O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e no acúmulo de capital. Esse sistema é dividido em três fases: Capitalismo Comercial, Industrial e Financeiro.
Para se sair melhor nas questões de Ciências Humanas e suas tecnologias, é importante que você conheça melhor as fases do Capitalismo. Essa matéria cai de forma recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio e em outros principais vestibulares.
Nesse artigo você encontrará:
- O que é o Capitalismo;
- Suas principais características;
- Quais as fases do Capitalismo e suas características.
Aproveite para estudar para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis!
O que é o Capitalismo?
O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital – qualquer bem econômico que possa ser utilizado na produção de outros bens ou serviço.
Aproveite e faça os Exercícios sobre Capitalismo!
O Capitalismo surgiu no século XV – durante a passagem da Idade Média para a Idade Moderna – a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social: a burguesia.

Características do Capitalismo
As principais características do Capitalismo são:
Propriedade Privada
No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem, de maneira geral, a uma pessoa ou a um grupo. As propriedades são bens particulares ou áreas de utilização individual.
Obtenção de Lucro
Este é o principal objetivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado.
Trabalho assalariado
O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores têm o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho.
Economia de Mercado
Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.
As Fases do Capitalismo
O Capitalismo pode ser dividido em três fases:
- Capitalismo Comercial
- Capitalismo Industrial
- Capitalismo Financeiro
Entenda cada uma dessas fases a seguir!
1. Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial é a primeira fase do capitalismo e também é chamado de fase pré-capitalismo. Foi a fase constitutiva do sistema capitalista e se iniciou no século XV, tendo como base as trocas comerciais.
Essas trocas comerciais envolviam tanto as sociedades de um mesmo local, quanto de países diferentes. Devido à expansão marítima europeia e a formação de colônias – como o Brasil, por exemplo – estabeleceu-se um cenário econômico internacional.
Esse cenário era chamado de Divisão Internacional de Trabalho e consistia nas colônias exportando matérias-primas e as metrópoles produzindo mercadorias.
O sistema econômico desse período era o Mercantilismo, caracterizado pelo acúmulo de territórios, matérias-primas e metais preciosos por parte das nações. Além disso, nas trocas comerciais, cada país procurava exportar mais do que importar a fim de obter uma balança comercial favorável.
Nesse período, a manufatura era o modo de produção predominante. Esse modo de produção consistia na divisão da produção em tarefas destinadas a vários trabalhadores, tendo o objetivo de produzir uma determinada mercadoria com maior eficiência e quantidade.
É durante o Capitalismo Comercial que surge a moeda. Outras características dessa fase do Capitalismo são:
- Monopólio comercial
- Metalismo – acúmulo de metais preciosos;
- Protecionismo – surgimento de barreiras alfandegárias.
2. Capitalismo Industrial

Com a Revolução Industrial, no século XVIII, houve a troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. Com o surgimento da máquina à vapor e com a expansão das indústrias, o Capitalismo se reinventou e atingiu uma nova fase, chamada de Capitalismo Industrial.
Os sistemas de produção foram alterados e marcados pela substituição de produtos manufaturados por produtos industrializados. Os produtos industrializados foram tomando conta do cenário mundial, por meio do desenvolvimento do sistema fabril de produção e da urbanização.
Durante o Capitalismo Industrial a doutrina do liberalismo econômico foi estabelecida. O liberalismo econômico defendia que todo o Estado não deveria comandar a economia, que seria regulada pelas leis do mercado em um possível equilíbrio dos preços e dos custos dos produtos.
Também nesse período, a burguesia ascendeu ao poder e substituiu a aristocracia e a nobreza, praticamente eliminando-a. Outras características do Capitalismo Industrial são:
- Expansão e desenvolvimento dos transportes;
- Aumento da produtividade;
- Diminuição nos preços das mercadorias;
- Ampliação da classe operária;
- Ampliação das relações internacionais;
- Surgimento do Imperialismo e da Globalização;
- Aceleração do sistema fabril;
- Saturação dos mercados;
- Acumulação de capital gerada pelos excedentes na indústria.
É importante lembrar que a aceleração dos processos industriais trouxe diversos problemas à população. Entre esses problemas podemos citar as condições precárias de trabalho, os baixos salários e o aumento do desemprego. Todos esses fatores geraram, mais tarde, a Primeira Guerra Mundial.
3. Capitalismo Financeiro

No período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, surge a terceira fase do Capitalismo. Essa fase é chamada de Capitalismo Financeiro e surge logo após o final da Segunda Guerra Mundial, devido à expansão da Globalização.
A economia, principalmente dos países mais desenvolvidos, passou pelo processo de financeirização. Esse processo ocorre quando a economia, antes centrada no poder industrial, passa a focar no poder financeiro das empresas.
A financeirização aconteceu por conta de uma fusão entre o capital bancário e o capital industrial, que ocorreu devido ao processo de divisão das empresas em ações. As empresas passaram a ser comercializadas como se fossem mercadorias nas bolsas de valores.
Tudo isso acabou intensificando os avanços da terceira Revolução Industrial. Outras características do Capitalismo Financeiro são:
- Monopólio e oligopólio comercial;
- Expansão das novas tecnologias e das fontes de energia;
- Acelerada urbanização e aumento do mercado consumidor;
- Aumento da concorrência internacional.
Gostou de aprender sobre as Fases do Capitalismo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!