ExercíciosHistória

Os 10 Melhores Exercícios Sobre Idade Moderna com Gabarito!

exercícios sobre idade modernaExercícios sobre Idade Moderna
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você sabe em que momento histórico o Brasil foi descoberto? Acertou se disse Idade Moderna, um dos períodos mais ricos da história ocidental. Foi nela que aconteceram as grandes navegações que possibilitaram a descoberta do nosso país. Com este texto, você fica por dentro das principais características deste recorte histórico. Em seguida, teste seus conhecimentos com exercícios sobre a Idade Moderna.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X Beduka! Ele é o melhor teste vocacional gratuito da internet!

O que foi a Idade Moderna?

A Idade Moderna foi um período da história ocidental que fica entre a Idade Média (476-1453) e o período contemporâneo (1789 – atualmente).

Seu início se deu com a queda do Império Bizantino (1453) e seu término com a Revolução Francesa (1789). Foi um período relativamente curto em comparação com os mil anos medievais e os mais de 3 mil da Idade Antiga.

O conceito de Idade Moderna é oposto ao de idade tradicional. Os intelectuais do período olharam para os anos anteriores e perceberam que havia diferenças grandes entre as duas épocas.

O papel dos reis, dos sacerdotes e dos próprios intelectuais tinha sido modificado. Além disso, houve alteração na economia, no conhecimento sobre o mundo vindo com as Grandes Navegações, no modo de produção.

Vamos ver as características que mais estão presentes nos exercícios sobre a Idade Moderna. Tenha bastante atenção, isso vai te ajudar a responder as questões!

Quais são as principais características da Idade Moderna?

Apesar de o conceito de Idade Moderna se referir a eventos europeus, é preciso entender que cada nação viveu esta época à sua maneira. O que não impede de podermos fazer classificações gerais levando em consideração algumas características comuns ao período.

De maneira geral, a descentralização política que foi a norma na Europa medieval e fortaleceu a nobreza foi revertida para uma centralização política cada vez maior. Isso deu origem ao Estado Moderno e ao Antigo Regime, de política absolutista.

A Idade Moderna colheu os frutos do Renascimento que foi seu movimento cultural característico. Ele estabeleceu uma compreensão humanista da realidade, que transformou a forma como se via a vida.

Nas questões intelectuais, foi durante a Idade Moderna que surgiu a Filosofia Iluminista, as discussões sobre a natureza dos conhecimentos, vistas nas disputas entre racionalistas e empiristas e a invenção da imprensa.

É neste momento que a sociedade passa a ser mais antropocêntrica e menos teocêntrica. Isso será a base para a secularização dos Estados.

Com as Grandes Navegações que aconteceram ao longo desse período, o contato entre diversos povos também influenciou em novas formas de compreender o homem e seu lugar no mundo.

Foi durante este período também que aconteceram revoluções políticas, como a Revolução Puritana na Inglaterra e a Revolução Americana. Esta última terminou com a independência dos Estados Unidos da América.

Nos exercícios sobre a Idade Moderna, ela é apresentada como o momento de transição entre o modo de produção feudal e o modo capitalista. Isso se deu pelas práticas mercantilistas, que caracterizam o período.

O mercantilismo surgiu após o progresso comercial iniciado nos fins da Idade Média e do avanço da manufatura. Ele foi a principal política econômica dos reis absolutistas modernos.

As características principais do mercantilismo são:

  • Metalismo: a riqueza das nações é avaliada na quantidade de metais preciosos (ouro e prata) que elas detêm.
  • Balança comercial favorável: com esse princípio buscava-se ter mais exportações que importações, mantendo assim a economia em superávit. Isto é, ganhando mais do que gastando.
  • Incentivo às manufaturas: os mercantilistas apoiavam as manufaturas pois os produtos delas eram mais caros do que as matérias-primas e por isso geravam mais lucros.
  • Protecionismo alfandegário: tinha-se como prática a manutenção de altos impostos sobre produtos importados para proteger os Estados, estimular a indústria nacional e a manter a riqueza no país.

Exercícios sobre Idade Moderna

Esperamos que o nosso resumo tenha ajudado você a lembrar as principais características deste assunto. 

Quando você terminar de responder os exercícios sobre Idade Moderna, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Melhor Simulado Enem do Brasil? É gratuito! 

Seu fosse você não perderia essa chance… Mas agora vamos ao que interessa:

Questão 1 dos exercícios sobre Idade Moderna- (UDESC 2017/1)

Na obra O queijo e os vermes, o historiador Carlo Ginzburg conta a história de Domenico Scandella, vulgo Menocchio, um moleiro do norte da Itália que, no século XVI, foi considerado herege pela Igreja por afirmar que a origem do mundo estava na putrefação. Ao analisar o processo inquisitorial que trata do caso, Ginzburg chama a atenção para as peculiares opiniões de Menocchio sobre os dogmas da igreja e para suas críticas ao seu poder excessivo: a igreja chegou a controlar um terço das terras cultiváveis da Europa. Para o autor, dois grandes eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e a Reforma.

Com base nas informações e nos estudos sobre a Idade Moderna europeia, analise as proposições.

I. A Reforma Protestante contribuiu para a uniformização das práticas e dos significados religiosos no século XVI.

II. O desenvolvimento da imprensa contribuiu para que pessoas comuns tivessem acesso a informações antes controladas pela Igreja Católica.

III. A venda de indulgências pela Igreja Católica foi um dos motivos que levou o monge Martinho Lutero a escrever suas 95 teses, criticando vários pontos da doutrina católica.

IV. Uma das medidas da Contrarreforma foi o retorno da Inquisição, que tinha como objetivo reprimir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica.

V. A censura exercida pela Igreja Católica Apostólica Romana foi determinante para a expansão do protestantismo na Itália e na Península Ibérica.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

c) Somente a afirmativa IV é verdadeira.

d) Somente a afirmativa I é verdadeira.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 2 sobre Idade Moderna – (FUVEST 2018)

Tanto no desenvolvimento político como no científico, o sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar à crise, é um pré-requisito para a revolução.

T. S. Kuhn. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.

Analise as quatro afirmações seguintes, acerca das revoluções políticas e científicas da Época Moderna.

I. A concepção heliocêntrica de Nicolau Copérnico, sustentada na obra Das revoluções das esferas celestes, de 1543, reforçava a doutrina católica contra os postulados protestantes.

II. A Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton no século XVII, reforçava as radicais perspectivas ateístas que haviam pautado as ações dos grupos revolucionários na Inglaterra à época da Revolução Puritana.

III. Às experiências com eletricidade realizadas por Benjamin Franklin no século XVIII, somou-se sua atuação no processo de emancipação política dos Estados Unidos da América.

IV. Os estudos sobre o oxigênio e sobre a conservação da matéria, feitos por Antoine Lavoisier ao final do século XVIII, estavam em consonância com a racionalização do conhecimento, característica da Ilustração.

Estão corretas apenas as afirmações:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I, III e IV.

d) I e II.

e) III e IV.

Questão 3 dos exercícios sobre Idade Moderna- (Enem 2016)

Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor – mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. A experiência ambiental da modernidade anula todas as fronteiras geográficas e raciais, de classe e nacionalidade: nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une a espécie humana. Porém, é uma unidade paradoxal, uma unidade de desunidade.

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1986 (adaptado}.

O texto apresenta uma interpretação da modernidade que a caracteriza como um(a):

a) dinâmica social contraditória.

b) interação coletiva harmônica.

c) fenômeno econômico estável.

d) sistema internacional decadente.

e) processo histórico homogeneizador.

Questão 4 sobre Idade Moderna- (Fuvest-SP) “Para o conjunto da economia européia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo grande aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços…”

O efeito a que o texto se refere foi provocado:

a) pelo grande afluxo de metais preciosos

b) pela ampliação das áreas de produção agrícola

c) pela redução do consumo de produtos manufaturados

d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente

e) pelo deslocamento do eixo comercial para o Mediterrâneo

Questão 5 dos exercícios sobre Idade Moderna- (UFPI

Na transição do feudalismo para o capitalismo, tivemos:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.

b) a transformação de uma sociedade de classes, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.

c) a passagem de uma sociedade de classes para uma sociedade de castas.

d) a desorganização de uma sociedade patriarcal, com grande mobilidade vertical, para uma sociedade estamental com fraca mobilidade social.

e) a mudança de uma sociedade de castas para uma sociedade estamental.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre a Idade Moderna. Continue fazendo o restante.

Questão 6 sobre Idade Moderna-  (Unicamp)

 “Foi de vital importância o fato de que, a partir do século XII, nobres e burgueses passaram a morar na parte cercada pelas muralhas das cidades. Os interesses e prazeres das duas classes tornaram-se assim semelhantes…” (Jacob Burckhardt, 1860).

Sobre esse fenômeno, pode-se afirmar que

a) ocorreu em todos os lugares da Europa onde se desenvolveram cidades, pondo fim à dominação social da nobreza.

b) ocorreu em todas as cidades marítimas, de Lisboa a Hamburgo, passando pela Itália do Norte e Flandres.

c) foi interrompido pela nobreza, a partir da crise do século XIV, depois de ter se desenvolvido na Baixa Idade Média.

d) marcou as mais importantes cidades italianas, constituindo-se num dos fatores sociais do Renascimento.

e) marcou as mais importantes cidades européias, constituindo-se num dos fatores da criação das universidades medievais.

Questão 7 dos exercícios sobre Idade Moderna-  (PUC-DF

“Gostaria que os espanhóis e os portugueses mostrassem onde está o testamento de Adão que dividiu o mundo apenas entre os reinos ibéricos.”

 O desafio proposto por Francisco I, rei da França, refere-se ao descontentamento dos franceses em relação:

a) ao empenho de Portugal e da Espanha em expandir a influência econômica e política ibérica sobre o continente europeu;

b) ao compromisso de divisão das terras a serem descobertas consagrado pelo Tratado de Tordesilhas;

c) às formas de exploração econômica que Portugal e Espanha estabeleceram no continente americano;

d) ao posicionamento contrário dos países ibéricos sobre o surgimento do protestantismo;

e) à forte influência da Igreja Católica sobre as decisões governamentais dos reis de Portugal e da Espanha.

Questão 8 sobre Idade Moderna- (U. Salvador-BA

Um dos fatores que impulsionou a expansão marítima européia, no início da Idade Moderna, foi:

a) a utilização do Mar Mediterrâneo, principal eixo econômico europeu, pelos navegantes portugueses;

b) o bloqueio do comércio das especiarias que vinham do Oriente e chegavam à Europa através de Gênova e de Veneza;

c) o enfraquecimento das monarquias nacionais, impedindo a expansão do capitalismo comercial;

d) a posição geográfica da Inglaterra, facilitando a organização de expedições para alcançar as Índias;

e) a aliança estabelecida entre Espanha e Portugal, após a assinatura do Tratado de Tordesilhas.

  • Ufa! Faltam só duas questões dos exercícios sobre a Idade Moderna. Avante!

Questão 9 dos exercícios sobre Idade Moderna-  (Cefet-RJ)

Na passagem do século XV para o XVI, ocorrem importantes modificações nas concepções econômicas na Europa Ocidental. Essas modificações estão ligadas:

a) definitiva implantação do capitalismo na economia européia, anulando todos os traços de feudalismo;

b) à internacionalização do comércio, com a busca cada vez menor de metais preciosos;

c) a uma forma inicial de capitalismo, voltada para o consumo interno, sendo o lucro um fator esporádico;

d) à ampliação do comércio internacional, com o uso cada vez maior da moeda e uma busca crescente de lucros;

e) a uma modificação do feudalismo, ampliado para as novas áreas descobertas.

Questão 10 sobre Idade Moderna – (Unifor-CE

“(…) à época da transição do feudalismo ao capitalismo, o capital mercantil está estreitamente vinculado a uma nova estrutura do Estado, sendo ao mesmo tempo, beneficiado pelas práticas mercantilistas e pela montagem do antigo sistema colonial(…).” O texto refere-se:

a) às razões que favoreceram o declínio das cidades e à retratação do comércio que gerou a crise econômica do século XIV.

b) ao conjunto das transformações econômicas, políticas e sociais do final do século XVIII e início do século XIX, resultantes da Revolução Industrial.

c) aos elementos que garantiram a máxima acumulação de capital, condição essencial à implantação do modo de produção capitalista.

d) aos fatores que impulsionaram a centralização monárquica, condição fundamental à geração de recursos financeiros para a mecanização da indústria.

e) às bases do liberalismo que defendiam os princípios burgueses: a divisão do trabalho como elemento essencial para o crescimento da produção e do mercado.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a Idade Moderna. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Idade Moderna

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra a) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra e) III e IV..

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra a) dinâmica social contraditória.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra a) a transformação de uma sociedade estamental, com fraca mobilidade vertical e posições sociais pela origem de nascimento, para uma sociedade de classes com grande mobilidade vertical e posições sociais determinadas pelo poder econômico.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra d) marcou as mais importantes cidades italianas, constituindo-se num dos fatores sociais do Renascimento.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra b) ao compromisso de divisão das terras a serem descobertas consagrado pelo Tratado de Tordesilhas;

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra b) o bloqueio do comércio das especiarias que vinham do Oriente e chegavam à Europa através de Gênova e de Veneza;

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra d) à ampliação do comércio internacional, com o uso cada vez maior da moeda e uma busca crescente de lucros;

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra c) aos elementos que garantiram a máxima acumulação de capital, condição essencial à implantação do modo de produção capitalista.

Gostou dos nossos exercícios sobre a Idade Moderna? Compartilhe com os seus amigos e não deixe de seguir o Instagram do Beduka! Lá você encontra vários resumos e quizzes diários.

Nós também queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários