Vestibulares

Lista de livros FUVEST 2021 e 2022 (Resumos dos livros obrigatórios)

livros FUVESTLista de livros FUVEST - Leituras obrigatórias

A FUVEST é o vestibular que seleciona os estudantes da Universidade de São Paulo (USP), uma das melhores faculdades do Brasil. Se você pretende fazer esse vestibular, conheça a lista de livros FUVEST 2021. Eles são de leitura obrigatória para o vestibular.

Apresentamos a lista de livros Fuvest 2021 pra você se preparar. O processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular é rigoroso, então comece imediatamente, ao menos a ler os resumos e análises.

Essas obras literárias serão cobradas na prova do vestibular da primeira fase, ou seja, não há escapatória.

Não importa qual é o curso que você escolheu, leia os livros FUVEST 2021 para garantir uma boa pontuação e ir para a segunda fase.

Vamos também mostrar a lista da Fuvest 2022.

Lista de livros FUVEST 2021

Veja cada uma das 9 leituras obrigatórias. A maioria já foi analisada e resumida, por isso basta clicar no nome para ver o que preparamos.

Houve diferenças em relação às listas anteriores. Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Vidas Secas não são mais cobrados.

Os livros de leitura obrigatória da Fuvest 2021 são:

  1. Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  2. Quincas Borba – Machado de Assis
  3. Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
  4. Angústia – Graciliano Ramos
  5. A Relíquia – Eça de Queirós
  6. Mayombe – Pepetela
  7. Campo Geral – Guimarães Rosa
  8. Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  9. Nove Noites – Bernardo Carvalho

Resumos das obras de leitura obrigatória Fuvest

E então, quais desses você já leu? Se ainda não leu vários deles, confira as dicas abaixo para conseguir se preparar a tempo.

1 – Poemas escolhidos de Gregório de Matos

Gregório de Matos faz alusão constante ao Brasil e a Portugal e seus poemas retratam bem as diferenças entre os bem nascidos e os oportunistas no poder. Há uma dualidade entre uma sociedade normal e outra absurda.

Suas poesias são satíricas, críticas, mas também líricas. Os poemas são divididos em lírico amorosos e burlescos/eróticos. Ele também produziu muita coisa na temática religiosa.

Se nunca leu nada de Gregório de Matos comece por: “A Jesus Cristo Nosso Senhor”.

Resumo completo de Poemas Escolhidos.

2 – Quincas Borba de Machado de Assis

Essa obra compõe a trilogia realista de Machado de Assis juntamente com as obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Foi publicada em formato de folhetim no jornal em 1891.

Retrata Pedro Rubião de Alvarenga que herda uma fortuna de seu amigo Quincas Borba. Não só isso, mas também o cão do amigo que se chamava Quincas Borba como o dono.

Muita coisa acontece, até o ponto de Rubião ter demência e acreditar ser um imperador francês. Vale a pena conhecer essa história.

Resumo completo de Quincas Borba. 

3 – Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade

Mais um conjunto de poesias, dessa vez de Drummond. Nesse conjunto estão as mais famosas ele, incluindo “A máquina do Mundo”.

Essas poesias já são do final do movimento modernista e representam uma outra face de Carlos Drummond de Andrade.

Resumo completo de Claro Enigma.

4 – Angústia de Graciliano Ramos

Esta obra foi escrita quando o autor estava preso no governo de Getúlio Vargas.

É um romance riquíssimo que discute com bastante simbologia, a situação social, a política, a existência humana, as relações sociais, o psicológico, etc.

É considerado um romance metalinguístico.

O conflito se dá quando Julião Tavares rouba Marina de Luís da Silva. Trata-se de um triângulo amoroso.

Resumo completo de Angústia.

5 – A Relíquia de Eça de Queiroz

Nesta obra você conhecerá Teodorico Raposo, homem de duas caras. Malandro mulherengo que fingia ser religioso para sua tia rica.

O enredo retrata seu medo de não receber a herança dela, caso ela deixasse tudo para a Igreja. Ela, para agradá-la viaja para a Terra Santa mesmo não querendo, com a missão de trazer para ela uma relíquia.

Acontece que em vez de entregar uma, ele se confunde e entrega à sua beata tia uma camisola de uma mulher com quem dormiu.

Resumo completo de A Relíquia.

6 – Mayombe de Pepetela

A única leitura não brasileira cobrada no vestibular. Ela é angolana e retrata a vida de guerrilheiros que vivem numa floresta chamada Mayombe.

Na narrativa há planejamentos de guerras, combates, conflitos amorosos e sociais. Os guerrilheiros angolanos lutam contra si mesmos, contra a fome na floresta e contra os portugueses.

Resumo completo de Mayombe.

7 – Campo Geral de Guimarães Rosa

Campo Geral é uma novela de Guimarães Rosa que narra o amadurecimento de Miguilim, uma criança do sertão mineiro. A narrativa traz aspectos do regionalismo e neologismos para contextualizar a família e o cotidiano.

Para entender tudo do resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa, é necessário conhecer seu contexto histórico e como se dá a narração!

8 – Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles

Cecília Meireles, uma das maiores escritoras brasileiras, inspirada por sua visita a Ouro Preto em Minas gerais, escreveu poemas de temática social.

Abordou a luta por liberdade no Brasil do séc XVIII. Podemos notar que seus poemas tem uma maior carga de elementos dramáticos, épicos e líricos.

São 85 romances no total, todos (poemas ou canções) com caráter popular

9 – Nove Noites de Bernardo de Carvalho

Nove Noites é um romance-notícia de Bernardo de Carvalho que mescla diferentes narrativas e recria a história com base em um trágico fato real: o suposto suicídio de um antropólogo.

Para entender tudo do resumo do livro Nove Noites, é necessário conhecer seu contexto histórico e como se dá a narração!

Lista de livros Fuvest 2022

  • Poemas escolhidos – Gregório de Matos
  • Quincas Borba – Machado de Assis
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia – Graciliano Ramos
  • Mensagem – Fernando Pessoa
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto
  • Campo Geral Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho

Como estudar os livros FUVEST 2021?

São duas dicas valiosas para você conseguir ler cada um desses livros exigidos no vestibular da USP no tempo hábil e ir bem nas questões:

Defina um tempo de leitura diária

É muito importante destinar um tempo específico de leitura por dia. Escolha um horário e reserve entre 30 minutos e 1 hora para ler. Você perceberá como isso tem efeito, pois haverá um ótimo aproveitamento.

Já pensou ter uns 5 desses da lista de livros FUVEST 2021 para ler faltando poucas semanas para o vestibular?

Você pode também definir quantas páginas por dia quer ler, para terminar o livro em um número de dias determinado de acordo com a sua agenda.

Por exemplo, se um dos livros da lista obrigatória da Fuvest tiver 150 páginas, lendo apenas 30 páginas por dia (1h), em uma semana você acaba.

Assim fica super fácil, certo?

Aprenda como fazer uma redação nota 1000

Conheça as escolas literárias das obras

Saiba à qual movimento pertence a obra que você está lendo. Contextualize cada autor em seu tempo e perceba a intenção dele com sua obra. Por exemplo:

Veja aqui todos os movimentos literários.

Estude esses movimentos, saiba quais são suas características definidoras. Descubra, principalmente, quais eram as críticas feitas à sociedade por meio deles.

Com essas informações fica muito mais fácil entender as obras e acertar as questões da FUVEST 2021. Conheça as datas e as novidades sobre o vestibular da USP.

Algumas dessas obras já estão em domínio público e você pode baixar para ler gratuitamente. Nós sabemos que a vida de um estudante é cara e nem sempre é fácil comprar todos os livros.

Se você não conseguir encontrar na internet, pode procurar nas bibliotecas públicas os livros da FUVEST 2021. Pesquise uma na sua região e aproveite.

Confira também:

Já que você está interessado nos Livros FUVEST 2021, que tal testar os seus conhecimentos com nossas questões de vestibular sobre Platão, sobre a Semana de Arte Moderna e sobre a Idade Média?

Aprenda muito mais com o Beduka

Beduka é um buscador de cursos e universidades privadas e públicas. Temos em nosso site o cadastro de todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

O estudante que fizer uma pesquisa por determinada faculdade ou curso vai encontrar informações como avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades particulares.

Agora que já sabe quais são os livros FUVEST 2021, aproveite para ver também:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Veja ainda o resumo e a análise da obra Mayombe que preparamos:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador