Vestibulares

Lista de livros FUVEST 2024 (Resumos dos livros obrigatórios)

livros FUVESTLista de livros FUVEST - Leituras obrigatórias
Sala do Saber - melhor cursinho online

A FUVEST é o vestibular que seleciona os estudantes da Universidade de São Paulo (USP), uma das melhores faculdades do Brasil. Ela conta com uma lista de livros obrigatórios, que podem cair em qualquer questão das duas fases da prova. Por isso, é importante conhecer a lista de livros FUVEST 2024.

A lista atual foi estabelecida para os vestibulares que vão de 2023 a 2026 e conta com clássicos da Literatura Nacional e diversas obras contemporâneas.

Apresentamos a lista de livros FUVEST 2024 pra você se preparar. Como o processo seletivo é rigoroso, comece imediatamente e ler os livros. Para te ajudar, traremos resumos e análises de cada um deles.

Lista de livros FUVEST 2024

Veja cada uma das 9 leituras obrigatórias. A maioria já foi analisada e resumida, por isso basta clicar no nome para ver o que preparamos.

Houve diferenças em relação às listas anteriores. Iracema, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Vidas Secas não são mais cobrados.

Os livros de leitura obrigatória da Fuvest 2024 são:

  1. Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
  2. Quincas Borba – Machado de Assis
  3. Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
  4. Angústia – Graciliano Ramos
  5. Mensagem– Fernando Pessoa
  6. Terra Sonâmbula – Mia Couto
  7. Campo Geral – Guimarães Rosa
  8. Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
  9. Nove Noites – Bernardo Carvalho

Resumos das obras de leitura obrigatória Fuvest

E então, quais desses você já leu? Se ainda não leu vários deles, confira as dicas abaixo para conseguir se preparar a tempo.

1 – Poemas escolhidos de Gregório de Matos

Gregório de Matos faz alusão constante ao Brasil e a Portugal e seus poemas retratam bem as diferenças entre os bem nascidos e os oportunistas no poder. Há uma dualidade entre uma sociedade normal e outra absurda.

Suas poesias são satíricas, críticas, mas também líricas. Os poemas são divididos em lírico amorosos e burlescos/eróticos. Ele também produziu muita coisa na temática religiosa.

Se nunca leu nada de Gregório de Matos comece por: “A Jesus Cristo Nosso Senhor”.

Resumo completo de Poemas Escolhidos.

2 – Quincas Borba de Machado de Assis

Essa obra compõe a trilogia realista de Machado de Assis juntamente com as obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro. Foi publicada em formato de folhetim no jornal em 1891.

Retrata Pedro Rubião de Alvarenga que herda uma fortuna de seu amigo Quincas Borba. Não só isso, mas também o cão do amigo que se chamava Quincas Borba como o dono.

Muita coisa acontece, até o ponto de Rubião ter demência e acreditar ser um imperador francês. Vale a pena conhecer essa história.

Resumo completo de Quincas Borba. 

3 – Alguma Poesia de Carlos Drummond de Andrade

Alguma Poesia está na lista de livros FUVEST, o que faz dele leitura mais que obrigatória. Foi a primeira publicação do autor e possui 49 poemas.

A obra faz parte do período modernista, tendo como uma das características: os versos livres. Além disso, também notamos a ironia, o pessimismo, o lirismo e a linguagem direta. Talvez, o poema mais famoso que consta no livro seja o intitulado “No Meio do Caminho”.

Veja a seguir:

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

Quer saber mais sobre a obra? Basta acessar o link abaixo:

4 – Angústia de Graciliano Ramos

Esta obra foi escrita quando o autor estava preso no governo de Getúlio Vargas.

É um romance riquíssimo que discute com bastante simbologia, a situação social, a política, a existência humana, as relações sociais, o psicológico, etc.

É considerado um romance metalinguístico.

O conflito se dá quando Julião Tavares rouba Marina de Luís da Silva. Trata-se de um triângulo amoroso.

Resumo completo de Angústia.

5 – Mensagem de Fernando Pessoa

Mensagem é um livro de caráter ufanista, no qual o autor exalta a história e as conquistas de Portugal. Não se trata de um romance, mas sim um livro contendo 44 poemas.

Ele é  dividido em três partes: “Brasão”, “Mar português” e “O encoberto”. “Brasão” traz os personagens heróicos do país. Sendo que o papel de destaque fica a cargo de D. Sebastião, o rei mais aclamado que Portugal já teve.

O” Mar Português” enaltece as aventuras e conquistas marítimas do país. Já a parte intitulada “O Encoberto” retoma a importância de D. Sebastião e a crença que ele retornaria para transformar a pátria portuguesa no quinto e último império.

Quer saber mais sobre essa obra super importante e de leitura obrigatória para o vestibular da Fuvest? Então, basta acessar um artigo exclusivo que temos sobre isso! Veja abaixo:

6 – Terra Sonâmbula de Mia Couto

Terra Sonâmbula é um livro escrito pelo moçambicano Mia Couto. A história se passa no período pós-independência, em meio a Guerra Civil de Moçambique.

A narrativa é dividida de uma forma pouco convencional: temos a parte narrada em terceira pessoa, a que conta a história de Muidinga e Tuahir. Um jovem e um senhor que se abrigam em um ônibus carbonizado.

E, a parte narrada em primeira pessoa, representada pelos cadernos deixados por Kindzu, personagem encontrado morto por Muidinga e Tuahir. Misturando passado e futuro, o enredo se conecta de forma reveladora e surpreendente.

Por ser um livro importantíssimo e de leitura obrigatória, tenho certeza que você vai querer mais informações. Para isso basta acessar o artigo exclusivo que temos sobre o assunto:

7 – Campo Geral de Guimarães Rosa

Campo Geral é uma novela de Guimarães Rosa que narra o amadurecimento de Miguilim, uma criança do sertão mineiro. A narrativa traz aspectos do regionalismo e neologismos para contextualizar a família e o cotidiano.

Para entender tudo do resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa, é necessário conhecer seu contexto histórico e como se dá a narração!

8 – Romanceiro da Inconfidência de Cecília Meireles

Cecília Meireles, uma das maiores escritoras brasileiras, inspirada por sua visita a Ouro Preto em Minas gerais, escreveu poemas de temática social.

Abordou a luta por liberdade no Brasil do séc XVIII. Podemos notar que seus poemas tem uma maior carga de elementos dramáticos, épicos e líricos.

São 85 romances no total, todos (poemas ou canções) com caráter popular

9 – Nove Noites de Bernardo de Carvalho

Nove Noites é um romance-notícia de Bernardo de Carvalho que mescla diferentes narrativas e recria a história com base em um trágico fato real: o suposto suicídio de um antropólogo.

Para entender tudo do resumo do livro Nove Noites, é necessário conhecer seu contexto histórico e como se dá a narração!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como estudar os livros FUVEST 2024?

São duas dicas valiosas para você conseguir ler cada um desses livros exigidos no vestibular da USP no tempo hábil e ir bem nas questões:

Defina um tempo de leitura diária

É muito importante destinar um tempo específico de leitura por dia. Escolha um horário e reserve entre 30 minutos e 1 hora para ler. Você perceberá como isso tem efeito, pois haverá um ótimo aproveitamento.

Já pensou ter uns 5 desses da lista de livros FUVEST 2024 para ler faltando poucas semanas para o vestibular?

Você pode também definir quantas páginas por dia quer ler, para terminar o livro em um número de dias determinado de acordo com a sua agenda.

Por exemplo, se um dos livros da lista obrigatória da Fuvest tiver 150 páginas, lendo apenas 30 páginas por dia (1h), em uma semana você acaba.

Assim fica super fácil, certo?

Aprenda como fazer uma redação nota 1000

Conheça as escolas literárias das obras

Saiba à qual movimento pertence a obra que você está lendo. Contextualize cada autor em seu tempo e perceba a intenção dele com sua obra. Por exemplo:

Veja aqui todos os movimentos literários.

Estude esses movimentos, saiba quais são suas características definidoras. Descubra, principalmente, quais eram as críticas feitas à sociedade por meio deles.

Com essas informações fica muito mais fácil entender as obras e acertar as questões da FUVEST 2024. Conheça as datas e as novidades sobre o vestibular da USP.

Algumas dessas obras já estão em domínio público e você pode baixar para ler gratuitamente. Nós sabemos que a vida de um estudante é cara e nem sempre é fácil comprar todos os livros.

Se você não conseguir encontrar na internet, pode procurar nas bibliotecas públicas os livros da FUVEST 2024. Pesquise uma na sua região e aproveite.

Confira também:

Já que você está interessado nos Livros FUVEST 2024, que tal testar os seus conhecimentos com nossas questões de vestibular sobre Platão, sobre a Semana de Arte Moderna e sobre a Idade Média?

Aprenda muito mais com o Beduka

Beduka é um buscador de cursos e universidades privadas e públicas. Temos em nosso site o cadastro de todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC).

O estudante que fizer uma pesquisa por determinada faculdade ou curso vai encontrar informações como avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades particulares.

Agora que já sabe quais são os livros FUVEST 2024, aproveite para ver também:

Aproveite e siga nossa página no Instagram e receba novas atualizações.

Veja ainda o resumo e a análise da obra Mayombe que preparamos:

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.