Enem

Conheça os critérios de avaliação da redação do Enem e se prepare para a prova

Critérios de Avaliação da Redação do EnemCritérios de Avaliação da Redação do Enem
Cronograma do que estudar

A avaliação do Enem possui diversos critérios que serão levados em conta para dar a nota da sua redação. Conhecê-los será de grande ajuda pois poderá estudar o modelo e fazer um texto perfeito. Digno de nota mil. Por isso, você deve ficar por dentro dos critérios de avaliação da redação do Enem, que te mostramos com este texto.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

  • O que são critérios de avaliação?
  • Quais são os critérios de avaliação da redação do Enem?
  • Como se preparar para fazer a redação do Enem?

Está com dificuldades para descobrir qual profissão se encaixa melhor na sua personalidade? Resolva isso com o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional da internet!

O que são critérios de avaliação?

Antes de sabermos quais são os critérios usados na avaliação da redação do Enem, vamos saber o que é critério. 

Um critério de avaliação é  uma forma correta de se fazer alguma atividade pré-determinada. E essa forma leva à conquista da meta.

É igual a quando você faz uma conta matemática, se a vírgula estiver fora do lugar o resultado vai ser diferente do que se deseja saber.

No caso dos critérios de avaliação da redação do Enem, ela tem critérios de avaliação próprios. Eles vão desde a quantidade de linhas até o domínio da língua portuguesa.

Se você cumprir todos eles, chega na saída, que é aquela nota bacana acima de 800 pontos! Bem legal, né!? Vamos conhecê-los?

Quais são os critérios de avaliação da redação do Enem?

A correção da redação do Enem será feita tanto pela sua estrutura quanto pelo conteúdo que ela apresenta.

Assim, é preciso estar atento a todos os critérios de avaliação estabelecidos pelo Inep, que constam na Matriz de Referência do Enem, na parte sobre redação. Inclusive porque se você der algumas bolas foras, é possível que receba nota zero. Isso seria bem ruim, hein?

Critérios de avaliação da redação do Enem quanto à Estrutura

Bom, vamos lá. Com relação à estrutura do texto, o corretor dará atenção a estes critérios:

  • Se a redação tem entre 7 e 30 linhas;
  • se é dissertativo-argumentativo;
  • se está escrito em português;
  • se há desenhos ou ofensas;

Se o texto não corresponder a estes critérios, ele será zerado! Pensando nisso, nós do Beduka fizemos uma série de textos sobre esses aspectos da redação do Enem:

Critérios de avaliação da redação do Enem quanto ao Conteúdo

Porém, estes são os critérios da forma da redação do Enem, a avaliação não para por aí! Vamos ver os critérios do conteúdo. Os corretores vão analisar:

Cronograma de estudos
  • Se houve fuga do tema;
  • se a redação possui cópia integral dos textos de orientação;
  • se tem parte desconectada propositalmente do tema;

Além desses critérios citados acima, os corretores vão analisar se o candidato demonstrou ter as cinco competências exigidas pela prova. São elas:

  • 1) Domínio da norma culta da língua: avalia-se nesta competência o conhecimento gramatical do candidato. A atenção é para como ele utiliza a norma padrão, como usa a pontuação, a ortografia e a concordância entre os termos das orações.
  • 2) Compreensão do tema: avalia-se o nível de entendimento acerca da proposta sugerida na prova, ou seja, do tema que será trabalhado.
  • 3) Seleção e organização das informações: avalia-se a argumentação sobre o tema e a forma com que ela é feita. No caso, se ela está clara e objetiva o suficiente e se utiliza fatos e fundamentos.
  • 4) Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir a argumentação:   avalia-se a estruturação lógica e formal entre as partes da redação. No caso, o avaliador atenta-se à relação entre as frases e os parágrafos, analisando a coerência entre eles.
  • 5) Respeito aos direitos humanos: Nesta competência o olhar do corretor estará sobre a sua proposta de intervenção. Ele irá analisar se ela fere os direitos humanos e se sugere uma iniciativa que enfrente o problema discutido.

Observação: ferir os direitos humanos era critério para zerar a redação até 2017, quando o Supremo Tribunal Federal mudou essa regra. Porém, continua pesando na avaliação e pode fazer a nota cair. Então, muito cuidado na hora de propor algo!

Como se preparar para fazer a redação do Enem?

Os estudos são como o treino dos atletas. Uma vez o jogador italiano Andrea Pirlo disse: “não treine até acertar, treine até não errar mais”. Pirlo foi campeão por onde passou, inclusive de uma copa do mundo. Ele sabia do que falava.

Assim, semelhante a quem treina até parar de errar, você deve escrever redações até conseguir produzir textos adequados às exigências da banca que vai examiná-las.

Para isso, é preciso conhecer todas as exigências e trabalhar em cima delas.

Como você sabe, o Beduka é seu parceiro. Por isso temos vários textos que vão te ajudar a alcançar o objetivo de ir bem na redação! Veja nossas dicas abaixo:

Além disso, vamos te dar uma dica de ouro!

O Inep procura ser muito claro nas suas avaliações, por isso ele publicou diversos documentos que mostram como elas são feitas e o que a instituição espera dos estudantes.

Acessando estes documentos, você verá os manuais de correção por competência, a matriz de referências, as notas técnicas, ou seja, todos critérios de avaliação da redação do Enem e um pouco mais!

Com isso, você pode adequar sua redação ao que é exigido da banca corretora. Não é bacana?

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.