Literatura

Análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa: aprenda tudo que precisa saber

Análise do livro “Mensagem” de Fernando PessoaAnálise do livro “Mensagem” de Fernando Pessoa
Sala do Saber - melhor cursinho online

Quem nunca ouviu falar em Fernando Pessoa? É quase impossível não conhecê-lo, mas se esse for seu caso, é hora de ler esse artigo completo que preparamos para você. Esse é um assunto bastante cobrado nos vestibulares. Com a análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa, você estará preparado para qualquer questão!

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Neste texto, você encontra uma análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Quem é Fernando Pessoa?
  2. Análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa
  3. Quais são os principais temas abordados no livro Mensagem? Lista completa
  4. Quais são as características da obra Mensagem?
  5. Quer entrar na faculdade? Conheça a chance perfeita

Quem é Fernando Pessoa?

Fernando Pessoa não pode ser considerado um só, foi muitos, sobre o pretexto dos heterônimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Cada um com sua diferente história, características, gostos e anseios.

Natural de Portugal, é considerado um poeta singular da literatura mundial. Sua importância é inquestionável, sendo reverenciado até hoje pela crítica. Além de escritor, foi publicitário, astrólogo, tradutor e empresário.

O mais legal é que temos alguns artigos exclusivos que também podem te ajudar bastante em relação a esse assunto. Tanto testando seus conhecimentos sobre o autor e a obra quanto entendendo melhor sobre poemas e poesias. Veja abaixo:

Análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa

A primeira informação importante referente à obra, é que não se trata de um livro de romance, mas sim de poesia. Mesmo assim, essa produção literária possui uma narrativa e uma mensagem diretamente ligada à valorização da pátria portuguesa.

Por falar em poesias, Fernando Pessoa era o mestre na criação delas! Logo, há muito o que aprender com Mensagem. 

Nela, o autor faz um tour histórico de Portugal, desde a menção a fundação de Lisboa por Ulisses até o quinto império. Temos um tópico exclusivo sobre essa divisão, o qual você pode conferir mais a frente.

Você também pode se aprofundar na história de Portugal com a ajuda de um artigo exclusivo que escrevemos sobre isso. Basta acessar o link abaixo:

A obra é dividida em três partes: Brasão, Mar Português e O Encoberto. Abaixo, veja de forma detalhada cada uma delas.

Análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa: Primeira Parte

Esse início é intitulado “Brasão” e tem como tema central as conquistas heróicas de Portugal, desde sua fundação. Um nome bastante relevante desse período é D.Sebastião, que assumiu o trono aos 14 anos de idade.

Para mencioná-lo, Fernando Pessoa criou um poema intitulado “D. Sebastião, rei de Portugal”, veja  a seguir:

Louco, sim, louco, porque quis grandeza

Qual a Sorte a não dá.

Não coube em mim minha certeza;

Por isso onde o areal está

Ficou meu ser que houve, não o que há.

Minha loucura, outros que me a tomem

Com o que nela ia.

Sem a loucura que é o homem

Mais que a besta sadia,

Cadáver adiado que procria?

Você deve ter percebido que na poesia nada é tão escancarado e por isso fica um pouco mais difícil de entender. Para facilitar, há alguns fatos históricos que precisamos conhecer.

D. Sebastião era muito jovem e um adepto fiel do catolicismo. Esses dois fatores o levaram a ingressar em uma cruzada cristã que findou com a batalha de Alcácer-Quibir. 

Portugal perdeu a batalha, e Dom Sebastião a vida. Um fato curioso é que apesar de existir o  túmulo de D. Sebastião em Lisboa, nunca foi confirmado se o corpo encontrado era realmente dele.

Continuou sendo um dos reis mais aclamados que Portugal já teve, e muitos o aguardaram por muitos anos após o acontecimento. 

A crença de que D. Sebastião retornaria para salvar a pátria não se concretizou. No entanto, continuou sendo o rei mais querido que Portugal já teve. 

Essa parte da análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa pode até ser considerada “chata”. Porém, se você reler o poema acima conseguirá entender de forma mais clara o anseio heróico e o que o poeta quis nos dizer.

Análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa: Segunda Parte

Intitulada “O Mar Português”, essa parte da obra nos traz as conquistas portuguesas por meio das navegações. O mar se torna personagem, o que dá ao poema uma beleza ímpar.

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

Deus quis que a terra fosse toda uma,

Que o mar unisse, já não separasse.

Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

[…]

Na expressão “o mar é português” podemos ver uma das características mais marcantes de Mensagem: o patriotismo. 

Se o mar é português, o que não será? Assim, vemos a exaltação do poderio marítimo de Portugal, a defesa de sua expansão, de sua cultura e de suas conquistas.  

Também é possível perceber que o poeta deixa evidenciado por meio dos seus escritos a superioridade portuguesa, que em certo momento se pôs à frente dos gregos e romanos na conquista de novos territórios.

Não poderíamos terminar esse tópico sem apresentar a você uma das partes mais bonitas do livro. Nesse caso, o eu-lírico enaltece importantes nomes da história portuguesa, como:  D. João II, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães e Vasco da Gama.

Não só isso! No poema a seguir, também conseguimos identificar a dor de personagens anônimos.

Veja a seguir:

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

Lembrando que, como se trata de uma narrativa de estrutura poética, nada parece explícito. Precisamos entender os indícios. Tudo nos é dito por intermédio do Eu-lírico.

Mas, afinal, o que é o Eu-Lírico?

É a voz se tornando um personagem. A voz que expressa a subjetividade, que exprime os anseios, as emoções. É a alma tomando forma.

Bom, talvez você nem acredite que exista alma. Tudo bem! Veja uma definição mais simples e real: o eu-lírico fala sobre aquilo que não podemos tocar.

É por isso que poesias são mais difíceis de serem entendidas quando paramos para pensar. E, muito mais fácil, quando apenas lemos para sentir, sem compromisso, sem explicação.

Análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa: Terceira Parte

D. Sebastião pode ser considerado um dos principais personagens ao qual o eu-lírico de Mensagem dá voz.

Não é à toa que na terceira parte, denominada “O Encoberto”, ele volta a ter papel de destaque.

É nesse momento que se consolida o Sebastianismo presente no livro. Você sabe o que é Sebastianismo?

Eu vou te contar, porque não dá para fazer uma  análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa sem entender a origem desse termo. Vamos lá?

Já te falamos que a vida de D. Sebastião chegou ao fim na batalha Alcácer-Quibir. Porém, ninguém pôde confirmar a sua morte, ele simplesmente desapareceu.

Devido a isso, na época, muitos portugueses acreditaram que D. Sebastião retornaria, salvaria o povo e colocaria Portugal em um patamar de glória. 

O trecho a seguir é uma representatividade dessa esperança mística:

Que importa o areal e a morte e a desventura

Se com Deus me guardei?

É o que eu me sonhei que eterno dura

É esse que regressarei.

Essas questões ficam ainda mais claras na próxima estrofe. Ela retrata a crença de que Portugal se tornaria o quinto e último império com o regresso de D. Sebastião. 

E assim, passados os quatro

Tempos do ser que sonhou,

A terra será teatro

Do dia claro, que no atro

Da erma noite começou.

Análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa: homenagem a Padre Antônio Vieira

Você com certeza já ouviu falar do padre Antônio Vieira nas aulas de história ou literatura. Ele foi um dos jesuítas da Companhia de Jesus, responsável pela proteção e catequização dos índios. 

Por ser um importante nome do cenário português e brasileiro, ele não poderia deixar de ser mencionado nessa  análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa. Veja a seguir o trecho que o homenageia:

“Este, que teve a fama e a glória tem,

Imperador da língua portuguesa,

Foi-nos um céu também”.

Quais são os principais temas abordados em Mensagem? Lista completa

A obra Mensagem, apesar de não ser um romance, também segue uma narrativa. E esse enredo está diretamente ligado aos heróis e acontecimentos históricos de Portugal. 

Já que tudo foi escrito em forma de poesia, entender os momentos aos quais o autor se refere pode ficar um pouquinho complicado. Sabemos disso! Por isso, nessa análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa, fizemos a relação desses fatos em formato de lista.

Veja abaixo:

Quais são as características da obra Mensagem?

Apesar de fazer parte do período modernista, os versos presentes na estrofe não são livres e nem repletos de ironia. Uma das suas principais características é o nacionalismo, pois os poemas de Mensagem representam e enaltecem a história portuguesa. 

Outras características que precisamos citar ao fazer uma  análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa, são:

  • Versos Regulares (com métrica e rima);
  • Presença do Eu-lírico;
  • Caráter histórico;
  • Poesia Épica;
  • Nacionalismo Místico;
  • Intertextualidade.

Quer entrar na faculdade? Conheça a chance perfeita

Eu quero te perguntar! Já pensou em fazer uma faculdade?

Se esse é seu sonho, você está no lugar certo. Agora, se não for, vou te dar três motivos para se tornar:

  • Mais chances no mercado de trabalho
  • Aumento da rede de contatos
  • Melhoria de salário

Tudo isso sem precisar fazer prova e totalmente desvinculado do Enem. 

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Agora, se mesmo assim você quiser fazer o Enem ou outro vestibular, saiba que preparamos diariamente artigos sobre os conteúdos mais cobrados. Tudo de uma forma bem mais fácil de aprender. 

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram, vamos correr e providenciar!

Espero que nosso artigo, sobre a análise do livro Mensagem de Fernando Pessoa, tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.