Redação

Como fazer a redação perfeita? 7 segredos para escrever melhor

Como escrever uma redação perfeita 7?  segredos para escrever melhorComo escrever uma redação perfeita? 7  segredos para escrever melhor
Sala do Saber - melhor cursinho online

A redação do Enem vale 1.000 pontos. É uma faca de dois gumes. Se for muito bem, pode alavancar a sua nota, mas se for mal, pode fazer despencar a sua classificação. Pensando nisso, separamos 7 dicas para que você descubra como fazer a redação perfeita. São passos simples, mas se seguidos irão impactar bastante na sua pontuação. 

Neste texto sobre como fazer a redação perfeita, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Qual a importância de fazer uma boa redação?
  2. Tenha em mente a estrutura principal de uma dissertação.
  3. Procure ter um conhecimento holístico. 
  4. Evite ditados populares e linguagem coloquial.
  5. Não fuja do tema proposto.
  6. Fique atento ao tempo disponível.
  7. Abuse dos sinônimos.
  8. Se ligue na coesão e coerência.
  • Após descobrir como fazer uma redação perfeita, você pode aprender ainda mais com o nosso Curso de Redação. Nele consta tudo que é preciso para arrasar na produção textual!

Qual a relevância de fazer uma boa redação em provas de vestibulares?

A redação pode ser considerada uma das etapas mais importantes das provas de vestibulares. Ela sozinha é responsável por 20% da sua nota.

Somado a isso, há o fato de que você não tem a opção de escolher não produzi-la, pois a mesma pode resultar em eliminação. E mais, elaborar um texto mal feito também pode te deixar fora da concorrência.

Devido às condições mencionadas, preparamos dicas indispensáveis de como fazer a redação perfeita. Às seguindo, você conseguirá elevar o nível da sua produção textual e alcançar a perfeição. 

Para informações mais detalhadas desses critérios, você pode acessar dois dos nossos artigos exclusivos sobre o assunto:

1 – Como fazer a redação perfeita? Conheça a estrutura principal de uma dissertação

Se não conhecemos a estrutura principal de uma dissertação, nem adianta começarmos a colocar as palavras no papel. Saber como fazer a redação perfeita perpassa primeiro por saber como organizar as ideias adequadamente.

As redações dos vestibulares precisam ser dissertativas, com início, meio e fim, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução você irá anexar a ideia central, aquela que está diretamente ligada ao tema proposto.

No desenvolvimento deverá constar a argumentação, isto é, vai ser a hora de utilizar todo o seu conhecimento para sustentar a sua tese, aquilo que será defendido. Nessa hora é fácil fugir do tema, então tenha cuidado e lembre-se de todas as dicas deste artigo sobre como fazer a redação perfeita.

Por fim, será a vez da conclusão. Uma redação dissertativa deve arrematar, na conclusão, o assunto principal e propor uma intervenção. 

E, olha só que legal! Temos um texto exclusivo sobre isso, com informações super detalhadas. É só acessar:

2- Como fazer a redação perfeita? Tenha um conhecimento holístico

Mesmo treinando mil temas, ainda se corre o perigo de se deparar com uma proposta a respeito da qual você não ouviu falar o suficiente. Isso será um enorme problema se sua compreensão de mundo for limitada.

Entenda, ninguém sabe sobre tudo e a maior parte do que julgamos entender não passa de informações superficiais. É nesse momento que uma visão holística poderá salvar a sua redação. Bom, mas o que é isso?

Trata-se de uma análise global, ou seja, entender as partes por meio do todo. Digamos que a proposta fosse “As precariedades do sistema de saúde no Brasil”, e você não tem conhecimento técnico, governamental ou médico sobre isso. Não possui nenhum dado preciso.

No entanto, por meio de análise holística, você já percebeu como um sistema de saúde ineficiente pode impactar negativamente na sociedade, consequentemente, como esses impactos são gerados. 

Hospitais lotados, falta de insumos hospitalares, dificuldade de conseguir atendimento médico…Pronto, seu conhecimento holístico te deu base suficiente para fazer uma excelente produção textual.

É um dos melhores segredos sobre como fazer a redação perfeita: a observação. 

3- Como fazer a redação perfeita? Não use ditados populares e linguagem coloquial

Não é que seja proibido, mas requer uma habilidade bem elevada. No geral, o melhor é não utilizá-los. Vamos deixar o emprego de ditados populares e linguagem coloquial para quando possuirmos autoridade.

Agora o que queremos mesmo é passar no vestibular, não é? Sendo assim, nada de tentar inovar como alguns autores realistas e pré-modernistas. Pés no chão e preferência a norma culta, são decisões conscientes para não errar. 

4- Como fazer a redação perfeita? Não fuja do tema proposto

Um dos itens que mais elimina candidatos é a fuga do tema, pois é motivo suficiente para o avaliador zerar a redação, aí já era, né? Então, é muito relevante se ater a essa dica na hora da análise de como fazer a redação perfeita.

Diante disso, você deve ler atentamente os textos de apoio, colocar a sua tese (referente ao tema proposto) em uma única frase, enumerar as bases argumentativas e definir a proposta de intervenção. Fazendo isso, você terá 3 vantagens que podem fazer toda a diferença.

  • Agilidade;
  • Visão geral;
  • Um molde para se guiar;

5- Como fazer a redação perfeita? Fique atento ao tempo disponível

Você tem duas possibilidades, a primeira, iniciar sua prova pela produção da redação. A segunda, começar pelas questões objetivas. Independente de qual opção escolher, o risco de não dar tempo para resolução de ambas é o mesmo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Devido a isso, entender sobre como escrever uma redação perfeita também remete ao conhecimento do tempo que levamos em uma produção textual. Lembrando que, ele nunca é o mesmo para todo mundo, então também estamos nos referindo ao autoconhecimento.

Nessas horas, ter treinado alguns temas de redação pelo menos uma semana antes fará toda a diferença. No dia você já saberá exatamente os minutos necessários, aí é só distribuí-los e cronometra-los. 

Se quiser vários temas de redação para mandar ver no treinamento, é só acessar nosso artigo repleto de sugestões super importantes:

6- Como fazer a redação perfeita? Abuse dos sinônimos

Repetição de palavras deixa o texto bastante cansativo. Acaba passando uma ideia de que você não tem repertório lexical (conhecimento de várias palavras). Isso pode acabar fazendo o avaliador tirar vários pontinhos da sua redação.

Ninguém quer ter sua nota rebaixada por um motivo tão besta, não é? Logo, abuse dos sinônimos. Um vocábulo pode ser trocado por muitas outras palavras com mesmo significado. Basta nós batermos a cabeça um pouquinho que irá surgir um substituto. 

Não tem como escrever uma redação perfeita sem se atentar para esse fator. E, no fim acaba sendo algo bem simples. Alguns bons exemplos são: adversário e antagonista; adversidade e problema.

7- Como fazer a redação perfeita? Se ligue na coesão e coerência

Para saber como fazer a redação perfeita precisamos ter plena consciência a respeito da coesão e coerência. Certo, agora você deve estar se perguntando “mas quem são essas?”. Vamos desvendar isso agora.

É da coerência a responsabilidade de fazer seu texto ter lógica, ou seja, criar uma interligação entre seus argumentos. Além de apresentar uma continuidade, do início ao fim, em relação ao tema proposto. 

Basicamente, aquilo que você está escrevendo deve fazer sentido para o seu interlocutor.

Já a coesão terá o papel de auxiliar na união dos seus pensamentos, isto é, possibilitará o agrupamento das ideias expostas. Enquanto, a coerência está relacionada a entendimento, a coesão representará uma estrutura mais gramatical.

Vale frisar que é justamente na coesão que encontramos um dos principais responsáveis pelo domínio de como fazer a redação perfeita – os conectivos. 

Podemos compará-las a um quebra cabeça, nos quais as peças certas vão sendo colocadas para formar a imagem final. Ela deverá ser nítida e completa, portanto, coerente.

Agora, se você pegar peças de uma outra imagem ou tipo de estrutura, poderá até ocorrer um encaixe, porém ficará incompreensível. Resumindo…

A coesão unirá frases, parágrafos, além de retomar elementos já mencionados anteriormente. A coerência determina uma sequência lógica de eventos ou argumentos.

Para te ajudar mais ainda, leia nossos demais textos para fazer uma excelente redação!

Conheça o nosso Guia da Redação para se sair bem nas provas!

Tenho certeza que esse artigo sobre como fazer a redação perfeita será muito útil para você.  Isso ocorre porque Beduka está sempre criando matérias com conteúdos exclusivos, exaustivamente estudados e bem elaborados. Quer saber sobre um assunto? Procura que a gente tem.

Agora, se você não tem certeza da profissão que quer seguir pelo resto da vida, acesse o Raio X do Beduka! Ele pode te ajudar a escolher o caminho certo.  Por ser mais que um teste vocacional, você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.