História

Os 6 Melhores Exercícios sobre Expansão Marítima com Gabarito

Exercícios sobre Expansão MarítimaExercícios sobre Expansão Marítima
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Expansão Marítima foi um marco importante na história do mundo, pois, a partir dela, novas terras foram exploradas. Além disso, novas técnicas e tecnologias foram desenvolvidas e auxiliaram nas grandes navegações. Os exercícios sobre expansão marítima vão te ajudar a entender melhor esse processo que ocorreu no século XV.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

A Expansão Marítima é considerada um dos maiores acontecimentos históricos ocorridos. É importante estudar essa matéria, pois ela pode ser cobrada nos principais vestibulares. No ENEM, as questões de História caem na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, por isso avalie o seus conhecimentos com os nossos exercícios sobre expansão marítima.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

O que foi a Expansão Marítima?

Os portugueses iniciaram, a partir do século XV, um processo de intensa globalização. Esse processo recebeu o nome de Expansão Marítima, ou Grandes Navegações, e foi liderado pelos portugueses e espanhóis.

Grandes Navegações

Os principais objetivos da Expansão Marítima eram:

  • Obter riquezas (atividades comerciais);
  • Explorar terras (minerais e vegetais);
  • Trabalho escravo (indígenas e africanos);
  • Expansão territorial;
  • Difusão do cristianismo para outras civilizações.

Entender quais eram os objetivos dessa expansão, vai te ajudar na hora de responder os exercícios sobre expansão marítima.

Não se ensinava que a terra era plana, nem que haviam monstros nos mares. Ainda assim, as viagens eram temidas e perigosíssimas, afinal, o mar é perigoso e não se sabia quanto tempo de viagem seria necessário para se chegar ao outro lado.

Os navegadores já sabiam que a terra era redonda por causa da sombra projetada na Lua e por outros cálculos. Eles sabiam que iriam contornar o planeta, mas não sabiam quanto tempo levariam, quantos mantimentos seriam necessários e nem quais águas ou tempos os aguardavam.

Neste período, os jesuítas já se espalhavam pela Europa e pelo Oriente. Eram homens sábios, intelectuais e, inclusive, homens de muita ciência, pois sabiam que o estudo da razão não contrariava a fé.

Eles tiveram coragem de enfrentar o mar por causa de Cristo. Não é atoa que as caravelas portuguesas tinham nas velas a cruz, símbolo da Ordem de Cristo.

Nas faculdades católicas de Portugal já se encontravam a cultura do desenvolvimento científico desde a Idade Média, que foi um período de muito avanço – não de trevas como se costuma dizer.

A Escola de Sagres: mito ou realidade?

escola de sagres - Exercícios sobre Expansão Marítima

Ouvimos muitas vezes que os estudos que permitiram que a Expansão Marítima acontecesse foram realizados na cidade de Sagres.

Dizia-se que nesta cidade foi fundada uma escola pelo infante D. Henrique, um dos filhos do rei João I. Porém, a existência de uma escola nautica nesta cidade é controversa.

A maioria dos historiadores apontam que a Escola de Sagres é um mito criado no século XVI. Na verdade, ali foi fundada apenas uma vila que dava apoio aos navegadores com mantimentos.

As viagens eram realizadas com conhecimentos empíricos, sem a necessidade de institutos de ensino.

Mas não significa que a figura de D. Henrique não foi importante para a Expansao Marítima. Ele estimulou e financiou diversas viagens sendo corresponsável por uma série de descobrimentos feitos pelos navegadores portugueses.

Agora que já leu o nosso artigo, responda os exercícios sobre expansão marítima e depois confira as respostas no gabarito.

Exercícios sobre Expansão Marítima

Questão 1 – (Mackenzie) “As grandes mudanças que se verificam na arte náutica durante a segunda metade do século XV levam a crer na possibilidade de chegar-se, contornando o continente africano, às terras do Oriente. Não se pode afirmar, contudo, que a ambição de atingir por via marítima esses países de fábula presidissem as navegações do período henriquino, animada por objetivos estritamente mercantis. (…) Com a expedição de Antão Gonçalves, inicia-se em 1441 o tráfico negreiro para o Reino (…) Da mesma viagem procede o primeiro ouro em pó, ainda que escasso, resgatado naquelas partes. O marfim, cujo comércio se achava até então em mãos de mercadores árabes, começam a transportá-lo os barcos lusitanos, por volta de 1447.” (Sérgio Buarque de Holanda, Etapas dos descobrimentos portugueses.)

Assinale a alternativa que melhor resume o conteúdo do trecho acima:

a) A descoberta do continente americano por espanhóis, e depois, por portugueses, revela o grande anseio dos navegadores ibéricos por chegar às riquezas do Oriente através de uma rota pelo Ocidente.

b) Os portugueses logo abandonaram as viagens de descoberta para o Oriente através do Atlântico, visto que lhes bastavam as riquezas alcançadas na África, ou seja, ouro, marfim e escravos.

c) Embora a descoberta de uma rota africana para o Oriente fosse para os portugueses, algo cada vez mais realizável em razão dos avanços técnicos, foi a exploração comercial da costa africana o que, de fato, impulsionou as viagens do período.

d) As navegações portuguesas, à época de D. Henrique, eram motivadas, acima de tudo, pelo exotismo fabuloso do Oriente; secundariamente, contudo, dedicavam-se os portugueses ao comércio de escravos, ouro e marfim, sobretudo na costa africana.

e) Durante o período henriquino, os grandes aperfeiçoamentos técnicos na arte náutica permitiram aos portugueses chegar ao Oriente contornando o continente africano.

Questão 2 – (USS) “Sem dúvida, a atração para o mar foi incentivada pela posição geográfica do país, próximo às ilhas do Atlântico e à costa da África. Dada a tecnologia da época, era importante contar com correntes marítimas favoráveis, e elas começavam exatamente nos portos portugueses… Mas há outros fatores da história portuguesa tão ou mais importantes.”

Assinale a alternativa que apresenta outros fatores da participação portuguesa na expansão marítima e comercial europeia, além da posição geográfica:

a) O apoio da Igreja Católica, desde a aclamação do primeiro rei de Portugal, já visava tanto à expansão econômica quanto à religiosa, que a expansão marítima iria concretizar.

b) Para o grupo mercantil, a expansão marítima era comercial e aumentava os negócios, superando a crise do século. Para o Estado, trazia maiores rendas; para a nobreza, cargos e pensões; para a Igreja Católica, maior cristianização dos “povos bárbaros”.

c) O pioneirismo português deve-se mais ao atraso dos seus rivais, envolvidos em disputas dinásticas, do que a fatores próprios do processo histórico, econômico, político e social de Portugal.

d) Desde o seu início, a expansão marítima, embora contasse com o apoio entusiasmado do grupo mercantil, recebeu o combate dos proprietários agrícolas, para quem os dispêndios com o comércio eram perdulários.

e) Ao liderar a arraia-miúda na Revolução de Avis, a burguesia manteve a independência de Portugal, centralizou o poder e impôs ao Estado o seu interesse específico na expansão.

Questão 3 – (UEL-PR)Para compreender a expansão marítima nos séculos XV e XVI, é necessário considerar a importância da cartografia. Sobre o tema, é correto afirmar que os cartógrafos representaram o mundo:

a) ignorando a hagiografia medieval e as crenças na existência de monstros marinhos e de correntes de ventos nos oceanos.

b) valendo-se de conhecimentos acumulados e transmitidos por meio da filosofia, da astronomia e da experiência concreta.

c) confirmando os conhecimentos estáticos sobre o planeta, resultante da observação direta dos espaços desconhecidos.

d) desconhecendo o valor político de sua arte de cartografar para os rumos da rivalidade castelhano-portuguesa.

e) anotando nos mapas pontos geográficos, longitudes e latitudes com exímia precisão, em função dos eficazes instrumentos de navegação.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
  • Muito bem! Você já fez metade das atividades sobre expansão marítima. Continue com o bom trabalho!

Questão 4 – (Cesgranrio) Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que:

a) a conquista de Ceuta marcou o início da expansão, ao possibilitar a acumulação de riquezas para a manutenção do empreendimento.

b) a conquista da Baía de Arguim permitiu a Portugal montar uma feitoria e manter o controle sobre importantíssima rota comercial intra-africana.

c) a instalação da feitoria de São Paulo de Luanda possibilitou a montagem de grande rede de abastecimento de escravos para o mercado europeu.

d) o domínio português de Piro e Sidon e o consequente monopólio de especiarias do Oriente Próximo tornaram desinteressante a conquista da Índia.

e) a expansão da lavoura açucareira escravista na Ilha da Madeira, após 1510, aumentou o preço dos escravos, tanto nos portos africanos quanto nas praças brasileiras.

Questão 5 – (Fuvest)No processo de expansão mercantil europeu dos séculos XV e XVI, Portugal teve importante papel, chegando a exercer durante algum tempo a supremacia comercial na Europa. Todavia “em meio da aparente prosperidade, a nação empobrecia. Podiam os empreendimentos da coroa ser de vantagem para alguns particulares (…)” (Azevedo, J. L. de, ÉPOCAS DE PORTUGAL ECONÔMICO, Livraria Clássica Editora, pág. 180).

Ao analisarmos o processo de expansão mercantil de Portugal, concluímos que:

a) a falta de unidade política e territorial em Portugal determinava a fragilidade econômica interna.

b) a expansão do império acarretava crescentes despesas para o Estado, queda da produtividade agrícola, diminuição da mão de obra, falta de investimentos industriais, afetando a economia nacional.

c) a luta para expulsar os muçulmanos do reino português, que durou até o final do século XV, empobreceu a economia nacional que ficou carente de capitais.

d) a liberdade comercial praticada pelo Estado português no século XV levou ao escoamento dos lucros para a Espanha, impedindo seu reinvestimento em Portugal.

e) o empreendimento marítimo português revelou-se tímido, permanecendo Veneza como o principal centro redistribuidor dos produtos asiáticos, durante todo o século XVI.

Questão 6 – (Cesgranrio)O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente,

a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.

b) o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.

c) o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às Índias.

d) a procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que o afastava da América.

e) essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre Exansão Marítima. Confira o nosso gabarito.

Gabarito dos Exercícios sobre Expansão Marítima

Esperamos que tenha ido muito bem nas respostas das questões sobre Expansão Marítima. Agora veja quantas acertou!

Exercício resolvido da questão 1

c) Embora a descoberta de uma rota africana para o Oriente fosse para os portugueses, algo cada vez mais realizável em razão dos avanços técnicos, foi a exploração comercial da costa africana o que, de fato, impulsionou as viagens do período.

Exercício resolvido da questão 2

b) Para o grupo mercantil, a expansão marítima era comercial e aumentava os negócios, superando a crise do século. Para o Estado, trazia maiores rendas; para a nobreza, cargos e pensões; para a Igreja Católica, maior cristianização dos “povos bárbaros”.

Exercício resolvido da questão 3

b) valendo-se de conhecimentos acumulados e transmitidos por meio da filosofia, da astronomia e da experiência concreta.

Exercício resolvido da questão 4

a) a conquista de Ceuta marcou o início da expansão, ao possibilitar a acumulação de riquezas para a manutenção do empreendimento.

Exercício resolvido da questão 5

b) a expansão do império acarretava crescentes despesas para o Estado, queda da produtividade agrícola, diminuição da mão de obra, falta de investimentos industriais, afetando a economia nacional.

Exercício resolvido da questão 6

a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.

Temos um simulado online 100% gratuito que te ajuda a se preparar para a prova do ENEM. Você pode fazer os exercícios de acordo com o dia, com o caderno de prova ou você pode pode montar do seu jeito. Confira já!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.