Filosofia

Principais ideias de Karl Marx – Sua Biografia, filosofia e obras

imagem de karl marx filosofo ideologo do comunismo com dois dedos levantadosPrincipais ideias de Karl Marx
Sala do Saber - melhor cursinho online

Marx foi o principal ideólogo do socialismo/comunismo. Na tentativa de implementação do comunismo no séc. XX, surgiu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Entenda como as principais ideias de Karl Marx estão envolvidas em um dos genocídios da história.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler o Resumo sobre As Principais Ideias de Karl Marx, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Marx não foi um filósofo abrangente. A maior parte do seu pensamento já estava presente nas teorias de outros filósofos.

Sua concentração maior foi no entendimento da Mais-Valia, que via apenas no trabalho a fonte de valoração de um produto.

Vamos responder quem foi Karl Marx!

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Biografia de Karl Marx

Antes de explicarmos quais são as principais ideias de Karl Marx e suas influências, veja um pequeno resumo de sua biografia.

Ele nasceu em 05 de maio de 1818 em Tréveris, na Alemanha. Foi filósofo, político, economista, sociólogo e jornalista. Nasceu numa família de judeus de classe média.

Ingressou na Universidade de Bonn ainda adolescente para cursar Direito. Lá começou a se envolver com política estudantil. Pouco depois, ele se transferiu para a Universidade de Berlim. Nesta insitituição ele conheceu o pensamento do filósofo Hegel e passou a condenar mais fortemente o Estado e a religião.

Foi lá que ele também conheceu Jenny, com quem se casou em 1843 e teve 7 filhos. Marx também teve um filho com a empregada socialista que havia contratado, Helena Demuth, mas não assumiu a paternidade, nem ajudou a criança.

Cada vez mais em contato com o pensamento hegeliano e participando dos grupos de esquerda, acabou por se transferir para o curso de Filosofia, área onde obteve o doutorado.

Marx foi diretor do jornal Gazeta Renata, na cidade de Colônia, onde conheceu o também filósofo, Engels, e se tornaram amigos. Após o jornal fechar, ele se mudou para a atual capital da França.

Enquanto diretor da Renana, Marx teve contato com a obra de um famoso socialista francês, Pierre-Joseph Proudhon (1809 – 1865). É a interpretação proudhoniana sobre a propriedade privada que vai embasar a crítica de Marx dirigida à posse individual de bens.

Jenny faleceu em 1881, o que levou Marx a ter depressão. Além disso, ele adoeceu por uma infecção na garganta que o impedia de falar e se alimentar adequadamente. Tudo piorou e ele teve problemas no sistema respiratório.

Karl Marx faleceu em 14 de março de 1883.

Este foi um pequeno resumo da vida de Karl Marx. Vamos agora detalhar mais suas teorias.

Principais ideias de Karl Marx e Friedrich Engels

Não é possível entender as principais ideias de Karl Marx sem conhecer também sua relação com Engels. 

Boa parte da filosofia de Marx foi pensada junto de seu amigo Engels. Juntos desenvolveram ensaios sobre o socialismo e foram autores do Manifesto do Partido Comunista, de 1848.

Ambos enxergavam a realidade como uma disputa entre classes sociais, que seriam antagônicas por natureza. Deste modo, a burguesia e a nobreza estiveram em luta e, em seguida, a burguesia industrial e o proletariado urbano travariam uma geurra semelhante.

Para eles, a diferença entre patrões e empregados era injusta por natureza e deveria ser sanada para que os trabalhadores parassem de ser oprimidos.

Eles condenavam:

  • O Sistema Capitalista; 
  • A propriedade privada; 
  • A família; 
  • A liberdade individual;  
  • A religião.

Por isso, Marx fundou a Sociedade dos Trabalhadores Alemães para fortalecer o movimento operário na Europa. Ele e Engels pertenceram à Liga Comunista, que defendia a luta de classes, ou seja, a guerra armada entre operários e patrões. 

Eles queriam o caos na sociedade a fim de que, do terror, surgisse a ordem e a igualdade. Este entendimento é fruto da filosofia hegeliana que aposta no combate entre os contrários do qual se tem um produto, a síntese.

Comunismo: uma das principais ideias de Karl Marx

Em 1848, Marx e Engels desenvolveram o Manifesto Comunista, apresentando o socialismo científico.

O que é o comunismo?

O socialismo científico está entre as principais ideias de Karl Marx e é ele que leva ao comunismo. Resumidamente, é uma doutrina com orientações práticas para se instaurar a REVOLUÇÃO com a finalidade de se alcançar uma sociedade igualitária.

Esta teoria foi desenvolvida no ensaio de Engels chamado “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico”. Nele, o autor defende uma separação entre ele e os socialistas anteriores, que estabeleciam metas irrealizaveis. É algo que Marx diz anteriormente, que os utópicos submetiam a filosofia à imaginação.

Engels aponta que é a estrutura economica o fator determinante das sociedades, pelo qual todo o resto existe. Assim, não se deveria buscar na história apenas valores e crenças, mas principalmente o modo de produção e a organização econômica.

Para a teoria comunista, a religião, o Estado e o capitalismo são formas de alienação. No caso, são instrumentos da burguesia para estabelecer uma hegemonia ideológica a fim de dominar o povo.

Marx entende que Deus não existe, mas foi criado. Ele também não se contentou em somente explicar que Deus é um produto da mente humana, que serve para alienar. Ele quis pôr fim na necessidade da criação de Deus, solucionar o problema que leva as pessoas a pensarem que Ele existe.

Marx queria chegar ao ponto em que ninguém mais pensasse em Deus, que ninguém tivesse religião. Ele entendia que os religiosos obedeciam à Deus e não ao Estado e isso atrapalharia a sociedade igualitária.

Mais detalhes sobre a doutrina comunista

Trata-se de uma doutrina ateia, que nega a pessoa (natureza intelectual dotada de vontade e liberdade), nega a liberdade e a dignidade, pois o princípio espiritual da moral é eliminado; e nega o direito natural para o indivíduo.

Tudo se concentra em torno da coletividade, o indivíduo não tem importância em si mesmo. Para o bem da coletividade, inclusive, não importa que indivíduos morram, como aconteceu historicamente em todos os países que tentaram implementar o comunismo por meio do socialismo.

A propriedade e a família são consideradas formas de escravidão, que alienam os indivíduos para que permaneçam em suas respectivas classes, alimentando o capitalismo liberal.

Tudo é convencional, não há o sagrado. A única missão da sociedade é assegurar a produção de bens materiais por meio do trabalho coletivo. Logo, a finalidade única é gozar de bens materiais.

Sendo assim, os laços familiares, religiosos, etc. são todos desfeitos e deve-se obedecer unicamente ao Estado. O Estado passa a tomar conta de todas as áreas da vida das pessoas. 

No comunismo o Estado decide o que você vai comer, o que vai fazer, aonde pode ir, no que vai acreditar e tudo o que não poderá fazer. Caso você desobedeça, o Estado pode te matar, pois o importante é o coletivo e a igualdade entre os outros.

Estude mais sobre os filósofos que mais caem no Enem.

Método comunista de Marx

Tudo é lícito se ajuda a revolução, não há princípios fixos. O que hoje ajuda é bom, se amanhã não ajudar, torna-se mal.

Não há o entendimento de bem e de mal. O que hoje é considerado bom, amanhã o Estado pode considerar mal e vice-versa. Trata-se de uma ditadura

Como alcançar o comunismo?

O comunismo seria alcançado, segundo Marx, por meio de uma revolução proletária. Dela viria a ditadura do proletariado (socialismo), que promoveria a dissolução das estruturas de opressão na sociedade.

Ele é alcançado pela luta entre as classes. Homens contra mulheres, pobres contra ricos, etc. Muitos antagonismos são criados na sociedade.

O comunismo causa o caos na sociedade, dividindo-a e causando antagonismos para facilitar a ditadura do proletariado. Querem poder político para reformarem a sociedade à força, segundo normas arbitrárias.

Essas informações foram escritas por célebres socialistas e podem ser encontradas no Livro Negro do Comunismo, obra de jean-Louis Margolin.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A comunidade total dos bens tende ao fracasso e isso se verifica historicamente, já que o ser humano se dedica mais ao que é seu e não vê razão em ver o fruto do seu trabalho repartido mesmo com quem não trabalhou.

  • Socialismo utópico: é uma corrente de pensamento, pretendia a sociedade ideal, mas de forma lenta, gradual e pacífica.
  • Socialismo científico: aqui está centrada a principal ideia de Karl Marx. Trata-se de uma análise crítica e científica do capitalismo. Envolve a revolução e a luta armada. 

O socialismo pode ter muitas versões, nem sempre possui doutrina de violência, ou seja, o comunismo. Mas segue a teoria da luta de classes e a abolição da propriedade privada.

Não ter propriedade privada significa que nada é seu. Tudo é do Estado para que ele distribua igualmente. Para mais informações, o livro A Ordem Natural de Carlos Alberto Sacheri apresenta os detalhes.

Em geral:

  1. Concepção materialista: importa sobretudo a vida econômica;
  2. Concepção coletivista da sociedade: O coletivo é mais importante que cada vida singular;
  3. Concepção do fim da sociedade política: Almeja a sociedade sem hierarquia.

O homem só é cidadão se o Estado o reconhecer e só tem o direito que o Estado lhe atribuir. É considerado essencialmente egoísta e, por isso, tem a liberdade reduzida.

Paradoxo socialista

Espera-se uma sociedade que será um reino de liberdade absoluta sem subordinação ou autoridade e com limitação da liberdade.

A economia é administrada por um grupo. Nada pertence a alguém de fato, mas pertence ao Estado. Ele é o único proprietário possível.

A isso chamamos capitalismo de Estado e também Partido Único. Qualquer coisa que dificulte isso é negada.

Cabe também ao Estado ser o educador em nome de um igualitarismo fictício.

Muitos estudiosos afirmam que o socialismo não funciona e citam motivos para isso. Esse é um debate que ganhou muita força após o fim da União Soviética.

Principais ideias de Karl Marx – As que mais caem nos vestibulares

Teoria da alienação de Karl Marx

É todo tipo de dependência entre os homens, não importando se é um dependência justa ou injusta. Este é um dos tópicos mais importantes da filosofia marxista.

  1. A dependência econômica reside na propriedade, já que uns têm e outros não;
  2. A dependência social reside na existência das classes;
  3. A dependência política reside na presença do Estado, que é coercitivo, tem autoridade;
  4. A dependência ideológica se dá por meio da filosofia;
  5. A dependência religiosa se dá na pregação de que há um Deus com um ordenamento já pensado e a quem os homens devem obediência.

Materialismo histórico dialético de Karl Marx

Marx, influenciado por Hegel e junto de Engels, defendeu que vivemos num mundo onde tudo é material e não há o sobrenatural, não há o espiritual e a história sempre é explicada pela teoria de classes que oprimem e classes que são oprimidas.

Ao defender que tudo é material, ele reduziu todos os valores aos bens materiais. A igualdade é ter bens materiais, dinheiro, produtos. Este é um dos motivos do fracasso do comunismo, pois não houve respeito a dignidade única de cada pessoa, a liberdade, a vida, etc.

A sociedade idealizada, sem classes e igualitária, seria um paraíso terrestre. Este pensamento é um dos principais na filosofia marxista, juntamente com o pensamento de mais-valia.

Entendimento de Religião

“A religião é o suspiro da criatura aflita, o estado de ânimo de um mundo sem coração, porque é o espírito da situação sem espírito. A religião é o ópio do povo.”

Marx era contra a religião. Pois ele a via como uma forma de manipulação e uma maneira de entorpecer as classes oprimidas com a promessa do céu. Isso impedia que as pessoas se revoltassem.

No sistema socialista implantado na União Soviética, muitos cristãos foram assassinados pelos socialistas por não abandonarem a fé e por preferirem obedecer antes a Deus que ao Estado ditador.

Mais-Valia – Principal conteúdo de prova

Marx condenava o lucro que ficava com os patrões e não com os operários. Os salários eram desiguais e os operários recebiam a menor parte. Marx queria resolver essa diferença à força.

Ele entendia que a quantidade de trabalho definia o valor de um produto. Com certeza essa é a principal ideia de Karl Marx. Ela origina a insatisfação dos operários contra os patrões.

Porém, muitos outros aspectos foram desconsiderados, como a procura do produto, o modo como é feito, o benefício que ele propicia etc. Marx resumiu tudo ao trabalho braçal. 

Estes foram os principais tópicos da filosofia marxista.

Principais governos com viés socialista marxista

Os dados abaixo foram retirados da pesquisa do professor de Ciência Política da Universidade do Havaí, Rudolph J. Rummel. O essencial de sua pesquisa está em Never Again: Ending War, Democide & Famine Through Democratic Freedom (Coral Springs, FL, Lumina Press, 2005). Mais dados no site da faculdade: http://www.hawaii.edu/powerkills.

  • China: 76.702.000 mortos entre 1949 e 1987;
  • URSS: 61.911.000 mortos entre 1917 e 1987;
  • Alemanha: 20.946.000 mortos entre 1933 e 1945;
  • China nacionalista (Kuomintang): 10.075.000 mortos entre 1928 e 1949;
  • Partido Comunista de Mao Dzedong: 3.468.000 civis assassinados;
  • Camboja: 2.035.000 mortos entre 1975 e 1979;
  • Turquia: 1.883.000 mortos entre 1909 e 1918;
  • Vietnam: 1.670.000 mortos entre 1945 e 1987 (Número maior do que o causado pela guerra com os EUA);
  • Polônia: 1.585.000 mortos entre 1945 e 1948;
  • Paquistão: 1.503.000 mortos entre 1958 e 1987;
  • Iugoslávia: 1.072.000 mortos entre 1944 e 1987;
  • Coréia do Norte: 1.663.000 mortos entre 1948 e 1987;
  • México: 1.417.000 mortos entre 1900 e 1920 (especialmente cristãos).

Para se ter um comparativo, as duas guerras mundiais juntas mataram 60 milhões entre civis e combatentes. A Peste Negra de 541 até 1912 foi responsável pela morte de 102 milhões.

A soma dos assassinatos em governos revolucionários em tempos de paz em um único século somam 205 milhões de mortos. Estes governos foram nutridos com as principais ideias de Karl Marx.

Principais obras de Karl Marx

O Capital (1867)

São 4 volumes que abordam:

  1. O processo de produção capital;
  2. O processo de circulação desse capital;
  3. A globalização dada por meio da produção capitalista;
  4. A teoria da mais-valia.

Nesta obra o capitalismo liberal é criticado. Apesar de já ter sido provado que o sistema socialista sempre falha economicamente e, apesar de já ter sido visto em cada país onde se tentou implantá-lo que falhou mesmo, Karl Marx tentou, nestes volumes, apresentar algo que funciona em detrimento do capitalismo cujas falhas também escreveu.

O Manifesto Comunista

Foi escrito em 1848 juntamente com Friedrich Engels. Nele é apresentada a teoria da luta entre as classes e o materialismo histórico. Marx tentou convocar todos os trabalhadores do mundo a se unirem, mas isso nunca aconteceu. Sua teoria de que os trabalhadores lutariam unidos falhou completamente.

“Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!”

Outras produções de Marx

Obras do jovem Marx, voltadas para filosofia:

  • Diferença da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro (1841);
  • A questão judaica (1843);
  • Miséria da filosofia (1847);
  • A burguesia e a contra revolução (1848).

Fase de transição para assuntos de Economia. São artigos e panfletos:

  • O 18 de brumário de Luís Bonaparte (1852);
  • Punição capital (1853);
  • A decadência da autoridade religiosa (1854).

Últimas produções de Karl Marx com mais estudos econômicos:

  • População, crime e pauperismo (1859);
  • Manifesto de lançamento da Primavera Internacional (1864);
  • Salário, preço e lucro (1865).

Frases de Marx

Sobre transformação de teorias em práticas

“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.”

Sobre o comunismo

“Reunião de homens livres trabalhando com meios de produção comuns e, dependendo, a partir de um plano combinado, suas numerosas forças individuais como uma única e mesma força de trabalho social.” 

Sobre a luta de classes

“A história da sociedade até os nossos dias é a história da luta de classes.”

Sobre o trabalho

“De cada qual, segundo sua capacidade, a cada qual, segundo suas necessidades.”

Aprenda mais sobre a História do Trabalho.

Conseguiu entender as principais ideias de Karl Marx? Comente!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

20 Comentários

    • Que bom que gostou, Dani! Ainda faremos textos com as principais ideias de todos os pensadores mais recorrentes nas provas.

  • O texto não condiz com a verdade. Luta de classes, por exemplo, não tem na a ver com luta armada entre operários e patrões. Essa plataforma não tem respeito com a educação e realidade dos fatos.

    • Maria, tanto o redator deste texto quanto o revisor já leram algumas obras de Karl Marx.

      Em “O Capital”, Marx disse que a violência é uma espécie de parteira da história. Todo o sangue derramado no capitalismo deveria se voltar contra ele numa revolução.

      Para o historiador Oswaldo Coggiola (historiador ativista de esquerda), o marxismo não é “partidário da violência”, mas também não a rejeita quando for “necessário”.

      Além do mais, temos exemplos concretos de como agiram os governos inspirados nessas ideias.

      Somo comprometidos com a verdade dos fatos acima de qualquer ideologia ou opinião pessoal.

      De qualquer forma, obrigada pelo seu comentário!

  • Não concordo com o Socialismo/Comunismo, contudo achei esse artigo muito tendencioso, não houve, na minha opinião, uma imparcialidade ao elaborarem este texto.

    • Bem observado, Pedro. Realmente não houve imparcialidade. Veja, não somos um portal de notícias. Nossos redatores são especializados nos assuntos sobre os quais escrevem e permitimos a eles comunicarem suas visões, contudo temos redatores com diversos vieses. Pode ser que em outro texto você tenha uma sensação diferente da que teve nesse.

    • Concordo plenamente. Se o artigo tem a pretensão de ser informativo, não deveria ser construído de forma tão tendenciosa.

      O título do artigo é: “PRINCIPAIS IDEIAS DE KARL MARX – SUA BIOGRAFIA, FILOSOFIA E OBRAS”
      Mas essencialmente trata dos efeitos deturpados de seus seguidores. Seria como dizer que vai falar da bíblia e retratar as obras de Malafaia e Edir Macedo como se isso fosse o essencial do pensamento cristão.

      A lista de “mortos nos países de viés Marxista” também é interessante:

      “URSS: 61.911.000 mortos entre 1917 e 1987;
      Alemanha: 20.946.000 mortos entre 1933 e 1945;'”

      Então os mortos da II Guerra Mundial foram culpa de Marx e do Marxismo????
      Texto enviesado significa escolher apenas pincelar os aspectos que estão de acordo com o seu ponto de vista. Essa lista vai além disso, é manipulação da realidade, pura e simples.

      • Rodrigo, o texto traz os principais aspectos da teoria marxiana, como a interpretação de Marx sobre a família, a dialética materialista, a mais-valia etc. O redator achou importante demonstrar o que ocorreu quando os leitores de Marx alcançaram o poder e tentaram aplicar suas ideias. O historiador François Furet, em um livro chamado “Marx e a Revolução Francesa”, mostrou que não há tanta divergência assim entre Marx e seus discípulos, que não houve essa deturpação séria que você traz. Obviamente que não se pode responsabilizá-lo pessoalmente por cada vida tirada nos regimes comunistas, a responsabilidade recai principalmente sobre quem ordenou e quem executou a ordem. Porém, haveria regime comunista sem Marx?

  • Texto simples de se ler e entender, uma pena que foge da realidade e, quando se aproxima da verdade, vem com a famosa “mas stalin matou trilhões, mao tse-tung matou 3298728 com as proprias mãos”. A gente tem q criticar sem demonizar, obviamente. Ainda falando sobre os mortos, os dados do autor do professor de, pasmem, EUA (obviamente viria um tendencionismo) mostram como se qualquer morte fosse assassinato, o q é uma evidente mentira, como se não houvesse doenças, por exemplos.

    • Oi, Mateus. Nosso texto foi feito com pesquisas para fundamentá-lo. E não nos parece que a origem de um autor é parâmetro para dizer se há ou não inclinação para um lado da história. Se for assim, você pode confiar nos dados do governo chinês e de autores que são comunistas e escrevem sobre o regime instaurado lá?

  • Parabéns!!!! Texto muito bom. Comunismo e suas variações não possui outro fundamento se não Kal Max e companhia. O resultado da sua aplicação na prática é o caos generalizado podendo citar como exemplo a Venezuela, Nicarágua e agora o Brasil caminhando a passos largo em direção ao mesmo abismo.