Literatura

Leia um maravilhoso e intrigante resumo do livro Terra Sonâmbula

Leia um maravilhoso e intrigante resumo do livro Terra SonâmbulaLeia um maravilhoso e intrigante resumo do livro Terra Sonâmbula
Simulado Beduka

Em um cenário de guerra, no território Moçambicano, somos apresentados ao enredo escrito por Mia Couto. Uma obra bastante cobrada em consagrados vestibulares, como o da Fuvest. Sabendo disso, preparamos esse resumo do livro Terra Sonâmbula com todos os detalhes que é preciso saber (autor, enredo, personagens e muito mais).

Neste texto, você terá acesso ao resumo do livro Terra Sonâmbula. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Quais são as principais informações do livro Terra Sonâmbula?
  2. Resumo do livro Terra Sonâmbula
  3. Quais as principais características do livro Terra Sonâmbula?
  4. Quais os principais personagens de Terra Sonâmbula?
  5. Quem é Mia Couto? Autor de Terra Sonâmbula

Quais são as principais informações do livro Terra Sonâmbula?

A obra é autoria de Mia Couto, publicada em 1922, e se passa em território moçambicano. É narrado em primeira e terceira pessoa, sendo que o narrador-personagem é representado pelos cadernos de Kindzu, e o narrador-observador (por vezes onisciente) nos conta a história de Tuahir e Muidinga.

O livro também possui uma junção de tempos e cenários distintos. Além de retratar a guerra civil que ocorreu em Moçambique no período pós-independência.

O romance apresenta diversas situações descritas de forma figurada e um emprego marcante do realismo mágico, utilizando-se de recursos oníricos, nos quais os sonhos se tornam parte fundamental do enredo. Tem um caráter social, poético, de valorização cultural, de denúncia e histórico bastante relevante.

Resumo do livro Terra Sonâmbula

Quando se fala de Resumo, é importante saber um pouco mais do que apenas a sinopse de uma obra. Neste tópico, além das características, personagens principais, tempo e espaço, você também verá os principais acontecimentos que organizam o entendimento da narrativa.

Ah! E para você que ainda não leu o livro, cuidado! Spoilers à frente!

Resumo do livro Terra Sonâmbula: tempo

A história se passa em um período não definido entre os anos de 1922 e 1977. Durante a guerra civil de Moçambique. 

Resumo do livro Terra Sonâmbula: espaço

O principal cenário da obra é um ônibus queimado, no qual Muidinga e Tuahir resolvem se abrigar. 

Há também vilas que fazem parte dos relatos presentes nos cadernos de Kindzu, entre elas podemos citar Matimati.

Resumo do livro Terra Sonâmbula: enredo

Uma das principais formas de se contextualizar em uma história é entender e imaginar o seu cenário. E, a cenografia descrita na obra Terra Sonâmbula nos revela muito sobre seu enredo.

Trata-se de uma estrada que pode ser imaginada como um cemitério automobilístico, cheio de restos de carros e ônibus que foram incendiados em meio a uma guerra civil. 

Essa guerra ocorre em Moçambique e os primeiros personagens aos quais somos apresentados são: um senhor muito sábio chamado Tuahir e um jovem sem memória batizado de Muidinga.

Fugindo dessa guerra que se alastra por Moçambique, o velho acha um machimbombo (ônibus) e resolve se abrigar nele. Mas há um problema! Ele está cheio de corpos carbonizados, o que incomoda bastante Muidinga. 

Como seria impossível se abrigar em um lugar repleto de corpos, eles resolveram enterrá-los. Quando terminam, acontece uma espécie de virada de chave que ao invés de findar a obra, a inicia!

É nesse momento que eles encontram o corpo de um homem não carbonizado, morto por um tiro. Ao seu lado, há uma mala com alguns diários que relatam a sua vida. Estamos falando de Kindzu. 

Essas cartas podem ser consideradas uma das formas de divisão da narrativa da obra que possui algumas características que podem ser consideradas incomuns. É composta por uma junção temporal distinta, que se mistura e interliga.

Vale ressaltar, que ainda há a utilização de sonhos. Eles servem como elos de conexão da história, nos fazendo entender os mistérios que a rodeiam.

O surgimento de Muidinga e o encontro com o velho Tuahir

Um fato do livro que merece destaque, é o modo como o velho Tuahir conheceu Muidinga. Foi assim:

Tuahir foi incumbido de ajudar a enterrar 6 crianças, porém uma estava viva, o jovem Muidinga. Apesar de vivo, seu estado de saúde era tão ruim que Tuahir acreditava que logo ele morreria. Porém, o inesperado aconteceu. Descubra através do trecho a seguir:

“E foi assim. Nos princípios, o miúdo só pronunciava estranhas gemências. Passaram-se dias, sem outro alimento que não fosse água. O menino permanecia dobrado em si, vomitando, dolorido da cabeça aos pés. Sem se mexer, ele já trincava seu fim. Tuahir lhe pedia que se levantasse e se mantivesse de pé, nem que fosse por breves tempos. Com ajuda, o moribundo se sustinha.”

Esse trecho não foi apresentado no nosso  resumo do livro Terra Sonâmbula à toa. Ele te ajudará a montar o quebra-cabeça que revela o mistério dessa obra escrita por Mia Couto.

Preste bastante atenção ao ler os parágrafos que disponibilizamos neste artigo.

A revelação do motivo da perda de memória de Muidinga

Um pouco antes de morrer, Tuahir nos revela um dos mistério que ronda a obra. O porquê o jovem Muidinga perdeu a memória. 

Essa revelação pode ser constatada por meio do trecho abaixo:

“Tuahir lhe diz a verdade. O miúdo tinha sido levado ao feiticeiro. O velho lhe pedira para que tudo fosse retirado da cabeça dele.

— Pedi isso por causa que é melhor não ter lembrança deste tempo que passou. Ainda tiveste sorte com a doença. Pudeste esquecer tudo. Enquanto eu não, carrego esse peso…” 

Os cadernos com os Relatos de Kindzu

Não se pode fazer um resumo do livro Terra Sonâmbula sem dar ênfase aos cadernos escritos por Kindzu, que revelam sua história desde a infância ao lado do irmão Junhito até o encontro com Farida.

Esse encontro ocorre quando um fantasma o leva a um barco abandonado.

Farida tem papel de destaque nos escritos de Kindzu. O mesmo relata a trajetória da jovem, órfã desde a infância, sob os cuidados de um casal português: Romão Pinto e Dona Virgínia.

Perpassa pelo relato da sua fuga das investidas de Romão, a estadia com um padre e o abuso sexual ocorrido no reencontro com Romão. Ainda nos revela a sua gravidez, a doação do filho à igreja, o envolvimento com Kindzu e um pedido especial feito a ele:

Que o mesmo achasse o seu filho chamado Gaspar.

O ápice dos cadernos é o momento em que Kindzu resolve sair da vila em um Machimbombo. É aí que nos deparamos com um dos parágrafos mais impactantes da obra. Veja a seguir o sonho de Kindzu:

“Eu sentia que a noite chegava ao fim. Qualquer coisa me dizia que me devia apressar antes que aquele sonho se extinguisse. Porque me surgiam agora alucinadas visões de uma estrada por onde eu seguia. […]. Me surgiu um machimbombo queimado. Estava derreado numa berma, a dianteira espalmada de encontro a uma árvore. De repente, a cabeça me estala em surdo baque. Parecia que o mundo inteiro rebentava, fios de sangue se desalinhavam num fundo de luz muitíssimo branca. Vacilo, vencido por súbito desfalecimento. Me apetece deitar, me anichar na terra morna. Deixo cair ali a mala onde trago os cadernos. […]. Mais adiante segue um miúdo com passo lento. Nas suas mãos estão papéis que me parecem familiares. Me aproximo e, com sobressalto, confirmo: são os meus cadernos. Então, com o peito sufocado, chamo: Gaspar! E o menino estremece como se nascesse por uma segunda vez.”

O trecho acima nos revela a principal reviravolta dessa história: Muidinga é o filho perdido de Farida, o menino Gaspar!

Anote essa informação! Pois ela é uma das mais importantes do  resumo do livro Terra Sonâmbula.

Resumo do livro Terra Sonâmbula: divisão dos capítulos

A maioria das obras é dividida por capítulos, e com Terra Sonâmbula não é diferente. Os títulos, nome que cada capítulo recebe, também nos dá uma luz sobre a sequência do enredo e aquilo que o autor quis transmitir.

Essa divisão é fundamental para o entendimento do resumo do livro Terra Sonâmbula.

Abaixo veja os títulos dados aos onze capítulos de Terra Sonâmbula:

Capítulo 1: A estrada morta

Beduka Bolsas Direito

Capítulo 2: As letras do sonho

Capítulo 3: O amargo gosto da maquela

Capítulo 4: A lição de Siqueleto

Capítulo 5: O fazedor de rios

Capítulo 6: As idosas profanadoras

Capítulo 7: Mãos sonhando mulheres

Capítulo 8: O suspiro dos comboios

Capítulo 9: Miragens da solidão

Capítulo 10: A doença do pântano

Capítulo 11: Ondas escrevendo estórias

Também somos apresentados a onze cadernos de Kindzu, veja abaixo:

  • O tempo em que o mundo tinha a nossa idade
  • Uma cova no tecto do mundo
  • Matimati, a terra da água
  • A filha do céu
  • Juras, promessas, enganos
  • O regresso a Matimati
  • Um guia embriagado
  • Lembranças de Quintino
  • Apresentação de Virgínia
  • No campo da morte
  • As páginas da terra

Quais as principais características do livro Terra Sonâmbula?

O livro Terra Sonâmbula possui um caráter bastante peculiar, nesse resumo do livro Terra Sonâmbula veja abaixo as suas principais características:

  • Valorização da cultura Africana
  • Realismo Mágico
  • Caráter Sociopolítico
  • Linguagem coloquial
  • Lirismo
  • Presença de neologismos e alegorias

Quais os principais personagens de Terra Sonâmbula?

Quando lemos um  resumo do livro Terra Sonâmbula, é fundamental que sejamos informados a respeito dos personagens que compõem a história. Eles nos ajudam a entender e interpretar a história produzida pelo autor.

Veja abaixo quais são:

  • Muidinga: é o protagonista da obra, além de ter perdido a memória.
  • Tuahir: é um velho que salva  Muidinga.
  • Siqueleto: último sobrevivente de uma aldeia.
  • Kindzu: personagem morto encontrado por Muidinga, autor dos onze cadernos.
  • Taímo: pai de Kindzu.
  • Junhito: irmão de Kindzu.
  • Farida: mãe de Gaspar e a mulher por quem Kindzu era apaixonado.
  • Dona Virgínia: portuguesa e mãe de criação de Farida.
  • Romão Pinto: português e pai de criação de Farida.
  • Gaspar: o filho de Farida, o qual  foi concebido pelo estupro de Farida por Romão e depois deixado em uma igreja.
  • Estêvão Jonas: é o administrador de uma vila e marido de Carolinda.
  • Carolinda: é a mulher do administrador e possui um relacionamento com Kindzu.
  • Assane: antigo secretário administrador da região de Matimati.
  • Quintino: guia de Kindzu.

Quem é Mia Couto? Autor de Terra Sonâmbula

Mia Couto é o pseudônimo de um importante autor contemporâneo de Moçambique. Filho de portugueses, António Emílio Leite Couto chegou a cursar medicina mas abandonou o curso para se dedicar ao jornalismo.

Cursou biologia e ainda chegou a se tornar professor universitário. Conciliando a carreira de biólogo, jornalista e escritor ganhou repercussão e popularidade ao publicar o livro Terra Sonâmbula. 

Em 2013, recebeu o famoso prêmio Camões, o que o consagrou no cenário literário. 

Provavelmente, você está aqui porque Mia Couto é um autor muito importante para  quem vai prestar vestibular. Mas e se eu te disser que você pode ler tudo isso só porque a obra dele vai te propiciar momentos agradáveis de leitura?

Não é preciso se preocupar tanto!

O Beduka tem um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

No mais, espero que nosso artigo sobre o resumo do livro Terra Sonâmbula tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador