Artes

Conheça os 5 principais artistas do Renascimento e suas obras mais importantes 

Conheça os 5 principais artistas do RenascimentoConheça os 5 principais artistas do Renascimento
Sala do Saber - melhor cursinho online

Como o próprio nome já diz, o renascimento foi um momento de trazer à tona um novo modo de viver e de sentir. As ideias medievais foram deixadas, em parte, para trás e isso refletiu diretamente nas produções artísticas.

Era tempo de se reinventar, levando em consideração o conhecimento científico e dando ênfase à figura humana. Seja ressaltando as angústias e complexidades dos homens, seja revelando a sua importância.

Tudo isso fez surgir nomes e obras que marcaram a humanidade e que continuam impactando gerações. Por isso, separamos 5 artistas do renascimento e suas obras mais importantes. Leia até o final e se prepare para o Enem e outros vestibulares.

Este artigo vai te ajudar a entender e conhecer os principais artistas do renascimento e suas obras. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Renascimento?
  2. Quais os principais artistas do renascimento e suas obras?
  3. Leonardo da Vinci, criador de Mona Lisa e A última Ceia
  4. Sandro Botticelli, criador de O Nascimento de Vênus
  5. Michelangelo Buonarroti, criador da escultura Pietà 
  6. Rafael Sanzio, criador de A escola de Atenas
  7. Piero della Francesca, criador de Federico de Montefeltro
  8. Mude de vida com o Beduka! (Descontos de até 65%)

Que tal saber os assuntos que mais caem no Enem e ter um cronograma completo de estudo para se preparar? Só mesmo o Plano de Estudos do Beduka pode fazer por você. Baixe já e descubra o que, como e por quanto tempo estudar!

O que foi o Renascimento?

O Renascimento foi um período marcado por mudança de pensamentos e um profundo despertar científico. Nessa época, o homem passou a ser o centro do universo, ou seja, o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo.

Isso facilitou ainda mais a sobreposição da ciência à religião. Não que temas religiosos deixaram de existir como na Idade Média, muito pelo contrário já que muitos dos mecenas (patrocinadores de artistas) eram membros do clero.  

Mas a temática mudou de perspectiva: o homem, suas dores e mazelas passaram a chamar mais atenção que o contexto bíblico em si. 

Os principais artistas do Renascimento e suas obras são resultado da soma de estudos de diversas áreas do conhecimento: medicina, matemática, geometria e arquitetura, por exemplo.

Temos vários artigos exclusivos que podem te ajudar a entender mais sobre o assunto. Um complementa o outro, então, aproveite e acesse:

Quais os principais artistas do Renascimento e suas obras?

Nada melhor para entender um período do que conhecer os artistas e obras ligados a ele. Por isso, separamos os 5 principais artistas do renascimento e analisamos as obras mais significativas criadas por eles.

Tudo para você ficar preparado para qualquer vestibular, inclusive, para o Enem. Aproveite!

1 – Leonardo da Vinci, criador das telas Mona Lisa e A última Ceia

Leonardo nasceu na Itália, em um pequeno vilarejo de Vinci, por isso ficou conhecido como Da Vinci. À medida que criava obras magníficas durante sua vida, também se aventurava pelos saberes científicos, pela engenharia, pela arquitetura e por aí vai. 

Para você ter uma ideia, ele dissecou vários corpos com o intuito de entender aspectos relacionados principalmente à anatomia. Isso o ajudou a retratar com perfeição os músculos do corpo humano, o que é possível ver em diversos desenhos deixados pelo artista.

Também explorou com maestria o jogo entre luzes e sombras e a noção de perspectiva (dar aspecto em relevo a imagens produzidas em uma estrutura plana). Somado a isso, o artista utilizava óleo sobre a tela, algo pouco comum na época.

As telas de Da Vinci não surgiram por mero reflexo instintivo e criativo, mas através de um compilado de técnicas e conhecimentos. Os últimos dias do pintor foram na França, onde morreu aos 67 anos, em 1519. 

Ele está entre os principais artistas do Renascimento e suas obras  ainda são motivo de estudos e descobertas. Abaixo, confira as telas mais famosas do artista.

Mona Lisa

Mona Lisa

Entendendo de arte ou não, todo mundo já se deparou com a Mona Lisa, seja com a imagem da obra original, seja com as diversas releituras espalhadas pelo universo virtual. 

Não à toa, Leonardo explorou muitos aspectos renascentistas quando a produziu e ainda deu à pintura um tom de mistério. O primeiro aspecto é o leve contraste entre luz e sombra, possível através do sfumato (um degradê de tonalidades). 

O segundo é o antropocentrismo (o homem como centro de tudo); note que há uma figura humana à frente das demais criações (natureza), em perspectiva e tamanho enfático. 

Já o aspecto singelo, o sorriso discreto e o olhar enigmático deixam todos se perguntando mais a respeito da mulher retratada por Da Vinci.

Isso acabou gerando várias teorias a respeito dela: como a de que seria um autorretrato ou a de que haveria diversos códigos deixados pelo artista. 

A Última Ceia

A Última Ceia

Na tela, temos uma cena bíblica retratada de uma forma inimaginável para época: sob a perspectiva humana. Cristo aparece como o único personagem com semblante neutro, como quem deixa o ato principal aos coadjuvantes.

Exatamente o que era proposto pelo Renascimento: o antropocentrismo no lugar do teocentrismo. E como o artista mudou a perspectiva do relato bíblico? Utilizando o caos e a complexidade humana e os estampando nas feições dos 12 apóstolos.

2 – Sandro Botticelli, criador da tela O Nascimento de Vênus

Sandro foi um dos principais artistas do Renascimento e suas obras até hoje fazem muito sucesso. Inclusive, uma delas virou febre na internet. 

Assim como outros artistas da época, Botticelli retratou temas religiosos com uma perspectiva renascentista. Ficou conhecido por suas diversas Madonas (nome italiano que significa “Nossa Senhora”).

Essas pinturas eram uma representação da Virgem Maria. Em Madonna do Magnificat, temos ela sendo coroada por dois anjos: uma possível valorização humana e um consequente afastamento das ideias teocêntricas rígidas da Idade Média. 

A seguir, conheça a tela mais famosa do artista. Ela também costuma ser a mais cobrada nos vestibulares.

O Nascimento de Vênus

O Nascimento de Vênus

Com certeza você já viu essa imagem por aí (ela já virou muitos memes). Mas talvez você não soubesse que se trata de uma das principais obras do Renascimento.

A tela traz uma representação de Vênus, a deusa do amor. Lembra que o período do qual o pintor fez parte também foi marcado pelo retorno aos ideais greco-romanos? Pois bem, a pintura traz como temática a mitologia romana.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O Nascimento de Vênus foi encomendada por uma família muito importante de mecenas (pessoas ricas que patrocinavam artistas): os Médicis. Ela está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença.

3 – Michelangelo Buonarroti, criador da escultura Pietà 

Michelangelo foi não só pintor, mas também escultor e arquiteto. Ele foi o responsável por pintar o teto da Capela Sistina. Nesse trabalho, passou cerca de 4 anos e produziu cerca de 300 imagens.

Nascido na província de Arezzo, região da Itália, é um dos principais artistas do renascimento e suas obras formam um importante legado para a humanidade. 

Como a maioria dos nomes do período, Michelangelo também se dedicou à ciência: estudando anatomia através da dissecação de cadáveres. Viveu bastante se levarmos em consideração os históricos artísticos e a época, foram 88 anos de intensa produção.

A seguir veja um dos legados mais importantes de Michelangelo.

Pietá

Pietá

O conhecimento de Michelangelo sobre anatomia pode ser observado nos detalhes do corpo de Cristo: a marcada estrutura óssea, os músculos relaxados e as veias aparentes. Tudo isso feito em mármore, retrato da genialidade e estudos do artista.

Outra característica presente na escultura é a noção piramidal (imagens centralizadas e tridimensionais). Por fim, é possível notar as ideias antropocêntricas (o homem como centro do universo), temos, assim,  o lado divino deixado em segundo plano devido à dor de uma mãe com o filho morto em seus braços. 

4 – Rafael Sanzio, criador de A escola de Atenas

Apesar de menos famoso que Da Vinci e Michelangelo, Rafael faz parte dos principais artistas do Renascimento e suas obras são tão importantes quanto a desses dois outros nomes do período.

Pintor, desenhista e arquiteto, o também italiano utilizou o jogo entre luzes e sombras de forma leve, pouco perceptível aos olhos menos atentos e informados. 

Suas obras, assim como a maioria das produções do período, enfatizam as feições humanas nos levando aos sentimentos caóticos presentes nas telas. A seguir, conheça a produção mais importante de Sanzio.

A Escola de Atenas

A Escola de Atenas

A tela é uma clara referência à era greco-romana, tanto em termo de cenário quanto em termo de personagens. O local representa uma área de intensa busca pelo conhecimento, com a presença de dois importantes filósofos: Platão e Aristóteles.

Rafael empregou com a maestria a noção de perspectiva (aspecto em relevo e ilusão de profundidade) na tela. Tanto que ao olhá-la é possível se sentir distante do espaço central, como se fosse preciso dar muitos passos para chegar até lá.

5 – Piero della Francesca, criador de Federico de Montefeltro

Piero foi um pintor italiano que utilizou bastante a temática religiosa em suas obras. Participante do início do Renascimento, ele foi fortemente influenciado pela transição entre o período citado e o da Idade Média.

As características mais marcantes presentes em suas telas e  que representam as ideias renascentistas são a presença de conhecimentos ligados a diversas áreas, principalmente a matemática e a geometria.

Federico de Montefeltro

Federico de Montefeltro

Exposta na Galeria Uffizi, na Itália, a obra foi encomendada pelo duque Federico de Montefeltro. Em caso de retratos, as feições expressivas não eram necessárias como forma de valorização humana.

Afinal, o retrato em si já era uma evidência disso. Logo, a tela apresenta grandeza, tanto em aspecto como em forma. Por sinal, o artista deu à face inexpressiva traços geométricos. 

O Beduka te ajuda a mudar de vida

Os principais artistas do renascimento e suas obras é apenas um dos muitos assuntos que caem no Enem. E entendemos que é muito difícil ter uma seleção organizada de conteúdos quebrados.

Resultado: a maioria dos alunos estuda de forma aleatória. O que não é nem um pouco eficiente.

Por isso, criamos um Plano de Estudos exclusivo para você que quer tentar uma vaga na universidade através do Enem 2023! Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Não perca tempo, baixe e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.