Filosofia

Quais são os filósofos que mais caem no ENEM?

É muito comum cair algumas questões bem específicas de filosofia no caderno de Ciências Humanas e suas tecnologias do ENEM. Por isso, é importante estar bem preparado para a prova. Leia nosso artigo e veja quais filósofos mais caem no exame.

Rousseau, Descartes, Sócrates, você sabe quais são os filósofos que mais caem no ENEM? Na hora de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio, é importante prestar muita atenção em todas as matérias que caem na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. São 45 questões divididas entre história, geografia, sociologia e filosofia.

Muita gente acredita que só é importante estudar as duas primeiras e por isso acaba se prejudicando nas notas, podendo até perder sua vaga na universidade para estudantes que acertaram mais nas duas últimas.

Acredite, os examinadores preparam questões bem específicas sobre sociologia e filosofia. Então é preciso caprichar nos estudos. Sem contar que questões de outras áreas também podem ter elementos sociológicos ou filosóficos.

Foi pensando nisso que nós preparamos uma lista com os filósofos que mais caem no ENEM. Você pode utilizá-la como base para suas leituras na hora de estudar Filosofia. Não se esqueça de se aprofundar bem sobre eles.

Aqui no Beduka já fizemos um especial com as principais questões de vestibular sobre Platão e também resumimos as suas ideias. Desta vez, nosso objetivo é aprofundar nos filósofos que mais caem no ENEM.

É bom lembrar que esses são os que mais têm chance de aparecer nas questões do ENEM, mas isso não quer dizer que todos da lista cairão ou que outros não aparecerão também.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

TOP 6 principais filósofos que mais caem no ENEM!

filósofos que mais caem no enem

1- Santo Agostinho

Nascido em Hipona, na África, ele era filósofo e teólogo. Suas obra mais conhecida chama-se “Confissões”, onde descreve sua vida desde a infância, passando por cada etapa, fazendo e revelando um minucioso exame de consciência e refletindo sobre as mais variadas questões filosóficas enquanto isso.

Suas ideias mais conhecidas são a da iluminação natural e a da compatibilidade da razão com a fé. Segundo a iluminação natural é entendido que a razão do homem é iluminada por Deus e pode conhecer a verdade.

Por isso, Santo Agostinho foi um dos que mais aproveitou as ideias filosóficas de Platão. Como consequência disso, o santo filósofo deixou como herança sua defesa de que a verdade que a razão encontra não contraria nenhuma verdade de fé (adquirida por revelação divina), antes é por ela aprimorada.

2 – René Descartes

Ele nasceu na França, no século XVI. Além de filósofo, René também era físico e matemático. Você pode não saber, mas provavelmente já ouviu bastante uma frase bem famosa dele: “Penso, logo existo.”

Descartes estava tão ligado aos aspectos da realidade que chegou a questionar sua própria existência. Foi ele quem criou o conhecido Método Cartesiano, que considera real apenas o que é indubitável, ou seja, aquilo sobre o qual é impossível ter sequer dúvida.

3 – Nicolau Maquiavel

Este filósofo é mais famoso por ter escrito o livro absolutista “O Príncipe”. Comumente pensa-se que a frase: Os fins justificam os meios.” pertence a este autor, mas não. Trata-se somente de uma interpretação sobre sua obra por ele ter dito que o governante deve agir pautado na moral sempre que possível, infringindo-a somente se for necessário. A regra é o bem, mas o mal pode ter utilidade.

Outro ponto importante em sua obra é a ideia de que é o homem quem estabelece o que está certo ou errado, não Deus. Tudo isso ajudou a estabelecer ainda mais os reinados absolutistas na Idade Moderna.

4 – Sócrates + bônus: Platão

O grego Sócrates é tido por muitos como o pai da filosofia ocidental. Seu principal pensamento era que a sabedoria do homem estava restrita à sua ignorância. Isso pode ser refletido em sua frase mais famosa: “Só sei que nada sei.” Isso quer dizer que é sábio aquele que tem conhecimento do seu não saber sobre as coisas.

Sua filosofia estava nos diálogos e nas perguntas. É comum ler as obra em que Sócrates questiona outros filósofos. Para ele, o que mais importava era a arte de dialogar com o outro e não de falar bonito para os outros.

Texto completo com as principais ideias de Sócrates.

Principais ideias de Platão.

5 – Jean-Jacques Rousseau

Rousseau nasceu na Suíça e, além de filósofo, foi compositor, escritor e teórico político. É até hoje considerado um dos maiores nomes do iluminismo e uma das grandes inspirações para o movimento romancista.

Este movimento foi influenciado por Rousseau por causa do mito do bom selvagem, afinal ele defendia que naturalmente o homem é bom por natureza (o índio) e a sociedade corrompe e tira liberdade (a civilização).. Para que uma sociedade nova surgisse, o ideal seria que os homens recebessem educação segundo a natureza em sua forma pura.

6 – Tales de Mileto

Este é outro grande filósofo grego que também era conhecido por ser astrônomo e matemático. Tales acreditava que a água era a origem de toda a vida. Além disso, ele era um defensor da imanência, ou seja, a crença de que Deus está em tudo que pertence à natureza.

É muito importante entender que ao dizer que a água é o princípio de tudo, ele está tentando encontrar uma explicação da origem de todas as coisas!

Explicamos um pouco sobre seis dos filósofos que mais caem no ENEM, aproveite para incluí-los no seu plano de estudos.

Além desses, podemos mencionar também Platão, Aristóteles, Kant, Epicuro, Karl Marx, Thomas Hobbes e muitos outros filósofos que podem aparecer na prova deste ano.

Estude mais com o Beduka!

Se você for prestar o ENEM este ano, aproveite para ver como fazer uma redação nota 1000, como estudar inglês com música e como estimular a criatividade.

Você já escolheu qual carreira seguir? Se tiver dúvidas, leia nosso artigo que explica como descobrir a sua vocação. Abaixo detalhamos algumas atividades profissionais nas quais você pode se aprofundar mais:

Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades que surgiu em 2017. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

Após conferir a relação dos filósofos que mais caem no ENEM, descubra também:

Curta nossa página no Facebook e receba nossas atualizações!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador