Redação

Como fazer a conclusão da redação Enem?

Como fazer conclusão para redação EnemComo fazer conclusão para redação Enem

A conclusão finaliza um texto, concentra as ideias e apresenta um resumo. No caso da conclusão na redação Enem, pode apresentar ainda uma proposta de intervenção. 

A conclusão da redação deve estar relacionada a todas as ideias que foram trabalhadas no texto. É bom que ela já seja planejada desde o início. Essa é uma ótima dica para não faltar coerência na conclusão da redação Enem.

Treine para o vestibular com o nosso simulado gratuito. Faça quantas vezes quiser.

Uma boa redação possui de quatro a cinco parágrafos. Um para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para concluir. Esse último não pode ser desprezado ou feito de qualquer jeito. Precisa de uma atenção bem especial.

Nesse caso, a conclusão do texto dissertativo argumentativo deve apresentar o resumo dos argumentos trabalhados e também uma solução para o problema em questão. Isso é o que chamamos de síntese e de proposta de intervenção.

Além de fazer conclusão na redação com síntese e com proposta de intervenção, é possível escrever a conclusão por dedução. Ela aponta uma consequência futura do que foi dito. 

Vamos abordar melhor esse tema.

Leia também o nosso Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa.

Tipos de conclusão

Há, basicamente, três formas de fazer uma conclusão de redação. São, na verdade, três técnicas de conclusão que podem ser usadas separadas ou juntas e vão facilitar a transmissão das ideias. Vamos falar de cada uma.

Conclusão por síntese

conclusão para redação por síntese

Isso nada mais é do que resumir. Escrever o mesmo conteúdo de forma reduzida ou sintetizada. Pense que deve ser possível a pessoa ler sua conclusão e se lembrar de todo o texto. Uma boa conclusão é memorizável, no sentido de que a pessoa memoriza o seu conteúdo e consegue se recordar de todo o restante.

Nesse fechamento, você retoma as teses que apresentou na introdução e que desenvolveu nos parágrafos de argumentação. O objetivo da conclusão é reafirmar a tese, fechar o ciclo do texto e mantê-lo coerente. 

A função da conclusão de síntese na redação é relembrar o conteúdo, o ponto de vista tratado e convencer melhor o leitor.

Conclusão por solução

conclusão com proposta de intervenção

Esse tipo já existia, mas se popularizou com o Enem. Essa é a famosa proposta de intervenção, que nada mais é do que uma conclusão de redação com uma possível solução para o problema discutido no texto.

Na conclusão da redação Enem, para uma nota 1000, devem estar presentes quatro elementos. Eles servem de guia.

Responda a essas quatro perguntas no seu parágrafo final e você estará fazendo uma excelente conclusão por solução:

  1. O que é necessário para resolver o problema? (Explicação e Ação)
  2. Quem deve resolver o problema? (Agente social)
  3. Como o problema deve ser resolvido? (Meio ou modo)
  4. O que será conquistado com o fim do problema? (Finalidade)

Além disso, detalhe sua proposta, explique-a bem. Lembre-se, esse formato de conclusão serve apenas para as redações onde um problema foi debatido. Se não há um problema, porque haveria uma solução?

Há 5 requisitos que são avaliados na redação Enem, e um deles é a proposta de intervenção. Isso não pode faltar. Apesar disso, ela não é obrigatória na conclusão, ou seja, no último parágrafo do texto, pode estar espalhada. Mas o melhor é escrevê-la por último mesmo.

Por último, sobre este modelo é sempre importante ressaltar que a perspectiva é a dos Direitos Humanos. Então, mantenha isso em mente e não escreva algo que desrespeite os Direitos Humanos.

Escrevemos um artigo completo detalhando TUDO sobre como fazer a proposta de intervenção no Enem. Confira!

Conclusão por dedução

conclusão por dedução

Ela é o oposto do primeiro tipo, que faz uma síntese. Ela não retoma as ideias anteriores, ela elabora uma consequência, a partir de tudo o que já foi dito. Deduzir é extrair. É um modelo mais difícil de se acertar, porque não pode deixar de fechar o texto e ainda mostra novas perspectivas para o futuro.

Ela é uma inferência também, afinal é o resultado do que vinha sendo construído. A partir das ideias e argumentos, tem-se um produto final: conclusão.

Não se trata de apresentar ideias novas, mas de usando as mesmas ideias já tratadas, apontar, por dedução, o que pode acontecer se as coisas não mudarem ou se mudarem. 

De qualquer forma, o papel de uma conclusão é sempre melhorar a estratégia de convencimento do leitor. Deve sempre ser convincente e coerente. 

Dicas de palavras para usar na conclusão da redação Enem

Não deixe de usar alguma das palavras que vamos listar, afinal elas já são por natureza, conjunções conclusivas, conectivos conclusivos:

  • Logo
  • Portanto
  • Pois
  • Então
  • Assim
  • Por isso
  • Por conseguinte 
  • De modo que
  • Em vista disso

Lista das palavras que enriquecem uma redação dissertativa argumentativa.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  • Em virtude dos fatos mencionados
  • Levando-se em consideração esses aspectos
  • Em vista dos argumentos apresentados 
  • Dado o exposto 
  • Tendo em vista os aspectos observados 
  • Em virtude do que foi mencionado 
  • Por todos esses aspectos 
  • Pela observação dos aspectos analisados 

Dicas para a conclusão

  • Não use somente um dos tipos, você pode unir os estilos
  • A conclusão, de certa forma, é a repetição da introdução, mas com palavras diferentes.
  • Cuidado para não repetir argumentos, isso não é necessário. O tempo da explicação deles já passou.
  • Você pode usar na conclusão algumas palavras chave que usou no texto, as principais que definem sua ideia, ou sinônimos delas para não repetir. 

Veja uma redação nota 1000 comentada linha por linha.

Evite esses principais erros

Não pense que o último parágrafo é uma conclusão só por ser o último. Estruture-o segundo as dicas que demos. Não faça do seu último argumento uma finalização do texto dissertativo argumentativo. Isso faz parte do desenvolvimento.

Não apresente ideias novas na conclusão. Ela não é o momento de iniciar coisas diferentes, mas de retomadas.

Também não faça dois parágrafos de conclusão.

Modelos prontos de conclusão de redação

Geralmente os temas do Enem são problemas sociais. Então basta adaptar o modelo e você terá uma excelente conclusão.

Recolhi modelos variados e eles estão semi prontos. Basta você adequá-lo ao tema do ano e pronto. E, caso não queira segui-los, ao menos verá exemplos de conclusão e poderá se inspirar.

“Doravante, o governo, em parceria com o Ministério da Educação, poderia financiar projetos educacionais (sobre o tema tratado) nas escolas, por meio de uma ampla divulgação midiática, incluindo propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e a erradicação do (dizer qual é o problema). Uma ação iniciada agora, pode modificar todo o futuro da sociedade brasileira.”

Exemplo de conclusão com citação para temas sociais:

“Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. (dizer o problema), reflete essa realidade. (Dizer quem vai resolver, como e o que acontecerá).”

Exemplo de conclusão para tema de meio ambiente:

“Sartre, filósofo francês, defendia que o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do consumismo, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com (dizer o problema), reflete essa realidade.” (Dizer quem vai resolver, como e o que acontecerá).”

Modelo de conclusão para redação sobre questões políticas e econômicas:

“Recai sobre o ser humano, portanto, o compromisso de administrar com mais consciência as mudanças proporcionadas pelo avanço do mundo globalizado, uma vez que (retomar a tese). Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar (dizer o problema), construindo o progresso sem desconsiderar a ordem. (Explicar melhor uma possível solução)

Exemplo de conclusão com alusão à filosofia: 

“Platão, filósofo grego, afirmou em seu Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da busca pela verdade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia, como por exemplo, (dizer o tema). (Dizer quem vai resolver, como e o que acontecerá).”

Use o nosso plano de estudos para se organizar. É gratuito

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador