetando a vida do ser humano e de outros seres vivos, atualmente e a longo prazo.

Entre as principais consequências do desmatamento estão as alterações climáticas, aumento das erosões, redução da fertilidade do solo, destruição de habitats e perda de biodiversidade.

O desmatamento afeta o ser humano, as cidades, a qualidade de vida. Por esse motivo é importante preservar algumas áreas, principalmente as que protegem os leitos dos rios.

Participe da nossa trilha de autoconhecimento, sobre personalidade e profissão.

3. Assoreamento de rios

O assoreamento dos cursos de rios consiste no acúmulo de sedimentos em ambientes aquáticos, causando a obstrução do curso da água.

Suas principais causas são: o desmatamento, a erosão das encostas e a degradação da mata ciliar (vegetação nas margens dos corpos d’água).

Como consequências desse processo, ocorre a redução da velocidade da correnteza e da profundidade desses locais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Junto a isso, a água se torna mais densa, dificultando a passagem de luz e, por causa disso, a realização de fotossíntese, fomentando um desequilíbrio no ecossistema.

4. Poluição da Água – um dos principais problemas ambientais no Brasil

A poluição causa mudanças na composição química, física ou biológica da água, colocando em risco os seres humanos e outros seres vivos. A poluição também pode afetar atividades econômicas, como a agricultura e o turismo.

A contaminação das águas pode ocorrer de forma natural, como as tempestades de areia, ou pode ocorrer em decorrência da ação humana.

A poluição pode ocorrer de inúmeras formas: como o derramamento de resíduos de atividades industriais e domésticas, jogando lixo e permitindo que produtos como os defensivos agrícolas entrem em contato com esse ambiente.

A poluição da água pode chegar a níveis tão intensos que pode desencadear a morte de várias espécies, como peixes.

No ser humano, podem ser gerados problemas como intoxicações por metais pesados, que podem levar à morte, e doenças causadas por bactérias, vírus, protozoários e vermes.

5. Poluição do Solo

poluição do solo representada por lixão a céu aberto é um dos principais problemas ambientais do Brasil

A poluição do solo consiste em alterações físicas, químicas ou biológicas nessa superfície, podendo afetar tanto seres humanos como outras espécies.

Esse problema ambiental pode ocorrer por conta das atividades industriais, mineração, agricultura, descarte inadequado do esgoto doméstico, chorume proveniente de lixos, atividades agropecuárias, entre outras causas.

Veja também os problemas ambientais causados pelo lixo.

A contaminação do solo pode causar várias complicações, como redução da produtividade do solo, contaminação de alimentos e problemas de saúde pública decorrentes de agentes causadores de doenças.

6. Poluição Atmosférica: outro forte problema ambiental brasileiro

A poluição atmosférica provoca inúmeras mudanças nas características do ar, ocasionando vários danos à saúde e ao bem-estar da população e de outros seres vivos. Pode ocorrer devido às atividades humanas ou de maneiras naturais.

A poluição natural pode ocorrer através de atividades vulcânicas. Em relação às ações humanas, as queimadas, as atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis são os principais causadores de poluição atmosférica.

A contaminação atmosférica ocasiona danos gravíssimos à saúde humana, principalmente ao sistema respiratório. Os poluentes do ar podem causar a irritação das mucosas do trato respiratório, o aumento dos casos de asma e, até mesmo, a elevação do número de casos de câncer de pulmão.

Soluções para os Problemas Ambientais no Brasil

Os problemas ambientais no Brasil são muitos e, por esse motivo, devem ser solucionados para que ocorra a melhoria da qualidade de vida do ser humano que vive o presente e das futuras gerações.

Como resolver os problemas ambientais no Brasil? É preciso:

  • Reflorestar;
  • Preservar a vegetação nativa;
  • Realizar queimadas controladas;
  • Proteger as nascentes;
  • Aumentar a utilização de energias renováveis;
  • Reduzir o uso de combustíveis fósseis;
  • Manter veículos regulados e, sempre que possível, preferir o transporte público, biciletas, patins ou andar a pé;
  • Economizar energia elétrica;
  • Reduzir o desperdício de água;
  • Separar o lixo;
  • Reutilizar, reaproveitar e reciclar o que for possível;
  • Evitar produtos descartáveis;
  • Não jogar lixo no chão;
  • Reduzir o consumo;
  • Denunciar empresas que agridem o meio ambiente;
  • Cobrar a criação de políticas públicas ambientais eficientes.

Se gostou do nosso artigo sobre os Problemas Ambientais no Brasil, confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

14 Comentários