Enem

Como acessar a nota do Enem? Veja o passo a passo

Como acessar a nota do EnemComo acessar a nota do Enem?
Cronograma do que estudar

Depois de ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, a tendência é ficar um pouco ansioso para saber como foi.  Isso só é superado quando temos a resposta oficial.

Principalmente porque o Enem é diferente dos outros vestibulares e não basta saber quantas questões acertou para ter a nota final.

Por isso, vamos te mostrar como acessar a nota do Enem para você saciar a curiosidade e ficar mais calmo.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está estudando para o Enem, mas ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir? Faça o Raio-X do Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil. Corre, é de graça!

Como acessar a nota do Enem?

A nota do Enem é algo que gera muita expectativa nos estudantes que participaram do exame. Não era de se esperar outra coisa, pois ela é o meio mais utilizado para entrar em uma faculdade.

Para acessá-la não existe muito mistério. Você só vai precisar dos seus dados cadastrados na inscrição. O passo a passo é o seguinte:

Suas notas podem ser vistas neste Boletim. Elas estarão divididas por área do conhecimento, no caso: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação.

Caso você não esteja se lembrando da senha cadastrada, é possível redefini-la na página do participante. Basta clicar em “Esqueci minha senha” e seguir as indicações.

A nota do Enem 2022 está disponível desde o dia 9 de fevereiro de 2023.

Como acessar a nota de cada competência da redação do Enem?

A correção da redação do Enem tem cinco critérios de avaliação, conhecidos como competências. Conheça todas para que não restem dúvidas sobre como acessar a nota do enem:

  • Domínio da norma culta da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e aplicação das ideias em texto de tipo dissertativo-argumentativo;
  • Apresentação coerente das informações para sustentar seu ponto de vista;
  • Usar mecanismos linguísticos para desenvolver o argumento;
  • Elaboração de proposta de intervenção para o problema discutido, respeitando os Direitos Humanos.

Cada competência vale 200 pontos. A nota das competências não aparece no boletim de desempenho, elas precisam ser acessadas depois, no espelho da redação.

Então como acessar a nota de cada competência na redação do Enem? É simples, você precisa clicar em “Vista Pedagógica” na mesma página do boletim. Deste modo você poderá analisar seu desempenho.

Lembrando que isso só vale como meio de avaliação pessoal. O Enem não faz revisão das notas das redações, mesmo que o participante discorde da correção.

Para melhorar sua nota, leia nosso artigo de dicas para uma redação perfeita

Por que a nota do Enem não corresponde ao número de acertos?

Às vezes, depois de fazer a correção do caderno de questões com algum gabarito oficial ou extraoficial, pensamos que vamos tirar uma nota alta por causa da quantidade de acertos. O que não necessariamente se verifica, quando a nota é divulgada.

Isso acontece porque o Enem tem um método de correção de suas avaliações muito próprio: a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse é um sistema que inclui conceitos de psicometria, matemática e estatística para avaliar o desempenho do participante.

Ela leva em consideração mais a coerência das respostas do que a quantidade de acertos. No caso, se um participante acertar mais questões difíceis do que fáceis, existe uma incoerência aí. Por que ele erra a fácil e acerta a difícil? Segundo a TRI, houve chute na hora de responder, o que diminui o valor do acerto.

Por isso, não dá pra saber a nota do Enem apenas acessando a quantidade de respostas certas.

Agora que você sabe como acessar a nota do Enem e como a redação é corrigida, aprenda a calcular a nota do enem.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem?

Agora que você já sabe como acessar a nota do Enem, vamos mostrar as melhores formas de utilizá-la.

Como usar a nota do Enem no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a forma que as universidades públicas adotam para o ingresso nos seus cursos.

Para participar do Sisu é preciso ter feito o Enem, pois ele leva em consideração a sua nota. O candidato também não pode ter zerado a redação.

Como usar a nota do Enem no Prouni?

O Prouni é o maior programa de bolsas de estudo do Brasil. Ele é mantido pelo governo federal e fornece bolsas parciais (de 50%) ou integrais (100%).

Cronograma de estudos

A forma de participação também é pela nota do Enem. O programa exige comprovação de renda e que o candidato tenha uma nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Como usar a nota do Enem no Fies?

Com o Fies você pode financiar seus estudos em alguma faculdade particular. O governo irá pagar as mensalidades, como um empréstimo, que você terá de devolver quando concluir a graduação.

Para participar do Fies também é necessário ter feito o Enem e não ter zerado a redação. O Fies também tem concorrência, por isso é preciso ir bem nas provas.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que tenha ficado bem claro como acessar a nota do Enem.

Quando o assunto é faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, temos conteúdos diários aqui no blog e nas nossas redes sociais. Agora, se você seguir nossas dicas de como acessar a nota do Enem e perceber que não foi bem, não fique triste! Temos um presente para você! .

É o Beduka Bolsas!, Uma plataforma feita para quem quer comprar uma bolsa de estudos!

Temos bolsas de até 65% de desconto na mensalidade! Você pode comprar a entrada para a faculdade dos seus sonhos a qualquer momento do ano. Não é legal?

E caso esteja pensando 65% é pouco, dependendo do caso, você pode conseguir até 3 mil reais de economia.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.