ProUni

É bolsista mas precisa trancar a faculdade? Saiba quanto tempo dura a bolsa do Prouni

É bolsista mas precisa trancar a faculdade Saiba quanto tempo dura a bolsa do ProuniÉ bolsista mas precisa trancar a faculdade Saiba quanto tempo dura a bolsa do Prouni
Simulado Beduka

Mesmo precisando não desembolsar nada para pagar uma graduação, às vezes somos surpreendidos por outros fatores que nos obrigam a dar uma pausa. Sabendo disso, preparamos esse artigo para que você saiba quanto tempo dura a bolsa do Prouni. 

Neste texto, vamos te informar quanto tempo dura a bolsa do Prouni. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. É possível trancar uma faculdade sendo bolsista do Prouni?
  2. Como não perder a bolsa do Prouni ?
  3. Quanto tempo dura a bolsa do Prouni? 
  4. Quais os critérios para um bolsista do Prouni trancar a faculdade? 
  5. Conheça outros meios de entrar na faculdade com uma bolsa de até 100% 

Se você chegou a esse artigo sobre quanto tempo dura a bolsa do Prouni, é porque pretende fazer uma graduação! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

É possível trancar uma faculdade sendo bolsista do Prouni?

A resposta é sim! A vida é cheia de pedras durante o caminho e nem sempre conseguimos passar por elas sem dar uma pausa. Se esse for seu caso, você pode solicitar o trancamento.

Lógico que para fazer isso é preciso ter uma justificativa. Aí basta você relatar o seu problema, como doença, gravidez, entre outros.

O nome da solicitação relacionada a isso perante o Prouni é interrupção do usufruto da bolsa. Após solicitado e devidamente justificado, tente voltar assim que puder. Afinal, o tempo costuma voar e você já conseguiu algo bastante significativo: uma bolsa de estudos.

Como evitar perder a bolsa do Prouni?

Há alguns cuidados que você deve ter para não perder a bolsa. Afinal, não adianta saber quanto tempo dura a bolsa do Prouni se depois acabar perdendo por coisas totalmente evitáveis.

Primeiro: fique atento às faltas. Se você passar do percentual permitido que é de 25%, sua isenção de pagamento será suspensa automaticamente. 

Segundo: siga todos os protocolos de trancamento. Se por um motivo de força maior, for necessário passar um tempo sem estudar, não se esqueça de seguir todos os protocolos exigidos. Você pode ver quais são eles neste documento oficial do Prouni.  

Terceiro: volte o mais rápido possível. Quando os conflitos cessarem e for hora de retomar os estudos, não perca os prazos de rematrícula e de destrancamento. 

Quarto e mais importante: Não perca o período de matrícula. Quando você tiver acesso a lista dos contemplados pelo Prouni, não perca tempo e se matricule. Se você perder o prazo, nem chegará a pisar na universidade, pelo menos não com bolsa.

Quanto tempo dura a bolsa do Prouni?

A sua bolsa dura 8 anos. Logo, se por alguma circunstância da vida você precisar dar uma pausa não é necessário entrar em desespero.

A bolsa durar 8 anos significa que você tem que concluir a faculdade dentro de 8 anos. Se necessário, pode trancar a matrícula durante esse período.Essa é uma das questões mais importantes para memorizar em relação a quanto tempo dura a bolsa do Prouni.

Quais os critérios para um bolsista do Prouni trancar a faculdade?

É claro que é possível trancar a faculdade sendo bolsista e a resposta para quanto tempo dura a bolsa do Prouni é um prazo relativamente longo: 8 anos. Porém, não é todo mundo que tem esse direito.

Há alguns pré-requisitos para poder fazer isso sem perder a bolsa. São eles:

Beduka Bolsas Direito
  • O aluno deve ter concluído pelo menos um período da faculdade
  • O aproveitamento acadêmico deve ser de no mínimo 75%

Essas regras valem tanto para bolsa parcial quanto para integral.

Por quanto tempo a faculdade de um bolsista do Prouni pode ser trancada?

É permitido que um bolsista do Prouni tranque a faculdade por apenas 4 semestres, ou seja, dois anos. Porém, caso precise fazer isso, verifique as regras da sua instituição. Elas costumam variar.

Outra questão importante sobre quanto tempo dura a bolsa do Prouni, é se ligar nas mudanças curriculares que podem ocorrer durante esse período. Às vezes, novas matérias são exigidas e isso muda o tempo que o estudante levará para se formar.

Como nem sempre é possível controlar tudo que acontece em nossas vidas, pode ser que você se veja obrigado a trancar a faculdade mesmo sabendo dessas questões. Então, tudo bem! Já te contamos quanto tempo dura a bolsa do Prouni.

Conheça outros meios de estudar com desconto

Todos os programas de acesso à universidade, como o Prouni, são bastante burocráticos (possuem várias regras e muita coisa para preencher. Por isso, eu vou te contar um método muito mais simples e que qualquer pessoa pode participar.

Nesse caso, nem precisa se preocupar com quanto tempo dura a bolsa do Prouni. Pois, o Beduka vai te dar uma oportunidade imperdível!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de comprar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta entrar no site, encontrar sua bolsa, gerar sua carta matrícula e pronto! Já pode estudar com desconto.

Temos ainda um canal no Telegram para quem quer receber conteúdo diário!

Quer saber de algum conteúdo estudantil? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre quanto tempo dura a bolsa do Prouni, tenha ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador