Geografia

Exercícios sobre Agropecuária

EXERCÍCIOS SOBRE AGROPECUÁRIAExercícios sobre Agropecuária

Agropecuária é a união das práticas de cultivo de plantas e da criação de gado. A agricultura e a pecuária trazem benefícios para os seres humanos, pois por meio dessas atividades as matérias-primas são fornecidas, como material para fabricar roupas, medicamentos, biocombustíveis, produtos de beleza, entre outros.

Você sabe o que é agropecuária? Aprender sobre esse assunto é necessário para quem deseja fazer uma boa prova do ENEM ou que deseja compreender as principais atividades econômicas. Pensando nisso, o Beduka preparou um resumo explicando melhor esse tema e separou exercícios sobre agropecuária para te preparar ainda mais para a prova.

Resumo sobre Agropecuária

A agropecuária é o conjunto das ações primárias do homem, para sobreviver: agricultura e pecuária. Essas práticas são exercidas para o beneficiamento dos seres humanos, seja para consumo, fabricação de mercadorias, como roupas, medicamentos, cosméticos, biocombustíveis, etc.

agricultura e pecuária

Aproveite e faça os Exercícios sobre Reforma Agrária!

A agropecuária está ligada diretamente a economia, então ela compõe o Produto Interno Bruto (PIB) gerado em determinado local.

A prática da agropecuária não é recente, ela existe há muitos anos e auxilia no processo de desenvolvimento e manutenção da vida humana. Porém, ao longo do tempo novas técnicas foram criadas e outras foram aprimoradas, principalmente pelo desenvolvimento industrial e tecnológico.

Alguns lugares, como os países subdesenvolvidos não desenvolveram as técnicas de cultivo e criação de rebanhos, pois há pouco ou nenhum investimento nas atividades agropecuárias, além da tecnologia ser bastante precária.

A partir dessas diferenças de contextos, foi necessário desenvolver uma classificação dos sistemas agrários:

  • Sistema extensivo;
  • Sistema intensivo de mão de obra; 
  • Sistema intensivo.

Você sabe quais são os tipos de solo? Leia o resumo e faça os exercícios da matéria!

Vamos entender cada sistema agrário separadamente para fazer os exercícios sobre agropecuária.

Sistema extensivo

  • Ausência de tecnologia;
  • Pouca produção;
  • Os agricultores que constituem esse sistema utilizam as queimadas e mão de obra familiar como maneira de preparar o solo que será usado;
  • Na prática da pecuária, o rebanho fica solto por todo o pasto e precisam encontrar o próprio alimento.

Sistema intensivo de mão de obra

  • Pouca ou nenhuma mecanização;
  • As atividades agropecuárias são executadas de forma tradicionalista, sem técnicas inovadoras;
  • Muita mão de obra, não só de familiares, mas também de outros trabalhadores.

Sistema intensivo

tecnologia no campo - Agropecuária
  • Nesse sistema a mecanização é bastante utilizada;
  • As práticas agropecuárias foram aprimoradas;
  • Os solos foram separados para cada plantio;
  • Utilização de fertilizantes;
  • Maior produtividade;
  • Mais lucro para os proprietários;
  • Não é necessário muita mão de obra, pois a tecnologia conseguiu diminuir as atividades manuais;
  • Sistema predominante em regiões desenvolvidas.

Agropecuária brasileira

cana de açúcar e café - agropecuária brasileira

A agropecuária se mostra essencial para a economia nacional, mas ela é importante desde muito tempo, tanto que foi uma das primeiras práticas econômicas aperfeiçoadas no Brasil, um exemplo é a produção de cana-de-açúcar e do café que marcaram a história brasileira.

Saiba quais são os biomas brasileiros!

O PIB brasileiro mostra que 8% é representado pela produção agropecuária, além de gerar emprego para em média 10% das populações que continuam ativas economicamente.

Leia também sobre a Agricultura no Brasil!

Para que exista o desenvolvimento dessa prática no Brasil é necessário:

  • Ter visão do mercado interno;
  • Desenvolver novas técnicas e aprimorar as existentes;
  • Mecanizar o sistema agropecuário;
  • Ter solos férteis, etc.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Faça os Exercícios sobre Agropecuária para testar seus conhecimentos.

Exercícios sobre Agropecuária

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (UEG-2012) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços e das conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. Com relação a esse tema, é correto afirmar:

a) a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secas prolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras.

b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas.

c) a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda a humanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres.

d) nos países subdesenvolvidos, nos quais a principal atividade econômica é a agropecuária, o problema da fome é menor devido à produção de alimentos básicos.

2 – (UEPB – com adaptações) O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Sobre esse tema, assinale o que for incorreto:

a) O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

b) Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.

c) A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o aumento do trabalho assalariado e de diaristas.

d) As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.

3 – (FUVEST/2014)Considere as anamorfoses:

Exercícios sobre Agropecuária

Mapas de anamorfose sobre a produção agrícola no Brasil

As condições da produção agrícola, no Brasil, são bastante heterogêneas, porém alguns aspectos estão presentes em todas as regiões do País.

Nas anamorfoses acima, estão representadas formas de produção agrícola das diferentes regiões administrativas. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a produção agrícola representada em I e em II.

a) De subsistência e patronal.

b) Familiar e itinerante.

c) Patronal e familiar.

d) Familiar e de subsistência.

e) Itinerante e patronal.

4 – (ENEM 2013)

Texto I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.

Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Texto II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolítico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.

b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.

c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.

d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.

e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

5 – (UFJF)Leia o fragmento de texto a seguir:

A produção avícola é hoje ainda mais semelhante a uma operação fabril. […] Algumas das grandes empresas de alimentos, como a Ralston Purina, a Cargill e a Allied Mills, são responsáveis por gigantescas instalações aviárias que processam dezenas de milhares de galinhas por dia. Como na organização fabril, as chaves dessa produção são a procriação especial, alimentação intensiva enriquecida, estímulos químicos (hormônios) e o controle de doenças. […] O alimento passa na frente das galinhas imóveis, numa correia transportadora, enquanto ovos e excrementos são removidos em outras correias. A iluminação artificial supera o ciclo diário natural e mantém as galinhas em postura constante.

IANNI, Otavio. A era do globalismo. São Paulo: Civilização brasileira, 1996. p.47-8.

O exemplo apresentado por Ianni refere-se ao desenvolvimento de uma agropecuária de forma intensiva.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os itens responsáveis por essa classificação.

a) Capitalização e produtividade da área.

b) Mercado consumidor e produção total.

c) Predominância do fator trabalho e terra.

d) Regime de propriedade vigente e trabalho.

e) Utilização abundante de terras e energia.

Respostas dos Exercícios sobre Agropecuária

Exercício resolvido da questão 1 –

b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da falta de acesso à terra, do controle das multinacionais no mercado agrícola, entre outras causas.

Exercício resolvido da questão 2 –

a) O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) Patronal e familiar.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) Capitalização e produtividade da área.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Agropecuária? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador