Como estudarEnem

O que zera a redação do Enem? Aprenda a evitar isso

O que zera a redação do EnemO que zera a redação do Enem

Você sabia que a redação do Enem sozinha equivale a 20% da nota da prova? É  por isso que ir bem nela é de extrema importância para conquistar a vaga no curso tão sonhado na universidade, inclusive fazendo de tudo para não ter o texto anulado. Pensando nisso, te apresentamos o que zera a redação do Enem para você evitar na hora de escrever a sua.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Ei, você está estudando para o Enem? Se ainda não tiver certeza do curso que quer fazer, descubra com o Raio-X Beduka! Ele é o melhor teste vocacional gratuito do país!

É importante saber o que zera a redação do Enem?

Como toda prova, o Enem tem critérios de avaliação tanto para as questões objetivas, quanto para o texto discursivo. Em geral, quando se pensa em redação, é normal falar apenas do que pode levar à nota máxima, esquecendo-se do que zera a redação do enem.

Segundo dados do INEP, em 2014, apenas 250 candidatos entre os 6 milhões que fizeram a prova tiveram nota 1000,  esse número tem apenas caído. Na edição de 2020 o número foi 10x menor, 28 entre 2,7 milhões.

Já o número de pessoas que zeraram foi bem mais alto: 529 mil em 2014 e 87.567 em 2020.

Ou seja, é bem mais fácil tirar zero do que chegar à nota mil. Portanto, é preciso ter atenção com o que zera a redação do Enem, para evitar estar no meio desse número tão assustador. Logo abaixo, vamos apresentar todos os fatores que anulam seu texto.

  • Quando você terminar de ler este texto e souber o que zera a redação do Enem, que tal fazer o curso de redação do Beduka? Não perca a chance!

O que zera a redação do Enem?

A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. Nele você desenvolve uma análise sobre um tema proposto na prova e apresenta uma solução para o problema que ele traz.

A banca corretora examina uma série de competências e habilidades para determinar sua nota. Porém, para isso a redação não pode ser anulada, ou seja, o corretor não pode encontrar nada que faça zerar a redação do enem no seu texto..

Tudo o que zera a redação do Enem é:

Fuga do tema zera a redação do Enem

Uma das competências exigidas dos candidatos é a capacidade de compreender o tema proposto. Se a prova pede que você fale sobre algo em torno da religião, mas seu texto é sobre futebol, ele vai levar nota zero.

A fuga do tema é o principal fator que zera a redação do Enem. Por isso, muita atenção na hora de ler os textos que a prova traz pra te ajudar!

Inadequação ao tipo textual zera a redação do Enem

Como dissemos acima, a redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que você terá de discorrer sobre algum problema levantado pelas pessoas que elaboraram a prova e em seguida apresentar algum modo de solucioná-lo.

Esse tipo de texto apresenta uma estrutura bastante específica, composta de: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A inadequação ao tipo textual é um dos motivos que zeram a redação no Enem.

  • Descubra quais são os outros tipos textuais para evitá-los e não zerar a redação do Enem.

Não respeitar o limite de linhas exigido é algo que zera a redação do Enem

Outra coisa que zera a redação do Enem é escrever um texto com tamanho fora dos limites estabelecidos: entre 7 e 30 linhas.

A recomendação é que sua dissertação tenha entre 23 e 27 linhas, evitando a nota zero e tendo espaço para argumentar.

Além disso, você não é obrigado a usar o título, o que diminui o gasto de linhas ao começar o texto desde a primeira.

Cópia integral do texto motivador é algo que zera a redação do Enem

O Enem traz sempre uma variedade de textos para mobilizar sua escrita, contudo, você não deve fazer uma cópia integral deles.

Eles serão uma base para a sua redação, de onde você pode retirar dados estatísticos e ter uma elucidação do tema. Mas copiá-los é uma das práticas que zera a redação do enem.

Ter parte propositalmente desconectada do tema zera a redação do Enem

Outra competência exigida pelo Enem é que sua redação tenha coesão e coerência. Assim, se o tema proposto é intolerância religiosa, não cabe falar sobre as implicações da indústria no efeito estufa.

Você pode, claro, trabalhar questões sociais como o privilégio histórico de uma religião em detrimento de outras. Mostrar como a educação pode ser uma solução para o problema seria possível também.

Porém, falar sobre o meio ambiente seria algo distante do tema, desconectado, o que zera a redação do Enem.

Evento de Marketing Digital

Possuir palavras impróprias, desenhos ou elementos sem função clara zera a redação do Enem

Acredita que há pessoas que se inscrevem no Enem, saem de suas casas num domingo à tarde só para escrever palavras ofensivas e desenhar na folha de redação?

Infelizmente, isso acontece. Mas você, que quer garantir um futuro com a profissão que ama, não fará isso, correto?

Além disso, não escreva números nem sinais que não possuam função clara no texto. Isso também zera a redação do enem. 

Deixar a folha de redação em branco zera a redação do Enem

Mesmo que o rascunho tenha sido escrito, é preciso passá-lo para a folha de redação que acompanha a prova. É o conteúdo da folha que será corrigido, não o rascunho.

Por isso, atenção: transcreva o texto do rascunho logo para a folha oficial, assim você evita cometer algo que zera a redação do Enem.

Texto com predominância de língua estrangeira zera a redação do Enem

Sua redação deve ser escrita na norma culta da língua portuguesa. Usar outra língua de modo predominante vai acarretar em zerar a redação do Enem.

Assinar fora do local indicado zera a redação

A folha de redação traz um cabeçalho que deve ser preenchido pelo candidato. Assinar seu nome fora desse local indicado, consequentemente, fará você zerar a redação do enem.

Isso é tudo o que zera a redação do Enem. Mas o que acontece se, por descuido, você cometer algum deles e tirar zero? Vamos descobrir!

O que acontece se eu fizer algo que zera a redação do Enem?

Você viu que a redação sozinha é responsável por 20% da sua nota no Enem. Tirar zero nela vai impactar bastante na sua média, mesmo que tenha ido bem nas provas objetivas.

Mas caso cometa algum erro que zera a redação do Enem, não vai perder apenas a nota. Também será impossível participar de programas do governo como o Sisu e o Prouni. Isso se deve ao fato de ambos exigirem uma nota mínima para a inscrição do candidato.

No caso do Sisu, basta não ter tirado zero. O Prouni, por sua vez, exige nota mínima de 450.

Assim, não será possível entrar numa universidade pública, pois a maioria utiliza o Sisu como substituto dos vestibulares tradicionais. E também não terá como obter uma bolsa numa faculdade particular pelo Prouni.

Além desses dois programas, o candidato que tirar zero na redação do Enem não poderá financiar uma vaga em faculdades particulares pelo FIES.

A vida fica muito mais difícil se algo que zera a redação do Enem estiver no seu texto. Por isso, lembre-se sempre do que você aprendeu neste artigo.

Ferir os Direitos Humanos é algo que zera a redação do Enem?

Na sua dissertação-argumentativa, você tem de propor uma solução para o problema trabalhado ao longo do texto. Até 2016, se sua proposta ferisse os direitos humanos sua redação seria zerada.

Porém, o STF definiu que isso não poderia mais acontecer. Então, ferir os direitos humanos não é mais o que zera a redação do Enem. Isso não significa que o candidato não possa perder pontos por isso. Então, cuidado na hora de escrever!

Dicas para escrever uma boa redação e não fazer algo que zera no Enem

Agora que você já sabe o que faz zerar a redação do Enem, vamos ver algumas dicas de como potencializar sua escrita? Isso vai te deixar cada vez melhor.

  • Antes de mais nada, a leitura é muito importante. Leia mesmo. Jornal, revistas, livros. Isso vai te dar uma noção de como a língua pode ser usada, mas também referências para usar na sua redação;
  • Leitura é um ato passivo, para aprender algo é preciso também do ativo. Por isso, escreva! Escreva e sempre vá reparando na sua caligrafia, na construção dos argumentos, deste modo poderá corrigir o que tiver de errado ou com pouca clareza;
  • Treine redações usando temas das edições anteriores, ou problemas que são explorados na mídia;
  • Estude a norma culta da língua portuguesa e a grafia correta das palavras. Lembre-se, é com elas que você irá escrever seu texto, usando a gramática da nossa língua. Isso conta muito!
  • Faça exercícios de interpretação de texto. Vimos acima que não conseguir entender o tema da redação dá em um problema bem grande, por isso, exercite essa habilidade.
  • Conheça a matriz de referência do Enem, pois é nela que estão todas as competências e habilidades exigidas do estudante. Assim você consegue entender os parâmetros de correção e fazer uma redação adequada a eles.

Saiba o que são conectivos, elementos essenciais da redação do Enem.

O Beduka te ajuda a ir bem e a não fazer algo que zera a redação do Enem!

Além de te informar sobre o que zera a redação do Enem, o Beduka tem várias dicas de como fazer uma boa redação. Abaixo temos uma lista com algumas delas:

Além de tirar uma nota boa no Enem, o Beduka pode te ajudar a encontrar a melhor universidade perto de você!

Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.