ExercíciosPortuguês

Os 8 melhores exercícios sobre Sufixos com Gabarito!

Os 8 melhores exercícios sobre sufixos com GabaritoOs 8 melhores exercícios sobre sufixos com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Sufixos são morfemas, ou seja, pequenas unidades que se aglomeram dando significação à palavra. Ele sempre será encontrado no final do radical e ocasionará ao vocábulo uma  alteração de sentido. Leia nosso resumo e teste seus conhecimentos com os 8 melhores exercícios sobre Sufixos. Não esqueça que o Gabarito está no final do texto!

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar as questões sobre sufixos, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que são Sufixos?

As palavras não são apenas um aglomerado de letras. Cada parte que às forma possui um objetivo específico. É importante conhecê-las para que possamos responder os exercícios sobre sufixos.

Esses pequenos elementos (partes que formam a palavra) funcionam como unidades de significação e são chamados de morfemas. Todos os vocábulos são formados por morfemas.

Temos as desinências, os radicais, a vogal temática, entre outros. Tudo isso acaba sendo misturado nas alternativas dos exercícios sobre sufixos. Então, vale a pena dar uma olhada, viu?

Ao retirarmos um morfema, ou estaremos alterando a significação ou a palavra ficará perceptivelmente incorreta. 

O sufixo sendo uma dessas estruturas, surge no final da palavra e ressignifica o enredo no qual o vocábulo está inserido. Portanto, podemos dizer que ele é uma pequena unidade que abraça o final do radical de uma palavra mudando o seu significado.

É importante que você tenha em mente que as novas palavras formadas pelo acréscimo de sufixos não terão significados totalmente divergentes. As mudanças nominais, verbais e adverbiais ainda irão apresentar uma certa concordância. 

Podemos citar as palavras “cruel” e “crueldade”, ambas possuem o mesmo radical. Sendo que a palavra crueldade foi acrescida do sufixo -dade. Vamos descobrir como isso acabou modificando o enredo?

Tanto na palavra cruel quanto na crueldade, ainda estaremos nos referindo a atitudes desumanas e ruins. Entretanto, as utilizaremos em contextos diferentes. 

Esses contextos estão relacionados a classe gramatical (nome dado ao conjunto que faz a classificação das palavras) e a sua devida posição sintática (papel da palavra na oração). 

Parece complicado, mas você vai assimilar na prática. Veja a aplicação nos exemplos a seguir:

  • O jardineiro ama as rosas, mas é cruel com os animais.
  • A crueldade do homem ainda acabará com a humanidade.

No primeiro exemplo, a palavra cruel é um adjetivo (classe gramatical), ou seja, faz referência a uma característica do jardineiro. No segundo, já acrescida de sufixo, à palavra representa um substantivo e faz papel de sujeito (função sintática).

Antes de pularmos para os exercícios sobre sufixos, precisamos conhecer quais são seus tipos. Isso fará toda a diferença.

Quais são os tipos de Sufixos?

Os sufixos podem ser de três tipos. Esses tipos serão definidos de acordo com a classe gramatical que irão originar. Pois podem fazer surgir substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Vamos conhecê-los?

Sufixos Nominais

O sufixo nominal se interliga a um radical, originando um substantivo ou adjetivo. Um belo exemplo de sufixos nominais, são as formas aumentativas e diminutivas da palavra.

Há diversos tipos desse sufixo.Veja e baixe a tabela com um variado número de sufixos nominais!

Sufixo aumentativo -ão : Brincalhão, amarelão, vacilão.

Sufixo diminutivo -inho: pequenininho, homenzinho. 

Sufixo que origina um substantivo por meio de outro substantivo -ada: martelada, pedrada.

Sufixo que origina um substantivo por meio de um adjetivo -idão: gratidão.

Sufixo que origina um substantivo por meio de substantivo ou adjetivo -ismo: tabagismo, pessimismo, heroísmo. 

Sufixo que origina um adjetivo por meio de um verbo -ante: comandante, ajudante, tolerante.

Sufixo que origina um adjetivo por meio de um substantivo -aco: austríaco, eslovaco, maníaco.

Os sufixos nominais também indicam diferentes contextos e mudança de significação. Veja a seguir quais sentidos uma palavra pode adquirir por meio do sufixo nominal.

Podem originar o nome de um lugar: dormitório, matadouro.

Podem originar um agrupamento: arvoredo, casario, gritaria.

Podem originar um nome técnico:  morfema, cloreto, sulfato.

Podem originar uma ação: mudança, compreensão, caminhada, olhadela.

Podem originar um agente da ação: feirante, dentista, professor.

Caso você queira um conteúdo mais detalhado sobre o assunto, nós já fizemos um. Acesse: Tudo sobre Sufixos. Esse artigo também poderá te ajudar bastante na hora de resolver os exercícios sobre sufixos.

Sufixos Verbais

O sufixo verbal irá originar uma ação ou estado, isto é, está diretamente ligado aos verbos. 

Assim como no caso dos sufixos nominais, isso também ocorrerá quando ele se interligar ao final de um radical. Lembre-se disso na hora de responder os exercícios sobre sufixos.

É bem interessante, pois eles possibilitam o surgimento de um novo verbo. Os significados que os sufixos podem dar aos verbos, são: frequentativo, factitivo, diminutivo e pejorativo.

Definições facilitadoras:

Frequentativo: Confere o significado de ação repetida.

Factitivo:  Confere ao verbo o significado de fazer ou ocasionar algo.

Diminutivo: Confere ao verbo o significado de ação reduzida ou sem intensidade.

Pejorativo: O sufixo vai conferir ao verbo um desprezo ou menosprezo

Exemplos:

  • -inhar = escrevinhar
  • -itar = saltitar
  • -izar = civilizar
  • -ejar = gotejar
  • -entar = amolentar
  • -(i)ficar = dignificar
  • -icar = bebericar
  • -ilhar = dedilhar
  • -ecer = amanhecer, anoitecer
  • -escer = florescer, rejuvenescer

Sufixos adverbiais

O sufixo adverbial está tão presente nos nossos dias que o utilizamos sem nem perceber. Porém, na hora de resolver os exercícios sobre sufixos, você deverá identificá-los.

Para não esquecer, coloque na mente! O sufixo -mente é possessivo e não aceita divisão! Por isso expulsou os concorrentes. 

Só há um sufixo adverbial, único e singular:, o sufixo -mente. Ele se unirá a um adjetivo feminino para originar um advérbio. Exemplos:

  • Possivelmente
  • Intermitente 
  • Realmente
  • Calmamente 
  • Agitadamente
  • Tranquilamente
  • Antigamente
  • Felizmente
  • Perfeitamente
  • Perdidamente

Agora, faça os nossos exercícios sobre sufixos e depois confira o resultado. 

Os 8 exercícios sobre  sufixos!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (FDC-2010) São sinônimos dos sufixos das palavras sustentabilidade e perpetuação, respectivamente, os sufixos de:

a) acidez e laranjal

b) confortável e cortesia

c) economista e passeata

d) estudioso e ganância

e) grandeza e tolerância

Questão 2 – (Ceperj-2012) A palavra formada pelo acréscimo de um sufixo é:

a) imprensa

b) descobrir

c) reforma

d) irracional

e) rigidez

Questão 3 – (Unievangélica GO/2017

Leia a notícia a seguir.

Paralimpíada alcança marca de 1,5 milhão de ingressos vendidos

Às vésperas da cerimônia de abertura, Comitê Organizador acredita que todos os bilhetes serão comercializados. Ainda há cerca de 1 milhão de entradas disponíveis.

Disponível em: <www.globoesporte.com>. Acesso em: 05 set. 2016.

O termo “Paralimpíada”, adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, resulta do seguinte processo de formação de palavras:

 a) composição por justaposição

 b) composição por aglutinação

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

 c) derivação sufixal

 d) derivação prefixal

Questão 4 – (UERJ/2016)

O FUTURO ERA LINDO

 1 A informação seria livre. Todo o saber do mundo seria compartilhado, bem como a música, 2 o cinema, a literatura e a ciência. O custo seria zero. O espaço seria infinito. A velocidade, 3 estonteante. A solidariedade e a colaboração seriam os valores supremos. A criatividade, o único 4 poder verdadeiro. O bem triunfaria sobre os males do capitalismo. O sistema de representação 5 se tornaria obsoleto. Todos os seres humanos teriam oportunidades iguais em qualquer lugar do 6 planeta. Todos seriam empreendedores e inventivos. Todos poderiam se expressar livremente. 7 Censura, nunca mais. As fronteiras deixariam de existir. As distâncias se tornariam irrelevantes. 8 O inimaginável seria possível. O sonho, qualquer sonho, poderia se tornar realidade.

9 Livre, grátis, inovador, coletivo, palavras-chave do novo mundo que a internet inaugurou. Por 10 anos esquecemos que a internet foi uma invenção militar, criada para manter o poder de quem 11 já o tinha. Por anos fingimos que transformar produtos físicos em produtos virtuais era algo 12 ecologicamente correto, esquecendo que a fabricação de computadores e celulares, com a 13 obsolescência embutida em seu DNA, demanda o consumo de quantidades vexatórias de 14 combustíveis fósseis, de produtos químicos e de água, sem falar no volume assombroso de lixo 15 não reciclado em que resultam, incluindo lixo tóxico.

16 Ninguém imaginou que o poder e o dinheiro se tornariam tão concentrados em 17 megahipercorporações norte-americanas como o Google, que iriam destruir para sempre 18 tantas indústrias e atividades em tão pouco tempo. Ninguém previu que os mesmos Estados 19 Unidos, graças às maravilhas da internet sempre tão aberta e juvenil, se consolidariam como 20 os maiores espiões do mundo, humilhando potências como a Alemanha e também o Brasil, 21 impondo os métodos de sua inteligência militar sobre a população mundial, e guiando ao 22 arrepio da justiça os bebês engenheiros nota dez em matemática mas ignorantes completos 23 em matéria de ética, política e em boas maneiras.

24 Ninguém previu a febre das notícias inventadas, a civilização de perfis falsos, as enxurradas de 25 vírus, os arrastões de números de cartão de crédito, a empulhação dos resultados numéricos 26 falseados por robôs ou gerados por trabalhadores mal pagos em países do terceiro mundo, o 27 fim da privacidade, o terrorismo eletrônico, inclusive de Estado.

Marion Strecker Adaptado de Folha de São Paulo, 29/07/2014.

O termo megahipercorporações é formado por um processo que enfatiza o tamanho e o poder das corporações econômicas atuais.

Essa ênfase é produzida pelo emprego de:

a) sufixos de caráter aumentativo

b) prefixos com sentido semelhante

c) radicais de combinação obrigatória

d) desinências de significado específico

Questão 5- (FGV-SP) Assinale a alternativa em que sejam usados radicais ou prefixos – gregos ou latinos – correspondentes, respectivamente, aos seguintes sentidos: dentro, duplicidade, em torno de, contra, metade, movimento para dentro, livro, vida. 

a) Endoscópio, anfíbio, circunlóquio, antibiótico, hemiciclo, introspecção, bibliografia, biografia. 

b) Intramuscular, anfibologia, circum-navegação, contraprova, semicírculo, internato, biblioteca, biosfera. 

c) Endoscópio, cosmopolita, circundar, anti-higiênico, semidespido, introspecção, bibliografia, biografia. 

d) Interface, ambidestro, circundar, antônimo, semiólogo, biblioteca, biografia. 

e) Endoscópio, ambivalente, circum-navegar, antepasto, seminal, introspecção, bibliografia, biografia.

  • Nossa! Você já fez metade das questões sobre sufixos. Vamos lá!

Questão 6- (PUC-PR

O No final do ano passado, a campanha #MeuAmigoSecreto tomou conta das redes sociais com milhares de histórias relatadas por mulheres sobre casos de machismo e violência de gênero envolvendo pessoas próximas, como amigos, companheiros, chefes, parentes etc.

Para dar continuidade aos debates do mundo virtual, o coletivo feminista Não Me Kahlo vai lançar em abril o livro #MeuAmigoSecreto: Feminismo além das redes (Edições de Janeiro). A obra reúne artigos das cinco integrantes do coletivo sobre assuntos ligados a um objetivo em comum: a desconstrução do machismo.  

“Não é um livro com relatos; é um livro que fala dos problemas que levam a misoginia a ser naturalizada na sociedade. Debruçamo-nos em pesquisas para criar um material consistente que sirva de apoio para aqueles que quiserem compreender melhor as raízes do machismo e quais são as pautas feministas”, afirmam as autoras e participantes do Não Me Kahlo ao Catraca Livre. 

Disponível em: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/coletivo-feminista-lanca-livro-sobre-temas-discutidos-nacampanha-meuamigosecreto/. Acesso em: 04/05/2016.

O conhecimento de certas unidades menores das palavras pode nos favorecer quando encontramos um vocábulo que não fazia parte do nosso inventário lexical até o momento. Normalmente oriundos de línguas como o latim ou o grego, esses elementos são muito comuns na formação de palavras que usamos modernamente. No texto, em

a) machismo, o sufixo indica movimento religioso. 

b) integrantes, o sufixo indica agente. 

c) desconstrução, o prefixo indica intensidade. 

d) misoginia, o elemento miso– significa mulher.

e) Debruçamo-nos, o radical origina-se de braço.

  • Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios sobre sufixos!

Questão 7- (IBADE-ES) Indique a alternativa que apresenta palavras derivadas de um mesmo radical:

a) carteiro, carta, cartomante, cartilaginoso e cartilha.

b) data, datação, pré-datado, datilografia e dativo.

c) cidade, citadino, civilizado, cidadão e homicida.

d) organograma, organismo, orgulho, órgão e organização.

e) cinema, telecinese, cinética, cineasta e cinesalgia.

Questão 8 – (Amoesc-Sc)

“Analise as proposições a seguir:

I. O Morfema Lexical é tradicionalmente chamado de radical;

II. Os Afixos são elementos que modificam geralmente de maneira precisa o sentido do radical a que eles se agregam;

III. Os Sufixos, como as desinências, unem-se à parte inicial do radical.

Dos itens acima:

a) Apenas o item I está correto.

b) Apenas o item II está incorreto.

c) Apenas o item III está incorreto.

d) Apenas os itens I e III estão corretos.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre sufixos. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre o sufixos.

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) grandeza e tolerância

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) rigidez

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta:  b) composição por aglutinação

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) prefixos com sentido semelhante

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a)Endoscópio, anfíbio, circunlóquio, antibiótico, hemiciclo, introspecção, bibliografia, biografia. 

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b)  integrantes, o sufixo indica agente. 

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) cinema, telecinese, cinética, cineasta e cinesalgia.

 Exercício resolvido da questão 8 – 

Alternativa correta:  c) Apenas o item III está incorreto.

Gostou dos nossos exercícios sobre sufixos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.