Português

O que é pronome oblíquo? Descubra as funções de cada tipo

O que é Pronome OblíquoO que é Pronome Oblíquo
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os pronomes pessoais se dividem em pronomes retos e pronomes oblíquos. O pronome oblíquo é aquele que substitui ou qualifica um nome, além de determinar uma das pessoas do discurso; e é usado como complemento verbal cumprindo o papel de objeto direto ou indireto.

Você já separou todas as matérias para estudo, reservou um tempinho para cada assunto, mas acabou com um bloqueio enorme justo na parte gramatical? Calma, isso é muito comum durante os estudos. Por isso, separamos algumas dicas sobre o que é pronome oblíquo, como utilizá-lo e garantir uma boa nota na prova.

Se quiser se inteirar mais sobre um tema específico clique em um dos tópicos abaixo:

Caso queira fazer exercícios sobre pronomes oblíquos, clique no artigo:

O que é pronome oblíquo e para que serve?

Quais são os pronomes oblíquos
Quais são os pronomes oblíquos

Definição de pronome pessoal oblíquo

Dentro das diversas nomenclaturas, classificações e regrinhas da língua portuguesa, nos deparamos com os pronomes. Eles podem ser divididos segundo sua forma e função. Ou seja, são definidos como termos capazes de seguir ou substituir um substantivo.

Exemplo: Eu estou com sono. Neste caso você troca o próprio nome pelo termo “Eu” e utilizando o pronome!

Mas afinal, o que é pronome pessoal oblíquo?

Eles podem ser átonos ou tônicos e são uma variação dos pronomes pessoais. Veja os detalhes:

  • O pronome oblíquo é um caso do pronome pessoal, logo ele faz referência a umas das pessoas do discurso, seja a primeira, segunda ou terceira; tanto no singular, como no plural.
  • O pronome oblíquo, na frase, exerce a função de complemento verbal. Por isso ele se comporta como um objeto direto ou um objeto indireto do verbo.
  • Eles também têm função de agente da passiva e de adjunto adverbial.
  • Os pronomes oblíquos podem ser átonos ou tônicos. Isso está explicado logo abaixo.

Antes de nos aprofundarmos no assunto sobre o que é pronome oblíquo, é preciso compreender outra classificação: o pronome reto. Aqui, esta classe tem o objetivo de “sujeito” de uma frase.

Exemplo: Ela dança muito bem. A palavra “ela” é um pronome pessoal do caso reto.

Agora, partindo para os pronomes pessoais do caso oblíquo, seu significado corresponde ao equivalente de objeto de um verbo ou complemento. Além disso, para cada pronome reto, existe um oblíquo. Olha só:

  • Eu → mim, me, comigo
  • Tu → te, ti, contigo
  • Ele → se, o, a, lhe, si, consigo
  • Nós → nos, conosco
  • Vós → vos, convosco
  • Eles → si, os, as, lhes, se, consigo

Podemos justificar isso de uma maneira melhor, já que alguns verbos não possuem sentido se estão sozinhos, motivo pelo qual eles precisam de um complemento. Vamos para um exemplo bem comum:

  • Eu amo ela.

Eita! Doeu aí também? Esse é um dos enganos frequentes na língua portuguesa. Isso porque ao tentarmos evitar uma repetição de nomes, utilizamos o “ela”. A forma correta seria:

  • Eu a amo.

Melhor, não é? Além de soar mais elegante, a oração agora se encontra em sua forma correta. Claro que existem outros exemplos que devem tomar nossa atenção e cuidado, como: Eu a vi (ao invés da versão incorreta “eu vi ela”), etc.

Quais são os pronomes oblíquos?

Para saber melhor o que é pronome oblíquo, precisamos ter em mente que dentro desta mesma classificação, temos outras vertentes: os pronomes oblíquos átonos e tônicos. No primeiro caso, as orações não são precedidas de preposição. Exemplo:

  • Ele me beijou.

Outras formas de pronomes oblíquos átonos

O que são Pronomes Oblíquos Átonos
O que são Pronomes Oblíquos Átonos

Atenção: a forma “Lhe” é a única que se apresenta de forma contraída, não há uma união de pronome + preposição a ou para.

Pronomes oblíquos tônicos

Os pronomes oblíquos tônicos, ao contrário dos átonos, são sempre adiantados de um objeto indireto da oração: “Não vá sem mim”. Além disso, suas subdivisões se resumem em:

O que é um pronome oblíquo tônico
O que é um pronome oblíquo tônico

Você acabou de revisar o que é pronome oblíquo. Aqui no Beduka temos um resumo sobre pronome possessivo, exemplos de orações subordinadas adjetivas e também os principais elementos do texto narrativo.

Questões de pronome oblíquo

Separamos alguns exercícios para colocar em prática o que aprendemos sobre o que é pronome oblíquo. Preparado? Depois de responder, não esqueça de conferir, logo abaixo, se as suas respostas estão corretas. Mãos à obra!

1ª questão sobre pronome oblíquo – A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:

a) Para não aborrecê-lo, tive de sair

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda

c) Não me submeterei aos seus caprichos

d) Ele me olhou algum tempo comovido

e) Não a vi quando entrou

2ª questão sobre pronome oblíquo – Substitua os termos destacados pelos pronomes oblíquos correspondentes:

a) Encontraram o corpo na estufa.

b) Arrancara do peito uma cruz de ametistas.

c) A disposição das plantas não permite um esconderijo.

Respostas corretas das questões sobre pronome oblíquo

Exercício resolvido 1 – Alternativa B – A forma correta seria: quando se sentiu em dificuldade, pediu ajuda.

Exercício resolvido 2 – Alternativas: A – Encontraram-no na estufa. B – Arrancara-a do peito. C – A disposição das plantas não o permite.

Você acabou de relembrar o que é pronome oblíquo e teve oportunidade de avaliar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Aqui no Beduka nós já revisamos vários assuntos exigidos nas provas de português dos principais vestibulares e do ENEM:

Além dos temas acima, você pode descobrir aqui como fazer uma redação perfeita e testar seus conhecimentos com nosso simulado gratuito do ENEM.

Beduka é um buscador de faculdades e apresenta uma relação completa de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples, você consegue informações detalhadas como avaliações, endereços e mensalidades das instituições particulares.

Além de compreender o que é pronome oblíquo, você pode aproveitar também para:

Gostou do nosso conteúdo que explica o que é pronome oblíquo? Todo mês produzimos novos artigos aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.