História

Principais características do iluminismo. Resumo e pensadores do chamado século das luzes

principais características do iluminismoPrincipais características do Iluminismo

O que foi o iluminismo? Foi um movimento intelectual e filosófico ocorrido no século XVIII na Europa. O desenvolvimento intelectual, que ocorria desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, suas principais características.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

Você sabe responder de cor quais são as principais características do iluminismo? O movimento intelectual, criado e contextualizado por filósofos e estudiosos incríveis, teve sua origem em um período de grande crise no antigo regime, durante o século XVII, na Europa.

Apesar do nome pouco usual, o significado de iluminismo indica luz e razão, além de pregar a liberdade econômica e política de todos.

Interessante, não é? Mas essas não são as únicas características do iluminismo, para conhecer melhor sobre o assunto, nós precisamos fazer uma breve viagem ao século das luzes.

Aqui já explicamos um pouco também sobre as principais características do feudalismo, algumas questões sobre vanguardas europeias e sobre a Idade Média.

O que é iluminismo e o que representa?

Após o fim da Idade Média e suas consequências na vida das diversas pessoas menos favorecidas, o movimento iluminista garantiu seu espaço na sociedade ao fazer duras críticas aos poderes exercidos por monarcas, à Igreja católica, e às diversas práticas mercantilistas daquela época, apesar de críticas mentirosas também.

Alguns pensadores queriam atrair fama para si, ou apenas lutar contra o que veio antes. Eles decidiram rotular o passado como trevas, apenas para serem vistos como os portadores da luz.

Seu conjunto de ideias, dentro do campo intelectual, era cético, desvinculado da ciência da idade média e dos avanços já alcançados.

Os três pilares do iluminismo são:

  1. A razão – Justificando algumas ações, em especial ao momento político da época, e explicação racional sobre a natureza, a filosofia e sua história.
  2. A liberdade – Defesa em ser livre para ir e vir, além do progresso que isso traria ao indivíduo e sua consciência.
  3. O avanço – Não só o intelectual, mas como o essencial para a sociedade também, compactuando com o progresso da ciência e o pensamento racional.

Você pode testar seus conhecimentos sobre este assunto, com os exercícios sobre Iluminismo que separamos.

Quais são as principais características do iluminismo?

As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.

  • No início, as ideias iluministas foram disseminadas por filósofos e por economistas. Eles diziam ter a razão e a luz do conhecimento.
  • A razão foi considerada o aspecto humano mais importante sobre todos os outros e principal instrumento para obter conhecimento.
  • O questionamento era incentivado e também a prática da experiência usando os sentidos para coletar dados e provas.
  • Pensadores iluministas eram contra o absolutismo na política e governo dos estados, contra o mercantilismo, a nobreza e a fé católica.
  • O iluminismo está vinculado ao liberalismo na política e na economia, além da defesa da tolerância religiosa. Pedia-se igualdade de todos perante a lei.
  • Iluministas idealizaram a enciclopédia como forma de unir todo o conhecimento racional e histórico obtido até o momento. A primeira foi impressa entre 1751 e 1780 com 35 volumes.

Quais foram os principais pensadores iluministas?

Os principais filósofos iluministas foram:

John Locke (1632 – 1704)

Considerado o “pai do iluminismo”, John Locke defende em sua principal criação: “Ensaio sobre o entendimento humano”, a razão. Além de afirmar que a nossa mente é como uma tábula sem nenhuma ideia inata, que adquire conhecimento por meio da experiência.

Locke também defendeu a liberdade dos cidadãos e condenou o absolutismo

Voltaire (1694 – 1778)

Por suas muitas críticas à religião católica, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos, Voltaire também garantiu muito espaço durante o movimento iluminista.

Montesquieu (1689 – 1755)

Segundo Montesquieu, a tripartição de poderes era necessária e deveria ser dividida como: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Rousseau (1712 – 1778)

Já o criador de “O contrato social”, Rousseau afirmava que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Assim, somente um Estado democrático teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.

Adam Smith (1723 – 1790)

Um dos principais representantes do movimento, focava seus estudos para a área de liberalismo econômico, defendendo a liberdade da economia pelo livre jogo de oferta e procura.

Diderot (1713 – 1784) e D’Alembert (1717 – 1783)

Eles foram os organizadores da primeira enciclopédia, com 35 volumes. A intenção era organizar o conhecimento obtido até então, mostrar a confiança na razão.

David Hume ( 1711 – 1776)

Ele é um representante do iluminismo inglês, sendo um empirista radical. Ele defendia que todas as nossas ideias têm a sua origem nas coisas sensíveis que chegam até nós pelos 5 sentidos.

Sua filosofia também abordou o tema da ciência como método indutivo e da probabilidade como critério de certeza, já que ele negava a existência de uma relação entre causas e efeitos.

Giambattista Vico (1668 – 1744)

Italiano, foi filósofo, historiador e também um jurista. Debateu a metodologia das ciências e questionou o racionalismo cartesiano ( de Descartes). Ele defendeu que o método cartesiano priorizava a matemática em detrimento da história.

Vernay (1713 – 1792)

Vernay fui um ferrenho debatente sobre a educação de seu tempo. Ele era jesuíta e preferia que o ensino priorizasse a realidade concreta e a experiência, não o ensino teórico. Também defendeu que o Estado deveria garantir educação de qualidade para todos.

Johann Gottfried von Herder (1744 – 1803)

Herder é um exemplo de iluminista alemão. Foi crítico literário, da arte, teologia, teoria política, filosofia da linguagem e da história, poesia e até de contos populares.

Ele se referia ao Iluminismo com sarcasmo e ironia, mas não tinha nenhuma revolta em relação ao movimento.

Kant (1724 – 1804)

Este sim recebeu o título de maior iluminista alemão. Suas principais obras foram a Crítica da Razão Pura e a Crítica da Razão Prática. Ele em sua filosofia explicou como se conhece as coisas, o que temos naturalmente desde que nascemos e o que adquirimos pelos sentidos.

Estas são algumas das principais características do iluminismo, um assunto muito frequente nos vestibulares e também cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Aqui no Beduka você pode também compreender melhor:

Aqui fizemos uma pequena revisão sobre as principais características do iluminismo. Abaixo, para testar os seus conhecimentos, separamos algumas questões de vestibular sobre este assunto. Está preparado?

Aproveite para ler também algumas dicas de como começar uma redação e como fazer um texto dissertativo.

Exercícios sobre as principais características do iluminismo

Chegou a hora do desafio. Pegue um caderno, lápis ou caneta, borracha e escolha um local mais tranquilo para responder algumas questões que separamos sobre as principais características do iluminismo. Vamos lá!?

1ª questão sobre o iluminismo – UNESP

O pensamento iluminista, baseado no racionalismo, individualismo e liberdade absoluta do homem, ao criticar todos os fundamentos em que se assentava o Antigo Regime, revelava as suas contradições e as tornava transparentes aos olhos de um número cada vez maior de pessoas. (Modesto Florenzano. As revoluções burguesas, 1982. Adaptado.)

Entre as críticas ao Antigo Regime, mencionadas no texto, podemos citar a rejeição iluminista do:

  1. princípio da igualdade jurídica
  2. livre comércio
  3. liberalismo econômico
  4. republicanismo
  5. absolutismo monárquico

2ª questão sobre o iluminismo – UPF

O movimento iluminista teve maior desenvolvimento na França. Entre os intelectuais que se destacaram naquele contexto estão Voltaire, Rousseau e o nobre Charles de Montesquieu, cuja obra de maior repercussão foi Do espírito das leis, publicação na qual defendia um fracionamento dos poderes, como se lê na seguinte passagem:

“Não há liberdade se o poder Judiciário não está separado do Legislativo e do Executivo… Se o Judiciário se unisse com o Executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor”. (Charles de Montesquieu, Do espírito das leis, 1748).

Sobre o pensamento e o constante nas obras de Montesquieu é correto afirmar que:

  1. os poderes Legislativo, Executivo e Federativo, independentes um do outro, são a melhor garantia contra a opressão dos governantes
  2. cada governo deve ser eleito por sufrágio universal, válido para todos os que tiverem renda econômica igual ou superior a três salários mínimos
  3. a infelicidade humana deriva de liberdade, pois essa leva à anarquia
  4. o Legislativo, o Executivo e o Judiciário devem ser independentes e fiscalizar um ao outro, reciprocamente
  5. as alternativas ‘b’ e ‘d’ estão corretas

3ª questão sobre o iluminismo – UERJ

O iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável. O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento. Essa é a divisa do Iluminismo. IMMANUEL KANT (1784)

*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”

No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:

  1. superioridade técnica
  2. soberania econômica
  3. liberdade política
  4. razão científica

E aí, foi fácil resolver estas questões sobre o movimento iluminista? Quanto tempo levou para respondê-las? É importante fazer esse cálculo, já que os processos seletivos e a prova do ENEM sempre contam com limite de horário para conclusão.

Gabarito dos exercícios sobre as principais características do iluminismo

  • Resposta da 1ª questão: absolutismo monárquico
  • Resposta da 2ª questão: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário devem ser independentes e fiscalizar um ao outro, reciprocamente
  • Resposta da 3ª questão: razão científica

A intenção aqui com estes exercícios era que você avaliasse os seus conhecimentos após ler as principais características do iluminismo. Se quiser, aqui tem mais questões de vestibular sobre esse tema.

Sobre o Beduka, seu buscador de universidades

Além de explicar quais são as principais características do iluminismo, nós também apresentamos as informações de outros movimentos, tais como:

Em nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pode pesquisar para descobrir qual é a melhor faculdade para o seu curso, os valores das mensalidades, endereços e avaliações.

Estamos muito preocupados com a sua preparação para os vestibulares e ENEM. Temos aqui no Beduka uma série de questões que você pode responder para testar os seus conhecimentos.

Você acabou de conferir nosso resumo com as principais características do iluminismo, aproveite para ver também uma relação com as melhores faculdades de Fortaleza e entender o que faz um engenheiro florestal.

Gostou do nosso texto sobre as principais características do iluminismo que apresentamos? Existe algum destes pensadores que já prendeu a sua atenção? Queremos saber a sua opinião para aperfeiçoar nossos conteúdos. Deixe seu comentário na parte final deste texto.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

  • Olá!
    Olha só, “O que é iluminismo e o quê representa?” o tópico que começa com esse título, logo no primeiro paragráfo, na primeira linha, não seria Idade Média em vez de Moderna?

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador