Redação

Como fazer conclusão para a redação Enem e garantir nota máxima: um guia prático!

Como-fazer-a-conclusao-da-redacao-enemComo fazer a conclusão da redação enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

A conclusão é o resumo final do texto, onde as ideias principais são apresentadas de forma concisa. E, apesar de ser a última parte de uma redação, ela pode tanto te fazer alcançar nota máxima quanto acabar despencando sua pontuação.

Isso acontece porque as redações de vestibulares, especialmente a do Exame Nacional do Ensino Médio, possuem uma série de exigências quanto a elaboração do último parágrafo, como: retomar a ideia inicial para poder concluí-la e fazer uma proposta de intervenção dizendo como e por quem ela poderia ser colocada em prática.

Sabendo de todos esses detalhes, não podíamos deixar de criar este guia prático de como fazer conclusão para a redação Enem 2023. Leia até o final e entenda o modo correto de apresentar uma proposta de intervenção que contenha todos os elementos essenciais. 

Este artigo tem bastante conteúdo para te ajudar. Clique em um deles para ir diretamente ao assunto que mais lhe interessa:

  1. Como deve ser uma conclusão de redação?
  2. Tipos de conclusão
  3. Como fazer uma conclusão de redação
  4. Dicas de palavras para usar na conclusão da redação Enem
  5. Frases-modelo para iniciar a conclusão
  6. Dicas para a conclusão
  7. Evite esses principais erros
  8. Modelos prontos de conclusão de redação

Ter um planejamento pode te ajudar a alcançar seu sonho muito mais rápido e nós temos um perfeito para você: o Plano de Estudos do Beduka te diz o que, como e por quanto tempo estudar para melhorar sua nota até o Enem. Não perca tempo e experimente a magia de ser aprovado!!!

Como deve ser uma conclusão de redação?

A conclusão de uma dissertação deve estar relacionada a todas as ideias que foram trabalhadas no texto. É bom que ela já seja planejada desde o início. Essa é uma ótima dica para não faltar coerência na hora de escrever a sua.

Além disso, boas redações possuem de quatro a cinco parágrafos. Um para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para concluir. Como falamos acima, esse último não pode ser desprezado ou feito de qualquer jeito. Precisa de uma atenção muito especial.

Então, a resposta para como fazer conclusão para a redação Enem é a seguinte: no parágrafo final, apresente um resumo dos argumentos trabalhados e também uma solução para o problema em questão. Isso é o que chamamos de síntese e de proposta de intervenção.

Também é possível encerrar fazendo uma dedução, ou seja, citando uma consequência futura do que foi dito. 

Para continuar estudando e entender melhor ainda tudo que envolve uma dissertação, conte com nosso curso de redação! Ele te ajudará a ficar mais próximo dos 1000 pontos, aproveite:

Perca o medo de escrever e melhore seus textos através de outro artigo que fizemos para te ajudar:

Quais são os tipos de conclusão?

Há, basicamente, três formas como fazer conclusão para a redação Enem. São, na verdade, três técnicas de parágrafo final que podem ser usadas separadas ou juntas e vão facilitar a transmissão das ideias. Vamos falar de cada uma.

1 – Conclusão por síntese

Isso nada mais é do que resumir. Escrever o mesmo conteúdo de forma reduzida ou sintetizada. Pense que deve ser possível a pessoa ler sua conclusão e se lembrar de todo o texto. Uma bom parágrafo final é memorizável, no sentido de que a pessoa memoriza o seu conteúdo e consegue se recordar de todo o restante.

Nesse fechamento, você retoma as teses que apresentou na introdução e que desenvolveu nos parágrafos de argumentação. O objetivo é reafirmar a tese, fechar o ciclo do texto e mantê-lo coerente. 

Ou seja, a síntese é relembrar o conteúdo, o ponto de vista tratado e convencer melhor o leitor.

2 – Conclusão por solução

Esse tipo já existia, mas se popularizou com o Enem. Essa é a famosa proposta de intervenção, que nada mais é do que uma conclusão de redação com uma possível solução para o problema discutido no texto.

Para criá-la, devem estar presentes quatro elementos que servirão de guia.

Então, basta responder a essas quatro perguntas nas últimas linhas do seu texto que você estará no caminho certo:

  1. O que é necessário para resolver o problema? (Explicação e Ação)
  2. Quem deve resolver o problema? (Agente social)
  3. Como o problema deve ser resolvido? (Meio ou modo)
  4. O que será conquistado com o fim do problema? (Finalidade)

Além disso, detalhe sua proposta, explique-a bem. Lembre-se, esse formato de conclusão serve apenas para as redações onde um problema foi debatido. Se não há um problema, porque haveria uma solução?

Há 5 requisitos que são avaliados na dissertação exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio, e um deles é a proposta de intervenção. Isso não pode faltar. Apesar disso, ela não é obrigatória na conclusão, ou seja, no último parágrafo do texto, pode estar espalhada. Mas o melhor é escrevê-la por último mesmo.

Por fim, sobre este modelo é sempre importante ressaltar que a perspectiva é a dos Direitos Humanos. Logo, mantenha isso em mente e não escreva algo que desrespeite esses princípios.

Lembre-se! Essa não apenas uma opção de como fazer conclusão para a redação Enem! O Exame exige que você responda esses questionamentos.

E, para te ajudar nesse sentido, escrevemos um artigo completo detalhando TUDO sobre como fazer a proposta de intervenção digna de 1000 pontos. Confira!

3 – Conclusão por dedução

Ela é o oposto do primeiro tipo, que faz uma síntese. Ela não retoma as ideias anteriores, ela elabora uma consequência, a partir de tudo o que já foi dito. Deduzir é extrair. É um modelo mais difícil de se acertar, porque não pode deixar de fechar o texto e ainda mostra novas perspectivas para o futuro.

Ela é uma inferência também, afinal é o resultado do que vinha sendo construído. A partir das ideias e argumentos, tem-se um produto final: conclusão.

Não se trata de apresentar ideias novas, mas de usando as mesmas ideias já tratadas, apontar, por dedução, o que pode acontecer se as coisas não mudarem ou se mudarem. 

De qualquer forma, o papel de uma conclusão é sempre melhorar a estratégia de convencimento do leitor. Deve sempre ser convincente e coerente. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como fazer uma boa conclusão para redação Enem

Para conseguir uma boa nota na sua introdução você precisa seguir 3 passos:

  1. Usar um conectivo
  2. Retomar o objetivo
  3. Fazer uma proposta de intervenção

Falemos sobre cada um detalhadamente, mas já pode salvar o nosso Pin sobre o assunto que tem tudo resumidinho:

1 – Usar um conectivo

O parágrafo de conclusão deve começar com um conectivo, assim como todos os parágrafos do texto.

Ainda nesse artigo você encontrará uma lista de palavras e frases para iniciar uma conclusão, portanto, continue a leitura.

2 – Retomar o objetivo

O objetivo do seu texto deve estar presente na conclusão, assim como em todos os parágrafos. Após o conectivo, retome as ideias centrais de cada parágrafo. do desenvolvimento.

No último tópico desse artigo haverá modelos de conclusão para que você veja como essa retomada é feita.

3 – Fazer uma proposta de intervenção

O próprio Enem exige que você faça uma proposta de intervenção e a avalia no valor de 200 pontos possíveis.

Suas medidas não precisam resolver o problema, basta amenizá-lo enquanto respeitam os direitos humanos e sejam possíveis de serem aplicadas.

Além disso, sua proposta precisa responder as seguintes perguntas:

  1. Ação (o que?)
  2. Agente (quem?)
  3. Efeito (para quê?)
  4. Modo (como?)
  5. Detalhamento (explicação e exemplos)

Se a sua proposta responder essas perguntas, ela provavelmente receberá os 200 pontos possíveis. E essa é sem dúvida a uma das partes mais importante de como fazer conclusão para a redação Enem.

Para mais detalhes, leia nosso texto completo sobre proposta de intervenção.

Dicas de palavras para usar na conclusão da redação

Saber como fazer conclusão para a redação Enem também envolve saber que palavras usar. Afinal, elas já são por natureza, conjunções conclusivas, conectivos conclusivos. Confira a lista com as mais importantes:

  • Logo
  • Portanto
  • Pois
  • Então
  • Assim
  • Por isso
  • Por conseguinte 
  • De modo que
  • Em vista disso
  • Destarte

Leia também: lista das palavras que enriquecem uma redação dissertativa argumentativa.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

Na hora de iniciar uma redação te dá aquele branco? Normal! Acontece com a maioria das pessoas, por isso, é bom anotar algumas frases que podem fazer toda a diferença tanto em relação a economia de tempo quanto em relação a estruturação correta da sua conclusão.

Já pega um caderno, uma caneta, e anote aí para não correr o risco de esquecer!

  • Em virtude dos fatos mencionados
  • Levando-se em consideração esses aspectos
  • Em vista dos argumentos apresentados 
  • Dado o exposto 
  • Tendo em vista os aspectos observados 
  • Em virtude do que foi mencionado 
  • Por todos esses aspectos 
  • Pela observação dos aspectos analisados 

Dicas para a conclusão

  • Não use somente um dos tipos, você pode unir os estilos
  • A conclusão, de certa forma, é a repetição da introdução, mas com palavras diferentes.
  • Cuidado para não repetir argumentos, isso não é necessário. O tempo da explicação deles já passou.
  • Você pode usar na conclusão algumas palavras chaves que usou no texto, as principais que definem sua ideia, ou sinônimos delas para não repetir. 

Para entender na prática como fazer conclusão para a redação Enem, confira como um candidato que alcançou 1000 pontos desenvolveu o parágrafo final.

Evite esses principais erros

  • Não pense que o último parágrafo é uma conclusão só por ser o último. Estruture-o segundo as dicas que demos. Não faça do seu último argumento uma finalização do texto dissertativo argumentativo. Isso faz parte do desenvolvimento.
  • Não apresente ideias novas na conclusão. Ela não é o momento de iniciar coisas diferentes, mas de retomadas.
  • Também não faça dois parágrafos de conclusão.

Modelos prontos de conclusão de redação

Já pensou chegar no dia da prova e travar de nervoso? Acontece! Por isso, é bom você ter um modelo de como fazer conclusão para a redação Enem. Geralmente, os temas abordados são sempre problemas sociais. Então, basta adaptar o modelo e você terá uma excelente parágrafo de encerramento.

Recolhemos modelos variados e eles estão semi prontos. Assim, no dia é só usar um deles para desenvolver o tema do ano e pronto. E, caso não queira segui-los, ao menos verá exemplos de conclusão e poderá se inspirar.

“Doravante, o governo, em parceria com o Ministério da Educação, poderia financiar projetos educacionais (sobre o tema tratado) nas escolas, por meio de uma ampla divulgação midiática, incluindo propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser o diagnóstico das carências de cada ambiente escolar e a erradicação do (dizer qual é o problema). Uma ação iniciada agora, pode modificar todo o futuro da sociedade brasileira.”
Exemplo de conclusão com citação para temas sociais:

“Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é característica da “modernidade líquida” vivida no século XX. (dizer o problema), reflete essa realidade. (Dizer quem vai resolver, como e o que acontecerá).”

Exemplo de conclusão para tema de meio ambiente:

“Sartre, filósofo francês, defendia que o ser humano é livre e responsável; cabe a ele escolher seu modo de agir. Logo, com o avanço do consumismo, recai sobre o homem o compromisso de tornar o mundo mais sustentável. No século XXI, a preocupação com (dizer o problema), reflete essa realidade.” (Dizer quem vai resolver, como e o que acontecerá).”

Modelo de conclusão para redação sobre questões políticas e econômicas:

“Recai sobre o ser humano, portanto, o compromisso de administrar com mais consciência as mudanças proporcionadas pelo avanço do mundo globalizado, uma vez que (retomar a tese). Sendo assim, desde que haja a parceria entre governo, comunidade e família, será possível amenizar (dizer o problema), construindo o progresso sem desconsiderar a ordem. (Explicar melhor uma possível solução)

Exemplo de conclusão com alusão à filosofia: 

“Platão, filósofo grego, afirmou em seu Mito da Caverna, que o conhecimento na Terra são sombras, defendendo a importância da busca pela verdade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa ideia, como por exemplo, (dizer o tema). (Dizer quem vai resolver, como e o que acontecerá).”

Conseguiu entender como fazer conclusão para redação Enem? Agora, você também pode e deve praticar para a parte objetiva da prova. Aproveite:

Faça o Simulado Enem do Beduka para ver sua nota aumentar consideravelmente.

Ele utiliza questões do próprio Exame e o mesmo método de correção. Ou seja, você ainda descobre quanto tiraria na prova e em quais disciplinas precisa focar mais.

Conte conosco nesta jornada. Sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários