Geografia

Problemas Ambientais no Brasil! Veja os principais

Problemas Ambientais no BrasilProblemas Ambientais no Brasil

Os principais problemas ambientais no Brasil são: a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.

Participe da nossa trilha de autoconhecimento, sobre personalidade e profissão.

Aprender sobre os Problemas Ambientais no Brasil é essencial para quem deseja fazer uma prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor esse tema para que você se prepare para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

Confira nossos exercícios exercícios sobre Problemas Ambientais!

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • Quais são os problemas ambientais no Brasil;
  • Principais consequências dos problemas;
  • Solução para os problemas ambientais no Brasil.

Principais Problemas Ambientais no Brasil

O Brasil enfrenta inúmeras ameaças ao meio ambiente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e os principais problemas ambientais no Brasil são:

1. Queimadas

queimadas em florestas

As queimadas podem ser determinadas como o processo de queima da vegetação e podem acontecer ou não através da ação do ser humano. Essa técnica é bastante empregada na agropecuária com o objetivo de renovar pastagens, limpar uma área e até facilitar a colheita de alguns alimentos, como a cana-de-açúcar.

As queimadas são altamente prejudiciais para o meio ambiente, porque liberam vários gases na atmosfera, entre eles o gás carbônico, que está associado à intensificação do efeito estufa.

Saiba mais sobre o que é o efeito estufa.

2. Desmatamentos

desmatamentos ~soa mais comuns como problemas ambientasi no Brasil

O desmatamento consiste na retirada total ou parcial da vegetação de uma área, normalmente para exploração de madeira, ampliação da área de plantações, criação de gado, construção de estradas e ampliação de cidades.

O desmatamento pode ser utilizado para o desenvolvimento da cidade e para se construam as casas e as ruas, afinal, onde hoje cada um de nós mora, já foi uma floresta. O problema ambiental consiste em desmatar e não replantar ou desmatar reservas fundamentais ao ecossistema.

Faça os exercícios sobre química ambiental para testar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Esse processo é pode ser prejudicial ao meio ambiente, afetando a vida do ser humano e de outros seres vivos, atualmente e a longo prazo. Entre as principais consequências do desmatamento estão as alterações climáticas, aumento das erosões, redução da fertilidade do solo, destruição de habitats e perda de biodiversidade.

O desmatamento afeta o ser humano, as cidades, a qualidade de vida. Por esse motivo é importante preservar algumas áreas, principalmente as que protegem os leitos dos rios.

3. Assoreamento

assoreamento de rio como problema ambiental no Brasil

O assoreamento dos cursos de rios consiste no acúmulo de sedimentos em ambientes aquáticos, causando a obstrução do curso da água. Suas principais causas são: o desmatamento, a erosão das encostas e a degradação da mata ciliar (vegetação nas margens dos corpos d’água).

Como consequências desse processo, ocorre a redução da velocidade da correnteza e da profundidade desses locais. Junto a isso, a água se torna mais densa, dificultando a passagem de luz e, por causa disso, a realização de fotossíntese, fomentando um desequilíbrio no ecossistema.

4. Poluição da Água – um dos principais problemas ambientais no Brasil

poluiçao da água com diversas embalagens de vidro, plástico, isopor e outros no mar

A poluição causa mudanças na composição química, física ou biológica da água, colocando em risco os seres humanos e outros seres vivos. A poluição também pode afetar atividades econômicas, como a agricultura e o turismo.

A contaminação das águas pode ocorrer de forma natural, como as tempestades de areia, ou pode ocorrer em decorrência da ação humana. A poluição pode ocorrer de inúmeras formas: como o derramamento de resíduos de atividades industriais e domésticas, jogando lixo e permitindo que produtos como os defensivos agrícolas entrem em contato com esse ambiente.

A poluição da água pode chegar a níveis tão intensos que pode desencadear a morte de várias espécies, como peixes. No ser humano, podem ser gerados problemas como intoxicações por metais pesados, que podem levar à morte, e doenças causadas por bactérias, vírus, protozoários e vermes.

5. Poluição do Solo

poluição do solo representada por lixão a céu aberto é um dos principais problemas ambientais do Brasil

A poluição do solo consiste em alterações físicas, químicas ou biológicas nessa superfície, podendo afetar tanto seres humanos como outras espécies. Esse problema ambiental pode ocorrer por conta das atividades industriais, mineração, agricultura, descarte inadequado do esgoto doméstico, chorume proveniente de lixos, atividades agropecuárias, entre outras causas.

Veja também os problemas ambientais causados pelo lixo.

A contaminação do solo pode causar várias complicações, como redução da produtividade do solo, contaminação de alimentos e problemas de saúde pública decorrentes de agentes causadores de doenças.

6. Poluição Atmosférica: outro forte problema ambiental brasileiro

problema ambiental no brasil da poluiçao do ar retratada por chaminés industriais lançando gases na atmosfera

A poluição atmosférica provoca inúmeras mudanças nas características do ar, ocasionando vários danos à saúde e ao bem-estar da população e de outros seres vivos. Pode ocorrer devido às atividades humanas ou de maneiras naturais.

A poluição natural pode ocorrer através de atividades vulcânicas. Em relação às ações humanas, as queimadas, as atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis são os principais causadores de poluição atmosférica.

A contaminação atmosférica ocasiona danos gravíssimos à saúde humana, principalmente ao sistema respiratório. Os poluentes do ar podem causar a irritação das mucosas do trato respiratório, o aumento dos casos de asma e, até mesmo, a elevação do número de casos de câncer de pulmão.

Soluções para os Problemas Ambientais no Brasil

Os problemas ambientais no Brasil são muitos e, por esse motivo, devem ser solucionados para que ocorra a melhoria da qualidade de vida do ser humano que vive o presente e das futuras gerações.

Algumas medidas simples que podem ajudar a resolver os problemas ambientais em nosso país são:

  • Reflorestar;
  • Preservar a vegetação nativa;
  • Realizar queimadas controladas;
  • Proteger as nascentes;
  • Aumentar a utilização de energias renováveis;
  • Reduzir o uso de combustíveis fósseis;
  • Manter veículos regulados e, sempre que possível, preferir o transporte público, biciletas, patins ou andar a pé;
  • Economizar energia elétrica;
  • Reduzir o desperdício de água;
  • Separar o lixo;
  • Reutilizar, reaproveitar e reciclar o que for possível;
  • Evitar produtos descartáveis;
  • Não jogar lixo no chão;
  • Reduzir o consumo;
  • Denunciar empresas que agridem o meio ambiente;
  • Cobrar a criação de políticas públicas ambientais eficientes.

Além de aprender os Problemas Ambientais no Brasil, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender os Problemas Ambientais no Brasil? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador