GeografiaHistória

Quais foram as fases do Capitalismo? Entenda a origem, as fases e etapas deste sistema econômico

fases do capitalismoFases do Capitalismo
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e no acúmulo de capital. Esse sistema se desenvolveu em diversas etapas. Neste artigo vamos te mostrar quais foram as fases do Capitalismo e suas características.

Caso você queira ir para alguma parte deste artigo sobre as fases do Capitalismo, clique em um dos tópicos baixo:

Aproveite para estudar para o vestibular com o Simulado do Beduka. É grátis!

O que é o Capitalismo?

O Capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital – qualquer bem econômico que possa ser utilizado na produção de outros bens ou serviço. 

O Capitalismo surgiu no século XV – durante a passagem da Idade Média para a Idade Moderna – a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social: a burguesia.

Quais são as características do Capitalismo?

As principais características do Capitalismo são:

Propriedade Privada

No sistema capitalista, os sistemas produtivos pertencem, de maneira geral, a uma pessoa ou a um grupo. As propriedades são bens particulares ou áreas de utilização individual.

Obtenção de Lucro

Este é o principal objetivo do capitalismo: obter riquezas. O lucro é proveniente dos valores acumulados a partir do trabalho coletivo fornecido pelas empresas privadas e desempenhado pelo proletariado.

Trabalho assalariado

O trabalho assalariado é outra das principais características desse sistema socioeconômico. Os trabalhadores têm o direito por lei de receber uma remuneração em troca da sua força de trabalho.

Economia de Mercado

Esta é a livre iniciativa de regulamentar o mercado capitalista, com pouca ou sem intervenção do Estado. Este processo é realizado através da chamada lei da oferta e da procura, onde os preços dos produtos são determinados de acordo com a procura pelos consumidores e a quantidade deste em oferta.

Quais são as fases do Capitalismo?

O Capitalismo pode ser dividido em três fases:

  1. Capitalismo Comercial 
  2. Capitalismo Industrial
  3. Capitalismo Financeiro

Entenda cada uma dessas fases a seguir!

1. Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial é a primeira fase do capitalismo e também é chamado de fase pré-capitalismo. Foi a fase constitutiva do sistema capitalista e se iniciou no século XV, tendo como base as trocas comerciais

Essas trocas comerciais envolviam tanto as sociedades de um mesmo local, quanto de países diferentes. Devido à expansão marítima europeia e a formação de colônias – como o Brasil, por exemplo – estabeleceu-se um cenário econômico internacional. 

Esse cenário era chamado de Divisão Internacional de Trabalho e consistia nas colônias exportando matérias-primas e as metrópoles produzindo mercadorias. 

O sistema econômico desse período era o Mercantilismo, caracterizado pelo acúmulo de territórios, matérias-primas e metais preciosos por parte das nações. Além disso, nas trocas comerciais, cada país procurava exportar mais do que importar a fim de obter uma balança comercial favorável.

Nesse período, a manufatura era o modo de produção predominante. Esse modo de produção consistia na divisão da produção em tarefas destinadas a vários trabalhadores, tendo o objetivo de produzir uma determinada mercadoria com maior eficiência e quantidade.

É durante o Capitalismo Comercial que surge a moeda. Outras características dessa fase do Capitalismo são:

  • Monopólio comercial
  • Metalismo – acúmulo de metais preciosos;
  • Protecionismo – surgimento de barreiras alfandegárias.

2. Capitalismo Industrial 

Com a Revolução Industrial, no século XVIII, houve a troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. Com o surgimento da máquina à vapor e com a expansão das indústrias, o Capitalismo se reinventou e atingiu uma nova fase, chamada de Capitalismo Industrial. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Os sistemas de produção foram alterados e marcados pela substituição de produtos manufaturados por produtos industrializados. Os produtos industrializados foram tomando conta do cenário mundial, por meio do desenvolvimento do sistema fabril de produção e da urbanização. 

Durante o Capitalismo Industrial a doutrina do liberalismo econômico foi estabelecida. O liberalismo econômico defendia que todo o Estado não deveria comandar a economia, que seria regulada pelas leis do mercado em um possível equilíbrio dos preços e dos custos dos produtos. 

Também nesse período, a burguesia ascendeu ao poder e substituiu a aristocracia e a nobreza, praticamente eliminando-a. Outras características do Capitalismo Industrial são:

  • Expansão e desenvolvimento dos transportes;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição nos preços das mercadorias;
  • Ampliação da classe operária;
  • Ampliação das relações internacionais;
  • Surgimento do Imperialismo e da Globalização;
  • Aceleração do sistema fabril;
  • Saturação dos mercados;
  • Acumulação de capital gerada pelos excedentes na indústria.

É importante lembrar que a aceleração dos processos industriais trouxe diversos problemas à população. Entre esses problemas podemos citar as condições precárias de trabalho, os baixos salários e o aumento do desemprego. Todos esses fatores geraram, mais tarde, a Primeira Guerra Mundial. 

3. Capitalismo Financeiro 

No período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, surge a última das fases do Capitalismo. Ela é chamada de Capitalismo Financeiro e surgiu logo após o final da Segunda Guerra Mundial, devido à expansão da Globalização.

A economia, principalmente dos países mais desenvolvidos, passou pelo processo de financeirização. Esse processo ocorre quando a economia, antes centrada no poder industrial, passa a focar no poder financeiro das empresas.

A financeirização aconteceu por conta de uma fusão entre o capital bancário e o capital industrial, que ocorreu devido ao processo de divisão das empresas em ações. As empresas passaram a ser comercializadas como se fossem mercadorias nas bolsas de valores. 

Tudo isso acabou intensificando os avanços da terceira Revolução Industrial. Outras características do Capitalismo Financeiro são:

  • Monopólio e oligopólio comercial;
  • Expansão das novas tecnologias e das fontes de energia;
  • Acelerada urbanização e aumento do mercado consumidor;
  • Aumento da concorrência internacional.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigado por ler nosso resumo sobre as fases do Capitalismo.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.