Geografia

O que é agricultura de subsistência? Conheça as principais características desta atividade econômica

O que é agricultura de subsistênciaO que é agricultura de subsistência?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A agricultura é a atividade econômica que garante boa parte dos nossos alimentos e existem diversas formas de realizá-la, entre elas a de subsistência. Com este texto você ficará sabendo tudo sobre o que é agricultura de subsistência, seus objetivos e as principais características.

Clique em um dos tópicos abaixo se quiser ir direto para alguma parte do conteúdo:

O que é agricultura de subsistência?

A agricultura de subsistência é uma forma de cultivo de vegetais para o consumo de uma família ou de uma pequena comunidade. Ela é muito comum em locais pequenos, conhecidos como minifúndios e geralmente envolve a família do produtor no trabalho.

É comum também que os produtores criem alguns animais, que também servem para sua alimentação.

Deste modo, o lucro não é um objetivo, mesmo que em algumas situações possa existir algum excedente da produção que será vendido ou trocado.

Pode-se dizer que a agricultura de subsistência é uma forma de agricultura familiar. Mas ela não é a única. Existem famílias que visam o lucro de sua produção, cultivando uma quantidade razoável para que exista excedente a ser vendido.

O que diferencia a agricultura de subsistência da agricultura comercial?

A diferença principal é o objetivo entre as duas formas de produção. Na agricultura de subsistência o produtor pretende produzir alimentos para si e sua família, enquanto na comercial o objetivo é lucrar.

As áreas de produção também são diferentes, com a agricultura comercial sendo feita principalmente em latifúndios. Já a de subsistência é feita em pequenas propriedades.

Outra diferença é a variação dos alimentos. Enquanto os pequenos produtores plantam diversos tipos de vegetais, a agricultura comercial tende a ser de monocultura.

Quais são as características da agricultura de subsistência?

Já vimos o que é agricultura de subsistência, agora vamos resumir as suas principais características.

  • É realizada em pequenas propriedades;
  • Produção limitada;
  • Tem como objetivo suprir as necessidades de um grupo;
  • Uso de técnicas e instrumentos tradicionais, como arado, enxada e foice;
  • Pouco ou nada mecanizada;
  • Cultivo de diversos tipos de vegetais (policultura);
  • Os principais produtos são grãos, cereais, tubérculos e hortaliças;
  • Fertilização feita com adubos e compostagens próprias.

Quando você terminar este texto sobre o que é agricultura de subsistência, teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre agropecuária.

Quais são os tipos de agricultura de subsistência?

Assim como a agricultura de subsistência é uma forma de realizar o plantio, ela também possui divisões internas. Vamos ver quais são.

Agricultura mutável

Neste modelo de agricultura de subsistência, o produtor utiliza parte do seu terreno até que ele fique esgotado. Depois, ele deixa a parte utilizada e começa a cultivar em outra

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Enquanto o cultivo acontece nesta outra parte, a que está esgotada sofre os processos naturais de fertilização.

Esse método foi utilizado largamente na Idade Média. Os agricultores dividiam a terra em três partes, usando duas e deixando uma descansar para que os nutrientes voltassem e a produção pudesse continuar.

Agricultura de criação nômade

Na criação nômade, o produtor migra para outra região em busca de terrenos férteis após o esgotamento da terra em que está. Essa era a forma de agricultura dos indígenas brasileiros quando os portugueses chegaram aqui.

Como é a agricultura de subsistência no Brasil?

No Brasil, a agricultura de subsistência representa 77% das propriedades agrícolas e é a garantia de que milhões de brasileiros não passarão fome. Assim, ela é muito importante na vida da população rural do país.

Porém, os pequenos produtores têm dificuldade de receber auxílio e apoio econômico, que geralmente se destina ao latifúndio monocultor. Isso cria grandes inconvenientes e impede de aumentar o investimento na produção.

Qual é a importância da agricultura de subsistência?

Como ela é fundamental para suprir as necessidades nutritivas de milhares de famílias no mundo inteiro, a agricultura de subsistência é muito importante para garantir a segurança alimentar delas.

As pequenas propriedades são essenciais para os países em desenvolvimento, pois as demandas por comida da população são satisfeitas por meio delas.

Esperamos que o resumo sobre o que é agricultura de subsistência tenha ficado bem claro. A seguir, temos uma oportunidade de ouro para quem desejar tirar uma nota boa no Enem.

Vamos te ajudar a entrar na faculdade!

Mesmo que você sinta que não foi bem no Enem ou que não vai conseguir uma vaga, podemos te ajudar a entrar em uma faculdade excelente por um preço bem baixo.

Te apresentamos nossa plataforma de Bolsa de Estudos: o Beduka Bolsas.

Lá, você consegue bolsas de até 65% de desconto e cursa a faculdade dos sonhos sem onerar o seu bolso. Faça a sua matrícula e mude de vida!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.