Química

Saiba qual é a definição de Efeito Estufa e MUITO MAIS

Definição de Efeito EstufaDefinição de Efeito Estufa

O Efeito Estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para sobrevivência dos seres vivos. Aprenda mais sobre esse tema tão importante nesse artigo!

O caderno de Ciências da Natureza e suas tecnologias sempre apresenta questões relacionadas ao Meio Ambiente. Por esse motivo é extremamente importante saber qual a definição de Efeito Estufa na hora da prova.

Um dos nossos objetivos é apresentar informações sobre os mais diversos assuntos para que você chegue bem preparado ao dia da prova no processo seletivo escolhido. Nesse artigo abordaremos a definição de efeito estufa, suas causas, consequências, etc.

O Beduka também já preparou conteúdos de outras matérias que são muito importantes para o ENEM e outros vestibulares. Saiba quais palavras enriquecem uma dissertação, aprenda o que é movimento uniforme e descubra o que é estrutura atômica.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

Definição de Efeito Estufa

O Efeito Estufa é um fenômeno natural que ocorre devido à concentração de gases na atmosfera. Essa concentração de gases acaba formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.

Esse processo é responsável por manter a temperatura da Terra adequada, garantindo o calor necessário. Sem ele nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

Apesar de ser essencial, devido à algumas ações irresponsáveis dos seres humanos, o Efeito Estufa está sendo cada vez mais intensificado. Isso acaba prejudicando a vida na Terra, gerando o aquecimento global.

Como ocorre o Efeito Estufa?

Quando os raios solares atingem a superfície da Terra, devido a camada de gases de Efeito Estufa, cerca de 50% deles ficam retidos na atmosfera. A outra parte, atinge a superfície da Terra fazendo com que ela se aqueça e irradie calor.

Os gases de Efeito Estufa podem ser comparados a isolantes, pois absorvem parte da energia irradiada pela Terra. E é importante levar em consideração que a  liberação dos gases de Efeito Estufa aumentaram, e muito, nas últimas décadas devido à algumas atividades humanas.

Esse acúmulo de gases faz com que mais quantidade de calor esteja sendo retida na atmosfera. Isso resulta no aumento da temperatura, consequentemente gerando o aquecimento global.

Um exemplo didático para ajudar na compreensão é compararmos o Efeito Estufa à um carro com os vidros fechados que recebe, de forma direta, luz solar. Os vidros do carro permitem que o calor entre, porém impede a saída do calor, aumentando a temperatura em seu interior.

Gases do Efeito Estufa

Os gases do Efeito Estufa são aqueles que dificultam ou impedem a dispersão para o espaço da radiação solar que é refletida pela Terra. Grande parte destes gases é produzida pelos seres humanos em diversas atividades, principalmente pela queima de combustíveis fósseis, atividades industriais e queimadas de florestas.

Os principais gases de Efeito Estufa são:

  • Dióxido de Carbono (CO2): É um gás expelido pela queima de combustíveis utilizados em veículos automotores à base de petróleo e gás, da queima de carvão mineral nas indústrias, e da queima das florestas.
  • Monóxido de Carbono (CO): É um gás incolor, inflamável, inodoro, tóxico, produzido pela queima em condições de pouco oxigênio e pela alta temperatura do carvão ou outros materiais ricos em carbono, como os derivados do petróleo
  • Clorofluorcarbonetos (CFC): É um composto formado por carbono, cloro e flúor, proveniente dos aerossóis e do sistema de refrigeração.
  • Óxido de Nitrogênio (NxOx): É um conjunto de compostos formados pela combinação de oxigênio com o nitrogênio. É usado em motores de combustão interna, fornos, estufas, caldeiras, incineradores, pela indústria química e pela indústria de explosivos.
  • Dióxido de Enxofre (SO2): É um gás denso, incolor, não inflamável, altamente tóxico, formado por oxigênio e enxofre. É usado na indústria, principalmente na produção de ácido sulfúrico e também é expelido pelos vulcões.
  • Metano (CH4): É um gás incolor, inodoro e se inalado é tóxico. É expelido pelo gado, ou seja, na digestão dos animais herbívoros, decomposição de lixo orgânico, extração de combustíveis, entre outros.

Causas do Efeito Estufa

Como já falado, o Efeito Estufa é um fenômeno natural, mas que por estar sendo intensificado pelo homem acaba se tornando prejudicial ao nosso planeta.

Algumas coisas que fazem com que o Efeito Estufa se intensifiquem são:

  • Queima de combustíveis fósseis;
  • Queimadas nas florestas;
  • Criação de gado e pastagens.

Efeito Estufa e Aquecimento Global

Como citamos anteriormente, a consequência da intensificação do efeito estufa na atmosfera é o aquecimento global.

Segundo pesquisas científicas, a temperatura média da Terra, nos últimos cem anos, sofreu uma elevação de cerca 0,5ºC. Se a atual taxa de poluição atmosférica seguir na mesma proporção, estima-se que entre os anos de 2025 e 2050, a temperatura apresentará um aumento de 2,5 a 5ºC.

O aquecimento da Terra resulta as seguintes consequências:

  • Derretimento das calotas polares, que fazem com que o nível dos mares aumente. Isso também é agravado pela dilatação térmica da massa de água oceânica. Isso causará a perda de vários ecossistemas costeiros;
  • Alterações climáticas, ou seja, enquanto em algumas regiões há chuvas muito fortes, em outras ocorrem grandes ondas de calor;
  • Aumento de doenças tropicais e proliferação de insetos nocivos transmissores de doenças;
  • Modificações em vegetações de determinados lugares;
  • Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furações;
  • Desertificação de áreas naturais;
  • As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas.

Como evitar o Efeito Estufa?

Para alertar sobre a situação do efeito estufa e do aquecimento global, diversos países, entre eles o Brasil, assinaram o Protocolo de Kyoto, em 1997.

Antes disso, foi assinado em 1987 o Protocolo de Montreal. O intuito principal é a redução da emissão de produtos que causam danos à camada de ozônio.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, entre os anos de 2010 e 2050, a emissão de gases de efeito estufa deve ser reduzida de 40% a 70%. Para isso, os países devem estabelecer metas de redução da emissão desses gases.

Gostou de aprender qual a definição de Efeito Estufa? Comente e compartilhe. Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

Teste os seus conhecimentos sobre o assunto com os nossos exercícios sobre efeito estufa.

O Beduka te ajuda a passar no vestibular

Além de explicar a definição de Efeito Estufa, já falamos aqui sobre outros assuntos que caem nos vestibulares. Aprenda o que é cinética química, descubra um pouco mais sobre o manguezal e faça algumas questões sobre ecologia.

O Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que surgiu em 2017. Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Se você estiver se preparando para o ENEM, pode ainda testar os seus conhecimentos respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Agora que você aprendeu a definição de Efeito Estufa, você também pode acessar outros conteúdos que o Beduka preparou para você e que vão te ajudar a se preparar para o vestibular. Veja quais são os principais rios brasileiros, aprenda a fazer um mapa mental e veja dicas de como se concentrar para estudar.

Você também pode se preparar com o plano de estudos do Beduka. O plano de estudos gratuito mais completo da internet.

Você acabou de conferir uma breve explicação sobre a definição de Efeito Estufa. Aproveite para conferir algumas dicas para tirar uma boa nota na redação do ENEM:

Gostou do nosso texto sobre a definição de Efeito Estufa? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador