Profissões

O que faz um jornalista? Conheça a importância deste profissional

O que faz um jornalista?O que faz um jornalista?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O jornalismo é uma profissão muito importante que mantém a população informada sobre os mais diversos assuntos. Tem interesse nessa área? Veja nesse artigo todas as funções dessa área.

Se você quer saber o que faz um jornalista, é importante entender que as novidades sobre balanço financeiro, previsão do tempo, resultados dos jogos, informações políticas, relatos policiais e muitas outras novidades só são reveladas graças ao trabalho deste profissional.

Esta é uma profissão que nos acompanha diariamente. Ao levantar e ligar a TV ou o rádio, lá estão profissionais transmitindo notícias e nos atualizando sobre o que está acontecendo ao redor do mundo.

Somos impactados por novas informações no percurso entre a escola e o trabalho ou casa, quando sintonizamos nossa estação de rádio favorita ou acessando sites de conteúdo por meio dos celulares. Mas você sabe realmente o que faz um jornalista?

Antes de falar sobre as atividades deste profissional, precisamos entender como esta área se adaptou às diversas tecnologias e também apresentar algumas das mudanças para os futuros profissionais.

Como era transmitida a informação?

Quem vê a quantidade de informação que recebemos diariamente, seja por rádio, TV, jornal impresso ou internet, não imagina a dificuldade que algumas pessoas enfrentavam no passado para ter conhecimento sobre algo. Previsão do tempo? Trânsito? Que nada!

Séculos atrás, no Império Romano, os chamados Correspondentes Imperiais eram enviados para algumas regiões para acompanhar e escrever as notícias. As mesmas eram “impressas” em madeira e alguns raros papéis. Naquela época, a fabricação de papel era muito cara e bem limitada.

Com o passar dos séculos, as máquinas de impressão surgiram, logo em seguida o rádio, depois a TV. No fim, a maioria conseguiu se adaptar para aparelhos tecnológicos e agora contam com diversas opções para a comunicação.

Qual a importância do jornalista hoje em dia?

O jornalista possui a tarefa de investigar uma informação, descobrir algo relevante ao público e distribuir essa notícia de uma forma que todos possam compreender. Tudo isso de maneira ética, cativante e responsável.

Ele também conta com o dever de passar uma informação da maneira mais neutra possível, sem apelação. Algo acontece e o que faz um jornalista? Filtra as informações de forma rápida e transcreve para que este conteúdo chegue ao máximo de pessoas possível. Tudo isso em um curto tempo, muitas vezes, ao vivo.

Para saber o que faz um jornalista é preciso reconhecer a sua importância. É uma profissão que exige responsabilidades éticas e civis enormes. Uma informação passada de forma errada pode causar prejuízos irreparáveis.

Atuar com jornalismo demanda uma investigação das informações que são passadas ao público para evitar qualquer tipo de sensacionalismo e escândalos.

Qual a importância do jornalista para a sociedade?

Com as diversas tecnologias e a criação das redes sociais, as atividades de um jornalista mudaram muito. Como vimos anteriormente, o papel do profissional de comunicação era praticamente a de um correspondente, ele era o encarregado de transmitir o que estava acontecendo em um determinado local.

Hoje, com a velocidade do fluxo de informação, as plataformas, os compartilhamentos e a notícias que surgem a todo momento, o profissional de jornalismo mudou muito suas funções. Ele atua muito em seleção de informação, investigação dos fatos e entrevistas com envolvidos. Em raros casos, surgem os “furos” jornalísticos.

O jornalista não precisa mais se deslocar até o local para saber o que está acontecendo. Por meio de um telefone ou da internet, ele se conecta com os envolvidos e busca informações para apresentar as novidades aos demais. As informações surgem de todos os lados e a sua função é dar preferência as mais relevantes e checar a sua autenticidade.

O que faz um jornalista e quais as especializações possíveis?

o que faz um jornalista

Além de atuar nos meios de comunicação mais tradicionais que todos já conhecem (revistas, jornais impressos, fotojornalismo, documentários, internet, rádio e TV), o que faz um jornalista?

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

1 – Comunicação empresarial

Promove o diálogo entre empresa, funcionários, clientes, imprensa, etc. Divulga a marca, o nome, os produtos e valores da organização.

2 – Jornalismo digital e multimídia

Responsável pela criação de textos, boletins e até mesmo publicações em redes sociais. O jornalista também cria e faz divulgação da marca em plataformas online.

3 – Reportagem e edição

Define as pautas a serem abordadas, a coleta de informações, o tamanho das reportagens e a edição do texto final. Durante esse processo também seleciona as imagens a serem utilizadas.

4 – Marketing de conteúdo

Uma das abordagens mais recentes, empresas enxergaram a oportunidade de engajar determinados públicos com conteúdo para fidelizar ou ativar novas compras. Os jornalistas atuam na elaboração de pautas e produção de conteúdo envolvente para um determinado público-alvo.

A formação para jornalistas é obrigatória?

A formação para jornalistas é obrigatória

Não. Desde 2009, o ensino superior em jornalismo deixou de ser obrigatório. Ou seja, fica a critério da empresa contratante em dar preferência a jornalistas graduados ou profissionais de outras áreas.

Apesar disso, as empresas costumam dar preferência a profissionais de comunicação pelo conhecimento aprofundado e estudos de ética que eles obtiveram dentro da faculdade de jornalismo.

Algumas possibilidades de exercício da profissão de jornalista:

  • Repórter
  • Redator
  • Assessor de Imprensa
  • Repórter Investigativo
  • Editor Chefe de Reportagem

Aqui no Beduka já apresentamos uma lista das melhores universidades de jornalismo em SP e também algumas dicas de como estudar interpretação de texto. Ter uma escrita envolvente e criativa é fundamental para um profissional que deseja seguir nesta área.

Você já decidiu que carreira vai seguir? Se ainda tiver dúvidas, veja como descobrir sua vocação.

Beduka é um buscador que surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de todas as universidades particulares e públicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples você encontra informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Além de entender o que faz um jornalista, você pode aproveitar para ver também:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.