Filosofia

Quais são as principais ideias do filósofo Sócrates?

Principais Ideias de SócratesPrincipais Ideias de Sócrates
Sala do Saber - melhor cursinho online

Sócrates foi um filósofo grego, nascido em Atenas e se tornou um dos principais pensadores da antiguidade na Grécia. Ele é considerado o fundador da filosofia ocidental. Neste artigo veremos alguns textos e as principais ideias de Sócrates.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler este artigo sobre as principais ideias de Sócrates, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

Biografia de Sócrates

Foi no esplendor de Atenas que Sócrates floresceu.

Provavelmente ele nasceu no ano 470 antes de Cristo. Filho de uma parteira e de um pedreiro/escultor, foi influenciado por outro filósofo grego, chamado Anaxágoras. Um resumo da filosofia de Sócrates certamente envolve os temas sobre a essência humana e sobre a alma humana, pois foi a isso que ele mais se dedicou.

Já em vida, as pessoas que conviviam com ele o consideravam um homem sábio, muito inteligente. Sua intenção era levar conhecimento a todos os cidadãos gregos interessados.

Ele andava pela cidade (pólis grega) quase como um maltrapilho descalço. Era baixo, corpulento, com o nariz achatado e parava nas ruas para conversar com as pessoas e fazer perguntas. Assim fazia filosofia, perambulando e questionando.

Apesar de ser assim, foi casado e sua esposa chamava-se Xantipa.

Ele não era bem aceito pela aristocracia grega, que não o entendendo bem, pensava que suas ideias contrariavam a tradição e os deuses. Ele também criticou muitos aspectos da cultura grega. Fez isso tanto que acabou sendo condenado à morte, como ainda veremos neste artigo.

Também escrevemos sobre Santo Agostinho e sobre Platão. Não deixe de ler.

Saiba quais são as principais ideias de Karl Marx.

O método socrático: A Maiêutica

Resumo da filosofia de Sócrates

A filosofia de Sócrates envolvia necessariamente o diálogo. Com a palavra, com o debate, com o questionamento ele levava as pessoas a conhecerem mais sobre si mesmas e sobre o mundo. Sendo assim, ele investigava filosoficamente por meio da dialética, ou seja, o diálogo.

O mestre, por meio das perguntas, conduz o aluno ao conhecimento por ele mesmo. Assim evitam-se também as contradições. Para cada resposta, novas perguntas podem ser feitas, assim aprimora-se o conhecimento.

  1. Maiêutica: Perguntas sucessivas para se chegar a uma definição ou conceito.
  2. Ironia: Forma de mostrar aos outros que estavam enganados sobre o que pensavam estarem certos.

Por isso Sócrates era chamado de parteiro de ideias.

Ele prezava tanto o diálogo que não deixou nenhuma obra escrita. O que sabemos de Sócrates, o resumo de sua vida e de sua filosofia, nos veio por dois de seus discípulos:

  • Platão,
  • Xenofontes.

O mais famoso é Platão, que escreveu muitas obras colocando como personagem o seu mestre, Sócrates. Escreveu diálogos nos quais sempre estava lá Sócrates dialogando e fazendo filosofia.

As obras que se destacam e são mais importantes contendo o resumo das principais ideias de Sócrates são:

  • O Banquete
  • Apologia de Sócrates

Nas obras escritas por Platão, tendo Sócrates como personagem principal, os temas mais recorrentes são: ética, política e moral.

Atualmente o método socrático continua a ser estudado principalmente por Gustav Heckmann e Leonard Nelson.

Filosofia de Sócrates – Resumo

  • Consciência humana
  • Dialética
  • Crítica aos sofistas

Sócrates estudou o pensamento de seus antecessores. Hoje em dia, chamamos os que vieram antes dele de Pré-Socráticos. O foco deles não era o ser humano, mas a formação do mundo. Sócrates se perguntava: “O que é a essência do homem?” e “ O que é sua alma?”

Este é um ponto importante a ser observado, afinal podem haver questões diferenciando o pensamento dos pré-socráticos das principais ideias de Sócrates.

Por falar nelas, vamos aprofundar.

Estude para o Enem com o nosso Simulado Online. É gratuito!

Ah, e baixe também o nosso plano de estudos, vai te ajudar a se organizar.

Principais ideias de Sócrates

Principais ideias de Sócrates

Falar das principais ideias de Sócrates é, de certa forma, fazer um resumo da filosofia socrática.

A primeira coisa que você precisa saber é que não é fácil separar as ideias de Platão das de seu mestre. Afinal, ele reproduziu em seus livros o que Sócrates apenas falava.

De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:

  1. Na imortalidade da alma
  2. Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas
  3. Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro
  4. Na democracia com um filósofo a frente
  5. Na ética do senso comum

1 – Imortalidade da alma

Sócrates, racionalmente, observando os acontecimentos ao seu redor e a forma humana de conhecer e de imaginar, concluiu que é ilógico que a alma humana seja finita.

Ele defendeu que mesmo quando o corpo de alguém morre, sua alma não pode morrer. Para concluir isso ele analisou o intelecto humano e notou que certos pensamentos só são possíveis se a alma não morrer, são chamados pensamentos universais.

A alma é a razão humana, o seu EU consciente. Foi Sócrates quem disse que o ser humano é um animal racional e um animal político.

Ele iniciou o período antropológico da filosofia.

2 – Sócrates e o problema dos sofistas

Nosso filósofo ambulante detestava os sofistas. Eles eram os professores particulares da Grécia Antiga. Por cobrarem para ensinar, Sócrates os repudiava, afinal ele não cobrava e vivia de doações.

Outro problema era que muitos dos sofistas ensinavam não a verdade, mas formas de se falar para defender qualquer opinião, mesmo as mentirosas. Eles tinham discursos para tudo e isso desagradava Sócrates que era comprometido com a verdade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Segundo ele, o conhecimento é que ilumina a vida mostrando o que é bom, justo e certo.

3 – A virtude vale mais do que o dinheiro

O ser humano deve perseverar na integridade em primeiro lugar, já que a pior coisa que pode acontecer é uma alma se corromper. Com certeza esta é uma das principais ideias de Sócrates, afinal ele preferiu morrer para não se desonrar. Como ele sabia que defendia a verdade, morreu defendendo-a.

Como ele defendia a existência da alma imortal, sabia que as virtudes da alma eram mais importantes que o conforto do corpo, que é alcançado com o dinheiro. Ora, tudo isso passa, mas não a verdade, a honradez, as virtudes, o amor, a alma, etc.

Além disso, ele defendia que ninguém comete um erro conscientemente. Para Sócrates, se alguém sabe que está errado, não age mal. Segundo ele as más ações são práticas de quem ignora o que é o bem.

4 – Democracia e filósofo rei

Essa ideia de Sócrates, Platão adotou muito bem. Mestre e discípulo defendiam que o filósofo, por ser comprometido com a verdade e ver as coisas com sabedoria, é o mais indicado para governar.

Ainda assim, defendeu a democracia e o direito de cada cidadão grego que fosse virtuoso, de participar das decisões públicas. Ele contrariou o entendimento de que a democracia era somente para os bem nascidos.

5 – Ética do senso comum

Neste caso Sócrates defendia que o homem comum é capaz de perceber na própria consciência como agir de forma correta. Ele defendeu em sua filosofia que:

  • É preferível sofrer injustiça do que cometê-la;
  • Jamais se deve responder à injustiça pela injustiça, nem fazer mal a outrem, nem mesmo àquele que nos fez mal;
  • As virtudes constituem a unidade;
  • A virtude é um conhecimento.

Para ele, não adianta saber muita coisa e ser desonesto. A vida intelectual está intimamente ligada à honestidade, à vida virtuosa.

Questões de vestibular sobre ética e moral

Por que Sócrates foi condenado à morte?

Sócrates foi condenado a beber cicuta aos 71 anos, um tipo de veneno, no tribunal de Heliastas. Assim fez e morreu. Ele teve a oportunidade de se exilar e nunca mais voltar a Atenas, mas preferiu a morte a ter que viver exilado de sua Pátria.

Ele foi condenado à morte porque foi considerado culpado de desvirtuar os jovens atenienses com suas ideias. Uma vez que Sócrates era um grande orador, muito eloquente, ele foi considerado um risco para a cidade.

As acusações que pesavam sobre Sócrates eram:

  • Subversor da ordem social
  • Corruptor da juventude
  • Ateu em relação aos deuses antigos

Se de fato é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente. Por quanto todo tempo se resume a uma única noite. Se ao contrário, a morte é uma passagem deste para outro lugar, e que lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir, ó juízes, maior do que este? Mas, já é hora de irmos. Eu para a morte, e vós para vivê-las. Quem vai para a melhor sorte? Isso é segredo. Exceto para Deus.

Principais frases de Sócrates

Elencamos alguns de seus principais textos, os mais famosos e lembrados até hoje.

Só sei que nada sei

Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.

Essa frase é, disparada, a mais conhecida e mesmo que você não saiba que ela pertence a Sócrates, certamente já a ouviu.

Ele a disse como conclusão de que não sabia todas as coisas, nem sabia tão bem quanto podia aquelas que ele já conhecia um pouco. Ele, na verdade, sabia que podia aprender novas coisas e aprender melhor as que já sabia. Por isso não afirmava saber, afirmava não saber.

Certa vez um oráculo lhe disse que ele era o homem mais Sábio. Ele não acreditou e foi fazer perguntas para outras pessoas (políticos, poetas e artífices) sobre assuntos diversos, em busca de quem soubesse mais do que ele.

Sua descoberta foi a de que as pessoas não sabiam das coisas, mas diziam que sabiam. Esse é o diferencial, ele não afirmou que sabia.

O sábio reconhece seus limites, suas imperfeições, as ilusões e aparências do mundo e acima de tudo, tem o conhecimento de si mesmo e tem autocontrole.

O início da sabedoria é a própria ignorância

Esta frase de Sócrates corrobora tudo o que foi explicado acima. Para se iniciar a vida de Sábio, é preciso primeiro saber que não se sabe, para poder ir em busca de aprendizado. Afinal, quem julga já saber, não busca aprimorar-se.

Outra versão dela pode ser:

Há sabedoria em não crer saber aquilo que tu não sabes.

Por último, vale também destacar esta:

A verdade não está com os homens, mas entre os homens.

Com esta ele pretende dizer que não é a opinião o mais importante, mas a verdade e que esta não está com cada homem, mas que cada um, com a razão, pode alcançá-la.

Intertextualidade

Sócrates possui ideias presentes no cristianismo. Filósofos como Santo Agostinho resgataram muito do que foi escrito pelos gregos, elevando a filosofia ao nível da teologia.

Segundo Santo Agostinho, a verdade não contradiz a verdade, ou seja, o que se descobre pela razão não contraria as verdades de fé.

Em relação a Jesus Cristo é válido lembrar algo que pode nos mostrar que Sócrates acertou:

De que vale a um homem ganhar o mundo todo se perder sua alma?

Em Shakespeare também vemos um resgate disso:

Acima de tudo, sê verdadeiro contigo mesmo.

Aprenda como fazer citações filosóficas e alusões históricas na sua redação.

Conclusão: Resumo de Sócrates e suas principais ideias

  • Cidadão ateniense que vivia perambulando e se sustentava com doações;
  • Foi soldado e esportista;
  • Foi considerado o mais sábio de todos os homens gregos;
  • Principal personagem dos diálogos de Platão;
  • Inaugurador do período antropológico na filosofia;
  • Usava a maiêutica e a ironia para ensinar;
  • Defendia a verdade e era contrário ao relativismo;
  • Foi acusado de corromper os jovens e negar os deuses;
  • Foi julgado e condenado à morte.

Faça exercícios sobre Santo Agostinho e sobre Platão

Aprenda muito mais com o Beduka!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

10 Comentários