Geografia

Quais são os principais rios brasileiros?

Quais são os principais rios brasileiros?Quais são os principais rios brasileiros?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Brasil é um país muito rico se tratando de recursos naturais, principalmente quando se trata se água potável já que possuímos muitos rios. Listamos abaixo os principais rios brasileiros e falamos um pouco sobre cada um deles. Confira!

Sabia que grande parte de toda a água potável do mundo se encontra no Brasil? Mas você é capaz de responder de cabeça quais são os principais rios brasileiros? Um dos maiores do planeta é o Amazonas. Este é um tema que faz parte dos recursos naturais brasileiros, exigidos nos estudos de geografia.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

É necessário destacar que em todas as regiões do nosso país existe um grande e importante rio que faz parte do nosso ecossistema. Você sabia que existem diversos profissionais que atuam no setor do meio ambiente? Veja aqui a lista.

Vamos agora aprofundar os nossos estudos para entender quais são os principais rios brasileiros e a importância deles para cada região.

Quatro principais rios brasileiros – Os mais importantes

No Brasil, há diversas bacias hidrográficas e que são de extrema relevância para toda a população. Elas são, em sua maioria, alimentadas pelas chuvas.

Por isso, quando as chuvas são escassas por longos períodos, nossas bacias começam a secar, já que elas são utilizadas para agricultura, pecuária e também para abastecimento da população.

As crises hídricas ocorrem com frequência por dois fatores: baixa incidência de chuva nas bacias e a ação do homem (poluição, danificação das nascentes e falta de investimento para melhorar a captação das águas das chuvas).

Temos aqui um artigo que explica bem sobre os vários problemas que podem ser causados pelo lixo.

Vamos agora entrar no detalhe para que você entenda quais são os principais rios brasileiros. Descubra detalhes sobre cada um, sua localização, características e função.

Teste os seus conhecimentos sobre o assunto com os exercícios sobre hidrografia.

Quais são os principais rios brasileiros?

Rio Amazonas – Este é o rio mais conhecido no Brasil e no mundo, afinal, ele é o segundo mais extenso do planeta. Ele é muito rico em variedades de espécies de animais e plantas e apresenta apenas um pequeno desnível de 82 metros.

Por isso, o rio Amazonas é considerado um excelente local para a navegação. Ele passa por nada menos do que sete estados brasileiros: Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso.

Rio Tocantins – É também um dos principais rios brasileiros. Ele percorre os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará, finalizando seu trajeto na nascente do rio Amazonas. Sua extensão é de 2 mil kms navegáveis.

Esse é o segundo rio mais extenso e que fica totalmente dentro do Brasil. Ele também é conhecido como o rio Tocantins-Araguaia, já que, em determinada parte do trajeto, se junta ao rio Araguaia.

Rio São Francisco – O Velho Chico (outro nome dado ao rio), é o mais extenso do Brasil, com 2.700 km, e fica somente dentro do solo brasileiro. Embora sua nascente seja em Minas Gerais, ele está localizado na região Nordeste do país, passando por 4 estados: Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Mesmo em épocas de estiagem, o rio São Francisco não costuma secar, já que possui uma pequena e constante vazão de água. Por ser um rio sob planalto, ele ajuda com a produção de energia hidrelétrica para a região Nordeste.

Ao todo, são cinco usinas hidrelétricas que se utilizam as águas do rio São Francisco. Elas atendem à região Nordeste em termos de fornecimento elétrico, a única exceção é a de 3 Marias, que atende parte da região Sudeste.

Rio Paraná – Do outro lado do país, na região Sul, encontramos o rio Paraná, que também é um dos mais extensos do país. Ele possui cerca de 2.400 km navegáveis, e tem grande relevância tanto para a biodiversidade da região quanto para as usinas hidrelétricas e transportes.

É no rio Paraná que fica uma das mais importantes usinas hidrelétricas brasileiras, a de Itaipu, que foi construída pelo Brasil em parceria com o Paraguai. Aliás, este rio não apenas banha o nosso vizinho já citado, mas também a Bolívia e a Argentina. Viu como ele é extenso?

Embora seja muito utilizado como meio de produção de energia, o rio Paraná também é utilizado como hidrovia para a população que deseja circular pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Como foi dito lá na abertura do texto sobre quais são os principais rios brasileiros, este assunto é frequente nas aulas de geografia e pode aparecer em questões de vestibulares, no ENEM e mesmo em seleções de emprego.

Já apresentamos aqui um resumo da biografia de José de Alencar e de Eça de Queiroz, dicas de aplicação das leis de Newton no cotidiano, lista das melhores faculdades de direito e também revelamos qual é a melhor faculdade de economia em Curitiba.

O Beduka é um buscador de cursos superiores e de faculdades que apresenta uma relação completa de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Além da lista de universidades, também temos um guia de profissões que explica as atividades de diversas áreas, tais como:

Você pode conferir aqui quais são os principais rios brasileiros. Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos sobre:

Além de explicar quais são os principais rios brasileiros, também preparamos conteúdos especiais com dicas para o ENEM, resumos de livros obrigatórios nos mais diversos vestibulares, palavras para usar em uma redação e uma lista das melhores faculdades de enfermagem em BH.

Se você gostou deste texto que apresenta quais são os principais rios brasileiros, compartilhe com os amigos por meio das redes sociais.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.