Artes

6 principais artistas do Renascimento que todo vestibulando precisa conhecer

6 principais artistas do Renascimento6 principais artistas do Renascimento
Sala do Saber - melhor cursinho online

A renascença foi um período de transformação artística, cultural, científica, filosófica, política, entre outras. Ela priorizou o homem e o conhecimento, algo bem diferente do que estava sendo feito no período anterior (Idade Média).

Contudo, alguns temas (como os religiosos) continuaram sendo usados, só que sob nova perspectiva. O teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, ou seja, o homem e sua história passaram a ser a atração principal.

Esse assunto é de extrema importância para quem vai fazer o Enem ou outro vestibular. Então separamos os 6 principais artistas do Renascimento e escrevemos para você informações indispensáveis sobre todos eles. Aproveite!   

Este artigo vai te ajudar a conhecer mais sobre os principais artistas do renascimento. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Renascimento?
  2. Quais foram os principais artistas do Renascimento?
  3. Leonardo da Vinci (1452-1519)
  4. Michelangelo Buonarroti (1475-1564)
  5. Rafael Sanzio (1483-1520)
  6. Sandro Boticcelli (1445-1510)
  7. Sofonisba Anguissola (1532-1625)
  8. Piero della Francesca (1410-1492)
  9. O Beduka te ajuda a mudar de vida

Já estamos em março, e além dos principais artistas do Renascimento tem muita coisa que você precisa estudar até o Enem. Para isso, conte com nosso Plano de Estudos 2023 . Ele vai te dizer o que, como e por quanto tempo estudar, além de ter dicas de tema de redação e muito mais.

O que foi o Renascimento?

O Renascimento foi um período que surgiu logo após a Idade Média (aquele tempo também chamado de Idade das Trevas). Muita gente diz que a Renascença veio para romper totalmente com o período anterior, mas não é bem assim.

A mudança ocorreu, mas deve ser considerada um processo natural que fez surgir novas ideias, sem contudo deixar de utilizar algumas temáticas (principalmente as religiosas).

Então qual seria a diferença? A perspectiva. O Renascimento colocou o homem como centro de tudo, ou seja, as obras com temáticas religiosas já não tinham mais características teocêntricas, mas sim antropocêntricas. 

O período que gerou renovação em diversas áreas (científica, política, filosófica, artística, etc) também retomou as ideias da Antiguidade Clássica (marcada principalmente pela busca e estudo de diversos campos do conhecimento).

Para saber mais sobre o que foi o Renascimento, temos vários artigos que vão te ajudar a se aprofundar no assunto. Aproveite e fique ainda mais preparado para o Enem estudando através deles. Acesse os links abaixo:

Quais foram os principais artistas do Renascimento?

Nos próximos tópicos você vai conhecer os nomes mais importantes do Renascimento, tanto para a história da arte quanto para bancas organizadoras de vestibulares, incluindo o Enem. 

Eles realmente são cobrados, então fique atento às informações e não deixe de anotar os pontos mais importantes!

1 – Leonardo da Vinci (1452-1519)

Você pode não entender ou não gostar de arte, mas com certeza já ouviu falar em Leonardo da Vinci, um dos principais artistas do renascimento. Hoje, provavelmente um dos mais famosos.

Nascido no vilarejo de Anchiano, próximo de Florença, Leonardo é o criador de uma das obras antigas mais mencionadas na atualidade: Mona Lisa.

Quem nunca se deparou com uma releitura da mulher misteriosa, de cabelos lisos e olhar sereno? Mas Da Vinci não foi só pintor, foi também escultor, engenheiro, cientista, escritor e inventor italiano.

A união de tantas funções e conhecimentos resultou em obras criadas não só pela magia criativa, mas também com o uso de muitas técnicas, entre elas: 

  • A noção de perspectiva (imagens em relevo ainda que em telas planas);
  • Simetria (imagens e detalhes dispostos harmonicamente);
  • Jogo entre luzes e sombras. 

Leonardo também é o criador deA Última Ceia”. A tela é uma representação bíblica, mas aborda a história por meio de outra perspectiva: a antropocêntrica. 

2 – Michelangelo Buonarroti (1475-1564)

Nascido em Caprese, região da Toscana, Michelangelo também foi escultor e arquiteto. No topo da lista de principais artistas do renascimento, o também pintor é autor de uma das imagens mais famosas do mundo: A Criação de Adão. 

Ela foi feita no teto da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro, em Roma. Inclusive, ganhou popularidade e continua gerando algumas releituras pelo mundo. Como a abaixo:

A Capela Sistina teve a presença de Michelangelo durante quatro anos. Pode até parecer muito tempo, mas o artista deixou 300 imagens no local, incluindo o afresco O Juízo Final, uma das mais importantes obras de arte do Renascimento.

Também deixou importantes esculturas, sendo as mais famosas: Pietà e Escultura de Davi. A primeira é uma representação de Maria com o filho nos braços e a segunda, a imagem de Davi, personagem bíblico que derrotou Golias.

Apesar de serem representações bíblicas, ambas deixam o homem em papel de destaque. Pietà nos faz pensar mais no sofrimento de Maria como uma mãe com o filho morto nos braços do que na própria divindade. 

Já Davi, nos transmite a ideia de grandeza, como se tivesse vencido Golias com a sua própria força.

3 – Rafael Sanzio (1483-1520)

Talvez Rafael seja o menos conhecido por aqueles que não entendem muito de arte, mas a importância dele é a mesma que a de Michelangelo e Leonardo da Vinci. Logo, ele é nome fundamental na lista de principais artistas do Renascimento.

Sanzio soube usar, com maestria, o jogo entre luzes e sombras que surgiu no Renascimento e posteriormente se consolidou no período barroco. Ele ficou muito conhecido por suas diversas “Madonas”.

Não, não estamos falando da cantora pop. Na verdade, Madonna é um nome italiano que significa Nossa Senhora e costumava ser utilizado pelos católicos para se referir à Virgem Maria. 

Outras obras do autor que merecem destaque são Menino Entronado com Santos (1505) e A Escola de Atenas (1509-1511).

4 – Sandro Boticcelli (1445-1510)

Botticelli também teve uma de suas obras popularizadas atualmente: O Nascimento de Vênus. Abaixo você pode conferir a tela de um lado e do outro um meme feito com base nela:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O meme a direita pode ser encontrado na página Diferentona, no Facebook. 

Rafael, nascido em Florença, não podia imaginar que um dia uma de suas produções estaria espalhada pelas redes e sendo vistas por pessoas de várias nacionalidades diferentes.

As obras do também desenhista são repletas de mitologia e temas religiosos, como A Primavera. A tela pode ser vista na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.

5 – Sofonisba Anguissola (1532-1625)

Vale a pena colocar Anguissola na lista de principais artistas do Renascimento. Pois, apesar de menos conhecido, foi talvez o nome que usou o contraste entre luz e sombra de forma mais marcante. Observe o impacto causado pela obra abaixo:

Mas quem é Anguissola? Talvez essa seja a pergunta com a resposta mais interessante deste e de outros artigos que você já leu por aí. Sofonisba foi uma mulher. Sim! Isso mesmo.

De Família humanista (que prioriza o ser humano) e abastada, ela cresceu em contato com a arte e foi incentivada a pintar e desenhar desde cedo. Esses fatores a colocaram na lista de principais artistas do Renascimento, no meio de uma sucessão de nomes masculinos. 

O legado da pintora é principalmente de autoretratos, como o Autorretrato de Sofonisba Anguissola (1556), visto no início deste tópico. 

6 – Piero della Francesca (1410-1492)

A Renascença trouxe várias noções técnicas a arte, e isso resultou em obras feitas utilizando até mesmo conhecimentos geométricos e matemáticos

Nesse quesito, o nome mais importante da lista de principais artistas do renascimento é o de Piero della Francesca.

Para ele, a forma se sobrepunha à sensação. Então, é normal que, ao ficar diante das telas de Piero, você seja impactado com o aspecto espacial da pintura. As formas saltam e tudo parece maior do que realmente é. 

Até mesmo a face era desenhada por ele em formatos geométricos, como na tela Federico de Montefeltro (1472).

O Beduka te ajuda a mudar de vida

Conhecer os principais artistas do renascimento é muito importante para a sua formação, você prestando vestibular ou não. Por falar em vestibular, por que fazer um se você pode começar a estudar de um jeito muito mais fácil?

O Beduka Bolsas te dá uma bolsa de até 65% para você começar o curso dos seus sonhos, sem precisar fazer provas e sem burocracia!

Agora, se sua meta é mesmo fazer o Enem, criamos um Plano de Estudos exclusivo para você! Nele, você encontra:

  • Tempo de estudo acessível;
  • O que e como estudar em cada dia;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Não perca tempo, baixe e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.