Prouni 2024

Bolsista Prouni tem direito a passe livre, sabia? Saiba as condições do benefício

bolsista prouni tem direito a passe livreBolsista Prouni tem direito a passe livre?
Instagram Beduka

O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos nas faculdades particulares de todo o país. Ele tem sido uma grande oportunidade para estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior.

Porém, nem sempre ficar livre da mensalidade é suficiente para os estudos. Os outros gastos com alimentação, materiais e transporte pressionam os alunos, que muitas vezes abandonam a faculdade.

Os governos têm buscado meios de ajudar os estudantes com o auxílio de bolsa permanência e outras formas de garantir sua continuidade. Neste texto, vamos te mostrar que bolsista Prouni tem direito a passe livre no transporte e como solicitar o benefício. Continue lendo e descubra como funciona o sistema.

O que é o passe livre?

O passe livre é a gratuidade no transporte público para algumas categorias. Você já deve ter pegado um ônibus e visto que algumas pessoas entram pela porta do fundo ou não têm cobrança no cartão utilizado; geralmente são idosos.

Essas pessoas possuem um passe livre e podem usar o sistema de transporte sem pagar nada.

Em alguns municípios, existem também programas destinados a estudantes. Por exemplo, alguns concedem subsídio para que alunos de qualquer tipo de escola e fase do ensino paguem apenas meia-passagem.

Outros concedem gratuidade para os estudantes de baixa renda. Será que isso se estende também para o bolsista do Prouni e ele tem direito ao passe livre? Vamos descobrir a seguir.

Bolsista Prouni tem direito a passe livre?

Sim, mas depende um pouco da legislação de cada local. Como as determinações sobre os transportes públicos dentro das cidades são responsabilidade dos municípios, é neles que fica decidido se o bolsista Prouni tem direito a passe livre ou não.

Então você precisa verificar qual é a determinação do lugar em que você mora e como funciona a política de passagens estudantis. Em alguns municípios você terá direito apenas à redução de 50% do preço do bilhete, enquanto em outros pode ser que tenha a gratuidade.

Para fazer isso, basta ligar na secretaria de transportes ou de mobilidade da sua cidade e pedir informações.

Como funciona o passe livre para prounista?

Como dissemos, depende do seu município. Vamos ver alguns exemplos.

Cronograma de estudos

Passe livre para bolsista Prouni em São Paulo

Para ter direito à gratuidade no transportes, o estudante de São Paulo precisa ter renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa e cadastro do CadÚnico. Ou atender fazer parte dos seguintes grupos:

  •  bolsistas do Programa Universidade para Todos – Prouni;
  •  financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil – Fies;
  •  integrantes do Programa Bolsa Universidade – Programa Escola da Família;
  •  atendidos por programas governamentais de cotas sociais.

Então, bolsista Prouni têm direito a passe livre e  para solicitar o benefício, precisa entrar no site da SPTrans e faça o cadastro.

Passe livre para bolsista Prouni no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o estudante de baixa renda tem direito a 76 passagens gratuitas mensais, além de duas integrações entre ônibus, BRT e VLT. Ele não pode ser utilizado em metrôs, nem em trens.

A solicitação é feita diretamente com a Riocard, mediante agendamento. O bolsista Prouni tem direito a passe livre; basta apresentar a declaração da faculdade atestando que participa do programa.

Passe livre para bolsista Prouni no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, bolsista do Prouni tem direito a passe livre caso se encaixe na categoria de estudantes com renda familiar inferior a R$ 2.164,50 por pessoa. Se sua bolsa for integral, pode pedir a solicitação inclusive sem precisar comprovar a renda, pois para conseguir uma já foi necessário ter rendimento inferior ao que a lei determina.

Para fazer a solicitação, vai precisar da carteira de estudante, imprimir um formulário e preenchê-lo e digitalizar os documentos de identificação exigidos. Depois, é só enviar tudo por email para: atendimento@passelivrers.com.br.

O prazo para cadastramento em geral dura 5 dias úteis.

Passe livre para bolsista Prouni no Recife

Desde 2018 o bolsista Prouni tem direito a passe livre no Recife. São 70 viagens por mês, que podem ser feitas em qualquer dia da semana, inclusive nos feriados.

Para solicitar o benefício, o estudante deve procurar a secretaria da sua faculdade e verificar se está enquadrado na condição do direito ao passe livre.

Se estiver tudo ok, verificar ainda na faculdade se existe a confirmação do envio dos seus dados através da prefeitura do Recife para a base de dados da bilhetagem do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano).

O passo seguinte é fazer a requisição no site ou no app do VEM e marcar um dia para ir buscar o cartão.

Agora que você já sabe que bolsista prouni tem direito a passe livre, veja outros artigos sobre o programa:

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.