Artes

Principais autores da segunda fase do modernismo

principais autores da segunda fase do modernismoPrincipais autores da segunda fase do Modernismo

O modernismo foi um conjunto de movimentos culturais, escolas, estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Descubra quais os principais autores da segunda fase desse movimento.

Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes são alguns dos principais autores da segunda fase do modernismo em nosso país, que aconteceu entre 1930 e 1945, ano que marca o final da Segunda Guerra Mundial.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Teste os seus conhecimentos sobre a matéria com os exercícios sobre modernismo.

Essa fase é conhecida pelo termo “Geração de 30” e estabeleceu os princípios modernistas que tinham sido iniciados pela Semana de Arte Moderna de 1922, o polêmico evento que procurava romper com os ideais artísticos europeus e tradicionais.

Iremos detalhar melhor ao longo deste texto, mas podemos adiantar que um dos principais autores da segunda fase do modernismo foi Carlos Drummond de Andrade. Foi ele, inclusive, que iniciou a produção poética dessa época, com a obra Alguma Poesia, de 1930.

Com relação à prosa, temos como ponto de início o romance A Bagaceira, de José Américo de Almeida, publicado em 1928. Não se preocupe, porque iremos mencioná-lo, assim como a sua obra mais adiante.

Qual foi o contexto histórico desta fase do modernismo?

Os anos 30 foram marcados pelo crescimento de uma série de ditaduras europeias, o que acabou culminando na Segunda Guerra Mundial, em 1939. Foi um período conturbado social e economicamente para o mundo inteiro.

Aqui a situação estava tensa mesmo antes da Guerra. Em outubro de 1930, aconteceu o golpe de estado conhecido como Revolução de 30, o qual representou o começo da Era Vargas ao mesmo tempo em que entrou em declínio a política do Café com Leite (oligarquias de São Paulo e Minas Gerais).

Com Getúlio Vargas, o Brasil também acabou entrando em uma ditadura chamada de Estado Novo, que ocorreu de 1937 até 1945.

Com tudo isso acontecendo, não é de se surpreender o fato de que vários dos temas tratados nas obras desta fase modernista estão relacionados à história, à sociedade e ao nacionalismo.

Quais as principais características da segunda fase do modernismo?

Quais as características da segunda fase do modernismo

Podemos considerar como características principais dessa fase modernista:

  • Nacionalismo e regionalismo
  • Versos livres
  • Análise da realidade cultural, econômica e social
  • Destaque da cultura brasileira
  • Inspiração no romantismo e no realismo
  • Linguagem regional e coloquial
  • Temas cotidianos
  • Ideias baseadas na psicanálise

Você pode entender melhor o que é crônica e também quais são as principais figuras de linguagem para explorar em sua redação.

Quais foram os principais autores da segunda fase do modernismo?

Tanto a prosa quanto a poesia foram muito fortes nesse período. Alguns dos nomes requisitados até hoje em provas de vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são deste período, portanto, é importante estudar o máximo deles possível.

Confira abaixo os principais autores da segunda fase do modernismo no Brasil:

  • Carlos Drummond de Andrade – um dos maiores nomes da poesia brasileira, estudado e amado até hoje. Ele iniciou a poesia da segunda fase modernista com o lançamento de Alguma Poesia, no ano de 1930
  • José Américo de Almeida – foi autor de A Bagaceira, a obra que deu início à prosa da segunda fase do modernismo. A sua história é sobre os retirantes e a seca que assolava o Nordeste
  • Rachel de Queiroz – foi autora da conhecida obra O Quinze (lançada em 1930), que trata de uma das piores secas já sofridas pelo Nordeste, no ano de 1915
  • Murilo Mendes – foi destaque tanto na poesia quanto na prosa. Escreveu obras marcantes, como Poesia em Pânico, de 1938, e Poemas, de 1930
  • Graciliano Ramos – foi o autor do extremamente famoso Vidas Secas, de 1938, livro que relata a realidade de sofrimento dos retirantes nordestinos da época

Veja aqui algumas questões de vestibular sobre o livro Vidas Secas

  • Jorge Amado – escrevia muitos temas urbanos, sempre com críticas sociais. Entre suas maiores obras, estão Capitães da Areia, Cacau e Gabriela Cravo e Canela
  • Cecília Meireles – foi uma das maiores poetisas do país, sendo influenciada por questões sociais e a psicanálise freudiana. Entre suas principais obras, estão Viagem, de 1939, e Batuque, samba e Macumba, de 1933
  • Mário Quintana – foi um dos poetas brasileiros que mais produziu. O seu livro A Rua dos Cataventos, feito de sonetos, é uma de suas obras mais reconhecidas, lançada em 1940

Estes são aqueles que podemos recomendar como principais autores da segunda fase do modernismo no Brasil. Faça exercícios e relacione todas as três fases. Ler as principais obras também é um diferencial!

Aqui no Beduka temos uma série de resumos de livros importantes que são exigidos nos vestibulares de todo o país:

Você encontra aqui em nosso site uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Além de entender quais são os principais autores da segunda fase do modernismo, você pode descobrir também:

Gostou do nosso conteúdo que explica quais os principais autores da segunda fase do modernismo? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador