Português

Qual a diferença entre coesão e coerência?

Qual a diferença entre coesão e coerência?Qual a diferença entre coesão e coerência?

Muitas pessoas costumam confundir coesão e coerência, sendo que as duas são muito importantes para as questões discursivas de todos os vestibulares. Leia nosso artigo e descubra as diferenças entre elas!

Você sabe qual a diferença entre coesão e coerência? Sempre que alguém passa dicas sobre como ir bem em questões discursivas ou em redações, pode ter certeza de que duas palavrinhas irão aparecer: coesão e coerência.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo.

Apesar de já ter ouvido falar muito nelas, você sabe exatamente o que significam? Sabe qual a diferença entre coesão e coerência? Se a resposta é não, fique tranquilo, pois hoje você irá descobrir tudo sobre o assunto!

Aqui no Beduka já explicamos um pouco sobre o uso da crase, eliminamos dúvidas sobre o uso das vírgulas e também já ensinamos como estudar linguagens para o ENEM. Desta vez, nosso foco é fazer com que você saiba qual a diferença entre coesão e coerência. Vamos lá!?

No entanto, antes de explicar essa diferença, é necessário esclarecer bem o que é coesão e o que é coerência. Apesar de serem tratadas como sinônimos por muita gente, elas são, na verdade, coisas diferentes. Mesmo assim, ambas são essenciais na construção de qualquer texto.

Para que tudo o que você escreveu seja capaz de passar uma mensagem, é essencial que o texto esteja claro, faça sentido e possua harmonia. O leitor precisa compreendê-lo sem problemas, assim como deve sentir que leu algo orgânico e objetivo.

Você só irá conseguir todas essas “façanhas” se ele for coeso e coerente. Entenda melhor a seguir o que cada um quer dizer e qual é a sua importância.

qual a diferença entre coesão e coerência

Teste os seus conhecimentos sobre o assunto com os nossos exercícios sobre coesão e coerência.

O que é coerência?

A coerência é o equilíbrio e a unidade de ideias dentro do texto. Há uma lógica que reúne todos os argumentos apresentados no texto para que a mensagem final faça sentido. A harmonia pode ser considerada uma palavra-chave da coerência.

Podemos dizer que a coerência está ligada ao conteúdo argumentativo do texto. Ela é o resultado de diversos fatores que influenciam o conhecimento de quem está escrevendo. A questão importante aqui é manter a lógica até o final.

Para que você consiga fazer um texto com coerência, é necessário que tenha uma bagagem antes de escrevê-lo. Essa bagagem pode conter certos itens como:

  • Deduções sobre o assunto
  • Exemplificações, contextualizações
  • Informações atuais
  • Conhecimento sobre aspectos globais, entre outros.

O que é coesão?

A coesão está ligada ao seu conhecimento gramatical. É ela que conecta as palavras dentro do texto para que haja um sentido nas ideias. Isso quer dizer que a coerência só é possível se houver uma boa coesão.

Existem basicamente dois tipos de coesão: a coesão referencial e a coesão sequencial. Explicaremos mais sobre cada uma a seguir.

Coesão referencial

É utilizada para se referir a algo que já foi citado anteriormente. São sinônimos e outras palavras (pronomes, por exemplo) usados para que não haja a repetição de palavras e assim, de ideias. Dessa forma, o texto fica mais rico.

EXEMPLO: “O Estado deve garantir aos cidadãos direitos básicos. Nós não devemos aceitar que saúde e educação sejam negligenciadas pelos governantes.”

Neste caso, “nós” está sendo empregado para retomar “cidadãos”. “Saúde e educação”, para evitar a repetição de “direitos básicos” e governantes, para retomar o “Estado”. Assim, o texto fica fluido e reafirma a mesma ideia, mas sem repetir as mesmas palavras.

Coesão sequencial

É feita pelas conjunções coordenadas e subordinadas adverbiais. Além dessas conjunções, existem também outras palavras que podem fazer as conexões entre frases, orações ou parágrafos, trazendo diversos sentidos, como o de causa, de oposição, de conclusão, etc.

EXEMPLO: “O Estado deveria garantir os direitos da população, mas não o faz”, a palavra “mas” conecta duas frases e traz consigo a ideia de oposição. Assim o fazem palavras como “porque”, indicando causa ou explicação, “portanto”, indicando conclusão, entre outras.

Qual a diferença entre coesão e coerência?

Finalmente, agora podemos esclarecer melhor essa distinção. Apesar de ambas serem fundamentais e complementares, a diferença está na questão de que um texto pode ter coesão, mas não ter coerência.

Isso quer dizer que a parte gramatical pode ser excelente, mas se não houver uma lógica entre os argumentos e ideias, ele não fará sentido.

É possível falar também que a coesão lida com a conexão INTERNA, enquanto a coerência lida com uma conexão EXTERNA (o conhecimento do assunto).

De forma bem resumida, esperamos que você tenha compreendido qual a diferença entre coesão e coerência. Este tema precisa ficar bem claro em sua mente, principalmente se seu objetivo for conquistar uma boa nota na redação do ENEM.

Mais dicas de estudos

Aliás, sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio, já explicamos aqui como fazer uma redação nota 1000, trouxemos também exemplo de uma redação “perfeita” comentada.

É importante que você tenha uma boa base para argumentar e construir o seu texto a partir de um determinado ponto de vista. Neste sentido, a leitura é o principal caminho. Leia assuntos diversos e em diversos suportes: livro, revista, internet. Isso vai ampliar o seu repertório e você terá um maior vocabulário para explorar no texto.

Compreendeu a diferença entre coesão e coerência? Agora é só prestar atenção para que seus textos tenham os dois e seja bem-sucedido em sua proposta.

Beduka é um buscador gratuito de universidades e cursos, privados ou públicos, lançado em 2017. Através de nosso site você consegue pesquisar as instituições superiores registradas no Ministério da Educação (MEC) e encontrar informações como endereços, avaliações e valores das mensalidades de faculdades particulares.

Agora que você já compreendeu melhor qual a diferença entre coesão e coerência, aproveite para ler também:

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador