Dicas

Aprenda como fazer um mapa mental – Saiba como resumir seu material de estudo

como fazer um mapa mentalComo fazer um Mapa Mental?

Um mapa mental é uma forma criativa de organizar as matérias e anotações e uma ótima forma de desenvolver temas através da organização visual. Veja nesse artigo como fazer um!

Você já se pegou imerso em uma quantidade absurda de livros e anotações enquanto estuda para alguma prova importante e simplesmente não sabe como organizar todo esse conteúdo de uma forma resumida e que faça sentido? Se os tópicos que está estudando são um emaranhado de saberes soltos e sem nenhum nexo, é hora de aprender como fazer um mapa mental para organizar esse material.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo.

O nome ligado à criação e sistematização dos mapas mentais é o do escritor Tony Buzan. Este estudioso da área da educação que aborda em seus trabalhos, principalmente, os temas relacionados ao modo como nosso cérebro funciona em relação a questões de memória e processamento de informação, por exemplo.

O conceito por trás da confecção desse mapa é que você consiga capturar e desenvolver os temas por meio de uma organização visual dos conteúdos estudados. Além de esclarecer qual o fio condutor que liga cada tópico, tornando o tempo de estudo realmente efetivo. Aprenda como fazer um mapa mental e verá como será mais fácil revisar e até memorizar suas anotações, garantindo que o conteúdo seja aprendido.

Continue lendo, mais abaixo você vai aprender como fazer um mapa mental. Alguns materiais serão necessários. Vamos lá?

Veja aqui algumas dicas de como se organizar para estudar e também como melhorar a sua interpretação de texto.

Quais materiais usar para fazer um mapa mental?

As opções para fazer o seu mapa mental são bastante variadas e podem ser adaptadas ao seu perfil como estudante: os mais tradicionais irão preferir a versão em papel, mas o método pode ser igualmente eficiente em aplicativos para celular e/ou computador.

O mapa mental é tão versátil que sua eficiência é garantida, independente do material escolhido pelo aluno para confeccioná-lo.

Seja lá qual for a sua escolha na busca de como fazer um mapa mental, procure uma opção que permita:

  • Alterar as cores, tamanho e espessura das linhas e fontes – Se você for fazer seu mapa à mão, tenha canetas de cores diferentes. Caso vá usar um aplicativo, utilize as cores disponíveis. Esse é um requisito importante porque colorir os mapas auxilia no processo de captura e memorização das informações
  • Incluir imagens – Na versão em papel você precisará reservar espaço e também ter uma cola para adicionar imagens, o que pode ser mais simples para quem for fazer o mapa usando um aplicativo, já que estes permitem ampliar e reduzir a visualização dos temas em que estiver trabalhando
  • Resumir o tópico ao máximo sem excluir partes importantes – O que significa que você precisará de espaço para abordar temas que sejam mais extensos

Ainda com relação aos materiais, tenha em mente que o processo de fazer um mapa mental pode sim estimular a criatividade e ser uma atividade prazerosa para aqueles que gostam de trabalhar com itens de papelaria. No entanto, o objetivo de usar os mapas mentais para estudar é, principalmente, refinar suas técnicas de estudo e aprendizagem. Não se distraia com o processo e foque no objetivo.

Agora que já sabe disso, separe os materiais que escolheu e o que aprendeu sobre como fazer um mapa mental e vá para o seu lugar de estudo costumeiro. O ideal é que seja um ambiente reservado e silencioso, para que você consiga estudar com tranquilidade e livre de incômodos. Além disso, é importante que tenha uma mesa para apoiar os seus materiais na hora de escrever.

Tendo preparado todas essas coisas, é hora de começar a confeccionar o seu primeiro mapa mental.

Como fazer um mapa mental em 5 passos?

  • Decida qual será o tema central do seu mapa mental – A partir dessa decisão, você poderá escolher quais outros temas, palavras-chave e imagens poderão ser associados ao tema principal e incluídos na representação. Em geral, essa parte vem destacada no centro do mapa, em destaque, com bastante espaço ao redor para adicionar o que vem a seguir
  • Escolha o tipo de mapa mental que você julga ser mais interessante para o tema central – Existem vários tipos e cada um tem suas especificidades. É interessante que você pesquise qual deles é o mais adequado para o tópico que está estudando. Se estiver lendo sobre as consequências históricas de um episódio relevante, talvez uma mapa de estrutura hierárquica como o organograma seja o melhor. Abaixo colocamos um outro modelo sobre genética
  • Comece a fazer as primeiras ramificações entre o tema central e os secundários associados a ele
  • Acrescente as palavras e imagens-chave relacionadas a cada um dos temas – Uma vez que o objetivo de ter essas imagens e palavras no mapa é recuperar o conteúdo associado a elas, tenha a certeza de que fez a escolha com base na capacidade de fazer você lembrar desse conteúdo
  • Edite o mapa mental sempre que for necessário – À medida em que você for aprendendo novas informações a respeito dos temas que está estudando, vá adicionando esse novo material ao mapa mental para que ele fique cada vez mais completo

Aqui um exemplo de mapa mental para você usar como referência

Agora você já aprendeu como fazer um mapa mental, escolha os temas que precisa estudar e coloque as mãos na massa. Aqui temos algumas dicas sobre o que estudar para o ENEM.

Por fim, é interessante que você lembre de fazer os seus mapas mentais com base em um material confiável, isto é, bem fundamentado. Assim, você não correrá o risco de estudar por meio de uma referência que apresenta o conteúdo pela metade ou de maneira parcial.

Alimente seus mapas mentais com conteúdo de qualidade, para que a informação que já está bem resumida seja um benefício para os seus estudos e não algo prejudicial.

Veja aqui aplicações das leis de Newton no cotidiano e também as principais características do iluminismo.

Tenha, por exemplo, um local em que as informações completas estejam reunidas para sua consulta. Se você for assistir aulas anotando apenas conceitos-chave sem muita profundidade e referências, pode acabar perdendo algo importante e precisará de uma fonte segura para recuperar o conteúdo depois.

Como foi dito antes, se esforce para que o objetivo que você deseja com o mapa mental seja alcançado: o aprendizado efetivo. Tendo isso em mente, é óbvio que apenas uma seção de estudos não será suficiente para chegar nesse propósito.

O estudo do mapa mental deve ser feito em um sistema de repetição espaçada, em que você programa quando será a próxima vez que estudará um determinado assunto novamente até dominá-lo.

Sendo assim, ao fazer um mapa mental, faça as seguintes escolhas:

  • Seu material de referência
  • Temas que serão estudados
  • Tipo de mapa
  • Materiais que serão utilizados
  • Frequência de revisão dos conteúdos

Dicas Beduka, seu buscador de faculdades

Aqui no Beduka temos um plano de estudos que pode te ajudar nesta ideia de criar um mapa mental.

Aqui no nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além de saber endereço, cursos oferecidos e valores de mensalidades em universidades privadas, você também tem a possibilidade de saber a nota de corte da última edição do Sisu.

Veja aqui no Beduka quais são as melhores faculdades para o seu curso na sua cidade.

Estamos preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Além de explicar como fazer um mapa mental, temos aqui no Beduka uma série de resumos das obras literárias mais exigidas para que você possa revisar e se preparar para os processos seletivos.

Te explicamos aqui como fazer um mapa mental. Você pode aproveitar também para saber quais são as melhores faculdades estaduais do Brasil, entender quem foi Machado de Assis, saber quais são as principais ideias de Platão e, por fim, ver quais faculdades aceitam o FIES.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador