Filosofia

Exercícios sobre Karl Marx com Gabarito

Exercícios sobre Karl Marx com GabaritoExercícios sobre Karl Marx com Gabarito

Karl Marx (1818-1883) é considerado um dos mais importantes fundadores do socialismo científico. Ele é filósofo, economista liberal e revolucionário alemão, as suas ideias são estudadas até os dias atuais pela sociologia, história, filosofia, entre outras. Faça os Exercícios sobre Karl Marx para testar seus conhecimentos.

Você já deve ter ouvido falar sobre Karl Marx, não é? Mesmo que não saiba muito sobre ele, a maioria dos estudantes já ouviu seu nome em alguma aula. Aqui no Beduka você vai encontrar uma série de exercícios sobre Karl Marx.

As questões sobre Karl Marx podem aparecer no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM, por isso se prepare ainda mais lendo as principais ideias de Karl Marx. 

Exercícios sobre Karl Marx

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (Unimontes) – A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.

a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.

b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.

c) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.

d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

2 – (Uema- Exercícios sobre Karl Marx ) – As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?

a) O status social e cultural dos indivíduos.

b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.

c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.

d) A identidade social, cultural e coletiva.

e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

3 – (UNIMONTES MG/2004) – A revolução dos bolcheviques é a revolução contra O capital de Karl Marx.

(GRAMSCI, Antônio. A revolução contra O capital. Citado por DIVALTE. História.São Paulo: Ática, 2002, p.302)

A interpretação CORRETA da frase do renomado pensador marxista Antônio Gramsci é:

a) A revolução russa não se inspirou em Marx, dado o caráter autoritário da mesma, embora tenha entrado para a História com o rótulo de socialista.

b) A revolução russa, da forma como ocorreu, contraria o receituário marxista de revolução elaborado no século XIX.

c) Os líderes bolcheviques, assim como parte das .esquerdas. em outros países, desconheciam o pensamento marxista, embora fizessem a revolução em seu nome.

d) Os resultados da revolução bolchevique, como a ditadura e a desagregação do bloco socialista, confirmam o seu caráter não marxista e burguês.

4 – (ACAFE SC/2011) – Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista.

Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O Socialismo Científico de Marx defendia uma proposta revolucionária para o proletariado.

b) Para a Revolução Socialista, o comunismo representaria o fim das desigualdades econômicas e sociais.

c) Para Marx, a exploração do operariado ficava evidente no conceito de mais-valia.

d) O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.

5 – (UFT TO/2013) – Em 1848, foi editada uma obra de Karl Marx e Friedrich Engels em que os autores difundiram as bases políticas e ideológicas da chamada “Luta de Classes.” Trata-se do livro:

a)  A Origem da Família, da Propriedade e do Estado, que definiu o conceito de comunas e soviets.

b)  Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para derrubar a burguesia e o capitalismo, por meio de uma revolução.

c) A Origem da Família, da Propriedade e do Estado, que definiu o conceito de comunismo.

d) Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para implantar o socialismo na Rússia por meio de uma revolução.

e) 18 Brumário, obra que retrata o retorno do sistema imperial na França após o Governo do Diretório.

6 – (UNCISAL AL/2015) – Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza.

Marx, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. I. p. 149.

Partindo das concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.

a) Na luta pela sobrevivência ou na busca por controlar os recursos naturais, a história da humanidade sempre esteve ligada ao trabalho.

b) Toda atividade relacionada com o trabalho está desvinculada das relações de produção e independe do desenvolvimento das forças produtivas.

c) A concepção de trabalho coletivo, exterior ao ser humano, atividade criativa e autocriativa, que transforma o indivíduo e a natureza, no intuito de satisfazer as necessidades individuais e sociais, não pode ser vinculado ao conceito de práxis concebido por Karl Marx.

d) A sedentarização levou a primeira divisão do trabalho: a divisão técnica. Posteriormente, com o avanço das forças produtivas, ela foi substituída pela divisão sexual e, mais adiante, pela divisão social.

e) Na visão marxiana, a luta de classes não se refere de nenhuma forma ou grau ao trabalho enquanto atividade social que satisfaz as necessidades coletivas e socializa os indivíduos.

7 – (UFRRJ/2006) – Sobre as primeiras ações socialistas, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto Comunista de 1848, afirmaram o seguinte:

“As primeiras tentativas do proletariado para impor diretamente o seu próprio interesse de classe, num tempo de agitação geral, no período da revolução que pôs termo à sociedade feudal, falharam necessariamente por não estar ainda desenvolvida a figura do próprio proletariado e por faltarem ainda condições materiais da sua libertação, que são precisamente o produto da época burguesa.”

Em relação aos primórdios do movimento operário na Europa, é correto afirmar que:

a) surgiu por iniciativa de partidos políticos socialdemocratas com atuação regular em diversos parlamentos europeus e grande base entre os operários.

b) se organizou em torno de um programa político revolucionário que tinha nos Bolcheviques russos a referência fundamental.

c) foi denominado, em sua forma mais violenta, luddismo e é associado à resistência dos operários ao capitalismo por meio da quebra de máquinas.

d) propunham como forma de acabar com o capitalismo um regime socialista ditatorial conhecido como “Ditadura do Proletariado”.

e) se originou na Inglaterra e buscava superar as mazelas do capitalismo por meio de um programa de inspiração claramente socialista.

8 – (UEG GO/2013) – A respeito do materialismo histórico de Karl Marx, verifica-se que é uma

a) concepção que considera que a matéria é a origem do universo e da sociedade, e que ela muda historicamente transformando o homem e a natureza, sendo por isso que Marx intitulou essa concepção com a junção das palavras materialismo e história.

b) teoria da história que analisa o processo real e concreto, enfatizando o modo de produção e reprodução dos bens materiais necessários para a sobrevivência humana e que passa a ser determinada pela luta de classes em determinadas sociedades.

c) concepção da história que defende que o processo histórico é determinado exclusivamente pelos interesses econômicos e materiais, sendo devido a isso que Marx atribuiu o nome “materialismo” à sua concepção em oposição ao “idealismo”, que defende que as pessoas perseguem seus ideais.

d) concepção historicista que compreende que a única ideologia válida é o materialismo originado com o iluminismo e aperfeiçoado por Augusto Comte, sendo a divergência de Marx com esses antecessores apenas política, já que ele propunha uma concepção revolucionária diferentemente deles.

9 – (UEG GO/2013) – Em sua 11.ª tese sobre Feuerbach, Karl Marx (1818-1883) afirma que “Os Filósofos até hoje interpretaram o mundo, cabe agora transformá-lo”. Muitos marxistas interpretaram mal a frase de Marx e abandonaram livros, teoria e partiram para a prática, negligenciando o significado da noção de práxis em Marx. Nesse sentido, tem-se que

a) a tese marxista estimulava a prática e não a teoria, já que a ideia de práxis privilegia o fazer em detrimento do pensar, o que levaria à condenação da filosofia como teoria pura.

b) a noção de práxis em Marx exige que a filosofia sempre permaneça nos limites do conhecimento teórico, pois a práxis humana deve ser conduzida por peritos técnicos e não por filósofos.

c) a tese marxista criticava a filosofia por não favorecer uma práxis revolucionária na qual toda prática suscita a reflexão, que por sua vez vai incidir sobre a prática reorientando uma ação transformadora.

d) a idéia de práxis em Marx foi desvirtuada por aqueles que não perceberam que existe uma ruptura entre teoria e prática, e que o trabalho intelectual deve prevalecer sobre o trabalho manual.

10 – (UFGD MS/2013) – Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou

a) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.

b) em redefinir o movimento sindical, por considerar que ele estaria ultrapassado após a Revolução Russa.

c) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.

d) na perspectiva de que seria urgente a redução do papel do Estado na economia.

e) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.

11 – (UNESP SP/2016) – A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. […] O desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.

(Karl Marx e Friedrich Engels. “Manifesto Comunista”.

Obras escolhidas, vol. 1, s/d.)

Entre as características do pensamento marxista, é correto citar

a) a caracterização da sociedade capitalista como jurídica e socialmente igualitária.

b) o princípio de que a história é movida pela luta de classes e a defesa da revolução proletária.

c) a celebração do triunfo da revolução proletária europeia e o desconsolo perante o avanço imperialista.

d) o temor perante a ascensão da burguesia e o apoio à internacionalização do modelo soviético.

e) o reconhecimento da importância do trabalho da burguesia na construção de uma ordem socialmente justa.

Respostas dos Exercícios sobre Karl Marx

Confira agora o gabarito dos Exercícios sobre Karl Marx ! Tomara que tenha acertado todas!

Exercício resolvido da questão 1 –

d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) A revolução russa, da forma como ocorreu, contraria o receituário marxista de revolução elaborado no século XIX.

Exercício resolvido da questão 4 –

d) O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.

Exercício resolvido da questão 5 –

b)  Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para derrubar a burguesia e o capitalismo, por meio de uma revolução.

Exercício resolvido da questão 6 –

a) Na luta pela sobrevivência ou na busca por controlar os recursos naturais, a história da humanidade sempre esteve ligada ao trabalho.

Exercício resolvido da questão 7 –

c) foi denominado, em sua forma mais violenta, luddismo e é associado à resistência dos operários ao capitalismo por meio da quebra de máquinas.

Exercício resolvido da questão 8 –

b) teoria da história que analisa o processo real e concreto, enfatizando o modo de produção e reprodução dos bens materiais necessários para a sobrevivência humana e que passa a ser determinada pela luta de classes em determinadas sociedades.

Exercício resolvido da questão 9 –

c) a tese marxista criticava a filosofia por não favorecer uma práxis revolucionária na qual toda prática suscita a reflexão, que por sua vez vai incidir sobre a prática reorientando uma ação transformadora.

Exercício resolvido da questão 10 –

e) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.

Exercício resolvido da questão 11 –

b) o princípio de que a história é movida pela luta de classes e a defesa da revolução proletária.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Karl Marx? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador