História

Questões sobre o iluminismo com gabarito que você não pode perder!

questões de vestibular sobre o iluminismoQuestões de vestibular sobre o Iluminismo

Nas questões sobre o iluminismo, você teste seu conhecimento sobre o movimento intelectual e filosófico que ocorreu durante o século XVIII. Esse tema é muito recorrente nos principais vestibulares, inclusive no ENEM. Por isso, selecionamos alguns exercícios sobre o tema. Revise para que você se saia bem na prova!

Antes de nos aventurarmos nas questões de vestibular sobre o iluminismo, que tal relembrarmos alguns conceitos desse tema e, quem sabe, conhecer ainda mais sobre o iluminismo e seus estudiosos?

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Os autores iluministas, influenciados principalmente pelos filósofos Hume, Locke e Descartes, criaram o mito de que a Idade Média teria sido um período de trevas. Por outro lado, estes autores, principalmente os franceses, assumiram a missão de iniciarem um período de luzes.

Os iluministas quiseram se desvencilhar de uma tradição de filosofia aristotélica, de artes liberais, da busca da verdade universal, da moral imutável e do objetivismo, preferindo o subjetivismo. Eles eram nominalistas, idealistas, materialistas e céticos.

Procure saber mais sobre cada uma dessas conceituações, elas podem aparecer não só em questões de vestibular sobre o iluminismo, mas também em questões de filosofia.

Separamos algumas questões de vestibular sobre o iluminismo que podem te ajudar a garantir uma vaga no curso tão desejado. Mas antes, compreenda melhor os principais elementos deste período.

Você pode aproveitar para ver também:

Um breve resumo sobre o que foi o iluminismo

Você sabe o que foi o iluminismo? Tudo começou na Europa, entre os séculos XVII e XVIII, em especial em países como: França, Holanda e Inglaterra. Naquele tempo, diversos filósofos como René Descartes, Voltaire, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, acreditavam ser os propagadores da “luz” e do conhecimento, o que originou o próprio nome do movimento. O objetivo dos estudiosos era iluminar “as trevas” na qual supostamente se encontrava a sociedade desde a Idade Média.

As teorias e práticas dos iluministas causaram forte impacto em toda a população. Isso porque o homem passou a ser hostil à religião, pretendendo iniciar uma nova ciência, muitas vezes ignorando descobertas já feitas e estudadas.

Além disso, o movimento trouxe outras inovações em áreas como política e civilizações, fora o famoso slogan da Revolução Francesa: Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que ainda possui grande poder em movimentos e protestos populares ao redor do mundo.

Clique aqui e saiba as principais características iluministas.

Principais pensadores iluministas

  • Montesquieu: Primeira geração iluminista. Em seu livro “O Espírito das leis”, pensou a divisão dos poderes em legislativo, judiciário e executivo.
  • Voltaire: Criticava a religião e a monarquia. Queria a república por meio da revolução. Está entre os maiores propagandistas do movimento.
  • Diderot: Se dedicou à primeira enciclopédia, reunindo o conhecimento científico.
  • D’Alembert: Também ajudou a organizar a enciclopédia.
  • Rousseau: Filósofo político, que idealizou o homem como fundamentalmente bom, sendo corrompido pela sociedade.

Após esse breve resumo, chega a hora de avaliar os seus conhecimentos com algumas questões de vestibular sobre o iluminismo. Separe um caderno e um lápis para fazer algumas anotações. No final, confira o resultado com as respostas das questões.

6 questões de vestibular sobre o iluminismo para praticar

1ª questão sobre o iluminismo – Mackenzie Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:

a) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes

b) propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade

c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos

d) acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais

e) consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação

2ª questão sobre o iluminismo – FatecAs grandes revoluções burguesas do século XVIII refletem, em parte, algumas ideias dos filósofos iluministas, dentre as quais podemos destacar a que

a) apontou a necessidade de limitar a liberdade individual para impedir que o excesso degenerasse em anarquismo

b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade

c) visou defender a tese de que apenas a federalização política é compatível com a democracia orgânica

d) mostrou que, sem centralização e dependência dos poderes ao Executivo, não há paz social

e) procurou salientar que a sociedade industrial somente se desenvolverá a partir de minucioso planejamento econômico

3ª questão sobre o iluminismo –  PUC-MG O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário:

a) combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos

b) fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades

c) o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão

d) o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição

e) o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa

4ª questão sobre o iluminismo – Universidade Estadual de Londrina (Uel) – “A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão teria grande repercussão no mundo inteiro. ‘Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. Os homens nascem e vivem livres e iguais perante a lei, dizia seu primeiro artigo; mas também prevê a existência de distinções sociais, ainda que somente no terreno da utilidade comum’…”

Assinale a alternativa que identifica um dos artigos da Declaração que prevê a distinção a que o texto se refere.

a) “A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.”

b) “Os cidadãos de conformidade com suas posses devem contribuir com as despesas da administração pública.”

c) “A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de força pública que deve ser instituída em benefício de todos…”

d) “A lei só tem direito de proibir as ações que sejam prejudiciais à sociedade.”

e) “Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, mesmo religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública…”

5ª questão sobre o iluminismo – (UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:

a) divisão da riqueza nacional.

b) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

c) divisão da política em nacional e internacional.

d) formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.

e) implantação da ditadura moderna.

6ª questão sobre o iluminismo – (FGV-SP) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (…) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.”

J.J. Rousseau, Do contrato social. in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.

A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:

a) Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.

b) Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.

c) Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.

d) Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.

e) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

Gabarito das questões de vestibular sobre o iluminismo

  • Exercício resolvido da questão 1: c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos
  • Exercício resolvido da questão 2: b) acentuou que o Estado não possui poder ilimitado, o qual nada mais é do que a somatória do poder dos membros da sociedade
  • Exercício resolvido da questão 3: b) fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades
  • Exercício resolvido da questão 4: a) “A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.”
  • Exercício resolvido da questão 5: b) divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
  • Exercício resolvido da questão 6: e) Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.

E aí, conseguiu acertar todas as questões? Não deixe de ampliar os seus estudos sobre os filósofos que mais caem no ENEM e também entender quais as principais ideias de Émile Durkheim.

Nós aqui no Beduka, o seu buscador gratuito de faculdades e cursos, temos um simulador gratuito com todas as questões do ENEM para você testar os seus conhecimentos com perguntas extraídas das últimas edições da prova.

Além de fazer as questões de vestibular sobre o iluminismo, você pode testar seus conhecimentos com perguntas sobre o livro Vidas Secas, exercícios de orações subordinadas adjetivas e algumas questões de vestibular sobre interpretação de texto.

Gostou do nosso conteúdo com as questões de vestibular sobre o iluminismo? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

4 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador