Português

O que é Classe Gramatical? Conheça as 10!

Quais são as classes gramaticaisQuais são as Classes gramaticais

Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas a respeito de quais são as classes gramaticais e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Teste os seus conhecimentos com os nossos Exercícios sobre Classes Gramaticais!

Entender sobre essa matéria também é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

O que é Classe Gramatical?

Classe gramatical é o nome dado aos conjuntos que classificam uma palavra, fundamentando-se na sua estrutura sintática e morfológica. De acordo com um estudo morfológico da língua portuguesa, as palavras podem ser analisadas e divididas em dez classes gramaticais distintas, sendo elas:

as 10 classes gramaticais
  1. Substantivo;
  2. Artigo;
  3. Adjetivo;
  4. Pronome;
  5. Numeral;
  6. Verbo;
  7. Advérbio;
  8. Preposição;
  9. Conjunção;
  10. Interjeição.

Tipos de classes gramaticais

Quais são as classes gramaticais variáveis?

Palavras variáveis são as que alteram sua forma para expressar algum tipo de mudança. As mudanças podem ser de:

tabela modos de numero, grau e genero
tabela modos, pessoa e tempo

Quais são as classes gramaticais invariáveis?

Palavras invariáveis são aquelas que permanecem iguais, independente se estão sendo usadas no plural, singular, masculino ou feminino. Ou seja, diferentemente das variáveis, elas não apresentam flexões.

Quais são classes gramaticais?

1. Substantivos

Substantivos são a classe de palavras responsáveis por nomear qualquer coisa ou ser. Nomes próprios, objetos, seres vivos, locais, fenômenos e categorias são expressos através de substantivos. O substantivo possui variações de gênero, número e grau, além de poder ser classificado em nove tipos.

Confira o artigo completo sobre Substantivos.

Exemplos de substantivos: caderno, bolsa, Victor, jumento, Itália, felicidade, etc.

2. Artigos

Artigos são palavras que antecedem o substantivo. Eles auxiliam na identificação e na formulação daquelas palavras. Os artigos acompanham as flexões dos substantivos, modificando-se em gênero ou número.

Exemplos de artigo: o, a, os, uma, uns, etc.

Confira o artigo completo sobre Artigos.

3. Adjetivos

Os adjetivos são utilizados para a caracterização de substantivos. Ou seja, são palavras desenvolvidas para a atribuição de qualidades. Os adjetivos também sofrem flexões, podem ser diferenciados por:

  • Gênero (masculino ou feminino);
  • Número (singular ou plural);
  • Grau (comparativo ou superlativo).

Exemplos de adjetivos: bonita, inteligente, charmoso, irritante, etc.

Confira o artigo completo sobre Adjetivos.

4. Pronomes

Pronomes são as palavras que acompanham os substantivos, interligando sua posição em relação ao texto. Ou seja, os pronomes indicam as relação entre os termos ditos dentro de uma fala. Eles podem flexionar em gênero, número e pessoa.

Exemplos de pronomes: eu, mim, Vossa Excelência, sua, aquela, quem, que, etc;

Confira o artigo completo sobre Pronomes.

conjugações de verbos

Além disso, há inúmeras subdivisões de pronomes que podem variar significativamente de acordo com sua função e indicação na frase.

5. Numeral

Numeral é a classe gramatical de palavras que atribuem quantidades aos seres ou os dispõe em determinada sequência. Os numerais transmitem, em palavras, o que os números indicam em relação aos seres. Assim, quando a expressão é colocada em números (1, 1°, 1/3, etc.) não se trata de numerais, mas sim de algarismos.

Exemplos de numerais: primeiro, quatro, cinco, duplo, etc.

Confira o artigo completo sobre Numerais.

6. Verbos

Os verbos representam a classe gramatical utilizada para indicar ações, estados ou fenômenos de algo que ocorreu, ocorre ou ocorrerá, em função de qualquer sujeito e qualquer tempo. Os verbos são a classe que mais sofre flexões (chamadas de conjugações), que podem ser:

Exemplos de verbos: escrever, sairá, comerão, voltaram, etc.

Confira o artigo completo sobre Verbos.

7. Advérbios

Advérbios são palavras modificadoras que atuam sobre verbos, adjetivos ou, até mesmo outros advérbios. Isso acontece através da expressão de tempo, modo ou intensidade, dando outro caráter ao elementos relacionados.

Os advérbios sofrem flexão apenas de grau, utilizada de forma comparativa ou superlativa.

Exemplos de advérbios: demais, ali, melhor, pior.

Confira o artigo completo sobre Advérbios.1

8. Preposições

As preposições fazem parte das classes gramaticais invariáveis, ou seja, não possuem flexões. São utilizadas especificamente para fazer a conexão, ou relação, entre dois elementos de uma oração.

Exemplos de preposições: para, de, após, entre, etc

Confira o artigo completo sobre Preposições.

9. Conjunções

Também invariáveis, as conjunções são usadas para realizar a ligação de dois termos ou duas orações de mesmo valor gramatical. Elas podem parecer semelhantes às preposições, mas tratam-se de opções para contextos específicos, possuindo usos distintos.

Exemplos de conjunções: Conforme, porém, portanto, mas, etc.

Confira o artigo completo sobre Conjunções.

10. Interjeições

Interjeições fazem parte da classe gramatical utilizada para exprimir reações emotivas ou de sentimentos de forma escrita.

Exemplos de interjeições: Ai! Psiu! Ui! Olá! Opa!

Confira o artigo completo sobre Interjeições.

Além de aprender quais são as classes gramaticais, você pode testar seus conhecimentos de Português e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender quais são as classes gramaticais? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

2 Comentários

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador