Geografia

Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil? Conheça os 4 mais importantes

quais são os tipos de agricultura praticados no BrasilQuais são os tipos de agricultura praticados no Brasil?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você já deve ter ouvido que o Brasil é a “fazenda do mundo”. O motivo é que a agricultura é uma das bases da nossa economia e com ela o nós abastecemos até mesmo outros países. Existem quatro tipos de agricultura praticados no Brasil que o colocam nessa posição e você conhecerá todos eles a partir de agora.

Além de empregar cerca de 19 milhões de brasileiros, ela é um tema recorrente no Enem. As questões tratam principalmente dos tipos e dos impactos da agricultura no meio ambiente.

Continue lendo para descobrir quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil e se preparar para as provas.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

O que é agricultura?

A agricultura é uma atividade econômica básica, do primeiro setor. Ela está ligada à produção de alimentos através de técnicas de cultivo da terra. Após todo o processo de plantio e colheita, estes alimentos vão para os mercados onde nós podemos comprá-los.

Eles podem servir também como matéria-prima para a produção de alimentos industrializados.

A agricultura surgiu durante o período neolítico, também conhecido como revolução neolítica. Ela foi muito importante para a sedentarização do homem e o surgimento das civilizações.

Isso aconteceu há mais ou menos 12 mil anos, no mesmo período em que houve um desenvolvimento técnico. As ferramentas se tornaram mais complexas e permitiram um trabalho de domínio da natureza muito mais eficiente.

Com o passar do tempo, o ser humano obteve bastante progresso ao acumular saberes para aumentar a eficiência do trabalho e seus rendimentos. 

Hoje contamos com diversos modelos de agricultura e sistemas agrícolas que permitem uma produção maior de alimentos, reduzindo drasticamente os índices de fome no mundo, ainda que ela continue sendo um problema real para muita gente.

O nosso país é responsável por alimentar grande parte da população mundial graças a isso. Vamos conhecer quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil.

Quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil?

O Brasil sempre foi um país agrícola. Nosso desenvolvimento dos demais setores da economia é bastante precário, mas a agricultura é bem diversificada.

Sistemas agrícolas

Existem dois sistemas agrícolas praticados no Brasil: intensivo e extensivo.

  • Agricultura intensiva: geralmente praticada nos latifúndios monocultores, possui alta produtividade e um alto nível de mecanização a fim de aumentar os rendimentos. Sua produção é voltada para a exportação. Entre os produtos mais trabalhados nesse sistema estão: soja e café.
  • Agricultura extensiva: possui baixo investimento de capital e é mais simples que a intensiva. As técnicas utilizadas são rudimentares, com predomínio da mão-de-obra humana e pouca mecanização. Isso acarreta na baixa produtividade.

A seguir, vamos te mostrar quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil e em qual sistema eles estão.

1- Agricultura familiar

A agricultura familiar é realizada em propriedades de famílias, como o nome já diz. É um modelo extensivo, voltado principalmente para a subsistência da família. Porém, é também o principal responsável pelo abastecimento do mercado interno, pela venda do pequeno excedente que gera.

A maior parte das propriedades adotam a agricultura familiar, são cerca de 77% segundo o Censo Agropecuário de 2017.

Saiba mais sobre esse tipo de agricultura com nosso texto sobre a agricultura de subsistência.

2- Agricultura patronal

É cultivo de um único produto agrícola, voltado para o mercado externo. Ou seja, diferente do sistema anterior, não tem como principal objetivo a subsistência de quem produz, mas sim o comércio.

Faz parte do modelo intensivo, empregando mão de obra qualificada e mecanização, contando com altos investimentos para otimizar o cultivo dos vegetais.

Está curtindo saber quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil? Só faltam dois.

3- Agricultura orgânica

Entre as técnicas agrícolas principais, está o uso de defensivos contra pragas, os famosos agrotóxicos. Mas grupos de cientistas apontam os malefícios destes produtos para a vida humana, levando muita gente a adotar a produção orgânica.

A agricultura orgânica, portanto, é a produção que não utiliza produtos químicos no controle de agressores da plantação. Prefere-se utilizar mecanismos da própria natureza, como plantas que servem para afastar as pragas.

Geralmente é extensiva e os produtos tendem a ser bastante caros.

4- Agricultura moderna

A agricultura moderna é baseada na incorporação de tecnologias e pesquisas científicas no cultivo da terra.

Como dissemos, ao longo da história a humanidade foi acumulando saberes e técnicas que levaram a um progresso cada vez maior. O século XX e o XXI são o período em que isso mais aconteceu.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Uma enxada foi uma grande invenção tecnológica, mas ela fica muito aquém dos usos de tratores e drones na produção e de investimentos em conhecimentos topográficos, geológicos etc., que aumentam a produtividade. Estes últimos caracterizam a agricultura moderna.

Agora que você já sabe quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil, teste seus conhecimentos com a nossa lista de exercícios.

Qual é a importância da agricultura no Brasil?

Como dissemos antes, o Brasil é um país praticamente agrário. E desde a década de 1980, quando se iniciou um processo de desindustrialização do país, a agricultura tornou- se cada vez mais importante.

Ela é atualmente a maior responsável pela entrada de dólares no nosso país, o que impede que ele suba muito com relação ao real. Isso garante um câmbio mais favorável e preços mais acessíveis nas compras internacionais.

Além disso, é a agricultura que garante a segurança alimentar de uma população. Os vegetais são a principal fonte dos macro e micronutrientes, como carboidratos, proteínas e vitaminas.

Saiba mais sobre quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil e sua importância com nosso texto sobre agricultura brasileira.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas maneiras de passar por portas trancadas no mundo dos estudos para o Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre quais são os tipos de agricultura praticados no Brasil. Bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.