Filosofia

Os 10 Melhores Exercícios Sobre Existencialismo com Gabarito

Exercícios Sobre ExistencialismoExercícios Sobre Existencialismo

O que você é: um resultado de suas escolhas, algo que foi determinado desde sempre ou um pouco dos dois? Alguns filósofos pensaram nisso e optaram pela primeira alternativa, foram os existencialistas. Conheça um pouco mais sobre eles e teste seus conhecimentos com os exercícios sobre Existencialismo! O gabarito está no final!

Fizemos um resumo para te ajudar a lembrar dos conceitos sobre Existencialismo. Mas se quiser ir diretamente para uma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X Beduka. Ele é o melhor teste vocacional gratuito do Brasil!

O que é Existencialismo?

O Existencialismo foi o movimento filosófico que caracterizou o período pós Segunda Guerra Mundial no Ocidente. Ele foi uma resposta a todo o drama vivido por causa do conflito.

Os filósofos que pertencem a este movimento afirmam que a existência precede a essência. No caso, o indivíduo não nasce com nada pronto, ele se define ao longo da sua vida.

Apesar de ter ganhado mais espaço a partir da década de 1950, a raiz da filosofia existencialista está nas obras do pensador dinamarquês Soren Kierkegaard. Ele viveu no século XIX e rejeitava abstrações e discussões sobre termos muito gerais.

Para ele, o estudo deveria ser feito sobre a subjetividade, a vida humana, ou seja, a existência.

O ponto de partida da investigação existencialista seria a angústia do indivíduo diante da vida, que aparentemente não tem sentido em si mesma. Assim, ele se interroga sobre si, sua consciência, seu lugar no mundo, suas escolhas etc.

Deixa-se de lado as grandes definições universais para investigar as realidades concretas.Então não se pergunta mais sobre a natureza humana, mas sobre como os humanos vivem.

Quais são as principais características do Existencialismo?

Alguns autores que foram considerados existencialistas rejeitaram o título, mas suas investigações tinham também a existência como objeto. Assim, em muitas coisas eles são semelhantes aos autodeclarados existencialistas e mantêm certas características:

  • A existência precede a essência: isso significa que o nosso ser é algo que vamos construindo ao longo da nossa vida. 
  • Os indivíduos constroem sua essência por meio de escolhas livres: o ser de cada um é construído ao longo da vida. Isso se dá nas escolhas que temos de fazer diante das circunstâncias que nos impõem.
  • A liberdade de escolher é inerente ao indivíduo humano: a capacidade de escolher é fundamental no homem. Segundo Sartre, estamos condenados a ser livres. A nossa vida é vivida apenas por nós mesmos e temos de escolher a todo momento o que fazer e o que não fazer.
  • A responsabilidade das escolhas recai apenas sobre quem as fez: Como vivemos com liberdade, a responsabilidade de nossas ações, feitas sem constrangimentos, é inteiramente nossa.
  • Escolher algo é abdicar de outras coisas: Cada escolha é uma renúncia.
  • Escolher causa angústia: A exigência da escolha causa certa angústia. Não sabemos muito bem o que escolher, principalmente quando as opções são várias.

Apesar desses pensamentos comuns, o Existencialismo pode apresentar algumas correntes com características próprias. Então surgem os tipos que veremos a seguir.

Quais são os tipos de Existencialismo?

O Existencialismo é dividido em dois tipos: o cristão e o ateu.

O termo existencialismo foi criado por Gabriel Marcel em 1940. Ele era um importante filósofo francês, que desde 1914 falava sobre o existencial. Em 1929, converteu-se ao Catolicismo, e sua filosofia foi tomada como um existencialismo cristão.

Esse tipo de existencialismo entende que a existência imediata não tem sentido, estando envolta num mistério e definida pelo acaso. O sentido é adquirido em Deus.

Porém, esse existencialismo foi criticado por Jean-Paul Sartre, o maior representante do movimento. Para ele, o existencialismo era um pensamento necessariamente ateu.

Para Sartre, a ideia de existência de Deus e do homem como criação divina faria perder o caráter existencialista da filosofia. Isso porque se Deus criou, definiu o homem na criação, lhe deu uma essência.

Principais filósofos existencialistas

O Existencialismo ganhou bastante projeção na década de 1950. Sartre foi tido como um dos pensadores mais importantes da época, viajando o mundo para fazer palestras. Ele esteve até no Brasil. Muitos estudiosos foram influenciados pela teoria existencialista ou produziram obras existencialistas. Os principais foram:

  • Soren Kierkegaard.
  • Gabriel Marcel;
  • Karl Jaspers;
  • Martin Buber;
  • Jean-Paul Sartre;
  • Simone de Beauvoir;
  • Albert Camus;
  • Emmanuel Mounier;
  • Miguel de Unamuno.

Exercícios sobre Existencialismo

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto. Vamos agora às questões sobre existencialismo!

Questão 1 dos exercícios sobre Existencialismo – (UPE

Atente ao texto a seguir referente à concepção filosófica da liberdade humana:

Sartre afirma que estamos condenados à liberdade. É ela que define a humanidade dos humanos, sem escapatória. Para o filósofo, é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo.

(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 361. Adaptado)

A autora salienta acima o enfoque filosófico da liberdade no pensamento de Jean-Paul Sartre.

Sobre esse enfoque, é CORRETO afirmar que tais ideias estão alinhadas à concepção

a) essencialista.

b) materialista.

c) existencialista.

d) espiritualista.

e) realista.

Questão 2 sobre Existencialismo – (UFU

Considere o seguinte trecho, extraído da obra A náusea, do escritor e filósofo francês Jean Paul Sartre (1889-1980).

“O essencial é a contingência. O que quero dizer é que, por definição, a existência não é a necessidade. Existir é simplesmente estar presente; os entes aparecem, deixam que os encontremos, mas nunca podemos deduzi-los. Creio que há pessoas que compreenderam isso. Só que tentaram superar essa contingência inventando um ser necessário e causa de si próprio. Ora, nenhum ser necessário pode explicar a existência: a contingência não é uma ilusão, uma aparência que se pode dissipar; é o absoluto, por conseguinte, a gratuidade perfeita.”

SARTRE, Jean Paul. A Náusea. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986. Tradução de Rita Braga, citado por: MARCONDES, Danilo Marcondes. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000.

a) recusa da noção de que tudo é contingente.

b) fundamentado no conceito de angústia, que deriva da consciência de que tudo é contingente.

c) denúncia da noção de má fé, que nos leva a admitir a existência de um ser necessário para aplacar o sentimento de angústia.

d) crítica à metafísica essencialista.

Questão 3 dos exercícios sobre Existencialismo –  (ENEM 2020

Em A morte de Ivan llitch, Tolstoi descreve com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte iminente. Ilitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossível de parar. “Nas profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la”.

KAZEZ. J O peso das coisas filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro: Tinta Negra. 2004.

O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi diante de um aspecto incontornável de nossas vidas.

Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica

a) marxista, no contexto do materialismo histórico.

b) logicista, no propósito de entendimento dos fatos.

c) utilitarista, no sentido da racionalidade das ações.

d) pós-modernista, na discussão da fluidez das relações.

e) existencialista, na questão do reconhecimento de si.

Questão 4 sobre Existencialismo – (UPE

Se a filosofia deve ser, ao mesmo tempo, totalização do saber, método, ideia reguladora, arma ofensiva e comunidade de linguagem; se essa ‘visão do mundo’ é também um instrumento que trabalha as sociedades carcomidas; se essa concepção singular de um homem ou de um grupo de homens torna-se a cultura e, por vezes, a natureza de toda uma classe, fica bem claro que as épocas de criação filosófica são raras.

SARTRE, Jean Paul. Questão de Método. São Paulo: Difel, 1979.

A ideia filosófica de Sartre, no texto acima, considera como o mais alto grau de conhecimento:

a) a reflexão crítica do homem na sua existência.

b) o valor do conhecimento no âmbito da essência.

c) a concepção do homem como criação divina.

d) o primado do conhecimento revelado.

e) a raridade do conhecimento absoluto.

Questão 5 dos exercícios sobre Existencialismo – (Enem 2016

Ser ou não ser — eis a questão.

Morrer — dormir — Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!

Os sonhos que hão de vir no sono da morte

Quando tivermos escapado ao tumulto vital

Que dá à desventura uma vida tão longa.

SHAKESPEARE, W. Hamlet, Porto Alegre: L&PM, 2007.

Este solilóquio pode ser considerado um precursor do existencialismo ao enfatizar a tensão entre

a) consciência de si e angústia humana.

b) inevitabilidade do destino e incerteza moral.

c) tragicidade da personagem e ordem do mundo.

d) racionalidade argumentativa e loucura iminente.

e) dependência paterna e impossibilidade de ação.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre Existencialismo. Continue fazendo o restante.

Questão 6 sobre Existencialismo- (Unespar 2015)

Em O Existencialismo é um humanismo, Jean-Paul Sartre coloca que o ser humano não é passível de uma definição, e que, dentro desta perspectiva, nada lhe pode ser, a priori, proibido. Sobre a perspectiva sartreana da liberdade, é correto dizer:

a) A liberdade e a responsabilidade estão intrinsecamente unidas, uma vez que nada do que o homem faz pode ser responsabilidade do destino ou de algum ser superior;

b) O homem age sempre no desespero existencial, portanto, nada do que faz é responsabilidade sua.

c) O existencialismo, ateu por natureza, é uma teoria aética, uma vez que segundo ela, não é possível proibir nada;

d) A responsabilidade do homem está restrita à sua responsabilidade individual, não podendo influenciar efetivamente sobre o mal-estar da sociedade;

e) Sartre acredita que a existência precede a essência, caracterizando-se assim como um autor que atribui a Deus a essência do homem, mas ao homem a responsabilidade sobre sua escolha.

Questão 7 dos exercícios sobre Existencialismo- (UFU

A respeito da filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre, é correto afirmar que:

a) O homem é o puro agir, e essa liberdade não conhece nenhuma responsabilidade.

b) O homem é dotado de uma natureza humana imutável que determina o seu ser.

c) O homem de início não é nada, ele será aquilo que fizer de si mesmo.

d) A vida segue um designo superior que submete o homem ao destino.

Questão 8 sobre existencialismo – (IFPR

Jean Paul Sartre explica em “O existencialismo é um Humanismo”:

a) Que não há essência humana definida, já que o homem primeiro existe para construir sua essência.

b) O homem precisa seguir sua essência de nascimento, dando sentido a sua existência.

c) O homem deve conformar-se ao seu destino, nada podendo fazer para mudá-lo.

d) A liberdade humana está intimamente ligada à obediência civil, já que livre é o homem que obedece a leis que ajudou a criar.

e) A existência humana esta fatalmente determinada pelo meio social em que se vive.

  • Ufa! Faltam só duas questões sobre existencialismo. Avante!

Questão 9 dos exercícios sobre Existencialismo-  (UFU

Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens. […] Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Vergílio Ferreira. Lisboa: Presença, 1970. Apud ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M. H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.

Conforme o texto, é correto afirmar que, para o existencialismo,

a) o homem não é responsável por todos os seus atos, pois a sociedade o limita.

b) a humanidade é responsável pelo fato de os homens não terem plena liberdade.

c) a sociedade limita as pessoas, logo não somos responsáveis por nossas ações.

d) a responsabilidade não é restrita ao indivíduo, estende-se a toda humanidade.

Questão 10 sobre Existencialismo – (Unespar 2016)

“A existência precede a essência” é uma inversão feita por Sartre de uma hierarquia milenar de valores defendida pela filosofia tradicional. Marque a alternativa que melhor explica o sentido desta inversão.

a) Sartre é um filósofo existencialista, pois acredita que o homem nasce sem nenhuma pré-determinação no que diz respeito a seu ser, isto é, sem uma essência. Essências são apenas significados estabelecidos a partir da existência humana, isto é, são criadas pelo homem;

b) Para Sartre, o homem é uma existência temporal e livre, de maneira que apenas precisa lidar com escolhas e consequências das suas escolhas. As essências são apenas aquelas estabelecidas por Deus e o homem só as conhecerá depois de sua morte;

c) Sartre, cujo relacionamento amoroso não monogâmico com Simone de Beauvoir causou escândalo na década de 1930, era um filósofo ateu que criticava, na verdade, a crença religiosa em essências intangíveis, sendo sua principal bandeira o combate à religião cristã;

d) Sartre escreve sua teoria do homem a partir de uma visão transcendentalista, mas defende que o ser individual, a existência, é mais importante que a essência;

e) Para Sartre, todas as pessoas nascem como existências livres, mas à medida que vão fazendo escolhas se comprometem de tal modo, que já não é possível exercer a liberdade.

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre Existencialismo. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Existencialismo

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) existencialista.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra d) crítica à metafísica essencialista.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra e) existencialista, na questão do reconhecimento de si.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) a reflexão crítica do homem na sua existência.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) consciência de si e angústia humana.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra a) A liberdade e a responsabilidade estão intrinsecamente unidas, uma vez que nada do que o homem faz pode ser responsabilidade do destino ou de algum ser superior;

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) O homem de início não é nada, ele será aquilo que fizer de si mesmo.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra a) Que não há essência humana definida, já que o homem primeiro existe para construir sua essência.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra d) a responsabilidade não é restrita ao indivíduo, estende-se a toda humanidade.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra a) Sartre é um filósofo existencialista, pois acredita que o homem nasce sem nenhuma pré-determinação no que diz respeito a seu ser, isto é, sem uma essência. Essências são apenas significados estabelecidos a partir da existência humana, isto é, são criadas pelo homem;

Gostou dos nossos questões sobre Existencialismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações. Você também pode nos mandar um direct no Instagram do Beduka!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

4 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador