Filosofia

Quais são as principais ideias de Platão? Resumo da Filosofia de um dos maiores pensadores da história

principais ideias de PlatãoPrincipais ideias de Platão
Sala do Saber - melhor cursinho online

Platão foi um dos maiores filósofos da história e suas principais ideias envolvem a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.

Mas não para por aí. Ele foi o teórico de ideias políticas e de tratados éticos. Além disso, fez reflexões sobre a beleza e a verdade que influenciam até hoje a Filosofia mundial.

Por isso mesmo, elas estão presentes em muitas questões do Enem e de outros vestibulares, como a Fuvest. Continue lendo, conheça as principais ideias de Platão e se prepare para as provas.

Se você quiser ir diretamene para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O discípulo do filósofo Sócrates é um dos queridinhos dos responsáveis pelas questões do ENEM e dos principais vestibulares do Brasil, mas você sabe quais são as principais ideias de Platão?

Estude para o Enem com o Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

Quem foi Platão?

É bem capaz de você já ter ouvido falar de Platão, nem que seja através da palavra “platônico”, que se refere a um tipo de sentimento. Sua filosofia costuma ser bem explorada em obras fictícias. E não é para menos: ele foi um dos maiores filósofos de todos os tempos.

Platão viveu por volta de 428 a 347 A.C. em Atenas, na Grécia Antiga. Ele foi um discípulo do filósofo considerado o maior de todos os tempos: Sócrates. Platão nunca escondeu a enorme admiração e respeito que tinha para com ele, chegando a transformá-lo em personagem.

Após a morte de seu mentor, Platão criou sua própria escola de filosofia, conhecida como Academia. Ele viveu em uma época na qual a democracia ateniense estava se desenvolvendo rapidamente, o que demandava muita eloquência e poder de argumentação dos jovens.

A Academia de Platão foi um dos grandes centros de discussão da Filosofia Clássica.

Aristóteles foi um desses jovens alunos de Platão que, por sua vez, chegou a ser o mentor de outra figura histórica incrível: Alexandre, o Grande. Mesmo sendo seu aluno, Aristóteles não concordava com boa parte do que Platão dizia, seguindo outro caminho filosófico.

De qualquer forma, Platão influenciou muitos filósofos depois dele, principalmente com a sua Teoria das Ideias (Teoria das Formas), que é analisada e discutida até hoje por pensadores contemporâneos.

Antes de aprofundar nas principais ideias de Platão, veja aqui uma série de questões de vestibular sobre o filósofo e aproveite para testar os seus conhecimentos.

Entenda o que é o mito da caverna de Platão

Por que é importante estudar mais sobre Platão?

Você precisa conhecer as ideias e Platão. Talvez esteja se perguntando: por que eu deveria me importar com Platão? Porque ele é matéria cobrada em vestibulares e no Enem, assim como outros filósofos, inclusive os já citados Sócrates e Aristóteles.

Além disso, é curioso conhecer os pensadores antigos para entender de onde muitos dos ensinamentos atuais vieram. Agregar conhecimento nunca é demais, mesmo que você não esteja estudando para provas e exames.

Neste texto, analisaremos com mais detalhes as principais ideias de Platão, estudando a Teoria das Ideias, pois ela é o assunto que costuma cair nas avaliações mencionadas. Então, prepare-se para viajar nas ideias do filósofo!

Além disso, das 45 questões de humanas do Enem, de 6 a 10 tem sido de filosofia nos últimos anos. Isso é bastante! Veja aqui os filósofos mais cobrados no Enem. Organize-se para estudar filosofia com o nosso plano de estudos gratuito.

Saiba também quais são as principais ideias de Karl Marx.

Quais são as principais ideias de Platão?

A Teoria das Ideias é o centro do pensamento platônico. Para o filósofo, as ideias foram estruturadas seguindo um sentido diferente daquele que atribuímos a elas atualmente. Platão costumava dizer que as Ideias são o verdadeiro ser, a essência de todas as coisas, o que dá formato a todo o resto.

Para nos aprofundarmos mais nisso, precisamos entender os dois mundos de Platão. O Mundo das Ideias e o Mundo Sensível. Entenda a seguir:

Mundo das Ideias

Platão achava que existia uma realidade abstrata dentro da realidade material. Essa realidade abstrata seria o Mundo das Ideias, que é o responsável por dar forma a tudo que nós conhecemos no mundo material.

O Mundo das Ideias seria o lar de todas as ideias primordiais, ou seja, é apenas lá que se pode encontrar as ideias imortais e perfeitas. Tudo o que vemos aqui é apenas uma sombra do que realmente existe lá.

Além disso, uma das principais ideias de Platão relacionava este universo à razão. Só assim, por meio da razão, e não dos sentimentos, é que se pode garantir que alcançaremos corretamente os objetivos.

Mundo Sensível

Este universo representaria a realidade material na qual vivemos. De acordo com Platão, ele nada mais é do que uma cópia do Mundo das Ideias. Por isso, ele é imperfeito e perecível, tendo um “prazo de validade”.

Platão acreditava que o Mundo Sensível está em constante movimento e mudança (algo que não ocorreria no Mundo das Ideias, que é eterno). Dessa forma, este mundo está suscetível a errar e a ser falho, ao contrário da realidade abstrata.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Essas são as ideias de Platão, as principais e que caem nos vestibulares e Enem.

Nós fizemos apenas um resumo, detalhando um pouco sobre as principais ideias de Platão, porque essa filosofia é bem complexa. Vale a pena pesquisar mais para compreender melhor sobre os pensamentos deste grande filósofo. Não deixe de estudar!

Aqui no Beduka já explicamos quais as palavras que enriquecem uma redação e também passamos algumas dicas de como estudar redação para o Enem, além de relembrar as principais figuras de linguagem.

Se você estiver lendo este texto sobre as principais ideias de Platão enquanto se prepara para o ENEM, aproveite para ver também:

Aprenda muito mais com o Beduka

O Beduka é uma plataforma virtual em que você buscar bolsas de estudos em faculdades particulares excelentes que conta com uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Por meio de uma pesquisa simples o estudante encontra informações detalhadas de cada universidade e detalhes dos cursos oferecidos, avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Além de rever as principais ideias de Platão, veja também:

Fizemos um especial em nosso canal no Youtube sobre os livros para o Enem. Confira!

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre as principais ideias de Platão tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de estudos de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.