Prouni 2024

Quanto tempo dura a bolsa do Prouni? Descubra antes de trancar a faculdade

quanto-tempo-dura-a-bolsa-do-prouniquanto-tempo-dura-a-bolsa-do-prouni
Instagram Beduka

O Programa Universidade para Todos é um projeto criado pelo governo federal com intuito de democratizar o acesso ao ensino superior em instituições particulares do país. Através dele, o estudante ganha uma bolsa de 50% ou 100% de desconto nas mensalidades.

É uma ajuda e tanto para quem não pode arcar com valores tão altos! Mas nem todo mundo tem direito, é preciso cumprir uma série de pré-requisitos, como ter feito o Enem e ter renda familiar de até três salários mínimos.

Mesmo não precisando desembolsar nada para pagar uma graduação, às vezes somos surpreendidos por outros fatores que nos obrigam a dar uma pausa. Sabendo disso, preparamos esse artigo para que você saiba quanto tempo dura a bolsa do Prouni. 

Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. É possível trancar uma faculdade sendo bolsista do Prouni?
  2. Como não perder a bolsa do Prouni ?
  3. Quanto tempo dura a bolsa do Prouni? 
  4. Quais os critérios para um bolsista do Prouni trancar a faculdade? 
  5. Conheça outros meios de entrar na faculdade com uma bolsa de até 100% 

Se você chegou a esse artigo sobre quanto tempo dura a bolsa do Prouni, é porque pretende fazer uma graduação! Mas e se eu te disser que dá para estudar com um excelente desconto sem depender dele? O Beduka Bolsas te dá uma bolsa de estudos 65% para você entrar no curso dos seus sonhos. Não perca mais tempo!

É possível trancar uma faculdade sendo bolsista do Prouni?

A resposta é sim! A vida é cheia de pedras durante o caminho e nem sempre conseguimos passar por elas sem dar uma pausa. Se esse for seu caso, você pode solicitar o trancamento.

Lógico que para fazer isso é preciso ter uma justificativa. Aí basta você relatar o seu problema, como doença, gravidez, entre outros.

O nome da solicitação relacionada a isso perante o Programa Universidade para Todos é interrupção do usufruto da bolsa. Após solicitado e devidamente justificado, tente voltar assim que puder. Afinal, o tempo costuma voar e você já conseguiu algo bastante significativo: uma bolsa de estudos.

Como evitar perder a bolsa do Programa Universidade para Todos?

Há alguns cuidados que você deve ter para não perder a bolsa. Afinal, não adianta saber quanto tempo dura a bolsa do Prouni se depois acabar perdendo por coisas totalmente evitáveis.

Primeiro: fique atento às faltas. Se você passar do percentual permitido que é de 25%, sua isenção de pagamento será suspensa automaticamente. 

Segundo: siga todos os protocolos de trancamento. Se por um motivo de força maior, for necessário passar um tempo sem estudar, não se esqueça de seguir todos os protocolos exigidos. Você pode ver quais são eles no site oficial do programa.  

Terceiro: volte o mais rápido possível. Quando os conflitos cessarem e for hora de retomar os estudos, não perca os prazos de rematrícula e de destrancamento. 

Quarto e mais importante: Não perca o período de matrícula. Quando você tiver acesso a lista dos contemplados, não perca tempo e se matricule. Se você perder o prazo, nem chegará a pisar na universidade, pelo menos não com bolsa.

Quanto tempo dura a bolsa do Prouni?

A sua bolsa dura 8 anos. Logo, se por alguma circunstância da vida você precisar dar uma pausa não é necessário entrar em desespero.

Cronograma de estudos

Isso não significa que você tem que usar todo esse tempo para concluir a faculdade. Mas, se necessário, pode trancar a matrícula durante esse período.

Quais os critérios para um bolsista do Programa Universidade para Todos trancar a faculdade?

É claro que é possível trancar a faculdade sendo bolsista e a resposta para quanto tempo dura a bolsa do Prouni é um prazo relativamente longo: 8 anos. Porém, não é todo mundo que tem esse direito.

Há alguns pré-requisitos para poder fazer isso sem perder a bolsa. São eles:

  • O aluno deve ter concluído pelo menos um período da faculdade
  • O aproveitamento acadêmico deve ser de no mínimo 75%

Essas regras valem tanto para bolsa parcial quanto para integral.

Por quanto tempo a faculdade de um bolsista do Prouni pode ser trancada?

Nesse caso, é permitido trancar a faculdade por apenas 4 semestres, ou seja, dois anos. Porém, caso precise fazer isso, verifique as regras da sua instituição. Elas costumam variar.

Outra questão importante é se ligar nas mudanças curriculares que podem ocorrer durante esse período. Às vezes, novas matérias são exigidas e isso muda o tempo que o estudante levará para se formar.

Como nem sempre é possível controlar tudo que acontece em nossas vidas, pode ser que você se veja obrigado a trancar a faculdade mesmo sabendo dessas questões. Então, tudo bem! Já te contamos quanto tempo dura a bolsa do Prouni.

Então, você não precisa ficar desesperado e se perguntando “Se trancar a faculdade perde a bolsa?”. Você já sabe que não. Mas fique atento e anote as informações que estamos te dando ou salve o link desse artigo para consultar depois.

Conheça um jeito muito mais fácil de estudar com desconto

Todos os programas de acesso à universidade são bastante burocráticos (possuem várias regras e muita coisa para preencher. Por isso, eu vou te contar um método muito mais simples e que qualquer pessoa pode participar.

Nesse caso, nem precisa se preocupar com quanto tempo dura a bolsa do Prouni. Pois, temos uma oportunidade imperdível para você!

Estou falando do Beduka Bolsas! Uma plataforma que te dá uma bolsa de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta entrar no site, escolher seu curso, gerar sua carta matrícula e pronto! Já pode estudar com desconto.

Eu quero entrar na faculdade pagando menos da metade nas mensalidades!

Quer saber de algum conteúdo estudantil? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre quanto tempo dura a bolsa do Prouni, tenha ajudado!

Bons estudos!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.