Enem

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular? Aprenda todas as formas

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular (1)Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular (1)

Entendemos que nem todo mundo tem dinheiro para pagar uma universidade. Por isso, preparamos esse artigo para te contar como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular. Leia até o final para descobrir todas as vantagens e o que deve ser feito e então poderá estudar na faculdade que quiser sem pagar nada!

Neste texto, vamos te informar tudo que é preciso saber. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular?
  2. Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular através do Fies?
  3. Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular através do Prouni? 
  4. Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular por meio do ingresso direto?
  5. Conheça outros meios de estudar em faculdades que dão bolsa integral

Se você chegou a esse artigo, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular?

Existem três formas principais de usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular, são elas: Fies, Prouni e Ingresso direto. Em todas elas é possível conseguir estudar pagando apenas parte da mensalidade.

O Fies e o Prouni são programas criados justamente para aqueles que não têm condições suficientes de pagar para estudar. Ou seja, estudantes de baixa renda.

Em relação ao Ingresso Direto, tudo é tratado diretamente com a universidade, sem necessidade de prestar um novo vestibular. Pois, basta utilizar a pontuação do Enem.

Essas são as informações principais. Porém, há uma série de fatores que você precisa conhecer para usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular como pré-requisitos e as edições aceitas.

Vamos te explicar tudo nos próximos tópicos.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular através do Fies?

Você pode usar a nota do Enem para fazer um cadastro no site do Fies: Fundo de Financiamento Estudantil. É bem simples, mas há alguns detalhes que é necessário conhecer. Veja a seguir:

O que é Fies?

O Fies é um programa do governo que disponibiliza financiamentos a futuros universitários. É o chamado Fundo de Financiamento Estudantil.

Ele foi criado justamente para aqueles estudantes que não possuem renda suficiente para bancar integralmente um nível superior. Funciona assim: se aprovado, o inscrito terá parte do valor da faculdade pago pelo programa e só precisará devolver os valores anos depois.

É bastante semelhante a empréstimos feitos pelos bancos, só que por ser governamental, alcança aqueles com baixas condições financeiras. 

Os juros são incomparavelmente mais baixos e as exigências acessíveis àqueles que não recebem muito dinheiro. É uma excelente oportunidade de usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular.

Mas existe um porém, há vários pré-requisitos nos quais os inscritos devem se encaixar. Veja todos eles a seguir.

Quem tem direito a se inscrever no Fies? (Pré-requisitos)

Os três primeiros requisitos básicos para participar do Fies são: estar matriculado em uma faculdade particular, que o curso escolhido seja presencial e que seja reconhecido pelo Mec. Porém, não é só isso! 

Há outros pré-requisitos para se cadastrar no Fies, são eles:

1- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), qualquer edição realizada a partir de 2010.

2-  Além de ter feito o Enem, o candidato precisa de uma  nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

3 – Possuir uma renda familiar de até 3 salários mínimos.

O que são e como funcionam as vagas remanescentes do Fies? 

Para você que quer saber  como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular. Saiba que o Fies divulga duas listas de convocações.

A primeira, que é de praxe, e as chamadas vagas remanescentes. Elas são uma espécie de segunda chamada. 

Simplificando, depois desse processo inicial, aqueles que não foram selecionados ganham uma nova oportunidade. Não é necessário uma nova inscrição.

Isso ocorre porque há uma lista de espera, bem semelhante a de outros vestibulares. Então, nesse modo de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular basta só aguardar.

Não esqueça de ficar atento, pois quando sair o resultado dos candidatos pré-selecionados para as vagas remanescentes do Fies, será a hora de correr e se atentar aos prazos! Elas durarão apenas 3 dias úteis.

Antes que esse prazo termine, é preciso acessar o FiesSeleção e preencher os dados solicitados para a efetivação do financiamento. Se perder a data, perderá também a vaga.

Quando será necessário devolver o valor do financiamento?

Não basta saber que o Fies é um dos modos de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular. Afinal, em algum momento será necessário devolver o dinheiro, né?

Pois bem, essa devolução só deverá ser feita quando o estudante concluir a graduação, tudo em longas parcelas.

Se quando isso acontecer você já estiver trabalhando e com carteira assinada, terá a parcela do Fies descontada em folha (diretamente no seu salário). Caso não esteja, será cobrado um valor mínimo que deverá ser pago pelo aluno.

Importante! Depois de terminar a graduação, você terá até 14 anos para quitar o valor total desse financiamento.

Também temos outras matérias para você que quer conhecer um pouco mais sobre o Fies. Para saber mais, basta acessar os links abaixo: 

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular através do Prouni? 

Basta você acessar o link da instituição quando estiver no período de inscrições. Porém, há alguns pré-requisitos nos quais os inscritos precisam se encaixar. Vamos te contar quais são e um pouco mais sobre o que é o Prouni.

Conheça o Prouni (Programa Universidade para Todos)

Você já sabe que o Prouni é um dos modos de como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular. Agora, é importante entender um pouco como ele funciona.

Esse programa abre inscrições duas vezes por ano com cerca de 200 mil bolsas em diversos cursos, inclusive Medicina e Odontologia. Ele foi desenvolvido para que mesmo aqueles que não pudessem pagar conseguissem acesso à universidade.

Lembrando que quanto mais disputado é o curso, mais elevada deve ser a nota que você tirou no Enem.

Caso você queira mais detalhes, temos vários artigos exclusivos sobre isso. É só acessar:

Sabendo disso, é hora de descobrir os pré-requisitos para conseguir um bom desconto nas suas mensalidades.

Pré-requisitos para conseguir bolsa em faculdade particular pelo Prouni 

Não basta saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular, é preciso que seu perfil esteja de acordo com as exigências do Ministério da Educação, que são:

  • Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação; 
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Não ter nenhum tipo de graduação;

Ainda têm os pré-requisitos abaixo nos quais os candidatos devem se encaixar em pelo menos um. São eles:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico, concorrendo a bolsa em curso de licenciatura.

No último mês de 2021, nos deparamos com uma notícia boa para aqueles que fizeram todo ou parte do Ensino Médio na rede particular. Agora, devido a uma medida provisória sancionada pelo atual presidente, eles também poderão se inscrever no Prouni. 

Por ser algo provisório, a medida ainda irá para votação na Câmara e no Senado. Isso significa que ela pode sofrer algumas alterações… O manteremos informado sobre como conseguir essa bolsa em faculdade particular pelo Enem

Atualizaremos assim que possível, mas você já pode conferir alguns detalhes clicando no link abaixo:

Quais são os tipos de bolsa em faculdade particular que o Prouni oferece?

O Prouni oferece dois tipos de bolsas: a parcial e a bruta. A parcial arca com 50% do valor da mensalidade, e é voltada para alunos com renda de até 3 salários mínimos.

A bruta é referente a 100% da mensalidade, ou seja ela vai pagar o valor total da sua mensalidade. Nesse caso, o estudante deve ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Depois de entender como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular, saiba que é preciso ficar atento às épocas que abrem as inscrições. 

Elas abrem duas vezes por ano, sendo que o maior número de vagas ofertadas é no primeiro semestre, logo depois da divulgação do resultado do Enem. Portanto, fique de olho!

Você pode ter acesso a mais informações que vão ser bastante úteis para conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo enem. Basta acessar o link abaixo:

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular por meio do ingresso direto?

Basta entrar em contato com a instituição. Há faculdades particulares que aceitam sua nota do Enem sem burocracia (independente de programas governamentais). 

Não será necessário fazer um outro vestibular, nem se inscrever em programas governamentais. Tudo será tratado direto com a universidade.

Faça uma lista de faculdades particulares de seu interesse e saiba quais delas oferecem o curso que você tem em mente. Depois, é só entrar em contato e descobrir se elas disponibilizam esse ingresso direto!

Estude de graça com ajuda do Beduka

Eu sei que você chegou até aqui querendo saber como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular. Porém, há um meio de conseguir isso sem que seja necessário ter feito o Enem.

É uma oportunidade imperdível que o Beduka vai te dar!

Estou falando do Vale Bolsa Beduka! Nesse evento, você tem chance de ganhar bolsas de 75% ou 100% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta realizar sua inscrição (que é gratuita) e fazer uma prova de 100 questões na data anunciada. O conteúdo segue a mesma base do Enem, então você pode aproveitar o que já estudou durante o ano. 

Temos até um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário e se preparar melhor para conquistar a bolsa!

Quer saber de algum conteúdo estudantil? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre como usar a nota do Enem para entrar na faculdade particular, tenha ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador