Enem

Como acessar notas antigas do Enem? Veja o passo a passo para cada versão do exame

como acessar notas antigas do enemComo acessar notas antigas do Enem?
Simulado Beduka

Saber a nota do Enem é algo que deixa muita gente ansiosa. Isso se deve às diversas utilidades dela, como ingressar no ensino superior. Mas uma coisa que pouca gente sabe é que as notas dos anos anteriores também podem ser úteis, por isso vamos te mostrar como acessar notas antigas do Enem e como usá-las.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem? Tudo fica mais fácil com a ajuda da organização! Baixe o Plano de Estudos Beduka 2022 e melhore seus resultados. É gratuito!

Como acessar a nota do Enem?

Acessar a nota do Enem é um processo bem simples. Em geral, o resultado sai dois meses após a realização das provas e basta fornecer algumas informações na página do participante.

Veja esse passo a passo:

  1. Acesse a página do participante;
  2. Informe seu CPF e a senha;
  3. Selecione as imagens solicitadas ou insira os caracteres pedidos no captcha;
  4. Clique em enviar.

Quer saber mais sobre como acessar a nota do Enem? Leia nosso artigo completo sobre o tema.

Está feito! Depois disso você verá todas as notas da edição atual do Enem. Mas não é só ela que pode ser acessada, neste texto você vai aprender como acessar a nota do Enem de anos anteriores.

Como acessar notas antigas do Enem?

Para acessar as notas antigas do Enem, é preciso entender antes que o modo de como fazer isso depende da data da edição.

O Enem surgiu em 1998 para avaliar o ensino público brasileiro, mas aos poucos ele foi ganhando mais funções. Em 2010 ele se tornou o maior vestibular do país, sendo utilizado como meio de ingresso nas universidades pelo Sisu.

A forma de acessar as notas muda com relação a alguns intervalos. Vamos te mostrar como acessar a nota do Enem de anos anteriores a 2015, que é quando começou a forma atual.

Como acessar a nota do Enem de anos anteriores a 2009?

Foi em 2009 que houve a grande mudança no Enem, que lhe deu um caráter todo novo. Isso mexeu com a quantidade de questões e com os usos das notas obtidas pelo aluno.

Para acessar as notas antigas do Enem dos anos de 2001 a 2008, vai ser preciso:

  1. Acessar este site;
  2. informar o ano da prova;
  3. informar o CPF ou o número de inscrição.

Vai ser muito difícil de você lembrar do seu número de inscrição, mas ele pode ser recuperado na mesma página. Para isso, basta você fornecer seu nome, data de nascimento e estado onde mora.

Como acessar a nota do Enem de anos anteriores a 2014?

Ah, você é mais novo e só fez o Enem a partir de 2009? Bom, caso você queira acessar as notas antigas do Enem que estão entre 2009 e 2014, vamos te mostrar como fazer com o passo a passo abaixo:

  1. Acesse este site;
  2. Selecione o ano da prova;
  3. Insira seu CPF  e a senha nos campos correspondentes
  4. Preencha o captcha com os caracteres;
  5. Clique em entrar.

Pronto, agora você sabe como acessar a nota do Enem de anos anteriores.

Caso você não saiba mais a senha, ela pode ser recuperada na mesma página. O mesmo vale para o número de inscrição, que pode ser consultado lá também.

Beduka Bolsas Direito

Como acessar a nota do Enem de anos anteriores a 2021?

Em 2015, houve uma modificação na consulta que vale até agora. Assim, para saber como acessar notas antigas do Enem dos anos entre 2015 e 2021, você vai seguir o passo a passo abaixo:

Pronto! Agora você já sabe como acessar notas antigas do Enem, até o ano de 2021.

Bom, mas o que você pode fazer com elas? Vamos descobrir.

O que fazer com a nota antiga do Enem?

Como já vimos lá em cima, a nota do Enem é a porta de entrada principal para o Ensino Superior no Brasil. Com ela você pode participar dos programas governamentais, como o Sisu, o Prouni e o Fies.

Desses programas, apenas o Fies aceita notas antigas do Enem. E elas só podem ser de 2010 para cá.

Contudo, existem faculdades que aceitam notas antigas nos seus processos seletivos internos também. Por isso, é importante verificar com a instituição de sua preferência sobre o procedimento de ingresso nos cursos que ela oferece.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que esse texto sobre como acessar as notas antigas do Enem tenha te ajudado.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais.

Obrigado por ter lido até aqui!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador