Filosofia

Os 11 Melhores Exercícios sobre Karl Marx com Gabarito

Exercícios sobre Karl MarxExercícios sobre Karl Marx
Sala do Saber - melhor cursinho online

Karl Marx (1818-1883) é considerado um dos mais importantes fundadores do socialismo científico. Ele era filósofo, economista e revolucionário alemão, as suas ideias são estudadas até os dias atuais pela sociologia, história, filosofia, entre outras. Faça os Exercícios sobre Karl Marx para testar seus conhecimentos.

Você já deve ter ouvido falar sobre Karl Marx, não é? Mesmo que não saiba muito sobre ele, a maioria dos estudantes já ouviu seu nome em alguma aula. Aqui no Beduka você vai encontrar uma série de exercícios sobre Karl Marx. Leia a matéria antes de fazer as questões de Marx.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

Quando você terminar os Exercícios sobre Karl Marx, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Os exercícios sobre Karl Marx podem aparecer no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM, por isso se prepare ainda mais lendo:

Quais eram as principais ideias de Karl Marx?

Marx criticava a sociedade afirmando que os capitalistas, donos de meios de produção, formavam uma classe dominante. Assim, eles usavam seu poder para explorar o proletariado que nada mais tinha que sua força de trabalho.

Comunismo

As ideias de Marx inspiradas no iluminismo levaram a movimentos políticos em busca da implantação do socialismo e do comunismo.

Hegel

Marx se espelhou no filósofo alemão Friedrich Hegel; criador da tríade dialética: Tese, Antítese e Síntese.

Através disso, Marx formulou uma teoria em que a sociedade capitalista passaria por várias teses e antíteses até chegar à síntese do comunismo. Dessa forma, o comunismo seria a consequência natural de uma sociedade capitalista.

Ao chegar nesse estágio, a classe proletária assumiria o controle dos meios de produção e iria exercer o poder.

Materialismo Histórico

Marx desenvolveu um método de explicar o funcionamento social em todas as épocas. Ele o chamou de Materialismo Histórico.

Segundo esse método, as coisas que você tem e o modo como vive sua vida define quem você é e com quem você constrói relações.

Ele ainda traz a questão da produção. Marx afirma que a pessoa que você é está intrinsecamente ligada ao que você produz e como produz. Logo, aquilo que o indivíduo é depende das suas condições produtoras e materiais.

Para Marx, a principal atividade humana é o trabalho. Ele via o trabalho como processo de produção e reprodução da vida. Dessa forma, o homem constrói a sua história.

Entender isso significa entender o materialismo histórico, e entender o materialismo significa analisar a economia e a política segundo Karl Marx.

Marx ainda explica que como os fenômenos sociais e culturais são transitórios, as forma econômicas de produção e consumo também são.

Ao adquirir novas formas de produzir, não apenas mudam os métodos mas também as próprias relações econômicas.

Segundo Marx, as próprias ideias, gostos, crenças, ideologias e elementos sociais dependem de como os homens se organizam pra produzir.

Quais eram as teorias de Marx sobre o Trabalho?

Luta de Classes

Marx achava que a história das sociedades baseadas na propriedade privada confundia-se com a história das lutas de classe. Por isso, Marx busca evidenciar os antagonismos.

Ele afirma que o conflito é inerente à sociedade, afinal, essa é uma sociedade baseada em exploração.

Marx distingue dois tipos de classe:

  • Classe em si: Grupos de pessoas em situações semelhantes.
  • Classe para si: Grupos organizados politicamente que têm consciência do que querem e defendem.

A situação econômica do país transformou a maior parte de sua população em trabalhadora. Assim, o domínio do capital atribuiu a todos uma característica em comum, se tornando uma classe em si.

Contudo, essa classe só se tornará uma classe para si no momento que começar a lutar por seus interesses.

Motor da história

As lutas de classes seriam o motor da história humana. A classe explorada luta pela mudança, e assim, move a história para frente.

Desse modo, a história caminha em direção à ditadura do proletariado, essa seria a transição para a abolição das classes e uma sociedade igualitária.

Fetichismo da mercadoria

Segundo Marx, o capitalismo se sustenta no desenvolvimento tecnológico que permite aumento da produtividade. Aumento esse que, de acordo com Marx, é possibilitado pela divisão social do trabalho.

O problema que Marx via com esse sistema é que a produção dividida afastaria o trabalhador do produto final. Assim, quem realmente se beneficiaria com a divisão eram os grupos dominantes.

As decisões sobre o trabalho são tomadas pelo empregador. Isso faria o trabalhador perder o prazer pelo trabalho ao sentir que pode ser facilmente substituído por alguém que negocie um preço melhor.

Ou seja, Marx achava que o trabalhador estava alienado de seu trabalho final. As grandes massas não se atentariam para isso por causa dos belos produtos que recebem dessa exploração. Isso é o fetichismo da mercadoria.

Mais-Valia

Marx via as relações patrão e empregado da seguinte forma: o trabalhador vende sua força de trabalho para o patrão e em troca recebe salário, estabelecendo uma ideia de igualdade.

Entretanto, o valor da força de trabalho é maior que o salário recebido, assim, esse valor excedente que não é pago formaria a riqueza dos dominantes.

A mais-valia é justamente esse excedente que se traduz no grau de exploração pelo capital.

Exercícios sobre Karl Marx

É altamente recomendado ler a matéria acima primeiro, mas se você já conhece bem a vida e obra de Karl Marx, boa sorte com os exercícios. 🙂

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (Unimontes) – A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa incorreta.

a) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.

b) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação.

c) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.

d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

Questão 2 – (Uema- Exercícios sobre Karl Marx ) – As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?

a) O status social e cultural dos indivíduos.

b) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.

c) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.

d) A identidade social, cultural e coletiva.

e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

Questão 3 – (UNIMONTES MG/2004) – A revolução dos bolcheviques é a revolução contra O capital de Karl Marx.

(GRAMSCI, Antônio. A revolução contra O capital. Citado por DIVALTE. História.São Paulo: Ática, 2002, p.302)

A interpretação CORRETA da frase do renomado pensador marxista Antônio Gramsci é:

a) A revolução russa não se inspirou em Marx, dado o caráter autoritário da mesma, embora tenha entrado para a História com o rótulo de socialista.

b) A revolução russa, da forma como ocorreu, contraria o receituário marxista de revolução elaborado no século XIX.

c) Os líderes bolcheviques, assim como parte das .esquerdas. em outros países, desconheciam o pensamento marxista, embora fizessem a revolução em seu nome.

d) Os resultados da revolução bolchevique, como a ditadura e a desagregação do bloco socialista, confirmam o seu caráter não marxista e burguês.

Questão 4 – (ACAFE SC/2011) – Karl Marx, mediante análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, criou uma série de conceitos econômicos, políticos e sociais que foram a base da ideologia socialista.

Acerca do Marxismo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O Socialismo Científico de Marx defendia uma proposta revolucionária para o proletariado.

b) Para a Revolução Socialista, o comunismo representaria o fim das desigualdades econômicas e sociais.

c) Para Marx, a exploração do operariado ficava evidente no conceito de mais-valia.

d) O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.

Questão 5 – (UFT TO/2013) – Em 1848, foi editada uma obra de Karl Marx e Friedrich Engels em que os autores difundiram as bases políticas e ideológicas da chamada “Luta de Classes.” Trata-se do livro:

a)  A Origem da Família, da Propriedade e do Estado, que definiu o conceito de comunas e soviets.

b)  Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para derrubar a burguesia e o capitalismo, por meio de uma revolução.

c) A Origem da Família, da Propriedade e do Estado, que definiu o conceito de comunismo.

d) Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para implantar o socialismo na Rússia por meio de uma revolução.

e) 18 Brumário, obra que retrata o retorno do sistema imperial na França após o Governo do Diretório.

  • Boa! Já chegamos à metade dos exercícios sobre Karl Marx. Continue!

Questão 6 – (UNCISAL AL/2015) – Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza.

Marx, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. I. p. 149.

Partindo das concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) Na luta pela sobrevivência ou na busca por controlar os recursos naturais, a história da humanidade sempre esteve ligada ao trabalho.

b) Toda atividade relacionada com o trabalho está desvinculada das relações de produção e independe do desenvolvimento das forças produtivas.

c) A concepção de trabalho coletivo, exterior ao ser humano, atividade criativa e autocriativa, que transforma o indivíduo e a natureza, no intuito de satisfazer as necessidades individuais e sociais, não pode ser vinculado ao conceito de práxis concebido por Karl Marx.

d) A sedentarização levou a primeira divisão do trabalho: a divisão técnica. Posteriormente, com o avanço das forças produtivas, ela foi substituída pela divisão sexual e, mais adiante, pela divisão social.

e) Na visão marxiana, a luta de classes não se refere de nenhuma forma ou grau ao trabalho enquanto atividade social que satisfaz as necessidades coletivas e socializa os indivíduos.

Questão 7 – (UFRRJ/2006) – Sobre as primeiras ações socialistas, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto Comunista de 1848, afirmaram o seguinte:

“As primeiras tentativas do proletariado para impor diretamente o seu próprio interesse de classe, num tempo de agitação geral, no período da revolução que pôs termo à sociedade feudal, falharam necessariamente por não estar ainda desenvolvida a figura do próprio proletariado e por faltarem ainda condições materiais da sua libertação, que são precisamente o produto da época burguesa.”

Em relação aos primórdios do movimento operário na Europa, é correto afirmar que:

a) surgiu por iniciativa de partidos políticos socialdemocratas com atuação regular em diversos parlamentos europeus e grande base entre os operários.

b) se organizou em torno de um programa político revolucionário que tinha nos Bolcheviques russos a referência fundamental.

c) foi denominado, em sua forma mais violenta, luddismo e é associado à resistência dos operários ao capitalismo por meio da quebra de máquinas.

d) propunham como forma de acabar com o capitalismo um regime socialista ditatorial conhecido como “Ditadura do Proletariado”.

e) se originou na Inglaterra e buscava superar as mazelas do capitalismo por meio de um programa de inspiração claramente socialista.

Questão 8 – (UEG GO/2013) – A respeito do materialismo histórico de Karl Marx, verifica-se que é uma

a) concepção que considera que a matéria é a origem do universo e da sociedade, e que ela muda historicamente transformando o homem e a natureza, sendo por isso que Marx intitulou essa concepção com a junção das palavras materialismo e história.

b) teoria da história que analisa o processo real e concreto, enfatizando o modo de produção e reprodução dos bens materiais necessários para a sobrevivência humana e que passa a ser determinada pela luta de classes em determinadas sociedades.

c) concepção da história que defende que o processo histórico é determinado exclusivamente pelos interesses econômicos e materiais, sendo devido a isso que Marx atribuiu o nome “materialismo” à sua concepção em oposição ao “idealismo”, que defende que as pessoas perseguem seus ideais.

d) concepção historicista que compreende que a única ideologia válida é o materialismo originado com o iluminismo e aperfeiçoado por Augusto Comte, sendo a divergência de Marx com esses antecessores apenas política, já que ele propunha uma concepção revolucionária diferentemente deles.

Questão 9 – (UEG GO/2013) – Em sua 11.ª tese sobre Feuerbach, Karl Marx (1818-1883) afirma que “Os Filósofos até hoje interpretaram o mundo, cabe agora transformá-lo”. Muitos marxistas interpretaram mal a frase de Marx e abandonaram livros, teoria e partiram para a prática, negligenciando o significado da noção de práxis em Marx. Nesse sentido, tem-se que

a) a tese marxista estimulava a prática e não a teoria, já que a ideia de práxis privilegia o fazer em detrimento do pensar, o que levaria à condenação da filosofia como teoria pura.

b) a noção de práxis em Marx exige que a filosofia sempre permaneça nos limites do conhecimento teórico, pois a práxis humana deve ser conduzida por peritos técnicos e não por filósofos.

c) a tese marxista criticava a filosofia por não favorecer uma práxis revolucionária na qual toda prática suscita a reflexão, que por sua vez vai incidir sobre a prática reorientando uma ação transformadora.

d) a idéia de práxis em Marx foi desvirtuada por aqueles que não perceberam que existe uma ruptura entre teoria e prática, e que o trabalho intelectual deve prevalecer sobre o trabalho manual.

Questão 10 – (UFGD MS/2013) – Karl Marx e Friedrich Engels são importantes e destacados autores das teses do socialismo científico, cuja proposição se baseou

a) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.

b) em redefinir o movimento sindical, por considerar que ele estaria ultrapassado após a Revolução Russa.

c) no desenvolvimento e execução de sucessivas reformas em diferentes modelos econômicos, visando ao aperfeiçoamento do Liberalismo.

d) na perspectiva de que seria urgente a redução do papel do Estado na economia.

e) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.

Questão 11 – (UNESP SP/2016) – A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. […] O desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.

(Karl Marx e Friedrich Engels. “Manifesto Comunista”.

Obras escolhidas, vol. 1, s/d.)

Entre as características do pensamento marxista, é correto citar

a) a caracterização da sociedade capitalista como jurídica e socialmente igualitária.

b) o princípio de que a história é movida pela luta de classes e a defesa da revolução proletária.

c) a celebração do triunfo da revolução proletária europeia e o desconsolo perante o avanço imperialista.

d) o temor perante a ascensão da burguesia e o apoio à internacionalização do modelo soviético.

e) o reconhecimento da importância do trabalho da burguesia na construção de uma ordem socialmente justa.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre Karl Marx. Agora confira o gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Karl Marx

Confira agora o gabarito dos Exercícios sobre Karl Marx ! Tomara que tenha acertado todas!

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra: e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) A revolução russa, da forma como ocorreu, contraria o receituário marxista de revolução elaborado no século XIX.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra d) O Marxismo defende que os meios de produção sejam controlados pela iniciativa privada, deixando ao Estado a administração das empresas públicas.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra b)  Manifesto do Partido Comunista, no qual os autores conclamam os trabalhadores a se unirem para derrubar a burguesia e o capitalismo, por meio de uma revolução.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra a) Na luta pela sobrevivência ou na busca por controlar os recursos naturais, a história da humanidade sempre esteve ligada ao trabalho.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) foi denominado, em sua forma mais violenta, luddismo e é associado à resistência dos operários ao capitalismo por meio da quebra de máquinas.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra b) teoria da história que analisa o processo real e concreto, enfatizando o modo de produção e reprodução dos bens materiais necessários para a sobrevivência humana e que passa a ser determinada pela luta de classes em determinadas sociedades.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra c) a tese marxista criticava a filosofia por não favorecer uma práxis revolucionária na qual toda prática suscita a reflexão, que por sua vez vai incidir sobre a prática reorientando uma ação transformadora.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra e) em apontar e discutir as contradições do capitalismo, a partir da ideia de que seria necessária a ação revolucionária dos trabalhadores.

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: letra b) o princípio de que a história é movida pela luta de classes e a defesa da revolução proletária.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Karl Marx? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.