Artes

Principais autores da primeira fase do modernismo

principais autores da primeira fase do modernismoPrincipais autores da primeira fase do Modernismo

O modernismo foi um conjunto de movimentos culturais, escolas, estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Descubra quais os principais autores da primeira fase desse movimento.

Antes de destacar os principais autores da primeira fase do modernismo, é importante dizer que este movimento artístico também refletiu nas áreas social, política e cultural. No Brasil, ele pode ser dividido em três fases, cada uma com suas características particulares e seu respectivo contexto histórico.

A primeira foi conhecida como “fase heróica” e ocorreu entre 1922 e 1930. Saber sobre esse movimento é essencial não só para ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em vestibulares, como também para aprender mais sobre nossa cultura.

Você sabe como foi o pré-modernismo? Leia o nosso resumo e faça exercícios sobre pré-modernismo para fixar ainda mais a matéria.

Neste texto, falaremos sobre o contexto histórico, as características, as obras e os principais autores da primeira fase do modernismo. Leia até o final para descobrir tudo isso!

Aqui você pode conferir também algumas questões sobre a Semana de 22 e destaque sobre os principais autores da segunda fase do modernismo.

Qual foi o contexto histórico do modernismo?

O modernismo surgiu ao redor do mundo no século XX, bem no período de intervalo entre as duas Grandes Guerras Mundiais, ou seja, entre 1918 e 1939. Você pode, inclusive, testar os seus conhecimentos com algumas questões sobre a Primeira Guerra.

Aqui no Brasil, esse movimento aparece na primeira parte da República Velha. O contexto histórico desse período foi marcado pela política do café com leite: as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais.

Essas oligarquias se revezavam no poder do país e não permitiam que outros líderes surgissem. Além disso, o “crash” da bolsa de Nova York (1929) também gerou uma crise que afetou muitos países pelo planeta, inclusive o Brasil.

É muito importante mencionar a Semana de Arte Moderna de 1922, pois ela foi o ponto de partida do modernismo brasileiro, ocorrendo no Teatro Municipal de São Paulo. A Semana de 22 foi causa de muita polêmica no período, devido à sua vontade de romper com os padrões artísticos europeus.

Os artistas modernistas se baseavam no futurismo, dadaísmo, expressionismo, cubismo, etc. Entre eles, devemos citar o famoso “Grupo dos Cinco”:

  1. Mário de Andrade
  2. Tarsila do Amaral
  3. Anita Malfatti
  4. Oswald de Andrade
  5. Menotti Del Picchia.

Quais são as principais características do modernismo?

quais as principais características do modernismo

Entre as características que mais chamam atenção na primeira fase do modernismo, estão:

  • Valorização da cultura brasileira
  • Nacionalismo crítico
  • Negação do academicismo e do parnasianismo
  • Sarcasmo, cinismo e ironia
  • Métrica livre
  • Renovação da arte e da linguagem
  • Destaque para o cotidiano
  • Índole caótica e anarquista

Quais são os principais artistas da primeira fase do modernismo?

Este são os 8 principais autores da primeira fase da geração modernista:

  1. Graça Aranha
  2. Plínio Salgado
  3. Manuel Bandeira
  4. Di Cavalcanti
  5. Victor Brecheret
  6. Alcântara Machado
  7. Heitor Villa Lobos
  8. Mário de Andrade

Além daqueles artistas que nós já citamos, existem outros que se destacaram muito nesse período. Conheça a seguir os principais autores da primeira fase do modernismo e algumas de suas principais obras:

1 – Graça Aranha

Foi um escritor e diplomata nascido no Brasil. Sua obra mais conhecida é Canaã, lançada em 1902. Também é considerado um dos autores do pré-modernismo.

Lentz
– Mas o que se tem feito é quase nada, e ainda assim é o esforço do europeu. O homem brasileiro não é um fator do progresso; é um híbrido. E a civilização não se fará jamais nas raças inferiores. Vê, a história…

Milkau
Os seres são desiguais, mas, para chegarmos à unidade, cada um tem que contribuir com uma porção de amor. O mal está na força…

2 – Plínio Salgado

Foi um escritor, jornalista e político brasileiro. Foi ele quem fundou o movimento nacionalista “Ação Integralista Brasileira”, em 1932. A sua obra que mais chama a atenção é O Estrangeiro, lançada em 1926.

Só uma espécie de gente nos conhecia na Europa: os banqueiros. Esses garantiam que não éramos uma fantasia geográfica, porque um argumento lhes falava bem alto: os juros que pagávamos, trabalhando como escravos.

3 -Manuel Bandeira

Foi escritor, historiador e professor nascido no Brasil. Entre suas obras mais famosas podemos citar Lira dos Cinquent’anos, A Cinza das Horas e Libertinagem, escritas em 1940, 1917 e 1930, respectivamente.

Brisa

Vamos viver no Nordeste, Anarina.
Deixarei aqui meus amigos, meus livros, minhas riquezas, minha vergonha.
Deixaras aqui tua filha, tua avó, teu marido, teu amante.

Aqui faz muito calor.
No Nordeste faz calor também.
Mas lá tem brisa:
Vamos viver de brisa, Anarina.

4 – Di Cavalcanti

Tido como um dos principais autores da primeira fase do modernismo, ele produziu diversas pinturas e ilustrações, inclusive da capa do catálogo da Semana de Arte Moderna. Uma de suas obras mais conhecidas é Pierrot, de 1924.

Di Cavalcanti autor da primeira fase do modernismo

5 – Victor Brecheret

Era ítalo-brasileiro e foi um dos escultores mais famosos do Brasil. Sua obra mais famosa pode ser vista até hoje em São Paulo, que é o Monumento às Bandeiras, inaugurado em 1953.

monumento à bandeira primeira fase do modernismo

6 – Alcântara Machado

Foi político, jornalista e escritor brasileiro, muito conhecido por sua coletânea de contos chamada de Brás, Bexiga e Barra Funda, lançada em 1927.

Livros e flores

Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?

Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor,
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?

7 – Heitor Villa-Lobos

Este foi um dos maiores músicos brasileiros. Villa-Lobos foi maestro e compositor, tendo como uma de suas maiores composições a Amazonas e Uirapuru, lançada em 1917. Outra famosíssima e adaptada por artistas como Adriana Partimpim e Edu Lobo é Trenzinho Caipira:

8 – Mário de Andrade

Mário de Andrade foi escritor, cronista, ensaísta e muito mais. Sua obra mais famosa e absurdamente fora do padrão se chama Macunaíma. Ela costuma ser cobrada nos vestibulares, principalmente na Fuvest. Ela está resumida e a analisada aqui, vale a pena.

Moça Linda Bem Tratada

Moça linda bem tratada,
Três séculos de família,
Burra como uma porta:
Um amor.

Grã-fino do despudor,
Esporte, ignorância e sexo,
Burro como uma porta:
Um coió.

Mulher gordaça, filó,
De ouro por todos os poros
Burra como uma porta:
Paciência…

Plutocrata sem consciência,
Nada porta, terremoto
Que a porta de pobre arromba:
Uma bomba.

Aqui apresentamos um breve resumo sobre os principais autores da primeira fase do modernismo. Para se preparar para os maiores vestibulares e ENEM, sugerimos que aprofunde os estudos sobre estes artistas.

Você pode entender melhor o que é crônica e quais são as principais figuras de linguagem para explorar em sua redação.

Agora que você conheceu os principais autores da primeira fase do modernismo e mais um pouco sobre o movimento, não se esqueça de fazer exercícios e estudar tudo mais a fundo. Também lembre-se ler sobre as outras fases!

Aqui no Beduka temos uma série de resumos de livros importantes que são exigidos nos vestibulares de todo o país:

Você encontra aqui uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Além de entender quais são os principais autores da primeira fase do modernismo, você pode descobrir também:

Gostou do nosso conteúdo que explica quais os principais autores da primeira fase do modernismo? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador