Geografia

Os 9 Melhores Exercícios sobre Biomas brasileiros com gabarito

Exercícios sobre Biomas brasileiros com gabaritoExercícios sobre Biomas brasileiros com gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os biomas são conjuntos de ecossistemas que possuem características próprias, como o clima, vegetação e solo. Neste artigo você lerá um resumo da matéria e fará exercícios sobre biomas brasileiros!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar os exercícios sobre biomas brasileiros, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é um bioma?

Os biomas têm uma importância vital para o ser humano. É por meio dele que temos contato com a natureza e que tiramos nosso sustento. Mas o que é bioma?

Bioma é um grande conjunto de ecossistemas interligados. Ecossistema, por sua vez, é um sistema ecológico onde existem vida e interação entre os seres vivos em determinado espaço, podendo variar de tamanho.

De forma geral, podemos definir bioma como um grande espaço geográfico que compartilha das mesmas características biológicas, climáticas e físicas, existindo um grande número de espécies animais e vegetais.

Quais são os Biomas Brasileiros?

Os nossos exercícios sobre biomas brasileiros ajudam alunos do ensino fundamental e do ensino médio. No fundamental, alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos. Além disso, os exercícios, por serem de vestibular, servem para todos os alunos do ensino médio.

Para ajudar, vamos relembrar a matéria.

Os biomas continentais brasileiros, segundo o IBGE, são divididos em seis grandes categorias. São elas:

Os biomas aquáticos brasileiros podem ser classificados entre os de água salgada e os de água doce. Continue lendo para fazer alguns exercícios sobre biomas brasileiros.

Vamos relembrar cada um dos biomas brasileiros antes de fazer algumas questões.

Amazônia

A Amazônia, ou Floresta Amazônica, é considerada o maior bioma brasileiro, com a maior reserva de diversidade biológica. Ela representa cerca de 40% de todo o nosso território, ou seja, quase metade do território nacional.

Os estados brasileiros onde podemos encontrar esse bioma são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, uma parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

A vegetação é densa e fechada, caracterizada por árvores altas e muito próximas. As árvores possuem folhas largas e conseguem se adaptar em clima úmido e quente.

Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em extensão, abrangendo os estados do Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e pequenos espaços de outros seis estados.

A vegetação do cerrado tem como característica um solo pobre de certos minerais e excesso de alumínio. As árvores são marcadas por troncos retorcidos, gramíneas e arbustos, são de pequeno porte e esparsas. As suas raízes são profundas e conseguem absorver a água dos lençóis subterrâneos.

O clima é o tropical sazonal, marcado por períodos chuvosos e secos.

Biomas brasileiros – Caatinga

A Caatinga está localizada principalmente na região nordeste do país, nos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. No entanto, ela também pode ser encontrada em Minas Gerais e no Maranhão.

O clima predominante é o semi-árido, com temperaturas elevadas e com períodos longos de seca.

Apresenta uma vegetação arbustiva de médio porte, galhos retorcidos e é caracterizada por conseguir se adaptar e sobreviver em períodos de seca. Essa adaptação é possível por causa da presença de espinhos das cactáceas e da capacidade de reservar água.

Biomas brasileiros – Mata Atlântica

A Mata Atlântica está localizada entre o Rio Grande do Norte até a Região Sul, presente no estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e pequenos espaços de outros seis estados. Esse bioma é o mais agredido por conta do desmatamento.

O clima presente é o tropical-úmido, com temperaturas e índices pluviométricos elevados. As árvores são de grande e médio-porte, com uma floresta densa e fechada.

A flora é marcada pelo pau-brasil, jacarandá, bromélias e orquídeas. Já a fauna conta com a onça-pintada, mico-leão-dourado e aves. A maioria da fauna está sendo ameaçada de extinção.

Aprenda mais sobre a Mata Atlântica! Aprofundar o conhecimento ajuda muito a fazer os exercícios sobre biomas brasileiros.

Biomas brasileiros – Pantanal

O Pantanal é considerado o menor bioma brasileiro, ocupando apenas o estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O clima é tropical-continental, marcado por temperaturas elevadas, verão chuvoso e inverno seco. As gramíneas, os arbustos e as palmeiras são os tipos de flora presentes.

A fauna é caracterizada pela diversidade de animais, como aves, piranha, sucuri, onça-pintada, jacaré-de-papo-amarelo, entre outros.

Biomas brasileiros – Pampa

Esse bioma é existe na Argentina, Uruguai e no Brasil, ocupando uma grande parte do estado do Rio Grande do Sul.

O Pampa é conhecido pela vegetação herbácea, com árvores de pequeno porte, campos limpos e favoráveis para a criação de gado. O clima é subtropical e possui as quatro estações do ano bem definidas.

A sua vegetação é conhecida principalmente por ser uma área com potencial para desenvolver grandes rebanhos.

Biomas Aquáticos

Não só exercícios sobre biomas terrestres, mas também sobre os aquáticos podem ser cobrados.

Os biomas aquáticos brasileiros são ricos em diversidade de espécies e podem ser classificados entre biomas de água doce e de água salgada.

A classificação do bioma marinho é de acordo com a profundidade da água e das regiões iluminadas ou não pelos raios solares.

O Brasil é composto por vários rios importantes cruzando os biomas terrestres. Você sabe quais são eles?

Essa temática é recorrente nas provas do Enem! Costumam aparecer questões deste conteúdo tanto em Geografia quanto em Biologia. Use o Simulado do Enem do Beduka. É gratuito e online, você treina quantas vezes quiser e escolhe as áreas do conhecimento que quer focar.

Para se organizar, também temos um plano de estudos gratuito!

Exercícios sobre Biomas Brasileiros

Esses exercícios sobre os biomas terrestres são bons para alunos do ensino médio e do ensino fundamental.

Questão 1- (UFPR) – De acordo com o IBGE (2005), bioma é “um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade própria”. Considerando essa definição, identifique os distintos biomas brasileiros, numerando a coluna das características de acordo com a coluna das regiões:

1. Cobre cerca de 2 milhões de km2 do território nacional, incluindo os Campos Rupestres; é constituído por diversos tipos de vegetação savânica que diferem entre si pela abundância relativa de espécies rasteiras e espécies de árvores e arbustos, abrangendo desde formas campestres (Campo Limpo) até formas florestais.

2. Originalmente cobria uma área de mais de 1 milhão de km2. É um dos mais importantes repositórios de diversidade biológica do país e do planeta. É também o bioma mais ameaçado, com menos de 9% de área remanescente, sendo que 80% dessa área estão em propriedade privada. As Unidades de Conservação correspondem a 2% da área remanescente. O desmatamento é consequência principalmente de atividades agrícolas, de reflorestamento homogêneo (Pinus e Eucalipto) e da urbanização.

3. Um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil e a maior e mais significativa área úmida do planeta, cobre cerca de 140 mil km2 em território brasileiro.

4. É o bioma brasileiro com maior porcentagem de área em Unidades de Conservação (10%). Cerca de 15% da área total foi removida devido à construção de rodovias que abriram caminho para atividades mineradoras, colonização, avanço da fronteira agrícola e exploração madeireira.

5. Caracteriza-se como Savana Estépica, com chuvas irregulares e solos férteis, que contêm boa quantidade de minerais básicos para as plantas. Compreende um ecossistema único que apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e endemismo.

( ) Cerrado

( ) Amazônia

( ) Mata Atlântica

( ) Pantanal

( ) Caatinga

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA da coluna das regiões, de cima para baixo.

a) 1, 4, 2, 3, 5

b) 4, 1, 2, 5, 3

c) 5, 4, 1, 3, 2

d) 1, 4, 3, 2, 5

e) 3, 5, 2, 4, 1

Questão 2- (Unesp) – Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Disponível em: <www.portalbrasil.net>. (Adaptação)

O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

a) Campos

b) Floresta Latifoliada

c) Caatinga

d) Cerrado

e) Floresta Equatorial

Questão 3 – (UNESP-2014) – Mata de terra firme, mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:

a) Cerrado.

b) Mata Atlântica.

c) Pampa.

d) Caatinga.

e) Amazônico.

Questão 4 – (UFPR- 2011) – O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais se destacam a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:

a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica a formação em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.

b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.

c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.

d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Boa! Você chegou à metade dos exercícios sobre biomas brasileiros. Continue!

Questão 5 – (UFSC 2010) – Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1. O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

2. A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

4. O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.

8. O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

16. A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

32. O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.

64. A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

Somando apenas os valores das alternativas corretas teremos um total de:

a) 36 pontos     

b) 100 pontos     

c) 13 pontos   

d) 37 pontos     

e) 24 pontos

Questão 6 – (MACKENZIE) – Observe o mapa e assinale a alternativa que corresponde à formação vegetativa da área destacada e a suas características.

mapa do brasil em preto e branco mostrando o bioma do nordeste

Mapa da região (Foto: Reprodução/Mackenzie)

a) Cerrado – pertencente à classificação do bioma savana, possui grande biodiversidade e forma ecossistemas ricos, com espécies variadas como o pau-santo, o barbatimão, a gabiroba, o pequizeiro e a catuaba.

b) Mata dos Pinhais – chamada também de floresta aciculifoliada, está localizada em clima úmido, com temperaturas de moderadas a baixas no inverno; tem em sua constituição predominantemente o pinheiro.

c) Mata dos Cocais – chamada também de mata de transição, é constituída de palmeiras ou palmáceas, com grande predominância de babaçu e ocorrência de carnaúba.

d) Campos Naturais – formações rasteiras ou herbáceas, constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura; têm origem associada a solos rasos e a áreas sujeitas a inundações periódicas, ou, ainda, associada a solos arenosos.

Questão 7 – (UFPI) – Sobre o bioma que compreende o Cerrado brasileiro, é correto afirmar que:

a) é encontrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por conta das densas redes hidrográficas regionais.

b) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.

c) cobre 2 milhões de km2 do território nacional, sendo 80% inexplorados.

d) apresenta duas espécies vegetais dominantes, o buritizeiro e o pequizeiro, não exploradas economicamente.

e) tem solos de pouca profundidade o que facilita a infiltração das águas que corrigem a acidez dos solos.

Questão 8 – (FGV) No Brasil há a presença de variados biomas e ecossistemas ricos em espécies animais, vegetais e micro-organismos. É o país com maior diversidade de anfíbios do mundo: 516 espécies. Possui 522 espécies de mamíferos, das quais 68 são endêmicas; 468 espécies de répteis, das quais 172 são endêmicas, e 1622 espécies de aves (uma em cada seis espécies de aves do mundo ocorre no Brasil).

Adaptado de Conhecer para conservar: As Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 1999, p. 66.

Essas informações sobre a biogeografia do território brasileiro permitem concluir:

a) O Brasil tem uma biodiversidade comprometida em razão da excessiva invasão de espécies exóticas, o que é demonstrado pelo baixo número de espécies endêmicas de mamíferos. Isso coloca em risco de extinção espécies nativas, o que diminui nossa biodiversidade.

b) A biodiversidade de espécies animais no Brasil não corresponde à biodiversidade de espécies vegetais, essa, sim, muito ameaçada pelo desmatamento nas diversas regiões do país. Diferentemente, as políticas de proteção da fauna têm sido bem-sucedidas.

c) A condição de elevada biodiversidade no Brasil só não é mais importante porque a maior parte do nosso espaço encontra-se na faixa intertropical, o que homogeneíza as coberturas vegetacionais, diminuindo o potencial de diversidade biológica.

d) O Brasil é um país de megadiversidade biológica em parte graças à sua extensão, que abrange por volta de 40º de latitude e 40º de longitude, o que corresponde a condições ambientais múltiplas, fator importante na determinação da biodiversidade.

e) O Brasil é um país com grande diversidade biológica devido, antes de tudo, às políticas de conservação engendradas nos últimos 40 anos, com criação e consolidação de diversas unidades de conservação em todos os biomas de nosso território.

Questão 9 – (Vunesp) Analise as afirmações sobre os recursos naturais brasileiros e os biomas que os agregam.

I. Na Amazônia, a expansão agrícola e a presença de assentamentos, a partir das margens de novas rodovias, não colaboram com a degradação da floresta.

II. O estudo da biodiversidade dos biomas brasileiros pode gerar riqueza e crescimento econômico na forma de novos medicamentos e novas fontes de biocombustível.

III. O cerrado, desde que corretamente manejado, é ideal para o cultivo da soja e para a criação de gado e por apresentar espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, frequentemente devastadas por queimadas, é considerado como um bioma pouco expressivo em biodiversidade.

IV. Os desmatamentos e as queimadas da Floresta Amazônica transformam os solos férteis, ricos em húmus, em solos frágeis e pobres em nutrientes, tornando-os inadequados à agricultura.

V. A conservação de áreas com vegetação nativa ajuda a purificar e manter os cursos d’água, restaurando o solo e diminuindo o impacto das mudanças climáticas.

(Edward O. Wilson. Veja, Edição Especial 40 anos, Setembro/2008. Adaptado.)

Estão corretas apenas as afirmações

a) I, II e III.

b) III, IV e V.

c) II, IV e V.

d) I, II e IV.

e) II, III e V.

  • Parabéns! Você concluiu os exercícios sobre biomas brasileiros. Confira o gabarito!

Gabarito dos Exercícios sobre Biomas brasileiros

Exercício resolvido da questão 1-

Alternativa correta letra: a) 1, 4, 2, 3, 5

Exercício resolvido da questão 2-

Alternativa correta letra: d) Cerrado

Exercício resolvido da questão 3-

Alternativa correta letra: e) Amazônico.

Exercício resolvido da questão 4-

Alternativa correta letra: d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.

Exercício resolvido da questão 5-

Alternativa correta letra: a) 36 pontos     

Exercício resolvido da questão 6-

Alternativa correta letra: c) Mata dos Cocais – chamada também de mata de transição, é constituída de palmeiras ou palmáceas, com grande predominância de babaçu e ocorrência de carnaúba.

Exercício resolvido da questão 7-

Alternativa correta letra: b) tem vegetação arbustiva, caducifólia com raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta letra: d) O Brasil é um país de megadiversidade biológica em parte graças à sua extensão, que abrange por volta de 40º de latitude e 40º de longitude, o que corresponde a condições ambientais múltiplas, fator importante na determinação da biodiversidade.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta letra: c) II, IV e V.

Gostou dos exercícios sobre biomas brasileiros? Não se esqueça de que temos um artigo específico para cada um deles, muito completo com informações da fauna, flora, relevo, clima e muito mais.

Agora que você estudou com os exercícios sobre biomas brasileiros, que tal se aprofundar em outros assuntos:

Faça simulados para o ENEM e leia muitas matérias com dicas para os vestibulares no nosso blog. Também falamos sobre as profissões, sobre os cursos universitários e muito mais. Além de exercícios de biomas brasileiros, temos também os temas mais cobrados de cada matéria do ENEM.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

3 Comentários